Estudantes podem se inscrever no Sisu até amanhã, 1º de junho

São ofertadas 51.913 vagas de graduação em 1.462 cursos de 63 instituições de ensino, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais






Nesta edição, são ofertadas 51.913 vagas de graduação em 1.462 cursos de 63 instituições de ensino, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais.

As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de junho e os estudantes podem se inscrever aqui http://sisu.mec.gov.br/ . Para acessar o sistema, os participantes devem informar o número de inscrição e senha mais recente cadastrada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016.

No momento da inscrição, os candidatos podem escolher até dois cursos por ordem de preferência, que poderão ser alterados até o prazo limite para inscrição. Além disso, os estudantes devem definir se desejam concorrer a vagas de ampla concorrência, ou pelo sistema de cotas destinadas a estudantes de escolas públicas, ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.

O Ministério da Educação divulgará, uma vez por dia, a nota de corte de cada curso de acordo com as inscrições feitas até aquele momento e a classificação parcial do candidato na opção escolhida.

Nesse processo, será utilizada a nota do Enem 2016 e os concorrentes não podem ter zerado a redação do Exame. Além disso, algumas instituições estabelecem notas mínimas para ingresso em determinados cursos.

O Sisu terá uma única chamada e o resultado está previsto para sair 5 de junho. Nesse mesmo dia, será aberta a lista de espera, que permanecerá disponível até 19 de junho. As matrículas ocorrerão entre 9 e 13 de junho e a convocação da lista de espera será feita a partir do dia 26 de junho.


Fonte: Secretaria de Educação de Minas Gerais

Oportunidade para profissionais de turismo






Os profissionais de turismo que atuam na linha de frente da área e que quiserem se qualificar terão uma nova oportunidade para complementar a sua formação. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que estão abertas as inscrições para cursos gratuitos e on-line através do programa Brasil Braços Abertos.
Saiba mais → http://bit.ly/2qvvS1z

CNM - Confederação Nacional de Municípios

Atenção! Garanta sua vaga: Cadastramento Escolar 2018 será "VIA INTERNET" e realizado de 12 a 23 de junho



Pais ou responsáveis que desejam garantir vaga para seu filho no ensino fundamental da rede pública em 2018 e também jovens que querem retornar aos estudos já podem se programar e ficar atentos às mudanças propostas para o próximo ano.

O Cadastramento Escolar para 2018 vai acontecer de 12 a 23 de junho de 2017 e, pela primeira vez, será realizado pela internet em todo o estado de Minas Gerais.

As novidades para a realização do cadastro e da matrícula na rede pública de ensino de Belo Horizonte foram estabelecidas pela Resolução Conjunta SEE/MG – SMED/BH nº 3. Para os demais municípios do estado, as definições estão dispostas na Resolução SEE nº 3.420. Ambas foram publicadas na edição de 10 de maio do Diário Oficial de Minas Gerais.

O Cadastro Escolar estará aberto a todos os candidatos que desejam ingressar no ensino fundamental da rede pública de ensino de Minas Gerais, seja municipal ou estadual, em 2018. O cadastramento é unificado para as redes municipais e estaduais e é fundamental para o aluno garantir uma vaga em uma escola próxima de sua residência.

A inscrição é isenta de pagamento de taxas por parte do candidato e deverá ser feita através de formulário eletrônico disponibilizado na internet. Em Belo Horizonte, o cadastro deverá ser feito pelo portal da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, www.pbh.gov.br.

Nos demais municípios mineiros, o formulário eletrônico será disponibilizado pelo site da Secretaria de Estado de Educação (www.educacao.mg.gov.br). “Sendo totalmente online, não haverá prorrogação do prazo. Então, as pessoas devem ficar atentas ao período estabelecido na resolução”, afirma Vera Vidigal.

Em Belo Horizonte, quem não tiver acesso à internet deverá dirigir-se às Regionais Administrativas da Prefeitura no seu bairro ou às escolas municipais que abrem aos finais de semana.

Já no interior, deverá procurar a Secretaria Municipal de Educação da localidade em que reside. O endereço das Gerências Regionais de Educação (GERED) e a relação das escolas do PEA que possuem atendimento nos laboratórios de informática encontram-se nos Anexos I e II da Resolução.

Poderão ser inscritos no Cadastro Escolar as crianças que completarem seis anos até o dia 30 de junho de 2018, estudantes vindos de outras localidades ou transferidos de escolas particulares e candidatos ao curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino fundamental. A inscrição deve ser realizada pelo pai, mãe ou responsável ou jovens maiores de 18 anos.

Os alunos da educação infantil matriculados nas escolas e unidades municipais da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte que completarem 6 anos até 30 de junho de 2018 serão inscritos automaticamente, conforme instrução de serviço a ser publicada pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, não necessitando, portanto, de se inscreverem pela internet.

Matrícula

O encaminhamento para matrícula obedecerá, prioritariamente, ao zoneamento escolar. Esgotadas as vagas das escolas de cada zoneamento, o candidato será encaminhado para a escola pública de acesso mais fácil.

A matrícula será unificada nas redes públicas – estadual e municipal – e ocorrerá entre 11 e 15 de dezembro de 2017. Vale destacar que o aluno cadastrado deverá efetivar a matrícula nesse período, na escola para a qual foi encaminhado, para garantir a sua vaga.

“Quem perder o cadastro não terá vaga assegurada na rede pública em uma escola próxima de sua residência. Depois da matrícula de todos os alunos cadastrados, eles poderão ser encaminhados para escolas que apresentarem saldo de vagas remanescentes”, ressalta Vera Vidigal.

Para efetivação da matrícula, deverão ser apresentados, obrigatoriamente, os seguintes documentos:

- cópia e original da conta de luz da residência do candidato, em conformidade com o endereço atestado na inscrição;

- cópia e original da certidão de nascimento ou carteira de identidade,

- comprovante de escolaridade, quando for o caso de transferência de outros municípios, retorno aos estudos ou cursos da EJA.

Em Belo Horizonte, os candidatos receberão em suas residências, via Correios, correspondência informando o local da matrícula. No interior, será afixado, na Secretaria Municipal de Educação de cada cidade e nas escolas, informativo com os endereços.

Planejamento

O Cadastramento Escolar permite ao Governo do Estado e às prefeituras dimensionarem a demanda escolar, encaminhando com tranquilidade as crianças que vão iniciar os estudos, os alunos que desejam a transferência para a rede pública e os estudantes que queiram retornar à escola, seja qual for o ano do ensino fundamental.

Com a demanda apresentada no Cadastramento, Estado e municípios fazem uma análise do fluxo escolar, da capacidade física das escolas, com vistas à apresentação de proposta de expansão e/ou reorganização, buscando compatibilizar a demanda e oferta de vagas nas redes públicas de ensino.

