SUSPEITA DE EMBRIAGUEZ: ACIDENTE NA AMG 1010



Um homem de 50 anos sofreu um acidente na AMG-1010 em Três Corações. Segundo a Polícia Militar, ele perdeu o controle da direção, rodou na pista, capotou e bateu em uma árvore. Ainda de acordo com a PM, o motorista aparentava ter ingerido bebida alcoólica, ele se recusou a fazer o teste o bafômetro. A carteira de habilitação dele estava vencida desde 2011 e os documentos do veículo atrasados. O carro foi removido e o motorista levado para o hospital.
Fotos: Redes Sociais

Fonte: TV Alterosa Sul de Minas


VEÍCULO PRODUTO DE ROUBO É RECUPERADO E AUTORES SÃO PRESOS



Nessa sexta-feira (28), a Polícia Militar em Três Pontas realizou diligências para checar denúncia de que veículo roubado em data anterior teria sido visto transitando na Avenida Brasília, no Distrito Quilombo por volta das 9hs.

Durante o deslocamento, a guarnição policial foi abordada por populares que informaram que estiveram naquela localidade 04 indivíduos, aparentando serem menores de idade, pedindo ajuda para retirar veículo que havia atolado, tendo fugido ao ver outros funcionários da fazenda chegando.

Contudo, os funcionários detiveram o menor infrator de 15 anos pois ele deixou cair um simulacro de arma de fogo e por isso desconfiaram que eles haviam cometido algum crime. Os demais fugiram sentido a uma lavoura de café.

Foi chamado reforço policial e iniciada buscas sendo o veículo FIAT/Punto branco com placas de Três Pontas, produto de roubo no último dia 27 de fevereiro conforme registro, encontrado todo danificado, dentro de um córrego próximo à saída para um pesqueiro e em seu interior foi localizada uma faca.

Durante as buscas pelos autores, foi localizado o autor de 18 anos que confirmou sua participação no roubo juntamente com mais 02 indivíduos menores de 17 e 15 anos, que fugiram sendo qualificados no BO. Com o autor foi localizado, em sua cintura, o aparelho celular que foi roubado do dono do veículo.

O autor foi preso em flagrante e o menor apreendido e apresentados na delegacia de plantão para as devidas providências e o veículo foi removido ao pátio credenciado à disposição da justiça.

Fonte: Assessoria de imprensa do 24° BPM


Brasil já tem 132 casos suspeitos de novo coronavírus

Número aumentou mais de cinco vezes em um dia. Ministério da Saúde criou o telefone 136 para tirar dúvidas sobre a Covid-19.



O Brasil tem hoje 132 casos suspeitos da doença causada pelo novo coronavírus. O número de casos suspeitos aumentou mais de cinco vezes em um dia.

O maior número está em São Paulo (55). Depois vem Rio Grande do Sul (24), Rio de Janeiro (9), Santa Catarina (8), Ceará (5), Minas Gerais (5), Paraná (5), Distrito Federal (5), Rio Grande do Norte (4), Pernambuco (3), Goiás (3), Mato Grosso do Sul (2), Paraíba (1), Alagoas (1), Espírito Santo (1) e Bahia (1). Ao todo, 121 pessoas vieram do exterior; oito são de pessoas que tiveram contatos com outros casos suspeitos; e três que tiveram contato com o paciente de São Paulo que testou positivo para a Covid-19. Há 213 novas notificações em análise.

“Dá para a gente avaliar que, na verdade, nós estamos hoje perto de 300 casos suspeitos. O número cresceu muito nessas últimas 48 horas, evidentemente que isso se deve à mudança nos critérios, à inclusão de novos países, ao fluxo migratório importante significativo desses países da Europa, principalmente a Itália, a França e a Alemanha”, avaliou João Gabbardo dos Reis, secretário-executivo do Ministério da Saúde.

Além dos cuidados básicos como lavar as mãos e cobrir o rosto ao tossir, o secretário falou de um novo: evitar beijos.

“Nós temos que começar a colocar em prática isso. Evitar dois beijos, três beijos. Evitar mesmo que não seja na boca”, reforçou.

No aeroporto de Brasília, painéis dão as dicas: cubra boca e nariz ao tossir e espirrar. Mas o desenho leva a mão à boca, o que é errado. O certo é levar o cotovelo flexionado na boca e no nariz ou usar um lenço e em seguida jogá-lo fora e higienizar as mãos.

O Jornal Nacional procurou a administração do aeroporto que disse que vai corrigiu o desenho. O Ministério da Saúde explicou que uma grande preocupação é com a falta de máscaras para profissionais e pacientes. Empresas que participaram da licitação do governo para fornecer 24 milhões de máscaras não estão entregando. O Ministério da Saúde vai se reunir nesta sexta (28) com fabricantes e não descarta o confisco da produção.

O Ministério da Saúde informou que o telefone 136 já está recebendo ligações para tirar dúvidas.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, foi nesta quarta (26) à Central GloboNews e reafirmou que não há motivo para pânico.

“Acredite nos profissionais de saúde, acreditem nas recomendações, procure informações verdadeiras e leve a sua vida dentro da normalidade”, afirmou.

Fonte: JN

Secretaria de Saúde de MG apresenta ações de enfrentamento ao coronavírus

Plano de Contingência para Emergência em Saúde Pública COVID-19 foi detalhado em coletiva à imprensa



Tendo em vista a confirmação do primeiro caso de coronavírus (COVID-19) em um brasileiro, residente de São Paulo (com histórico de viagem à Itália), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) faz um alerta sobre a necessidade de medidas preventivas, similares às da estratégia de enfrentamento à gripe. No momento, há cinco casos suspeitos em Minas, sendo três em Belo Horizonte, um em Montes Claros e outro em Juiz de Fora.

Diante da tendência de aumento do número de casos suspeitos, a SES-MG apresentou, nesta quinta-feira (27/2), em entrevista coletiva concedida pelo secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, o Plano de Contingência para Emergência em Saúde Pública COVID-19, elaborado durante o mês de fevereiro. Na oportunidade, o secretário ainda detalhou as ações em curso.

Entre as medidas realizadas pela secretaria estão, por exemplo, licitação para compra de equipamentos de proteção individual (EPI) para profissionais de saúde; realização de campanhas, tanto na mídia tradicional, quanto voltadas às redes sociais; criação de hotsite para publicação e concentração de informações oficiais; e treinamento de pessoal nas Regionais de Saúde e das Secretarias Municipais de Saúde.

“Nós estamos em processo de análise jurídica para a publicação de um Decreto de Emergência em Saúde Pública, o que pode agilizar processos de compra de leitos, medicamentos, ventiladores, monitores, contratação de pessoal, entre outras medidas que possam gerar uma resposta dos serviços de saúde a essa epidemia. Também vamos ativar o Centro Mineiro de Controle de Doenças Transmissíveis, uma espécie de força-tarefa voltada às emergências de saúde, e também em articulação com a Rede Intermunicipal de Emergências de Saúde Pública, que envolvem consórcios intermunicipais”, apresentou o secretário Carlos Eduardo Amaral.

Ainda conforme o secretário, do ponto de vista do cidadão, a ênfase deve ser dada às medidas de higiene respiratória, como lavar constantemente as mãos, sobretudo após uso de transporte público e contato com pessoas em locais de aglomeração pública; evitar levar as mãos ao nariz e aos olhos; cobrir a boca e o nariz ao espirrar. “São cuidados muito similares àqueles para evitar a gripe”, comentou Amaral.

Há, também, a possibilidade de aumento no número de pacientes que podem estar infectados, considerando que houve ampliação do número de países em que está ocorrendo a transmissão da doença, que ultrapassou o continente asiático e chegou à Europa. “As pessoas viajam com mais frequência a países como França, Itália e Alemanha, portanto há uma tendência de aumento de casos. É importante frisar que, a partir da notificação, já ocorre o isolamento do paciente. Posteriormente, conforme os protocolos do Ministério da Saúde, o caso poderá vir a ser classificado como suspeito”, explicou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Dario Brock Ramalho.

