É estável o quadro dos 3 pacientes isolados em Pouso Alegre

Exames já foram coletados e resultados devem sair em até uma semana. Segundo a direção do hospital, os três familiares apresentam infecção de vias aéreas.



A direção do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, em Pouso Alegre, divulgou nota no final da tarde desta quinta-feira (27) sobre a situação de saúde dos três pacientes com sintomas suspeitos de infecção pelo novo Coronavírus, que estão em área isolada do hospital.

De acordo com a nota divulgada, o quadro clínico dos pacientes é estável, mantendo apenas tratamento sintomáticos. Eles seguem internados em ala isolada, sendo assistidos pela equipe multiprofissional.

Os pacientes são da mesma família. Eles são moradores de Varginha e chegaram essa semana da Itália, onde centenas de pessoas já foram infectadas pela coronavírus. Ao chegar ao Sul de Minas, os sintomas parecidos com a doença surgiram e a família foi transferida pelo SAMU para o hospital de Pouso Alegre que é referência regional para fazer o isolamento dos pacientes durante a investigação dos casos suspeitos.

“Ressaltamos à população que as medidas necessárias estão sendo tomadas para evitar a propagação da doença. As medidas de contingência e restrição foram adotadas com sucesso”, diz a nota da direção do HCSL.

Ainda de acordo com o hospital, amostras dos pacientes já foram colhidas e enviadas para exames. Os exames são enviados à Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em Belo Horizonte, referência epidemiológica no estado. Os resultados das primeiras análises devem sair em uma semana, segundo informou a assessoria de impressa do hospital em Pouso Alegre.

Durante esse tempo, os pacientes permanecerão isolados. Mesmo com todo esse procedimento adotado, esses três pacientes ainda não aparecem na lista oficial de casos suspeitos de coronavírus do Ministério da Saúde, até a tarde desta quinta-feira (27).

Assim como essa família, há pelo menos mais três casos tratados como suspeitos de coronavírus no Sul de Minas pelas secretarias municipais de saúde. Segundo informações, essas outras suspeitas são de mais um paciente em Varginha, e um em Alfenas de pessoas que também estiveram na Itália recentemente. O outro caso é de uma mulher em Lavras que esteve na Tailândia.