A expectativa da SEE é de receber 160 mil inscrições no Cadastramento Escolar 2
018.

Número de presos provisórios ultrapassa vagas em unidades prisionais do Sul de Minas

Presídios na região oferecem em torno de 2,4 mil vagas para cerca de 3 mil detentos. Demora no julgamento é apontada como uma das causas da superlotação.



Por Jornal da EPTV 2ª edição

O número de presos provisórios ultrapassa quantidade de vagas oferecidas em unidades prisionais do Sul de Minas. De acordo com a Secretaria Estadual de Administração Prisional (SEAP), 47% dos detentos ainda aguardam pelo julgamento dos casos pela Justiça. Demora que segundo especialistas é uma das principais causas de superlotação nos presídios na região.

Ainda conforme a SEAP, as unidades prisionais na região oferecem em torno de 2,4 mil vagas para cerca de 3 mil detentos que ainda aguardam pelo julgamento. Além disso, cada detento custa, em média, R$ 2,4 mil por mês ao Estado.

"Acaba sendo uma escola do crime, porque ali presos provisórios, que não tem o indulto de cometer outros crimes, acabam tendo essa convivência com pessoas de alta periculosidade", alegou Alexandre José Prado Campos e Silva, Secretário Geral Adjunto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

"São pessoas que ficam muito tempo confinadas em espaço pequeno. Não têm muitas atividades para eles e isso mexe com o psicológico", informou o padre Josimar Cândido Lourenço.

Em Varginha (MG), dos 274 presos, 104 são provisórios. Enquanto isso, a Justiça busca alternativas para aliviar o sistema. "Esses presos nós concedemos essas medidas cautelares. Eles são recolhidos em suas casas a partir das 20 horas, dali só podendo se ausentar a contar das 6h do dia seguinte. Deverão ali permanecer aos domingos e feriados e não poderão ter contato com qualquer pessoa da má fama, não poderão se envolver em nenhum fato delituoso. [Tudo isso] visando que esse indivíduo não cometa um outro delito e com isso nós não tenhamos que revogar esse benefício e decretar a prisão preventiva", explicou o juiz Oilson Hoffman.

Programas de ressocialização dentro das unidades prisionais também procuram por um fim nas reincidências. "A reincidência dentro da APAC é menor de 10%, sendo que nos sistema convencional essa reincidência ela vai de 70 a 80%", disse Thomas Augusto Petrin Pinto Ribeiro, representante da Associação de Proteção aos Condenados (APAC) de Varginha.

De acordo com a assessoria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), a duração da prisão provisória depende não apenas da atuação do judiciário, mas, também, das atividades de produção de provas. Assim, não há relação entre o número de presos provisórios e a duração da prisão.

"Se a gente conseguir diminuir a reincidência, é também, uma medida muito salutar para evitar novas prisões. E, portanto, evitar minorar o problema da superlotação", disse Francisco Kupidlowski, Secretário Estadual de Administração Prisional.

1º FESTIVAL DO CAFÉ EM LAMBARI




A Aturlam - Associação Turística de Lambari-MG  prepara mais um evento para fomentar o turismo da cidade e da região do Circuito das Águas.
Vem aí o 1º Festival do Café que acontecerá na Praça Sol, nos dias 23, 24 e 25 de junho DE 2017, com exposição de produtores de Café de Lambari e da região. Uma outra atração vai ser a programação gastronômica com pratos à base de café servidos nos restaurantes e estabelecimentos que fazem parte da Aturlam. A Emater de Lambari, através do gerente José Oscar será uma parceira apoiadora.
Esse evento é mais um projeto que recebe fomento da Codemig, através de “Chamamento público de patrocínio a Projetos e Eventos nº 01/2017”, que contemplou 61 propostas, oriundas de diversos territórios de desenvolvimento do Estado de Minas.
O Café representa 62% dos recursos que giram dentro do município de Lambari e a produção do grão cresce a cada ano, o que estimula os produtores localizados nos 225 km de zona rural a se emprenharem.

Circuito Cultural de São Lourenço acontece nos dias 1, 2 e 3 de junho




*****Programação Circuito Cultural*****

*01 de junho*
14:00 hs as 17:00 hs – Oficina de reciclagem e circense
2 de Junho
9:00 hs– Oficinas de reciclagem e circense
9:00 hs - recreação infantil
14:00 hs–Oficinas de reciclagem e circense
14:00 hs - recreação infantil
17:00 hs - encerramentos das oficinas e recreação
20:00hs - Apresentação grupo Armatrux – Espetáculo “A Banda”

*3 de Junho*
9:00 hs– Oficinas de reciclagem e circense
9:00 hs - recreação infantil
15:00 hs– Apresentação de ballet infantil Studio da Dança
19:30 hs– Espaço de dança- AuyraFerrer –com espetáculo “Divertissiment”
20:15 hs –Studio de dança – Denise Fonseca – com espetáculo “Dom Quixote”
21:30 hs - Apresentação grupo Armatrux – Espetáculo “Thacht”

Dá para ouvir o som fora do carro? MULTA.

De acordo com a Resolução 624/2016, não é necessário medir o volume em decibéis, nem utilizar nenhum aparelho para medição. Basta que o som possa ser ouvido fora do veículo.

A infração é grave e vale, além da multa, 5 pontos na carteira.

Leia a resolução: http://bit.ly/Contran624


Ocorrência Policial: Homem é preso por tráfico de drogas em Soledade de Minas



Em Soledade de Minas, na tarde dessa segunda-feira, dia 29, a Polícia Militar realizou a prisão de um cidadão de 30 anos por tráfico de drogas.

Denúncias davam conta de que o autor praticava o tráfico de drogas na Rua Teodomiro Barros Costa, Centro, motivo pelo qual foi solicitado um mandado de busca e apreensão. De posse do mandado, os militares deslocaram a té a residência do autor, porém, no trajeto ele foi localizado em um bar. Ao perceber que seria abordado ele jogou uma bucha de maconha na lixeira do estabelecimento.

Durante busca pessoal foi encontrado com o autor R$ 21,95 e um aparelho celular.

Em continuidade ao mandado, os militares foram até a residência do autor, onde localizaram uma porção de maconha e duas munições calibre .22.

Diante do fato ele foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia para demais providências.

Autor: P5 do 57º BPM

Atenção Escolas da Região: CGU recebe inscrições para concurso nacional de desenho e redação



Podem participar estudantes dos Ensinos fundamental, Médio e, também, da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

A Controladoria Geral da União (CGU) está com inscrições abertas para a 9ª edição do Concurso de Desenho e Redação. A iniciativa é direcionada a estudantes regularmente matriculados em escolas públicas e privadas de todo o Brasil e tem como objetivo despertar, por meio da reflexão e do debate no ambiente educacional, o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania. Em 2016, participaram cerca de 370 mil alunos e 7 mil professores.