De acordo com o subsecretário, atualmente o teste feito após coleta de secreção dos pacientes é realizado para alguns vírus mais comuns que causam síndromes respiratórias na Fundação Ezequiel Dias (Funed), e o específico para coronavírus na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “Há expectativa de que, nos próximos dias, o Ministério da Saúde desconcentre a realização do exame na Fiocruz e permita que a Funed e outros laboratórios também estejam capacitados a realizar os testes RT-PCR, conforme o protocolo Charité, conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS)”, informou.

Tanto o secretário Carlos Eduardo Amaral, quanto o subsecretário Dario Brock Ramalho ressaltaram que não há razão para discriminação em relação às pessoas vindas de países asiáticos ou seus descendentes. “Não há o menor sentido em qualquer atitude discriminatória. Além disso, os casos suspeitos têm relação com viagens que as pessoas fizeram, em virtude da transmissão dos casos e não pela origem das pessoas”, destacou Amaral.

Já a diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da SES-MG, Janaína Fonseca Almeida, observou que as medidas em relação aos aeroportos são desenvolvidas pelos órgãos federais. “São realizados avisos sonoros e as companhias aéreas estão treinadas a reconhecer pacientes com sintomas. No aeroporto de Confins, havendo algum caso, será utilizada a sala de isolamento, até que o paciente seja conduzido ao serviço de saúde de referência. Posteriormente, realizamos o acompanhamento de outros passageiros”, completou.

Saiba mais em: www.saude.mg.gov.br/coronavirus.
Com informações Agência Minas

Igreja Católica orienta fiéis a evitar 'abraço da paz' e dar as mãos contra o coronavírus no Sul de MG

Arquidiocese de Pouso Alegre emitiu comunicado também assinado por bispos de Campanha e Guaxupé.



A Arquidiocese de Pouso Alegre (MG) emitiu um comunicado nesta sexta-feira (28) orientando os fiéis para prevenir a disseminação do coronavírus dentro das paróquias da Igreja Católica no Sul de Minas.

No comunicado, a Arquidiocese orienta que durante as missas e celebrações, sejam evitados o "abraço da paz" e que os fiéis não dêem as mãos. O comunicado orienta ainda que a eucaristia seja recebida nas mãos e não diretamente na boca.

Por fim, a Arquidiocese orienta ainda que seja suprimido o uso da água benta às portas das igrejas e que os locais das reuniões e celebrações sejam arejados através do uso de ventiladores e pela abertura de portas e janelas.

O comunicado é assinado pelo arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella Delgado; o bispo diocesano de Campanha, Dom Pedro Cunha Cruz e o bispo diocesano de Guaxupé, Dom José Lanza Neto.


Casos investigados no Sul de Minas

As secretarias municipais de Saúde de Varginha, Alfenas e Lavras já divulgaram que investigam seis casos suspeitos do coronavírus no Sul de Minas. No entanto, os casos ainda não entraram na lista oficial de suspeitos do Ministério da Saúde.

Os números divulgados pelas secretarias e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins diários.

Fonte: G1 Sul de Minas


Secretaria de Saúde espera aumento de casos suspeitos de coronavírus em MG



O aumento no número de casos de contaminações do coronavírus em países da Europa acendeu o alerta vermelho para autoridades da saúde em Minas Gerais, que já trabalham com a possibilidade de uma “inundação de casos suspeitos no estado”.

Segundo o secretário de Estado da Saúde Carlos Eduardo Amaral Pereira, com os casos restritos à China e alguns países asiáticos o controle era mais fácil devido ao pouco número de voos diretos. Com contaminações em países mais próximos, como Itália e França, e com maior quantidade de voos, é esperado um aumento significativo de casos suspeitos em Minas.

“Depois da inclusão dos países europeus (entre os que confirmaram casos do coronavírus), temos um fluxo muito grande de pessoas entre esses países e o Brasil. Consequentemente, é de se esperar que teremos uma notificação muito intensa de pessoas com síndrome gripal vindas da Europa, principalmente Itália, Alemanha a França. Com isso esperamos que haja um aumento grande de notificações”, explica o secretário Carlos Eduardo Amaral.

Para o subsecretário de Vigilância em Saúde, Dario Brock Ramalho, a disseminação de casos em países europeus faz com que a forma como as autoridades da saúde no Brasil atuem com o combate ao vírus.

“Até o momento os casos eram restritos à China, com o fato acontecendo em países mais próximos, esperamos centenas de casos suspeitos. A gente vai assistir um aumento de casos suspeitos em breve. Não só em Minas, mas no Brasil inteiro”, analisa Ramalho.

Apesar de considerar o estado preparado para acompanhar os casos suspeitos, a secretaria espera publicar nos próximos um decreto de emergência. A medida pretende facilitar a compra de medicamentos e materiais usados no combate à disseminação do vírus.
“Estamos analisando a elaboração deste decreto com objetivo de acelerar as medidas necessárias, como compra de medicamentos, materiais e leitos”, diz o Carlos Eduardo Amaral.

O secretário afirmou que nesta quinta-feira (27) Minas tem cinco casos com suspeita. Três em Belo Horizonte, um em Montes Claros e um em Juiz de Fora. “Em Minas não temos casos confirmados do coronavírus. Temos cinco casos suspeitos identificados pelo Ministério da Saúde e outros casos notificados que ainda não são classificados como suspeitos”, afirmou o secretário.

Segundo ele, para considerar o caso como suspeito, o ministério avalia se houve alguma relação da pessoa com algum país em que há transmissão do vírus e se há sintomas respiratórios e febris.

Fonte: Marcelo Fonseca/Portal Uai

Campanha de vacinação contra gripe será antecipada no país



Por causa da confirmação do primeiro caso de coronavírus no país, o de um homem de São Paulo, o Ministério da Saúde decidiu antecipar a campanha de vacinação contra a gripe. Segundo o ministro Luiz Henrique Mandetta, a campanha prevista para abril terá início este ano no dia 23 de março. Para a campanha, serão disponibilizadas 75 milhões de doses.

“Antecipamos em 23 dias a data prevista original para essa campanha”, disse o ministro.

A campanha vai privilegiar gestantes, puérperas, crianças de até seis anos de idade, idosos e, possivelmente, acrescentou o ministro, outros grupos de pessoas que trabalham na área de segurança e população carcerária. “Este ano vamos fazer outros grupos que não os idosos. Devemos fazer [vacinação] nas forças de segurança, na população presidiária completa, nos agentes penitenciários. Devemos fazer a ampliação de segmentos para diminuir a circulação epidêmica”, falou o ministro.
Gripe x Coronavírus

A vacina contra a gripe não previne o coronavírus. Mas segundo o ministro, ela será importante para combater os demais vírus associados a outros tipos de gripes e diminuir a dificuldade dos profissionais de saúde na hora de identificar corretamente o tipo de vírus que está provocando os sintomas no paciente.

“A vacina [da gripe] dá cobertura e deixa o sistema imunológico 80% protegido contra essas cepas de Influenza e virais que estão circulando e são mais comuns que o coronavírus”, disse o ministro. “Para um profissional de saúde, quando um indivíduo tem um quadro gripal e informa que já foi vacinado [contra gripe], isso auxilia muito o raciocínio do profissional para pensar na possibilidade de outras viroses que não aquelas que são cobertas pela vacina. Ela [a vacina] é um instrumento importante porque diminui a espiral de epidemia desses outros vírus que podem eventualmente ocorrer e confundir a população”, destacou o ministro.
Coronavírus em São Paulo

Segundo balanço divulgado hoje (27), há 85 casos suspeitos de coronavírus em todo o estado de São Paulo. Quase todos esses casos, destacou Helena Sato, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica, são de pessoas que estiveram no exterior. Duas delas não estiveram no exterior, mas tiveram contato com o homem de 61 anos, morador de São Paulo, que foi infectado com coronavírus. Todas elas estão em seus domicílios e passam bem.

