Etapa Municipal do JEMG/2014 em Caxambu

Terminou ontem (27/02) a Etapa Municipal do JEMG/2014, no município de Caxambu.
Foram realizados no período de 25 à 27/02, no Ginásio Jorge Curi, jogos nas seguintes modalidades esportivas: Futsal, Handebol, Basquetebol e Voleibol. A competição definiu as escolas que representarão o município na etapa Microrregional que acontecerá na cidade de Baependi/MG, 
o evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Esportes com o total apoio da Prefeitura de Caxambu. Parabenizamos aos atletas que com muita garra defenderam suas escolas, as animadas torcidas, aos professores e a todos envolvidos neste evento, cuja organização, o espírito esportivo e a alegria da juventude merecem destaque.

Confira os resultados:
Equipes classificadas para Fase Microrregional:

Futsal Masculino Mód. I - Polivalente
Futsal Masculino Mód II - CEGG
Basquete Masculino Mód II - Col. Dom Ferraz
Handebol Masculino Mód I - EERMA
Handebol Masculino Mód II - EERMA
Handebol Feminino Mód I - EERMA
Handebol Feminino Mód II - Polivalente
Voleibol Feminino Mód I - Polivalente
Voleibol Feminino Mód II - EERMA
Voleibol Masculino Mód II - Polivalente 






Por Roberta Pimenta/Jornal I9 Minas

57º BPM entrega viaturas à cidades do Sul de Minas


Na manhã da última quinta-feira (27/02) 15 viaturas foram entregues pelo comando do 57º BPM à seguintes cidades do Sul de Minas: Caxambu, São Lourenço, Aiuruoca, Baependi, Cruzília,  Carvalhos, Bocaina de Minas, Carmo de Minas, Itamonte, Minduri, Itanhandu e Seritinga. O delegado Regional da 3ª DRPC, Dr. Luciano Belfort esteve no evento e conversou longamente com o Tenente Coronel Valério e com o Major Paulo Márcio.
A entrega dessas viaturas faz parte das medidas anunciadas pelo Governador Antônio  Anastasia, no dia 17 de fevereiro, no âmbito da segurança pública no Estado. Além do reforço da frota de veículos, haverá aumento do número de policiais militares e civis para ampliar a prevenção, repressão e elucidação de crimes; utilização de recursos tecnológicos e estruturação de funções, permitindo mais rapidez e eficiência no atendimento de ocorrências e facilitando o registro de crimes.
Anastasia explicou os critérios para distribuição dos veículos entregues. “Essas viaturas são destinadas especialmente para as menores cidades de nosso Estado. A Polícia Militar está presente em todos os rincões de Minas Gerais, levando a prevenção e a sensação subjetiva de segurança ao cidadão mineiro”.


O prefeito de Caxambu, Jurandir Belini recebeu das mãos do Major Paulo Márcio as chaves da viatura de Caxambu e elogiou a atitude do Governo do Estado em prol da segurança pública da região. “Ações como esta ampliam a sensação de segurança dos moradores da cidade e daqueles que a visitam”, disse o prefeito .