Podem concorrer estudantes dos Ensinos fundamental, Médio e, também, da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições e envios de trabalhos, exclusivamente pela internet, vão até 30 de setembro e podem ser feitas no www.portalzinho.cgu.gov.br/concursos. No total, cada instituição poderá inscrever e encaminhar até 14 propostas – 5 Desenhos, 8 Redações e 1 Plano de Mobilização –, desde que uma por categoria.

Com o tema ‘Todo dia é dia de cidadania’, o concurso está dividido em 14 categorias. Segundo o edital – disponível aqui – os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental poderão concorrer com desenhos. Já os estudantes do 6º ao 9º ano do Fundamental, Médio e da Educação de Jovens e Adultos deverão participar na categoria redação.

As escolas que inscreverem pelo menos um trabalho de aluno no concurso também poderão concorrer na categoria ‘Escola-Cidadã’, submetendo propostas de plano de mobilização que desenvolvem como estratégia pedagógica para debater o tema no ambiente escolar.

As propostas serão analisadas por uma comissão julgadora, composta por, no mínimo, cinco membros designados pela Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção. O resultado final será divulgado no site Portalzinho da CGU até o dia 30 de novembro de 2017.

Prêmios

Os três melhores trabalhos em cada categoria serão premiados com um tablet e certificado. Os professores orientadores desses três primeiros colocados também receberão a mesma premiação, no entanto, apenas uma vez, mesmo que tenha orientado mais de um aluno vencedor, de diferente categoria ou escola.

As escolas que apresentarem os três melhores trabalhos do tipo “Plano de Mobilização” receberão um computador e um certificado de premiação e reconhecimento emitido pela CGU. A critério da CGU, a premiação poderá ocorrer na escola em que haja vencedores ou em cerimônia específica. Caso não seja possível a realização de cerimônia, o órgão enviará o prêmio para a residência do vencedor.


Fonte: Secretaria de Educação de Minas Gerais

5 cidades mineiras para você desfrutar o turismo de bem-estar


Minas Gerais é conhecida por suas estâncias hidrominerais, onde as águas com propriedades medicinais brotam quentinhas da terra. Antigamente eram tidas como cidades curistas, e os pacientes ficavam até três meses fazendo os tratamentos. Hoje as termas e os balneários são frequentados por turistas que procuram por bem-estar e estética.

Que tal relaxar em um dos spas e curtir os banhos de imersão, de hidromassagem e de ofurô, as massagens, as duchas, as saunas, as piscinas térmicas, os tratamentos corporais e faciais? Isso sem falar dos passeios pelos parques, onde você pode fazer um tour de degustação pelas fontes.

Listamos nesta matéria 5 cidades mineiras nas quais você pode vivenciar esta experiência!




Caxambu

No Parque das Águas Lysandro Guimarães há 12 tipos diferentes de fontes, como a Beleza, que combate o estresse e revigora a pele, e a Dom Pedro, a mais antiga do parque, que ajuda na digestão e estimula o apetite. Disponibilizam também piscina de hidroterapia, saunas e tratamentos estéticos. Não perca o único gêiser do Brasil que esguicha água morninha, diariamente, por volta das 10h30, para o banho dos visitantes.

Endereço: Rua João Carlos, 100

Telefone: (35) 3341-3266

Horário de funcionamento: diariamente das 7h às 18h

Site: descubracaxambu.com.br/parquedasaguas






São Lourenço

No Parque das Águas há nove fontes de águas minerais com características distintas, às quais são atribuídas propriedades medicinais para tratar doenças como diabetes e anemia. O spa ainda promove massagens relaxantes, banhos terapêuticos e tratamentos estéticos.

Endereço: Praça João Lage, s/nº

Telefone: (35) 3332-3066

Horário de funcionamento: diariamente das 8h às 17h

Site: parquedasaguassaolourenco.com.br





Cambuquira

A cidade que já teve a água de melhor qualidade do país, segundo uma avaliação de 1997, possui cinco fontes diferentes no chamado Spa das Águas. Menor que os outros, o estabelecimento conta com massagens, salas de banho e saunas, além de tratamentos estéticos.

Endereço: Avenida Pedro Beltrão, s/nº

Telefone: (35) 3251-3023

Horário de funcionamento: quarta das 9h às 21h, e de quinta a domingo e terça das 9h às 18h.

Site: spadasaguas.com.br





Poços de Caldas

As águas termais podem ser apreciadas na Thermas Antônio Carlos, num prédio dos anos 1930. A especialidade da casa é o banho sulfuroso, recomendado para pessoas com artrite, e descrito por Olavo Bilac em seus poemas.

Endereço: Praça Pedro Sanches

Telefone: (35) 3697-2317

Horário de funcionamento: de terça a sábado das 7h às 19h e domingo das 7h às 11h30.

Site: pocosdecaldas.mg.gov.br





Araxá

Além de ser porta para a Serra da Canastra, o município de Araxá é casa do Grande Hotel, inaugurado em 1944 por Getúlio Vargas, fechado nos anos 1990, e finalmente reaberto em 2002. Entre os atrativos estão as termas de águas sulfurosas com poderes energizantes, além de tratamentos relaxantes e estéticos, como o banho de lama.

Endereço: Rua Águas do Araxá, s/nº

Telefone: (34) 3669-7000

Horário de duncionamento: segunda a sábado das 10h às 19h e domingo das 9h às 15h.

Site: tauaresorts.com.br/araxa




Dica:

Não deixe de experimentar as águas Caxambu e Cambuquira, que são naturalmente gasosas, e com status gourmet ganharam as mesas dos restaurantes mais badalados do país.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos! Conhece um dos lugares citados ou outro que não foi mencionado? Conte pra gente nos comentários!




Com informações e fotos Turismo de Minas

Festipri 2017






O Festival da Canção Prisional, o Festipri 2017, aconteceu neste sábado (27) e contou com a participação detentos de vários presídios da região. O evento foi realizado na Faculdade de São Lourenço e foram apresentadas músicas autorais em vários estilos, como sertanejo, gospel, pagode e música popular brasileira.




Polícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha apreendida no Sul de Minas

Droga foi localizada em um sítio na zona rural de Alfenas e avaliada em R$ 1 milhão.

Mais de meia tonelada de maconha foi incinerada pela Polícia Civil de Alfenas (MG) e de Paraguaçu (MG) na tarde desta segunda-feira (29). De acordo com os policiais, a droga é produto da apreensão realizada no dia 8 de maio em um sítio no bairro dos Rochas, zona rural de Alfenas.

Na ocasião, O delegado Thiago Gomes Ribeiro relatou que os 610 Kg de maconha, distribuídos em 536 tabletes, estavam escondidos em tonéis, no porão do sítio. O produto foi avaliado em R$ 1 milhão.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, a operação foi realizada após dois meses de investigação e resultou na maior apreensão da cidade. A droga foi queimada em uma caldeira de uma empresa de Paraguraçu, conforme determinação judicial.