O infectologista David Uip, coordenador do Centro de Contingência do Covid-19 em São Paulo, disse que as pessoas com suspeita de coronavírus só devem buscar um centro de atenção primária caso apresentem problemas respiratórios, ou seja, dificuldade para respirar. Do contrário, caso os sintomas sejam apenas tosse e febre, o conselho é para que as pessoas permaneçam em casa, hidratando-se. “Paciente com tosse e febre, fique em casa para ser hidratado, com repouso e boa alimentação. Devem procurar os serviços de saúde aqueles que apresentarem algum desconforto respiratório”, falou ele.

O ministro reforçou que as pessoas com coronavírus no país só ficarão internadas no hospital caso estejam em situações graves ou com dificuldades respiratórias. Nos demais casos, permanecerão em isolamento em casa. “O indivíduo vai para o hospital quando está doente e precisa de cuidado hospitalar. Não se interna indivíduo no hospital porque ele está com síndrome gripal conversando, falando, se alimentando. A China iniciou dessa maneira [isolando pessoas dentro do hospital]. Teve que fazer aquele hospital, e isso foi uma medida equivocada que levou a um colapso do sistema hospitalar porque não se coloca pessoas com síndromes respiratórias leves dentro de um hospital. Fico imaginando as outras pessoas, com outras doenças, e que necessitam de leito hospitalar”, criticou. “O isolamento domiciliar tem eficácia tão alta quanto no hospital”, acrescentou o ministro.

Fonte: Agência Brasil

PM apreende droga, dinheiro e conduz duas pessoas por tráfico em São Lourenço/MG



Em São Lourenço, na tarde dessa quinta-feira (27), a Polícia Militar compareceu na Rua José Simeão Dutra, Bairro Nossa Senhora de Lourdes, onde registrou uma ocorrência de tráfico de drogas.

A PM recebeu denúncias informando que um jovem de 21 anos e um adolescente de 15 anos estariam nas imediações da Escola Manoel Monteiro e da piscina do bairro traficando drogas.

A equipe ficou em um ponto do bairro de onde foi possível observar os denunciados fazendo contato com populares. Quando os militares se aproximaram, um cidadão de camisa camuflada saiu correndo não sendo mais visto.

O adolescente também fugiu deixando cair 01 bucha de maconha e durante a perseguição os militares conseguiram aborda-lo em sua residência. Na casa também estava o jovem de 21 anos.

Durante busca pessoal foi encontrado com o menor a quantia de R$ 219,00, com o jovem foi apreendida a quantia de R$ 81,00.

No imóvel foi encontrado mais R$ 126,85 e 18 pedras de crack.

Diante do fato ambos foram conduzidos à Delegacia de Polícia, juntamente com o material apreendido, para demais providências.

A mãe do adolescente acompanhou a ocorrência.

Fonte: 57º BPM

Chuvas continuam deixando estragos e preocupando motoristas no Sul de Minas



Um trecho da BR-491, entre Varginha e Três Corações, preocupa motoristas próximo ao trevo da Fernão Dias. Um vídeo registrado pelo Varginha 24H mostra o asfalto com uma forte depressão, provocando solavancos nos veículos, o que poderia causar acidentes.

Após a denúncia, a Polícia Rodoviária Estadual sinalizou o local na manhã desta sexta-feira (28) e orienta aos motoristas que tenham cuidado e atenção ao passar próximo ao local.

Segundo o DER – Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais de Varginha, o trecho é de responsabilidade da concessionária que administra a Fernão Dias. Já a Arteris Fernão Dias informou que o trecho citado pertence à Rodovia BR-491, portanto, não é de competência da Concessionária a manutenção do local.

Ainda no trecho que liga a cidade à Fernão Dias, próximo a antiga Balança, a água tomou conta da rodovia e voltou a deixar inundações. O problema, que vem se tornando constante nos dias de chuvas, tem prejudicado motoristas que precisam transitar no local diariamente.

Uma cratera se abriu na Alameda Otávio Marquês de Paiva, próximo à rotatória que fica em frente ao Parque Novo Horizonte. O local está sinalizado e motoristas devem tomar cuidado.

Em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura, fomos informados que o local já está na demanda da Secretaria de Obras e aguarda estiagem da chuva para o início das obras de reparo.

Na manhã desta sexta-feira (28), um trecho da Avenida Celina Ferreira Ottoni ficou inundada após chuvas.

O Ribeirão Santana, no bairro da Vargem, voltou a transbordar na manhã desta sexta-feira (28) e a água estava cobrindo a ponte no local.

Os próximos dias serão de chuvas em Varginha e região. Segundo o Inmet-Instituto Nacional de Meteorologia, haverá pancadas de chuvas até a próxima quarta-feira (4).
Nesta sexta-feira (28), a temperatura fica entre 18ºC e 24ºC, tendo previsão de 15mm de chuva. O céu deve permanecer nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Já no sábado (29) e no domingo (1º), a previsão é de sol com muitas nuvens durante o dia, podendo acarretar em pancadas de chuvas em alguns momentos. A temperatura fica entre 17°C e 25ºC. A previsão é de 20mm de chuva.

Fonte: Correio do Sul

É estável o quadro dos 3 pacientes isolados em Pouso Alegre

Exames já foram coletados e resultados devem sair em até uma semana. Segundo a direção do hospital, os três familiares apresentam infecção de vias aéreas.



A direção do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, em Pouso Alegre, divulgou nota no final da tarde desta quinta-feira (27) sobre a situação de saúde dos três pacientes com sintomas suspeitos de infecção pelo novo Coronavírus, que estão em área isolada do hospital.

De acordo com a nota divulgada, o quadro clínico dos pacientes é estável, mantendo apenas tratamento sintomáticos. Eles seguem internados em ala isolada, sendo assistidos pela equipe multiprofissional.

Os pacientes são da mesma família. Eles são moradores de Varginha e chegaram essa semana da Itália, onde centenas de pessoas já foram infectadas pela coronavírus. Ao chegar ao Sul de Minas, os sintomas parecidos com a doença surgiram e a família foi transferida pelo SAMU para o hospital de Pouso Alegre que é referência regional para fazer o isolamento dos pacientes durante a investigação dos casos suspeitos.

“Ressaltamos à população que as medidas necessárias estão sendo tomadas para evitar a propagação da doença. As medidas de contingência e restrição foram adotadas com sucesso”, diz a nota da direção do HCSL.

Ainda de acordo com o hospital, amostras dos pacientes já foram colhidas e enviadas para exames. Os exames são enviados à Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em Belo Horizonte, referência epidemiológica no estado. Os resultados das primeiras análises devem sair em uma semana, segundo informou a assessoria de impressa do hospital em Pouso Alegre.

Durante esse tempo, os pacientes permanecerão isolados. Mesmo com todo esse procedimento adotado, esses três pacientes ainda não aparecem na lista oficial de casos suspeitos de coronavírus do Ministério da Saúde, até a tarde desta quinta-feira (27).

Assim como essa família, há pelo menos mais três casos tratados como suspeitos de coronavírus no Sul de Minas pelas secretarias municipais de saúde. Segundo informações, essas outras suspeitas são de mais um paciente em Varginha, e um em Alfenas de pessoas que também estiveram na Itália recentemente. O outro caso é de uma mulher em Lavras que esteve na Tailândia.

Família monta acampamento à procura de jovem que se afogou em 09/02

Bombeiros de Pouso Alegre fazem as buscas no rio Sapucaí Mirim desde o dia 09/02, quando o jovem de 24 anos desapareceu.



As buscas pelo corpo do jovem que se afogou no rio Sapucaí Mirim, em Conceição dos Ouros já estão na terceira Semana. A família e amigos do rapaz montaram acampamento no trecho do rio onde o gesseiro Mauro Félix de Oliveira Junior, de 24 anos, (também chamado de Mauro Ferraz, por causa do sobrenome da mãe), se afogou. O acidente ocorreu no domingo, dia 09 de fevereiro.

