5 cidades mineiras para você desfrutar o turismo de bem-estar


Minas Gerais é conhecida por suas estâncias hidrominerais, onde as águas com propriedades medicinais brotam quentinhas da terra. Antigamente eram tidas como cidades curistas, e os pacientes ficavam até três meses fazendo os tratamentos. Hoje as termas e os balneários são frequentados por turistas que procuram por bem-estar e estética.

Que tal relaxar em um dos spas e curtir os banhos de imersão, de hidromassagem e de ofurô, as massagens, as duchas, as saunas, as piscinas térmicas, os tratamentos corporais e faciais? Isso sem falar dos passeios pelos parques, onde você pode fazer um tour de degustação pelas fontes.

Listamos nesta matéria 5 cidades mineiras nas quais você pode vivenciar esta experiência!




Caxambu

No Parque das Águas Lysandro Guimarães há 12 tipos diferentes de fontes, como a Beleza, que combate o estresse e revigora a pele, e a Dom Pedro, a mais antiga do parque, que ajuda na digestão e estimula o apetite. Disponibilizam também piscina de hidroterapia, saunas e tratamentos estéticos. Não perca o único gêiser do Brasil que esguicha água morninha, diariamente, por volta das 10h30, para o banho dos visitantes.

Endereço: Rua João Carlos, 100

Telefone: (35) 3341-3266

Horário de funcionamento: diariamente das 7h às 18h

Site: descubracaxambu.com.br/parquedasaguas






São Lourenço

No Parque das Águas há nove fontes de águas minerais com características distintas, às quais são atribuídas propriedades medicinais para tratar doenças como diabetes e anemia. O spa ainda promove massagens relaxantes, banhos terapêuticos e tratamentos estéticos.

Endereço: Praça João Lage, s/nº

Telefone: (35) 3332-3066

Horário de funcionamento: diariamente das 8h às 17h

Site: parquedasaguassaolourenco.com.br





Cambuquira

A cidade que já teve a água de melhor qualidade do país, segundo uma avaliação de 1997, possui cinco fontes diferentes no chamado Spa das Águas. Menor que os outros, o estabelecimento conta com massagens, salas de banho e saunas, além de tratamentos estéticos.

Endereço: Avenida Pedro Beltrão, s/nº

Telefone: (35) 3251-3023

Horário de funcionamento: quarta das 9h às 21h, e de quinta a domingo e terça das 9h às 18h.

Site: spadasaguas.com.br





Poços de Caldas

As águas termais podem ser apreciadas na Thermas Antônio Carlos, num prédio dos anos 1930. A especialidade da casa é o banho sulfuroso, recomendado para pessoas com artrite, e descrito por Olavo Bilac em seus poemas.

Endereço: Praça Pedro Sanches

Telefone: (35) 3697-2317

Horário de funcionamento: de terça a sábado das 7h às 19h e domingo das 7h às 11h30.

Site: pocosdecaldas.mg.gov.br





Araxá

Além de ser porta para a Serra da Canastra, o município de Araxá é casa do Grande Hotel, inaugurado em 1944 por Getúlio Vargas, fechado nos anos 1990, e finalmente reaberto em 2002. Entre os atrativos estão as termas de águas sulfurosas com poderes energizantes, além de tratamentos relaxantes e estéticos, como o banho de lama.

Endereço: Rua Águas do Araxá, s/nº

Telefone: (34) 3669-7000

Horário de duncionamento: segunda a sábado das 10h às 19h e domingo das 9h às 15h.

Site: tauaresorts.com.br/araxa




Dica:

Não deixe de experimentar as águas Caxambu e Cambuquira, que são naturalmente gasosas, e com status gourmet ganharam as mesas dos restaurantes mais badalados do país.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos! Conhece um dos lugares citados ou outro que não foi mencionado? Conte pra gente nos comentários!




Com informações e fotos Turismo de Minas