Fonte: G1 Sul de Minas

AUTOR DE ROUBO NA CIDADE DE POUSO ALTO É PRESO NO BAIRRO TRANÇADOR EM CAXAMBU



Na tarde dessa segunda-feira, 29 de maio, a Polícia Militar de Caxambu foi acionada pelo 57º Batalhão de São Lourenço para apoiar a viatura Tático Móvel na captura de três infratores que haviam roubado uma loja de doces na cidade de Pouso Alto.

Segundo informações transmitidas por uma testemunha do fato, após o crime os autores teriam evadido num veículo GM/Kadett de cor branca em direção a cidade de Caxambu.


De posse das características dos autores repassadas pela vítima e testemunha, policiais militares patrulhavam o bairro trançador quando localizaram e abordaram o citado veículo conduzido pelo autor J.P.P.S, 36 anos. Infrator com extensa ficha criminal.

Questionado sobre o crime ocorrido, este confirmou a veracidade dos fatos e relatou que também participaram da ação os infratores G.H.A.P, 22 anos e D.S.F, 23 anos. Sendo que após chegarem a Caxambu os demais autores evadiram a pé tomando rumo desconhecido.

Diante dos fatos, foi recuperada uma parte do dinheiro subtraído e o autor preso e conduzido a delegacia de plantão de São Lourenço. O veículo utilizado no crime também foi apreendido e removido.

Polícia Militar de Caxambu

15 comidinhas que você tem que provar no interior de Minas




A culinária mineira é indiscutivelmente deliciosa e cada cidade reserva uma receita melhor que a outra. É praticamente impossível viajar pelo estado e experimentar tudo sem ganhar uns quilinhos a mais. Mas em cada município visitado podemos conhecer um pouquinho mais das delícias de Minas Gerais.

Confira a seleção de produtos e estabelecimentos tradicionais em várias cidades mineiras, visitados durante a Expedição Turismo de Minas. Tem opções para todos os gostos! Que tal se arriscar em uma aventura gastronômica pelo estado?


Coxinha do Bar Barroco – Ouro Preto

A coxinha de frango do Bar Barroco é a mais famosa de Ouro Preto. Tanto que o local é ponto de encontro dos universitários, moradores locais e visitantes. São mais de três décadas de tradição na cidade.


Picolé de coco do Picolé do Amado – São João del-Rei

O tradicional Picolé do Amado começou a produção em São João del-Rei em 1965. Atualmente já existem unidades em Tiradentes e Belo Horizonte. O picolé é feito artesanalmente com frutas frescas e ingredientes de primeira, que garantem a qualidade e o sabor inigualável.



Cookie de maracujá da Taberna D’Omar – São João del-Rei

Em um espaço rústico e agradável, a Taberna D’Omar é uma ótima opção para encher a mala de doces lembranças. São quitutes dos mais variados e a dica especial é o cookie de maracujá, uma delícia a parte que você só encontra lá.



Canudinho de doce de leite do Chico Doceiro – Tiradentes

A combinação de doce de leite e canudinho é uma das maravilhas que se encontra em Minas. Ao visitar Tiradentes o Chico Doceiro é parada obrigatória para experimentar a guloseima mais tradicional da cidade e ainda adoçar o passeio.



Pão com linguiça e queijo canastra do Queijos Califórnia – Capitólio

Em Capitólio a boa pedida é comer o delicioso pão com linguiça e queijo canastra do Queijos Califórnia, acompanhado de geleia de pimenta. É de comer rezando e vale experimentar e ainda repetir.



Esfiha de carne e ora-pro-nóbis do Al Árabe – Diamantina

Se você vai a Diamantina, não deixe de experimentar a esfiha de carne e ora-pro-nobis do Al Árabe. Um toque bem mineiro com um sabor característico da nossa terra.



Sopa de morango da Gressoney Chocolates – Monte Verde

Fundada em 1978, a primeira e única fábrica de chocolates em Monte Verde, é um destaque na cidade com várias delícias. Uma das mais conhecidas e pedidas pelo público é a sopa de morango. A combinação perfeita de morangos batidos com chocolate trufado e acompanhado de sorvete de creme. Se visitar Monte Verde já sabe onde deve garantir a sobremesa né?



Geleia cremosa de limão da A Senhora das Especiarias – Gonçalves

A Senhora das Especiarias vende várias iguarias como geleias, temperos, conservas, molhos e antepastos. A geleia cremosa de limão é divina! É impossível deixar Gonçalves sem levar um pouquinho dessas delícias na mala.



Doce de abóbora com coco do Doce da Roça – Poços de Caldas

Quando o assunto é doce, não tem nem como esquecer as barras gigantes de 100 a 500kg da Doce da Roça, que já são produzidos há três gerações. O mais famoso é o doce de abóbora com pedaços de coco. Há outras opções bem cotadas como o manjar com ameixa, o pingo de leite com amendoim, a goiabada cascão, a cocada com bananas caramelizadas, e o prestígio, além das compotas.



Coffee Shake do Unique Café Store – São Lourenço

A cafeteria se destaca no calçadão da cidade, com fachada colorida e mesas na calçada. Sofás estofados com sacas de café e parede lotada de blends, que você pode levar para casa completam o ambiente. Do local partem os passeios para a Rota do Café Especial, que visita uma lavoura premiada.



Torresmo do Bar do Bigode – Juiz de Fora

Para quem visita a cidade o torresmo do Bar do Bigode é iguaria imperdível. O bar é um point e sua fama de melhor torresmo do Brasil atrai turistas de diversos lugares. É realmente de dar água na boca. O bar serve torresmo de três tipos: “torresminho”, o torresmo de “tira”, que é suculento e o mais famoso, e o torresmo de “ponta”. Ótima pedida para um happy hour.



Pé de moleque da Barraca Vermelha – Piranguinho

Quem começou a tradição foi dona Matilde Cunha Torino, que preparava o pé de moleque para o marido vender na estação de trem, onde trabalhava na década de 30. O bico deu tão certo que até hoje o doce é vendido pelos descendentes do casal na tradicional e famosa Barraca Vermelha. Encomendas também podem ser feitas pelo site, com entrega para todo o Brasil.


Pudim de doce de leite do Armazém Bertolotti – Extrema

Para quem gosta de apreciar um docinho bem mineiro, o pudim de doce de leite mais famoso de Extrema é divino. Ganhou até um prêmio na França, como melhor pudim do mundo. No local são servidos vários pratos típicos de Minas Gerais.



Queijo Azul de Minas do Queijos Cruzília – Cruzília

O Queijo Azul de Minas tem um sabor único, feito com ingredientes de alta qualidade, produzido com leite selecionado, cepas especiais de fermento e maturado por 45 dias. Possui uma cremosidade exclusiva, certamente um queijo diferenciado, que vale muito a pena experimentar.