Militares do Corpo de Bombeiros de Pouso Alegre também se revezam na procura pelo rapaz. As buscas feitas pelos bombeiros tiveram início ainda no dia 09. De lá para cá, todos os dias, uma equipe de militares segue para fazer a varredura pelo Sapucaí Mirim. Mas, até o momento, sem encontrar o corpo do rapaz.

No dia do desaparecimento, Mauro Félix tinha saído para pescar com um conhecido na cidade, um homem de 62 anos. De acordo com uma tia da vítima, foi a primeira vez que Mauro foi pescar com esse homem, mas já eram colegas de rodas de amigos.

Esse homem seria a única testemunha do afogamento. Ele contou aos bombeiros que a canoa teria virado com os dois. O homem conseguiu nadar até a margem do rio e escapar. Mas Mauro não teve a mesma sorte. Ele submergiu no rio, não voltando à superfície. Segundo parentes, ele sabia nadar apenas um pouco.

De acordo com os bombeiros, a procura pelo jovem foi dificultada pelo nível do rio Sapucaí Mirim, devido a quantidade de chuva, o trecho onde teria ocorrido o afogamento tem forte correnteza.

Fonte: Terra do Mandu


Acidente na BR-381, no S/M mata motorista e carga é saqueada

A apropriação é crime previsto no Código Penal e pode levar de um mês a um ano de prisão.



Quem passou pela rodovia Fernão Dias, a BR-381, no km 720, em Carmo da Cachoeira, na manhã de terça-feira, dia 25, no sentido Lavras, presenciou uma cena triste: uma carreta frigorífico carregada com iogurte tombou e o motorista morreu. Como se não bastasse a morte do profissional, dezenas de saqueadores de cargas, conhecidos como piratas do asfalto, não perderam tempo e pegaram toda a mercadoria que se encontrava no compartimento refrigerado de carga.

Os saqueadores arriscavam a própria vida atravessando a rodovia na frente dos veículos carregando grandes quantidades de iogurte, muitos deles escondiam os produtos no mato e voltavam para pegar mais.

O saque de cargas de caminhão tombado também é um crime. Quando o caminhão tomba na estrada a situação muitas vezes foge do controle: pessoas se aglomeram e levam desde produtos alimentícios e eletrônicos, até medicamentos. Muitas vezes revistam bolsos e pertences das vítimas e levam também dinheiro e produtos de uso pessoal.

O motorista do caminhão, quando não se ferir no acidente, deve intervir e acionar imediatamente a polícia. A omissão injustificada implica na responsabilização. Isso porque a omissão é penalmente relevante se quem se omite tem o dever legal ou o dever contratual de evitar o resultado ou mesmo se contribuiu para o surgimento do risco.

A mesma lógica se aplica ao policial que se aproxima e presencia as ações dos saqueadores sem se certificar se as pessoas estavam autorizadas a se apossarem das mercadorias. O agente tem o dever de proteger o patrimônio e a omissão também implicará na sua responsabilização pelo resultado da conduta de terceiro.

Em alguns casos, a seguradora autoriza a distribuição da carga, mas esta hipótese somente é válida se o responsável pela mercadoria ou o agente público no comando do registro da ocorrência expressamente permitir.

Fonte: Jornal de Lavras

Sobe para cinco número de casos suspeitos de coronavírus investigados pela Saúde no Sul de Minas

Casos estão sendo investigados por secretarias em Varginha e Lavras; os casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu.



Mais dois casos suspeitos de coronavírus estão sendo investigados pelas secretarias municipais de Varginha e Lavras (MG). Com isso, sobe para cinco o número de casos investigados por autoridades municipais de saúde no Sul de Minas. Os casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu.

Segundo a Secretaria de Saúde de Lavras, uma paciente que desembarcou em São Paulo retornando de uma viagem da Tailândia está em quarentena domiciliar. Ela percebeu alguns sintomas gripais leves e optou por procurar informações médicas por causa da ocorrência do coronavírus na região em que ela esteve. Ainda conforme o órgão municipal, em conformidade com a Secretaria de Estado de Saúde, estabeleceu-se uma quarentena domiciliar por se tratar de um caso suspeito com sintomas extremamente brandos.

Ainda segundo a secretaria, a paciente iniciou a medicação no mesmo dia e encontra-se bem, em gradativa melhora. As amostras biológicas foram colhidas e encaminhadas para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.

Já segundo a Secretaria de Saúde de Varginha, além das três pessoas que chegaram de viagem à Itália e que foram encaminhadas para o Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre (MG), na quarta-feira (26), um quarto caso foi atendido no Hospital Humanitas, onde a pessoa permanece internada sob os cuidados dos profissionais da unidade.

Ainda conforme a secretaria, os familiares dessas pessoas que se encontram internadas estão sendo monitoradas e permanecem em isolamento domiciliar, conforme determina os protocolos do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.

Família internada em Pouso Alegre

As três pessoas que foram levadas para o Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre (MG), continuam internadas em isolamento no hospital. Elas foram colocadas em um pavilhão anexo ao hospital. Todos estão em um mesmo quarto e estão sendo monitorados por uma equipe médica.

Os três pacientes com sintomas da doença são da mesma família e retornaram nesta terça-feira (25) de uma viagem à região da Lombardia, na Itália, a mais atingida pelo vírus no país europeu. Em um grupo de 10 pessoas, apenas as três, um homem de 48 anos, uma mulher de 45 e um jovem de 21 anos, tiveram os sintomas, todas de forma leve.

O pai entrou em contato com o Samu afirmando que eles estavam com sintomas, como febre. O Samu fez uma entrevista por telefone e depois entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde, que decidiu pela remoção da família para o Hospital Samuel Libânio, referência para tratamento da doença na região.

Segundo o diretor técnico do hospital, os três passam bem. "Eles estão clinicamente bem, a condição é de estabilidade, o fato é que nós estamos contigenciando esses pacientes no sentido de fazer uma restrição epidemiológica. Nós tiramos amostras e esse material foi encaminhado para Belo Horizonte. Lá nós faremos um painel viral para identificar se esses pacientes com sintomas da síndrome gripal apresentam uma contaminação por algum vírus infeccioso de vias aéreas ou eventualmente pelo novo coronavírus", disse o diretor técnico do hospital, Alexandre Hueb.

Primeiro caso no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou na quarta-feira (26) o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil. O paciente é um homem de 61 anos, morador de São Paulo, que esteve na Itália entre 9 e 21 de fevereiro.

O homem está em quarentena familiar e 30 pessoas da família estão sob observação. Além dele, outros 20 casos suspeitos estão em investigação.

Dos casos suspeitos, 12 estão em pessoas que estiveram recentemente no país europeu. Em Minas Gerais, até a última atualização do Ministério da Saúde, apenas dois casos suspeitos apareciam em investigação.

Fonte: G1 Sul de Minas


Receita Estadual faz operação de combate à sonegação fiscal em MG

Foram alvos da fiscalização 80 empresas, supostamente de fachada, que emitiam notas fiscais "frias".



A Receita Estadual de Minas Gerais deflagrou, na semana passada, a operação "Espectro". A fiscalização, em campo, envolveu 180 servidores, em 47 municípios, e teve como alvo 80 empresas, supostamente de fachada, criadas para “esquentar” mercadorias sem procedência e sonegar impostos se valendo da emissão de notas fiscais "frias".

Levantamentos da Receita Estadual indicam que o volume de operações praticadas por estas empresas com as notas frias pode alcançar R$ 30 milhões.

As investigações foram conduzidas por um grupo de auditores fiscais da Receita Estadual, que trabalhou com um universo de aproximadamente 10 mil empresas - dos segmentos de indústria, atacado e varejo -, a partir do cruzamento de dados desses contribuintes.

Itens foram minuciosamente analisados, como a capacidade financeira dos sócios; as estruturas físicas dos estabelecimentos; e empresas com objeto social distinto do tipo de operações que executa.

Dentre os principais setores fiscalizados na operação, destaque para os de metalurgia, plásticos, têxtil, calçados, bebidas, combustíveis, cigarros, automotores, material de construção e móveis.

