Atenção Escolas da Região: CGU recebe inscrições para concurso nacional de desenho e redação



Podem participar estudantes dos Ensinos fundamental, Médio e, também, da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

A Controladoria Geral da União (CGU) está com inscrições abertas para a 9ª edição do Concurso de Desenho e Redação. A iniciativa é direcionada a estudantes regularmente matriculados em escolas públicas e privadas de todo o Brasil e tem como objetivo despertar, por meio da reflexão e do debate no ambiente educacional, o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania. Em 2016, participaram cerca de 370 mil alunos e 7 mil professores.

Podem concorrer estudantes dos Ensinos fundamental, Médio e, também, da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições e envios de trabalhos, exclusivamente pela internet, vão até 30 de setembro e podem ser feitas no www.portalzinho.cgu.gov.br/concursos. No total, cada instituição poderá inscrever e encaminhar até 14 propostas – 5 Desenhos, 8 Redações e 1 Plano de Mobilização –, desde que uma por categoria.

Com o tema ‘Todo dia é dia de cidadania’, o concurso está dividido em 14 categorias. Segundo o edital – disponível aqui – os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental poderão concorrer com desenhos. Já os estudantes do 6º ao 9º ano do Fundamental, Médio e da Educação de Jovens e Adultos deverão participar na categoria redação.

As escolas que inscreverem pelo menos um trabalho de aluno no concurso também poderão concorrer na categoria ‘Escola-Cidadã’, submetendo propostas de plano de mobilização que desenvolvem como estratégia pedagógica para debater o tema no ambiente escolar.

As propostas serão analisadas por uma comissão julgadora, composta por, no mínimo, cinco membros designados pela Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção. O resultado final será divulgado no site Portalzinho da CGU até o dia 30 de novembro de 2017.

Prêmios

Os três melhores trabalhos em cada categoria serão premiados com um tablet e certificado. Os professores orientadores desses três primeiros colocados também receberão a mesma premiação, no entanto, apenas uma vez, mesmo que tenha orientado mais de um aluno vencedor, de diferente categoria ou escola.

As escolas que apresentarem os três melhores trabalhos do tipo “Plano de Mobilização” receberão um computador e um certificado de premiação e reconhecimento emitido pela CGU. A critério da CGU, a premiação poderá ocorrer na escola em que haja vencedores ou em cerimônia específica. Caso não seja possível a realização de cerimônia, o órgão enviará o prêmio para a residência do vencedor.


Fonte: Secretaria de Educação de Minas Gerais