Pastel de angu do Jeca Tatu – Itabirito

Um espaço curioso que reúne um museu e uma lanchonete. A parada do Jeca Tatu é famosa para quem está nas redondezas de Itabirito. O principal pedido é o famoso pastel de angu, uma das delícias de Minas. No local há várias antiguidades como vinis, instrumentos, vitrolas, carros, entre outros itens.


Você gostou das nossas dicas? Conta pra gente nos comentários outras delícias que podemos experimentar no interior de Minas!

Fonte: Turismo de Minas Gerais

Confira a tabela da 2ª fase da Taça EPTV de Futsal Sul de Minas 2017

Uma equipe de cada grupo se classifica para a próxima fase da competição





Trinta equipes representantes de cidades do Sul de Minas se classificaram para a 2ª fase da Taça EPTV de Futsal. Agora apenas 10 avançam para a fase final de mata-mata da competição. E para se classificar, os times foram divididos em 10 grupos de três e se enfrentam em turno único entre os dias 15 e 29 de maio.



Taça EPTV de Futsal Sul de Minas

2ª fase:

15/05 - Segunda-feira

Ginásio Municipal, em Alpinópolis
20h30: Botelhos 6 x 1 Carmo da Cachoeira
21h00: Alpinópolis 3 x 1 Paraisópolis

Poliesportivo Tancredo Neves, em Juruaia
20h30: Guaxupé 3 x 3 Itanhandu
21h00: Juruaia 6 x 1 Itapeva



18/05 - Quinta-feira

Ginásio Campanha Esporte Clube, em Campanha
20h30: Caldas 5 x 3 Caxambu
21h00: Campanha 7 x 7 Pouso Alegre

Ginásio Municipal, em Carmo da Cachoeira
20h30: São Sebastião do Rio Verde 2 x 3 Cabo Verde
21h00: Carmo da Cachoeira 4 x 3 Elói Mendes

Ginásio Prof. Helcias Rocha, em Paraisópolis
20h30: Ijaci 1 x 4 Andradas
21h00: Paraisópolis 2 x 1 Lavras


22/05 - Segunda-feira

Ginásio Municipal, em Cabo Verde
20h30: Cassia 6 x 3 Conceição dos Ouros
21h00: Cabo Verde 2 x 2 Três Corações

Ginásio Lucio Clemente, em Itapeva
20h30: Pouso Alegre 4 x 3 Varginha
21h00: Itapeva 1 x 5 Lambari

Ginásio Municipal, em Bom Repouso
20h30: Andradas 2 x 2 Três Pontas
21h00: Bom Repouso 2 x 5 São Lourenço


25/05 - Quinta-feira

Ginásio Municipal, em Caxambu
20h30: Conceição dos Ouros 1 x 11 Baependi
21h00: Caxambu 3 x 3 Alfenas

Poliesportivo Mutucão, em Elói Mendes
20h30: Itanhandu 3 x 4 Itajubá
21h00: Elói Mendes 4 x 5 Botelhos

VTC – Minhocão, em Varginha
20h30: Santana do Jacaré 5 x 6 Bom Repouso
21h00: Varginha 2 x 6 Campanha


29/05 - Segunda-feira

Poliesportivo Tancredo Neves, em Alfenas
20h30: Baependi x Cassia
21h00: Alfenas x Caldas

Ginásio Municipal, em Lambari
20:30 h Três Corações x São Sebastião do Rio Verde
21:00 h Lambari x Juruaia

Tênis Clube, em Lavras
20:30 h Três Pontas x Ijaci
21:00 h Lavras x Alpinópolis

Ginásio Pedro Mello, em São Lourenço
20h30: Itajubá x Guaxupé
21h00: São Lourenço x Santana do Jacaré

Fonte: G1 Sul de Minas

Minasul participa de Dias de Campo da Fundação Procafé



Nos dias 31 de maio e 1º de junho, a Fundação Procafé oferece Dias de Campo, a ser realizado em Varginha. Os tradicionais Dias de Campo da entidade têm como objetivos a difusão de tecnologia e inovação, com a apresentação dos resultados da pesquisa cafeeira realizada pela Procafé. Para este ano, a organização mostra novidades em campo com soluções tecnológicas que contribuam para uma boa produção e redução de custos.

A Minasul – Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha, além de apoiar os Dias de Campo, irá marcar presença no evento em Varginha. A cooperativa estará com dois estandes: um para exposição de máquinas e implementos. O outro estará dentro do pavilhão da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais), com ações promocionais dos cafés especiais de cooperados Minasul.

O evento será nos dias 31 de maio e 1º de junho, às 8h, na Fazenda Experimental de Varginha. Mais informações pelo telefone (35) 3214-1411


Por Eliana Sonja

Fique por dentro dos seus direitos: O pedido demorou demais no restaurante. Posso deixar de pagar?

Veja o que fazer nessa e em outras situações de práticas abusivas comuns






Não é só criança. Você também fica bravo quando está roxo de fome e nada do prato chegar no restaurante. Já reclamou e não adiantou? Saiba que tem todo o direito de ir embora se o seu pedido demorar demais para chegar.

Você só é responsável por pagar o que consumiu. Se o prato ainda não veio, mesmo depois de questionar o garçom, você pode ir embora sem pagar, segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Se o pedido está lento, é de bom tom perguntar para o garçom quanto tempo ainda vai demorar, como orienta o advogado do Idec Igor Marchetti. Se a preparação de um prato específico for mais lenta, o atendente precisa avisar antes.

Só vá embora sem pagar se o prato demorar mais do que o prometido e, é claro, se optar por não consumi-lo. “Explique com calma, sem brigar, que você foi mal informado sobre o tempo de espera e que a prestação do serviço não foi cumprida, por isso está indo embora”, orienta o advogado.
Outras práticas abusivas

Essa é uma entre várias práticas abusivas comuns em restaurantes. Os estabelecimentos não podem, por exemplo, se negar a dividir um prato entre duas pessoas, nem cobrar taxa por desperdício.

“Nesse caso, o restaurante pode adotar alguma política de incentivo para quem não desperdiçar, mas não cobrar por algo que o consumidor já pagou”, explica o advogado do Idec.

Se a comida vier com cabelo, bicho, sabor ou cheiro estranho, o consumidor pode exigir um novo prato ou se recusar a pagar, não importa a quantidade já consumida. Nesse caso, além de reclamar no estabelecimento ou nas redes sociais, é importante formalizar a denúncia no órgão de vigilância sanitária do município.

Em pizzarias, depois que o Procon vetou a cobrança de pizza de dois sabores com preço da mais cara, o Idec passou a recomendar que os consumidores exijam a cobrança proporcional do valor. No entanto, cada estabelecimento é livre para determinar o seu preço.