O superintendente de Fiscalização Carlos Renato Confar afirma que “a Receita Estadual trabalha no combate à sonegação para garantir um ambiente de concorrência leal para quem investe ou quer investir em Minas Gerais”.

Confar reiterou, ainda, que as ações do Fisco mineiro são voltadas para a mudança de comportamento dos contribuintes, ampliação da base de tributação e crescimento da arrecadação, permitindo ao Governo do Estado implementar suas políticas públicas.

A operação foi realizada nos seguintes municípios:

Alterosa
Andradas
Antônio Prado de Minas
Araguari
Arceburgo
Belo Horizonte
Betim
Boa Esperança
Bom Despacho
Brasilândia de Minas
Cláudio
Contagem
Corinto
Delta
Divinópolis
Elói Mendes
Extrema
Formiga
Governador Valadares
Itaobim
Jacutinga
Juiz de Fora
Malacacheta
Manhuaçu
Monte Belo
Muriaé
Nova Lima
Ouro Fino
Paracatu
Passos
Perdizes
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Riachinho
Rio Paranaíba
Santa Rita do Sapucaí
Santana do Paraíso
São João del-Rei
Sarzedo
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Tocantins
Três Corações
Uberaba
Uberlândia
Visconde do Rio Branco

Fonte: Portal da Cidade - Guaxupé

Motorista morre atropelado pelo próprio caminhão em cidade sul-mineira

O caminhão desceu em marcha ré e passou em cima da vítima.



A Polícia Militar de Carmo do Rio Claro foi acionada pelo Samu para comparecer no Sítio São Francisco, no bairro rural da Furna, onde encontrava-se um senhor identificado como Wandeir Rodrigues de Melo, de 57 anos, já sem vida.

De acordo com uma testemunha, o caminhão da vítima havia apresentado defeito em frente a uma fazenda onde o motorista descarregava ração para peixe. Em determinado momento, ouviu-se que o caminhão havia funcionado e em seguida ouviu-se um grito.

A testemunha foi até o local e constatou que o caminhão havia descido em marcha ré e passado em cima da vítima, que rapidamente parou de respirar.

A testemunha ainda tentou socorrer a vítima carregando-a por aproximadamente 15 metros do local do atropelamento.

No local, o Samu prestou o atendimento e constatou o óbito.

O caminhão caiu dentro da represa de Furnas ficando quase totalmente submerso, sendo impossível a sua retirada, ficando sob a responsabilidade do proprietário da fazenda.

Foi feito contato com a Polícia Civil que dispensou a presença da perícia, sendo o corpo encaminhado para a funerária da cidade de Alfenas para serviço de necropsia.

A vítima era natural de Capitólio e residia atualmente em Alpinópolis.

Fonte: portaljacuí

Bebê de apenas 3 meses morre enquanto mãe estaria curtindo o Carnaval

Criança foi encontrada enrolada em cobertores em uma cama.



Um bebê de apenas três meses morreu na terça-feira, 25, em Poços de Caldas após supostamente ter sido deixado sozinho em casa enquanto mãe ia a uma festa de Carnaval. Criança foi encontrada sem vida na cama em uma residência na Avenida Fosco Pardini.

Uma vizinha disse à Polícia Militar que a mãe do bebê havia levado a criança ao Carnaval em um dia anterior e que ela chegou a tomar conta do bebê no domingo para que os pais fossem ao Carnaval. Ela disse ainda que na manhã de terça-feira foi acordada pela mãe da criança, nervosa, dizendo que teria que ir ao hospital acompanhar uma amiga e pedindo que cuidasse novamente do filho. Ao chegar à casa, a vizinha notou o bebê enrolado em cobertores, de bruços na cama e já sem responder a estímulos. A mulher acionou o Samu, que encaminhou o bebê para o hospital já sem vida.

De acordo com a polícia, militares foram acionados a comparecer à Santa Casa, onde a médica que atendeu ao bebê afirmou não ser possível afirmar se ele teria morrido por sufocamento ou se por um possível engasgamento.

O pai da criança, de 25 anos, disse à polícia que a mãe do bebê, de 17 anos, havia saído na noite de segunda-feira e não teria voltado até a madrugada, quando ele teria que sair para trabalhar. Foi então que ele pediu para a vizinha tomasse conta do bebê até que a mãe retornasse. Ele disse à polícia que quando deixou a residência a criança estava bem. O pai afirmou ainda que por volta das 6h, quando já estava no trabalho recebeu uma ligação da mãe do bebê informando que iria sair e deixar a criança novamente com a vizinha e que só depois foi informado sobre a morte da criança.

A mãe do bebê disse que após ir para uma festa retornou para casa por volta das 4h e encontrou o bebê sozinho e de bruços na cama ela afirmou ainda que por volta das 6h30 ligou para o companheiro para dizer que estava em casa e que estava tudo bem com a criança. Ela ainda afirmou que discutiu com o pai do bebê por tê-lo deixado sozinho. Por fim, ela disse aos policiais que teria deixado a criança sozinha após amamentá-la apenas para ir até à casa da vizinha para pedir que ficasse com a criança, mas não soube explicar o que teria ocorrido com o filho.

Todos os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, que vai investigar o caso.

Fonte: Portal da Cidade - Andradas

Corpo foi encontrado na represa do ribeirão Água Limpa, no bairro Novo Horizonte, em Lavras

O homem encontrado na represa da Copasa já foi identificado




O corpo de um homem 60 anos foi encontrado no início da tarde desta terça-feira, dia 25, no bairro Novo Horizonte, dentro da represa da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), no ribeirão da Água Limpa, que corta aquele bairro.

A perícia da Polícia Civil esteve no local e realizou seu trabalho de praxe, tudo indica que ele morreu afogado, porém, somente o resultado da necropsia poderá confirmar isso. O corpo não apresentava nenhum sinal de violência.

Ele foi identificado como sendo Carlos Augusto, 60 anos, natural de Carrancas (MG) e interno da Casa de Recuperação Eterna Misericórdia, onde se tratava de alcoolismo.

O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) "Virgílio Carvalho", onde deverá ser realizada a necropsia para confirmação da causa da morte.

Fonte: Jornal de Lavras

Motorista encontra cão amarrado em saco plástico na Fernão Dias

Morador de Estiva viu movimento em saco plástico e parou o carro. Animal tinha sido furtado e foi devolvido à dona.



Um motorista encontrou um cão abandonado em um saco plástico na Rodovia Fernão Dias, em Estiva (MG), na tarde desta segunda-feira (24). Ele parou o carro e conseguiu resgatar o animal, que estava com as patas amarradas.

O motorista, Josué Godoy, contou que passava de carro pela rodovia quando viu que o animal estava se mexendo. Ao parar o veículo, encontrou a cadela com as patas traseiras amarradas e conseguiu fazer o resgate.

Josué postou os vídeos nas redes sociais e conseguiu encontrar a dona do animal. A mulher contou que a cadela “Pandinha" tinha sido levada da casa dela e que eles souberam da localização através do vídeo compartilhado nas redes.

A dona foi até a rodovia para encontrar a cadela. O suspeito de abandonar o animal na via não foi encontrado.

Fonte: G1 Sul de Minas


Tentativa de homicídio em cidade sul-mineira: mulher foi baleada no peito

Seu estado de saúde é grave, ela está internada na Santa Casa.



Uma mulher de 29 anos foi baleada no final da manhã de segunda-feira, dia 24, no bairro Vista do Lago, em Lavras. Segundo informações da Polícia Militar, ela estava em casa com os filhos quando três menores, um de 13 anos e outros dois de 16 anos, jogaram pedras na janela da casa, quebrando o vidro.

Quando ela saiu para ver quem havia feito isso, um dos menores efetuou dois disparos, um acertou a parede da casa e o outro o peito da mulher, do lado esquerdo. Ela caiu e os menores fugiram.

A Polícia Militar foi acionada, bem como uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), porém, quando a ambulância chegou, um morador do mesmo bairro havia prestado socorro, ele levou a vítima para a Santa Casa, onde ela recebeu os cuidados médicos.

A suspeita é que os menores foram até a casa com o intuito de matar um rapaz, com quem a mulher tem uma união estável. A polícia investiga se o rapaz tem ligações com o tráfico de drogas.

Fonte: Jornal de Lavras

São Paulo tem primeiro caso de suspeita de coronavírus de pessoa vinda da Itália

Homem de 61 anos, que mora na capital paulista, voltou da região do foco italiano da doença e foi atendido no Hospital Israelita Albert Einstein, que pediu contraprova de exames



A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo confirmou nesta terça-feira (25) um caso suspeito de infecção pelo novo coronavírus em um paciente que chegou recentemente da Itália. O processo de validação dos resultados está em curso e o Ministério da Saúde divulgará o laudo final da investigação quando houver um resultado definitivo. A pasta recomenda, portanto, cautela sobre quaisquer informações que não sejam as oficiais, uma vez que a investigação não está concluída.

Trata-se de um homem de 61 anos, residente na capital paulista. Ele apresentou sinais e sintomas compatíveis com a suspeita de doença pelo coronavírus (covid-19), como febre, tosse seca, dor de garganta e coriza. Conforme o Ministério da Saúde, o paciente está bem, com sinais brandos da infecção, e recebeu as orientações de precaução padrão.

Confira na íntegra a nota do Ministério da Saúde sobre o caso:


O Ministério da Saúde, em conjunto com as secretarias estadual e municipal de São Paulo, investiga possível caso de Doença pelo Coronavírus no município de São Paulo.

Em 25 de fevereiro de 2020, após 12h, o Hospital Israelita Albert Einstein registrou a notificação de caso suspeito de Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19). No atendimento, adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas, coletou amostras e realizou testes para vírus respiratórios comuns e o exame específico para SARS-CoV2 (RT-PCR, pelo protocolo Charité), conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova.

Este processo de validação dos resultados está em curso e o Ministério da Saúde divulgará o laudo final da investigação oportunamente. A pasta recomenda, portanto, cautela sobre quaisquer informações que não sejam as oficiais, uma vez que a investigação não está concluída.

Trata-se de um homem de 61 anos, residente em São Paulo/SP. Traz o histórico de viagem para a Itália, na região da Lombardia (norte do país), à trabalho, sozinho, no período de 09 a 21 de fevereiro. Iniciou com sinais e sintomas (Febre, tosse seca, dor de garganta e coriza) compatíveis com a suspeita de Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19). O paciente está bem, com sinais brandos e recebeu as orientações de precaução padrão.

A SES/SP e SMS/SP está realizando a identificação dos contatos no domicílio, hospital e voo, com apoio da Anvisa junto à companhia aérea.

Todas ações e medidas seguidas estão de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde e da OMS e diariamente atualizações são informadas em coletivas e boletins epidemiológicos. Mais informações, acesse www.saude.gov.br/coronavirus.


Nesta terça-feira (25), os italianos registraram a 11ª morte pelo novo coronavírus.

A Itália, juntamente com Austrália, China, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Camboja, Filipinas, Japão, Malásia, Vietnã, Singapura, Tailândia, Alemanha, França, Iran e Emirados Árabes Unidos, entraram na relação de locais de origem ou transição definitiva definida pelo Ministério da Saúde para pessoas que chegam ao Brasil com sintomas respiratórios.

"A mudança levou em conta o aumento de casos registrados fora do território chinês. As orientações foram replicadas pela secretaria para as regiões do território paulista", diz a pasta, em nota.


DICAS DE PREVENÇÃO


Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar; Utilizar lenço descartável para higiene nasal; Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; Não compartilhar objetos de uso pessoal; Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado; Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool; Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente; Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos


Fonte: Secretaria de Estado da Saúde

Caiu nas armadilhas do Carnaval? Saiba como buscar ajuda



Ninguém quer ter problemas no Carnaval, mas, em meio à aglomeração de pessoas e às distrações típicas da folia, qualquer um pode se ver em uma situação difícil. Entre as ocorrências mais comuns há perda ou furto de documentos, dinheiro, cartões bancários, aparelhos celulares. O cuidado com as crianças também deve ser redobrado, além do respeito às mulheres.
O sempre movimentado Carnaval do interior mobilizou as Forças de Segurança do Estado, que adotou um plano especial de ação para atender e promover tranquilidade à população (veja detalhes aqui). Também os municípios estarão cobertos com policiamento e unidades de plantão.

Além disso, as polícias Militar e Civil também listam algumas dicas de prevenção e explicações simples de como o folião deve agir em caso de ser vítima de furtos, roubos, agressões e outros crimes. Confira:
O que levar para a folia?


A capitão da PMMG Layla Brunnela, chefe da Sala de Imprensa, destaca que o ideal é levar um documento que possibilite a identificação do folião, como a Carteira de Identidade (CI), e utilizar doleiras para proteger o documento. O mesmo vale para cartões bancários ou valores em dinheiro.
“O principal alvo dos infratores são os celulares. Assim, o furto e o roubo de aparelhos configuram os crimes com mais possibilidade de ocorrer. Lembrando que a conduta da vítima é fundamental na prevenção desses delitos”, destaca a policial.

Ela reconhece que não há como impedir o uso dos aparelhos celulares, mas sugere ações para proteger o aparelho. “Além da comunicação via mídias sociais e outras funcionalidades, os aparelhos são utilizados para acionamento de transporte por aplicativo. Para evitar problemas, o bem deve ser acondicionado em porta celulares, junto ao corpo, ou bolsos na parte da frente. O público também deve ter o cuidado de não expor o aparelho de maneira exagerada e, se o expor, pedir a um amigo que monitore o entorno e/ou procurar um local com menor aglomeração de pessoas”.

A policial destaca ainda que o público deve evitar levar bolsas e mochilas para os blocos de rua e outros eventos. Se levar, é interessante estar sempre atento ao objeto e usá-lo na parte dianteira do corpo. Dica de ouro é optar por doleiras, pochetes, porta celular ou qualquer alternativa para manter os pertences junto ao corpo, o que dificulta a ação de infratores.

Desencontros e desaparecidos

O mais comum é que o público vá aos eventos de Carnaval em grupos. Muitas vezes, um ou mais integrantes podem se perder dos demais. Para evitar desencontros, a dica é sempre marcar um local para a reintegração da turma. Segundo a capitão Layla, uma opção excelente é identificar a presença de Bases de Segurança Comunitária da PM e marcar o reencontro nas proximidades, “excelente alternativa para não se perder do grupo de amigos”. O grupo pode, ainda, combinar horários para esses encontros e sempre privilegiar pontos de fácil acesso e com movimento constante de pessoas.

Já em relação a crianças e menores de idade, o cuidado dos pais e ou responsáveis deve ser redobrado. Delegada da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Maria Alice Faria sugere prudência aos adultos que têm crianças sob seus cuidados. “Festejar é bom, com responsabilidade. Avalie sempre se o ambiente onde você está é saudável e compatível com a presença de crianças”, pondera a delegada.

Em caso de desaparecimento, tanto de menores quanto de indivíduos de qualquer faixa-etária (o alerta para um desaparecimento é a mudança na rotina da pessoa) – o registro deve ser feito imediatamente, em qualquer unidade policial. “Não há a necessidade de aguardar 24 horas ou 48 horas para registrar o desparecimento. Esse prazo é um mito e prejudica o início das investigações”, reforça a policial.

Importunação sexual

Delegada chefe da Divisão Especializada em Atendimento à Mulher, ao Idoso, a Pessoa com Deficiência e a Vítimas de Intolerância da PCMG, Isabella Franca Oliveira destaca o que é considerado crime de importunação sexual. “Praticar contra alguém e sem sua anuência ato libidinoso com objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”. Ela destaca ainda que a importunação sexual prevê pena de até 5 anos de prisão.

São exemplos:

- Encostar em partes íntimas propositalmente sem a permissão da mulher;

- Continuar a abordagem à mulher mesmo após receber um “não";

- Puxar a mulher pelo braço;

- Roubar um beijo;

- Puxar o cabelo;

- Tocar na pessoa sem o consentimento.