Fonte: Exame

Você conhecia esses direitos? Deixe seus comentários.

Tradicional Festa do Asilo Santo Antônio em Caxambu, começa no dia 10 de junho





A Tradicional Festa do Asilo Santo Antônio, com uma causa muito nobre, este ano acontecerá nos dias 10, 11 e 13 junho. Mais uma vez, os velhinhos atendidos pela instituição contam com a colaboração e solidariedade dos caxambuenses.


A festa contará com as seguintes atrações:

*Bar
*Caipirinha do Paulão
*Pizza
*Pastel
*Canjicada
*Chocolate quente
*Cachorro quente
*Pipoca
*Pão com pernil
*Doces
*Caldos
*Cumbuca
*Pescaria
*Bazar
*Brechó
*Brinquedos para as crianças
*Música ao vivo com:
🎧 Caroço de Banana (Sábado)
🎧 Quarteto do Samba (Almoço de domingo)
🎧 Trio Coyotes (Fim de tarde)




Serviço

Festa do Asilo Santo Antônio

Local: Asilo Santo Antonio - Av Dr Henrique Monat, s/n - Caxambu, Minas Gerais

Dias: 10, 11 e 13 junho

Compareça, prestigie, divirta-se ajudando a quem precisa!

Blitze da Lei Seca prendem 13 neste sábado (27/5)

As operações simultâneas foram coordenadas pela Sesp e aconteceram em 18 cidades do estado


Para conscientizar sobre os riscos da mistura álcool e direção, ainda dentro da Campanha do Maio Amarelo, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) realizou na madrugada deste sábado (27/5) blitze especiais e simultâneas da Lei Seca na capital e outros 17 municípios do Estado.

As ações levaram à prisão de 13 pessoas. Onze por crime de trânsito (teste do bafômetro com valores superiores a 0,33 mg/l), uma por porte de droga, na capital, e outra por estar dirigindo sob efeito de substâncias psicoativas, em Uberaba, no Triângulo.

Outros 46 condutores tiveram a carteira de habilitação recolhida e receberam multas no valor de R$ 2.934,70 por serem flagrados cometendo infração de trânsito. Ou seja, o teste de bafômetro indicou entre 0,05 e 0,33 mg/l - miligramas por litro de ar expelido em mais um dia de blitze da "Campanha Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida"

As operações simultâneas foram coordenadas pela Sesp e aconteceram nas cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Vespasiano e Poços de Caldas.

Participaram da ação a Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal de Belo Horizonte e de algumas cidades do interior e BHTrans. As abordagens aconteceram dentro das cidades e em rodovias.

Vale destacar que, em abril do último ano, a Sesp adquiriu 10 0 etilômetros para reforçar as ações de Lei Seca no interior.


Fonte: Agência Minas

Presídio de São Lourenço inaugura ala de trabalho para os detentos em regime semiaberto

Local abriga uma fábrica de brinquedores de madeira, além de ter espaço também para os presos dormirem à noite.



O presídio de São Lourenço (MG) inaugurou uma nova ala para os presos do regime semiaberto na manhã deste sábado (27) . O novo pavilhão foi construído do lado de fora do prédio principal e será utilizado como uma área para trabalho e um local para os detentos passarem a noite.

O presídio tem capacidade total para 220 pessoas. O novo espaço conta com duas celas com capacidade para 80 presos, além de ter uma fábrica de brinquedos de madeira onde os presos poderão trabalhar. O local já funcionava com 17 detentos.

Segundo a Secretaria do Estado de Administração Prisional, os presos irão trabalhar durante o dia e retornam a noite para dormir. Além de São Lourenço, Alfenas (MG), Itajubá (MG), Divinópolis (MG) e Montes Claros (MG) devem receber novas unidades prisionais no Estado.

Fonte: G1 Sul de Minas

SIMULAÇÃO DE ACIDENTE EM SÃO LOURENÇO ALERTA MOTORISTAS PARA O MAIO AMARELO



A Gerência de Trânsito de São Lourenço, a Policia Militar e o Corpo de Bombeiros realizaram uma simulação de acidente com vítima, na manhã deste sábado (27) no Centro da cidade.
O fictício acidente de trânsito envolveu um motociclista e um pedestre. Na simulação, a Polícia Militar se depara com o ocorrido e inicia as primeiras providências. A SL Trans chega ao local e realiza o desvio do fluxo de trânsito. O Corpo de Bombeiros realiza os procedimentos de primeiros socorros e levam a vítima para o hospital. Tudo ocorreu sobre os olhares sensibilizados da população.
Esta simulação faz parte da campanha Maio Amarelo, que está sendo promovida em todo o Brasil e aqui em São Lourenço, sendo ressaltada pela SLTrans. A campanha busca conscientizar sobre a prevenção de acidentes no trânsito. O objetivo é ressaltar a importância e o respeito às normas de trânsito. Atravessar na faixa de pedestres e utilizar equipamentos de segurança como o capacete, cinto de segurança, e etc ajudam a prevenir acidentes e salvar vidas.




ASCOM/PMSL

Fique por dentro de seus direitos: Quem paga pelas dívidas do falecido?

Dívidas em nome da pessoa falecida podem ser cobradas dos herdeiros ou de parentes?






Embora ocorra num momento difícil para a família o inventário é um procedimento indispensável para que haja a partilha dos bens deixados pela pessoa falecida.

Muitas dúvidas surgem nessa hora, não apenas com relação à divisão dos bens propriamente dita, mas também, e principalmente, quanto ao pagamento das dívidas deixadas pela pessoa falecida. Por isso, tentaremos esclarecer de forma simples como as dívidas devem ser pagas e, sobretudo, se existe responsabilidade dos herdeiros pelas dívidas deixadas.

Quando alguém falece, seu patrimônio, que é formado por todos os bens, direitos e obrigações do de cujus (falecido), passa a ser chamado de espólio.

O espólio deve ser partilhado entre todos os herdeiros por meio do inventário, sendo representado pelo inventariante, pessoa responsável por administrar a herança durante o procedimento de inventário até a efetiva partilha dos bens.

Eventuais dívidas deixadas pelo de cujus devem ser pagas por meio de recursos do próprio espólio, até o limite deste. Quitadas as dívidas, o saldo restante, se existente, será partilhado entre os herdeiros.

Se a cobrança da dívida for posterior à partilha cada herdeiro responde proporcionalmente ao quinhão que lhe cabe, até o limite da herança recebida. (art. 1.997 do Código Civil e art. 796 do Código de Processo Civil)

Assim, não existe herança de dívida. O herdeiro não responde com seus próprios bens por dívidas deixadas pela pessoa falecida.