Ainda de acordo com o tema, é importante lembrar aos homens algumas regras de boa conduta. “Não importa a roupa que a mulher esteja usando; se ela disser não, é não”, defende a delegada.

Racismo e injúria

A delegada explica que injúria racial consiste em ofender a honra de alguém, valendo-se de elementos referentes à etnia, cor, religião, origem, faixa-etária e ou deficiências.

Segundo a PCMG, o crime de racismo atinge uma coletividade indeterminada de indivíduos, discriminando toda a integralidade de uma etnia. A lei enquadra uma série de situações como crime de racismo, por exemplo, recusar ou impedir acesso a estabelecimento comercial, impedir o acesso às entradas sociais em edifícios públicos ou residenciais e elevadores ou às escadas de acesso, negar ou obstar emprego em empresa privada, entre outros.

Também podem ser enquadrados como racismo xingamentos homofóbicos, xenofóbicos e etc. São exemplos chamar alguém de “bichinha”, “veado” e “traveco”.

Em Belo Horizonte, a Delegacia Especializada de Investigação de Crimes de Racismo, Xenofobia, LGBTfobia e Intolerâncias fica na Avenida Barbacena, 288, Barro Preto.


No caso de ser vítima ou observar qualquer conduta delituosa, o cidadão deve procurar o policial mais próximo para relatar os fatos e registrar o boletim de ocorrência, ou ligar no 190.

Se a mulher se sentir importunada:

- Procure um policial ou guarda municipal para atender a ocorrência. Se não puder fazer isso no momento, procurar a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e registrar a ocorrência posteriormente;

- Se não houver Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher na cidade onde estiver, procure a Delegacia de Polícia Civil mais próxima;

- A mulher ainda pode procurar ajuda por meio dos telefones 190 ou 180;

- Guarde informações como data, hora, local, características do assediador e busque por possíveis testemunhas;

- Veja se há câmeras de segurança perto do local.

Com informações Agência Minas

Após denúncia, PM prende jovem que traficava em São Lourenço



Em São Lourenço, na noite desse domingo (23), a Polícia Militar compareceu na Rua Comendador Silva Simões, Bairro Carioca, onde registrou uma ocorrência de tráfico de drogas.

Durante as festividades carnavalescas a PM recebeu uma denúncia relatando que na esquina com a Rua Padre João Manoel estaria ocorrendo o tráfico de drogas e o autor seria um jovem com agasalho de clube de futebol, bermuda florida e boné.

Ao chegarem próximos ao local, os militares visualizaram uma movimentação de pessoas, as quais recebiam algo das mãos de um rapaz.

O rapaz foi abordado, se tratando de um jovem de 19 anos, o qual foi submetido a busca pessoal, sendo localizado em seu poder a quantia de R$ 55,00 e 01 aparelho celular.

Durante varredura no local em que ele buscava a droga, foi encontrado um invólucro contendo 07 buchas de maconha.

Diante do fato ele foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia, juntamente com a droga apreendida, para demais providências.
Fonte: 57º BPM

Homem de 29 anos é morto a pauladas em Três Corações

Corpo foi encontrado em bicicletaria com sinais de violência.



Um homem de 29 anos foi encontrado morto dentro de uma bicicletaria neste domingo (23), em Três Corações (MG). Segundo a Polícia Militar, o corpo tinha sinais de violência após sofrer pauladas.

A vítima Maycon César Borges Ribeiro morreu por traumatismo craniano. Ainda conforme a polícia, Maycon tinha envolvimento com drogas, o que teria motivado o crime.

Ele estava dentro do local, onde usava álcool e drogas, segundo a polícia. Testemunhas viram o momento em que dois suspeitos saíram.

Um deles, de 32 anos, mora em frente à bicicletaria e foi preso pouco tempo depois. O segundo não havia sido encontrado até a publicação desta reportagem.

Fonte: G1 Sul de Minas

Adolescente é morto com três tiros após discussão no Sul de Minas

Jovem estava em uma praça com o pai no momento em que atirador sacou a arma e disparou por três vezes.



Um jovem de 15 anos foi morto com três tiros em uma praça localizada em Milagres, distrito de Monte Santo de Minas. De acordo com a Polícia Militar, o adolescente estava com o pai no local quando um homem sacou uma arma e atirou. Os suspeitos, o atirador e outro homem que teria participação, foram presos pelos militares.

Ainda segundo a Polícia Militar, a motivação do crime pode ter sido um caso de importunação que a esposa do suposto autor teria sofrido por um grupo de adolescentes. O jovem teria se desentendido com dois casais devido a esta situação e quando estava na praça, um dos homens sacou a arma e fez os disparos.

O pai da vítima ainda conseguiu tirar o revólver de um dos autores e deixou a arma na residência de um parente antes de encaminhar o filho ao pronto socorro. O jovem, no entanto, não resistiu.

A Polícia Militar prendeu os dois suspeitos e apreendeu as armas utilizadas no crime, além de munições. Os homens foram conduzidos à delegacia da Polícia Civil para as demais providências.

Fonte: Portal da Cidade - Guaxupé

AMEAÇA A VIZINHOS TERMINA EM PRISÃO EM VARGINHA



Um menor de 16 anos e um rapaz de 23 anos foram detidos em Varginha, no bairro Dona Josefina. Segundo a PM, os militares foram acionados após um homem ameaçar, com arma de fogo, vizinhos. Ao chegar no local, a polícia encontrou moradores segurando os suspeitos, que tentavam fugir. Um deles estava com a arma.
Ambos apresentavam diversos ferimentos pelo corpo resultado das agressões de populares revoltados com intenso tráfico de drogas que seria realizado pelos envolvidos.

As testemunhas alegaram que um dos suspeitos sempre usa armas - de fogo e branca, para ameaçar. Ele agrediu um vizinho de 17 anos acusando de ter feito a denúncia. O irmão desse menor ao intervir, também foi agredido mas quando chegou outros vizinhos e familiares para proteger os dois irmãos das agressões, o autor recuou e solicitou que o menor infrator, buscasse a arma de fogo no interior de casa e autor reiterou que vende drogas e que ninguém iria impedir, momento em que colocou a arma de fogo contra a cabeça da vítima. Na casa de um dos suspeitos, a PM encontrou 1 porção de pedra de crack picada, 1 balança de precisão, diversos saquinhos plásticos e 9 pedras de crack já prontas para venda.

Foto: PM

Fonte: Tv Alterosa

ACIDENTE NA BR 267 COM VÍTIMA FATAL EM BOM JARDIM DE MINAS



Na manhã deste domingo (23), um acidente próximo a Bom Jardim de Minas, deixou uma vítima gravemente ferida e uma pessoa veio a óbito.

Uma mulher de 54 anos conduzia um veículo Ford Fiesta saindo da cidade Bom Jardim juntamente com seu esposo.
Uma carreta com placas de Governador Valadares seguia sentido a Juiz de fora, a condutora por distração saiu para retornar à trevo, atingindo a carreta.

A condutora veio a óbito, um senhor de idade foi levado em estado grave para o Hospital de Bom Jardim.
O condutor da carreta não se feriu.
A PRF está no local analisando as causas.

O senhor infelizmente não aguentou os ferimentos e veio a óbito.
Ele exercia a função de Jornalista na cidade de Quatis.

Fonte: Folha Regional




Em Lima Duarte, 7 foliões são flagrados e notificados por urinar na rua no Carnaval



A Polícia Militar (PM) flagrou 7 pessoas urinando nas ruas da região central neste sábado (22) em Lima Duarte.

A Prefeitura colocou vários sanitários no entorno de onde acontece o carnaval, mas nem a instalação de banheiros químicos evita que muros e postes da cidade sejam usados como banheiro.

De acordo com a PM, os mijões foram liberados mediante assinatura do termo de comparecimento em audiência no Fórum local. Fica o alerta aos mijões de plantão.

Fonte: ID NOTÍCIAS NO AR

Homem leva três tiros por suspeito em garupa de motocicleta após festa de carnaval

Vítima foi levada ao hospital e passou por cirurgia para retirada dos projéteis. Polícia Militar tenta localizar suspeito pelos tiros e motorista da moto.



Um homem de 30 anos levou três tiros na cabeça na manhã deste domingo (23) no bairro Nossa Senhora de Lourdes em São Lourenço (MG). De acordo com a Polícia Militar, o crime ocorreu após uma festa de carnaval na cidade e os suspeitos pelo crime estavam em uma moto. Vítima foi levada ao hospital, passou por cirurgia para retirada dos projéteis e, até a publicação desta reportagem, encontrava-se em quadro estável.

Ainda segundo informações a Polícia Militar, o homem seguia junto com três amigos para casa após festividade de carnaval, quando motociclista parou a moto ao lado deles e o garupa sacou a arma e disparou.

Os amigos acionaram o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. Os suspeitos, o atirador da garupa e o condutor da moto, não haviam sido localizados pela polícia até esta publicação. A polícia diz acreditar que o crime pode ter sido motivado por acerto de contas de dívida de drogas.

Fonte: G1 Sul de Minas

Polícia Militar prende jovem de 18 anos que estava traficando no Carnaval



Um jovem de 18 anos foi preso pela Polícia Militar na madrugada deste domingo (23), no Centro de Santana da Vargem, suspeito de tráfico de drogas. Durante as comemorações do Carnaval, denúncia anônima informava que dois rapazes estariam vendendo drogas na Praça Padre João Maciel Neiva, local da festa.

Os policiais militares encontraram os suspeitos e ao serem revistados, o jovem de 18 anos estava com uma quantidade de cocaína, dois frascos de “loló”, R$197 em dinheiro e um telefone celular. Com o outro de 21 anos, também foi encontrado um frasco de “loló”.

O mais jovem assumiu que a droga era dele e o mais velho que tinha comprado o “loló” de um desconhecido. Ambos foram presos, encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Varginha, onde foi ratificado o flagrante do jovem de 18 anos.

Fonte: Equipe Positiva

PM faz prisão de quatro homens, após roubo à posto de combustível



Durante a madrugada do dia 21 de fevereiro, por volta de 02h45min, a PM foi acionada a comparecer em um posto de combustível, localizado ás margens da rodovia Fernão Dias, no município de Itapeva/MG, onde segundo informações de um dos frentistas havia ocorrido um roubo à mão armada naquele estabelecimento.

No local, os policiais militares tomaram conhecimento, que quatro indivíduos chegaram ao local e surpreenderam os frentistas, quando eles atendiam os clientes, estando um deles armado com uma arma tipo pistola e um segundo autor com revólver. O autor que se encontrava armado com a pistola redeu um dos frentistas e o segundo autor um cliente. Em seguida um dos autores seguiu com um dos frentistas até o caixa onde roubou a quantia R$1.076,48 em cédulas diversas.

Os autores ainda exigiram mais dinheiro dos frentistas, porém após a negativa de que não havia mais nenhum valor com eles, evadiram do local tomando rumo à cidade de Camanducaia. Após serem verificadas as imagens do sistema de videomonitoramento e confirmado as vestes e as principais características dos indivíduos, os militares deram início ao rastreamento.

Durante o rastreamento, já pela manhã, os militares conseguiram localizar um dos suspeitos, o qual após ser abordado foi questionado sobre as informações de onde estaria na hora do fato, porém entrou em contradição algumas vezes até confirmar ter participado do assalto, afirmando ainda que no momento do roubo portava uma arma que não de era verdade, pois se tratava de réplica de uma pistola e ainda delatou quem eram os outros três autores que haviam participado da ação, os quais através de novas diligências foram localizados e presos em flagrante delito.

Os autores já haviam feito à divisão do dinheiro, sendo apenas parte dele sido recuperado pelos policiais. Ao serem realizadas buscas onde teriam dispensado o simulacro, foi localizada uma réplica de uma pistola, cor preta, as margens do rio Camanducaia, juntamente com as vestes usadas pelos autores.

Os quatro autores, juntamente o dinheiro e os materiais apreendidos, foram encaminhados a Delegacia de Polícia Civil de Pouso Alegre, onde foram autuados em flagrante delito.

Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional - 59º BPM

Dicas para curtir a folia sem chateação


O que levar no(a) bolso(a)?

É sempre bom carregar documentos, dinheiro, celular (com a bateria completa, de preferência) e alguns remédios – para dores de cabeça, no corpo ou ressaca.

Atenção: lembre-se de se proteger na hora da farra, tanto as mulheres quanto os homens, devem levar camisinhas para a folia e curtir a festa sem preocupação.


Cuidados com a pele

O carnaval sempre ocorre no verão e o sol faz seu trabalho muito bem em esquentar o dia! Então, lembre-se de usar protetor solar em todas as áreas que podem ser afetadas pelos Raios UV, e no rosto, um fator 50 ou 60 vai muito bem, seja curtindo o carnaval na cidade ou na praia.


Se você usa remédios de forma recorrente ou está se medicando, evite ingerir bebidas alcoólicas ou tomar energéticos. Misturar essas substâncias podem fazer mal para o corpo e dar algum efeito colateral indesejável. E lembre-se de levar os remédios com você caso precise seguir a prescrição de horário.


Posso ir sozinho?

Poder, pode, mas recomendamos que vá com amigos ou família. Esses eventos costumam ser movimentados, então caso aconteça algum problema, você terá a quem recorrer.


Vou levar meus filhos, como agir?

Se as crianças são pequenas, procure ficar em um canto mais tranquilo em que eles possam brincar livremente.
Evite as aglomerações.
Coloque uma pulseira de identificação com seu nome e telefone de contato.
Além disso, converse com seus filhos sobre um local de encontro caso eles se percam e como devem agir nesses casos.
Ah, não se esqueça que para viajar de com ônibus com os pequenos você precisa levar os documentos necessários para embarcar sem dores de cabeça.
Seja consciente, não custa nada!

Selfie
Os bons momentos precisam ser registrados, mas atenção! Certifique-se de que não há alguém observando sua ação, seja rápido e se tiver uma câmera ou celular sem uso em casa, saiba que eles são uma ótima opção para levar e fazer os registros.
Bolsas e bolsos

O ideal é não levar a bolsa, mas caso seja inevitável, tente coloca-la para frente. A mesma dica serve para os bolsos. O ideal é não usá-los, masssss se não tiver jeito, use os bolsos da frente. Uma ótima opção são as pochetes, que além de estarem na moda, garante a segurança dos seus objetos. Além disso, também tem opção de pochetes “invisíveis” que ficam por baixo da roupa.


Objetos de valor

Evite cartões de crédito, relógios caros, pulseiras de ouro, brincos e demais objetos de valor. Leve com você o básico: documento, dinheiro já trocado e carteirinha de convênio médico para emergências.
Se você faz uso de remédios


Água

Mantenha-se hidratado! Dê preferência, leve a sua própria garrafa de água. Dessa forma você cuida da saúde, economiza seu dinheiro e reduz a quantidade de lixo gerado nessa época do ano. Água de coco, caldo de cana e os sucos naturais também são ótimas opções para ajudar na hidratação.


Alimentação

Escolhas comidas leves, observe aparência dos alimentos e a higiene do estabelecimento antes de comprar o seu lanche.


Roupas e fantasias

Conforto em primeiro lugar! Use fantasias leves e calçados confortáveis para não aparecer nenhum calo ou bolha nos pés. Lembre-se que são muitos dias de folia e queremos curtir t-o-d-o-s eles, não é mesmo?

Carnaval é alegria e festa! Mas para curtir esses dias, seja consciente. Para aproveitar numa boa, evite misturar bebidas alcoólicas e principalmente dirigir depois. Não esqueça de levar preservativos na bolsa ou carteira, pra não passar por chateações. Evite brigas desnecessárias, você está ali para se divertir, certo?