O que ocorre é o pagamento da dívida com os recursos deixados pelo próprio falecido, e posteriormente a divisão dos bens restantes; ou então, a cobrança proporcional ao quinhão recebido por cada um dos herdeiros, até o limite da herança recebida.

Antes mesmo de se iniciar um procedimento de inventário certas providências devem ser tomadas a fim de evitar transtornos que possam atingir diretamente o patrimônio a ser partilhado. Eis alguns exemplos:

Cartões de crédito

É importante realizar o cancelamento dos cartões de crédito da pessoa falecida, pois eventual multa e juros por atraso ou falta de pagamento de fatura podem ser cobrados do espólio, diminuindo o seu patrimônio líquido e prejudicando a herança.

Crédito consignado

As dívidas de crédito consignado (empréstimo feito com desconto direto em folha de pagamento) são tratadas de maneira diferente.

A regra aplicada neste caso é ainda mais benéfica: os empréstimos consignados em folha são extintos quando o consignante (pessoa que pediu o empréstimo) falece. Ou seja, nem a herança, muito menos os herdeiros, responderão por esta dívida. (Lei 1.046/50, art. 16)

Contratos de financiamento

Caso exista financiamento contratado pelo falecido é importante verificar se no contrato prevê a contratação acessória de seguro por morte ou invalidez permanente (também conhecido como seguro prestamista), caso em que a seguradora será responsável pelo saldo da dívida (dependendo do contrato), evitando-se, assim, a inadimplência e consequentes dívidas contratuais.

Obs.: O teor deste artigo é meramente informativo. Para maiores esclarecimentos consulte um advogado de sua confiança.


Murilo LemesAdvogado
Atuante na área empresarial: Contencioso Cível estratégico (com foco em empresas); Consumidor; Recuperação de crédito extrajudicial (notificações) e judicial (execuções e cobranças); Atuação na área contenciosa trabalhista (foco em empresas), participação em audiências; Atuante na área estratégica empresarial: consultoria e assessoria empresarial (contratos, planejamento, reestruturação e recuperação de empresas, elaboração de Plano de Negócio); Conhecimentos de legalização: abertura, alteração e encerramento de empresas; elaboração de minutas, atos constitutivos e demais documentos societários; Advocacia extrajudicial: diligências nos mais diversos órgãos públicos (municipais, estaduais e federais) e privados; Participação em reuniões estratégicas e acompanhamento de negociações.

PM DE CAXAMBU PRENDE SEIS HOMENS POR TRAFICO DE DROGAS NO BAIRRO ALTO SANTA RITA



Na noite desse sábado, 27 de maio, a Polícia Militar de Caxambu recebeu uma denúncia anônima através do 190 onde o interlocutor narrava que haviam vários infratores realizando tráfico de drogas na rua Trinta e Um, bairro Alto Santa Rita. De posse das informações, a PM deslocou até o bairro onde localizou os seis possíveis autores e um menor adolescente. Submetidos a busca pessoal, nada de ilícito foi encontrado, porém, após uma varredura pelas imediações foram encontrados próximos a um poste dois invólucros de maconha. Questionados sobre a propriedade da droga encontrada, ninguém assumiu a autoria. Diante do exposto, foi dado voz de prisão e apreensão a todos os envolvidos e conduzidos a delegacia de plantão de São Lourenço.

Polícia Militar de Caxambu

https://www.facebook.com/policiamilitar.decaxambu/

Quadrilha é presa após perseguição policial no Centro de Cambuquira, MG

Grupo é suspeito de aplicar golpes em diversas cidades do Sul de Minas



Quatro homens foram presos após uma perseguição policial em Cambuquira (MG) na tarde desta sexta-feira (26). De acordo com a Polícia Civil, eles são suspeitos de aplicar golpes em diversas cidades do Sul de Minas.

Ainda conforme os policiais, a quadrilha é de São Paulo, mas usava documentos falsos de moradores da região para sacar benefícios do PIS/PASEP. Alguns documentos e R$ 8 mil em dinheiro foram apreendidos com os suspeitos.A polícia informou que eles já vinham sendo investigados.

Os suspeitos foram localizados em uma pousada no Centro de Cambuquira e tentaram fugir. Durante a perseguição, um deles acabou sendo atingido por um tiro.

O grupo foi encaminhado para o presídio de Três Corações (MG), mas um casal que também faria parte da quadrilha segue foragido.

Fonte: G1 Sul de Minas

Com 830 municípios, Jogos Escolares de Minas Gerais têm recorde de inscritos

Competição escolar já abrange 97% das cidades mineiras e se confirma como a maior do país, com participação de 35 mil alunos-atletas



Está estabelecido o novo recorde de municípios inscritos nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg). Com o encerramento do período de inscrições, o número final é de 830 cidades que se garantiram na competição realizada pelas Secretarias de Estado de Esportes (Seesp) e Educação (SEE). A nova marca ultrapassou o recorde anterior de 815 inscritos em 2016.

Abrangendo 97% dos municípios mineiros, o Jemg se reafirma como a maior competição escolar do país, o que é motivo de comemoração, segundo o secretário de Estado de Esportes, Arnaldo Gontijo.

“Os Jogos Escolares já têm seu lugar no coração da população mineira, a quem também atribuímos todo esse sucesso. Pais, familiares, professores, diretores, e os nossos milhares de alunos-atletas, que todos os anos aguardam ansiosamente a oportunidade de competir defendendo suas escolas, fazem do Jemg o maior evento esportivo do Brasil”, diz.

Ao longo de suas edições, os Jogos foram responsáveis por revelar atletas que já se destacam nos cenários esportivos nacional e internacional. Recentemente, a atleta Núbia Soares, campeã do Jemg e do JEJ em 2012, obteve o índice que a classificou para a disputa do salto triplo no Mundial de Atletismo que será realizado em Londres, no mês de julho. No ano passado, ela participou dos Jogos Rio 2016.

Presença nas convocações da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, a goleira Camila Menezes joga no América e também foi campeã do Jemg.

Além disso, participaram da competição escolar nove dos 14 paratletas mineiros convocados para os Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2017, realizados em São Paulo no último mês de março.

Fábio Bernardes, do tênis de cadeira de rodas, conquistou uma medalha de ouro e outra de prata, enquanto Laila Garcia, campeã do Jemg em 2015, faturou cinco medalhas na natação: quatro de ouro em provas individuais e um bronze no revezamento.

Em 2017, o Jemg deverá contar com a participação de 35 mil alunos-atletas de 12 a 17 anos de cerca de 2 mil escolas públicas e privadas de todo o estado. Os campeões disputarão as etapas nacionais: os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) e as Paralimpíadas Escolares, que reúnem estudantes de todo o Brasil.

Etapas

De 1º de maio a 18 de junho estão sendo realizadas as etapas microrregionais em 49 cidades-sede, divididas no âmbito das Superintendências Regionais de Ensino (SRE). Nesta fase, acontecem as disputas de basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez, nos naipes masculino e feminino.

Os campeões de cada modalidade coletiva e os quatro primeiros colocados do xadrez se classificam para a etapa regional, que serão realizadas entre 10 e 15 de julho em seis sedes, onde também ocorrem as competições de peteca e vôlei de praia.

A etapa estadual é a última fase do Jemg. Nela, são realizadas, além das modalidades coletivas, atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, judô, luta olímpica, natação e tênis de mesa. Flag football, rúgbi e skate acontecem em caráter de demonstração.

Também fazem parte do programa da estadual os esportes paralímpicos: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. A modalidade de parabadminton acontece em caráter de demonstração.

Fonte: Agência Minas

HOSPITAIS EM LUTO

Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de MG colocaram faixas pretas nas entradas dos prédios



O HOSPITAL SÃO LOURENÇO está entre os filantrópicos de Minas Gerais que participaram de uma ação coletiva nesta sexta-feira, 26/05, a partir das 8h. Em Minas, pelo menos 128 hospitais filantrópicos sofrem com atrasos nos repasses de recursos e com uma dívida do Governo de MG, que já ultrapassa R$ 250 milhões.

No dia 26/05, os usuários do Hospital São Lourenço (assim como os de todos os demais filantrópicos mineiros) receberam, em suas recepções, um panfleto com informações sobre a crise no setor. Mais de 20 hospitais confirmaram participação no movimento e estão à disposição para mostrar as dificuldades que enfrentam para garantir atendimento à população.

A iniciativa é da FEDERASSANTAS, que representa as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas. A Federação já se mobiliza para entrar na Justiça para que as autoridades cumpram com os pagamentos atrasados e dívidas. Também no dia 26/05, a presidente da FEDERASSANTAS, Kátia Rocha, estava à disposição da imprensa para dar esclarecimentos sobre as ações do setor para reverter esse quadro, que já coloca as entidades de saúde em alerta, como Conselhos Regionais de Medicina, de Enfermagem e de Farmácia.

Sem recursos, vários hospitais deram início à suspensão de importantes serviços à população e ao corte de leitos para pacientes do SUS. Agora, as internações só são feitas quando há condições mínimas necessárias para se garantir o atendimento aos pacientes.

VOCÊ SABIA?
A maioria dos valores pagos pelo SUS, para cada um dos serviços prestados, não tiveram aumento nos últimos anos. Para se ter uma ideia, para atender um paciente numa consulta de urgência, os hospitais filantrópicos recebem do governo apenas R$ 11,00! Com esse dinheiro, hoje em dia, não dá para comprar um pacote de arroz!

E quando o dinheiro chega, vem com atrasos de até 90 dias!

Os filantrópicos atendem todas as cidades de Minas e representam 70% das internações de pacientes do SUS.

Em 2016, esses hospitais garantiram mais de 800 mil internações; mais de 320 mil cirurgias e quase 1 milhão e meio de tratamentos contra o câncer. Além disso, 57% dos partos, pelo SUS, foram realizados pelos filantrópicos.

FILANTRÓPICOS UNIDOS NA LUTA PELA VIDA!

Informações Hospital de São Lourenço

Fique atento aos seus direitos! Dívida prescrita: cobrança indevida

Dívida bancária que ultrapassou o prazo de 5 anos não pode ser cobrada. Em caso de negativação dos dados pessoais, nasce para o consumidor lesado o direito à indenização por danos morais.


É muito comum o consumidor bancário ser lesado em sua moral pela negativação de seus dados nos órgãos de proteção ao crédito. Porém, muitas vezes a negativação é indevida por um motivo muito recorrente: o direito de ação de cobrança do banco prescreveu.

Ontem recebi em meu escritório um cliente que veio reclamar que estava sendo cobrado por uma dívida atualizada pelo banco no valor de R$ 16.000,00 (dezesseis mil reais). Um valor muito alto para quem contratou um crédito bancário de R$ 3.000,00 (três mil reais).

O cliente recebeu uma notificação extrajudicial e diversos telefonemas de outra empresa que diz ter sido contratada pelo banco credor para realizar uma “proposta imperdível” de quitar o débito pagando tão somente R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

Proposta tentadora se o direito de cobrar do banco não estivesse com a “data de validade vencida”.

A lei civil brasileira determina um prazo para que as instituições bancárias realizem cobranças do crédito delas perante seus clientes.

De acordo com a lei, o banco tem 5 (cinco) anos, a contar do fato gerador da dívida, para realizar cobranças utilizando-se dos meios judicial e extrajudicial (ex. Negativação em órgãos de proteção ao crédito ou protesto junto ao cartório etc...). Observação: o prazo pode variar dependendo da natureza do débito.

Porém, muitas vezes o dispositivo legal não é observado pelas instituições bancárias que, sabendo da prescrição, vendem o crédito para outras empresas (muitas vezes denominadas “recuperadoras de crédito”). Tais empresas compram o crédito do banco por um valor muito menor e a partir daí iniciam uma série de cobranças junto aos consumidores que desavisados pagam a dívida, que apesar de devida, não pode mais ser executada.

É claro que se a consciência do cidadão diz que ele deve pagar, obviamente é o mais correto a se fazer. Porém as empresas não têm o direito de exigir o pagamento da dívida utilizando dos meios coercitivos, como a negativação dos dados no SPC/SERASA, o protesto em cartório e até mesmo processo judicial.

É comum essas empresas ameaçarem os consumidores de ajuizarem demanda judicial caso os mesmos não paguem a dívida. Porém tais ameaças não devem ser levadas em consideração, pois caso essas empresas assim o façam, surge para o consumidor o direito de ingressar com uma ação judicial requerendo indenização por danos morais em razão da cobrança indevida.

Ressalte-se: a cobrança de débito prescrito é ilegal e gera para o consumidor o direito de se ver indenizado pelos danos morais.

Atualmente, os tribunais têm aplicado o entendimento de que a simples negativação dos dados do consumidor nos órgãos de proteção ao crédito já gera o dever de indenizar. É o chamado dano moral presumido.

Diante disso, o consumidor deve ficar atento ao receber uma “proposta imperdível” para quitar um débito gerado há muitos anos. Certamente esse débito está prescrito.

Você, consumidor que passa por uma situação semelhante, converse com um advogado da sua região e tire suas dúvidas.

Fonte: https://www.meuadvogado.com.br/entenda/divida-prescrita-cobranca-indevida.html

23/05/2016. Enviado por Sra. Sandra Muniz Rodrigues em Consumidor


Roberto Ferreira de Macedo
Assessoria Jurídica
Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Luterana do Brasil (2010) Cursando pós-graduação em Direito Processual Civil pela Unisc/Ena-Oab (2016-2018) Pós-graduado em Gestão e Educação Ambiental pela Uniasselvi Pós-Ead (2013)