Com informações 57º BPM




POLÍCIA MILITAR INTENSIFICA AÇÕES NO SUL DE MINAS

O Comando do 57º BPM com sede em São Lourenço divulgou nota no final da tarde de ontem (26/02) informando sobre as ações policiais que estão sendo desenvolvidas na região das Terras Altas da Mantiqueira com objetivo claro de devolver a sensação de segurança aos pacatos cidadãos da região. A nota fala das ações, dos reforços e de todas as estratégias que serão utilizadas para coibir possíveis atos contra o cidadão de bem.
Leia a nota da PM/MG na íntegra:
"NO ULTIMO FINAL DE SEMANA, A TRANQUILIDADE DOS MORADORES DA REGIÃO DAS TERRAS ALTAS DA MANTIQUEIRA NO SUL DE MINAS, FOI QUEBRADA.
DURANTE A MADRUGADA DE SÁBADO (22), UM GRUPO DE CRIMINOSOS ORIUNDO DO ESTADO DE SÃO PAULO, INVESTIRAM CONTRA AGÊNCIAS BANCÁRIAS DA PACATA CIDADE DE ITAMONTE/MG, NO INTUITO DE EXPLODIREM CAIXAS ELETRÔNICOS. PORÉM, ATRAVÉS DE UMA AÇÃO CONJUNTA DAS POLICIAS DE MINAS, SÃO PAULO E RODOVIÁRIA FEDERAL, A QUADRILHA FOI DESCOBERTA, OCORRENDO UM CONFRONTO QUE REDUNDOU EM NOVE SUSPEITOS MORTOS E OUTROS SEIS PRESOS.
EM RAZÃO DESSE ACONTECIMENTO, VÁRIAS SÃO AS AÇÕES QUE VEM SENDO DESENCADEADAS PELOS ORGANISMOS POLICIAIS.
A POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE MINAS GERAIS, PREOCUPADA COM A SENSAÇÃO DE SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS, INTENSIFICOU O POLICIAMENTO NA REGIÃO, COM POLICIAIS DO 57º BPM, DA 17ª RPM, DA 17ª COMPANHIA DE MISSÕES ESPECIAIS, DO RADIO PATRULHAMENTO AÉREO E COM INTEGRANTES DO BATALHÃO ROTAM DE BELO HORIZONTE/MG.
DE FORMA ESTRATÉGICA O PATRULHAMENTO MOTORIZADO FOI OTIMIZADO E ESTÃO SENDO REALIZADAS INÚMERAS OPERAÇÕES, TAIS COMO, BLITZ DE TRÂNSITO, BATIDAS POLICIAIS, ABORDAGENS A PESSOAS E VEÍCULOS SUSPEITOS, CUMPRIMENTO DE MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO E MANDADOS DE PRISÃO, DENTRE OUTRAS.
TAMBÉM INTEGRAM AS AÇÕES, VISITAS TRANQUILIZADORAS A MORADORES E COMERCIANTES, BEM COMO O EMPREGO DE POLICIAIS PROERDIANOS QUE, ATRAVÉS DE VISITAS NAS ESCOLAS, INFORMAM AO PÚBLICO ALVO (ALUNOS, PAIS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS), OS ESFORÇOS QUE ESTÃO SENDO ENVIDADOS PELA INSTITUIÇÃO PARA GARANTIR A SEGURANÇA DAS COMUNIDADES.
NA OPORTUNIDADE, A POLICIA MILITAR SOLICITA A TODA POPULAÇÃO QUE CONTRIBUA COM ESSE GRANDE TRABALHO, ATRAVÉS DO APONTAMENTO DE CIDADÃOS E VEÍCULOS QUE GEREM SUSPEIÇÃO, ACIONANDO A PM ATRAVÉS DO TELEFONE 190.

Com informações da PM/MG


CEMIG DIVULGA MEDIDAS PARA UM CARNAVAL SEM ACIDENTES EM MINAS

Com a proximidade do Carnaval, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) alerta a população sobre os riscos de acidentes com a rede elétrica. Neste ano, a maior festa popular do país acontece entre os dias 1º e 4 de março e a concessionária vem adotando uma série de procedimentos para assegurar a segurança dos foliões. Em sua área de concessão, que abrange 774 municípios do Estado, a Cemig fez um levantamento das vias públicas onde vai ocorrer o Carnaval e os locais onde haverá a presença de trio elétrico.
“Estão programadas ações de inspeção e do plano de contingência de Carnaval. A Cemig também está enviando cartas para todas as prefeituras e todas as arquidioceses de Minas Gerais com folder informativo sobre os cuidados com a rede elétrica durante as festividades”, explica o gerente de Relacionamento com Clientes Especiais do Poder Publico da Distribuição, Marco Antônio de Almeida.
A Cemig também vai disponibilizar um canal exclusivo para que todas as prefeituras possam entrar em contato com a empresa durante a realização dos eventos do Carnaval. Em caso de acidente com a rede elétrica, as solicitações de atendimento podem ser feitas pelo Fale com a Cemig, no telefone 116. A central de atendimento funciona 24 horas, e a ligação é gratuita. A população também pode acionar o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar: o telefone dos Bombeiros é 193 e o da PM é 190. A ligação também é gratuita.
Segurança e rede elétrica
De acordo com o engenheiro de normalização e tecnologia da Cemig, Demétrio Venício Aguiar, a montagem de palanques requer a atenção dos organizadores do evento para a existência das redes elétricas aéreas e, caso seja necessário algum tipo de escavação, subterrâneas. “Os palanques devem ter sua altura calculada para não se aproximarem da rede elétrica. A montagem e a desmontagem dessas estruturas devem ser feitas com cuidado para que nenhum material se aproxime dos fios da rede durante a movimentação. Veículos de som e trios elétricos requerem uma verificação prévia do trajeto, para evitar a aproximação de suas partes ou de seus ocupantes dos fios e equipamentos da rede elétrica, respeitando-se a distância mínima de 1,5 metro”, afirma.
Ainda com relação aos trios elétricos, o engenheiro salienta que os cuidados devem ser redobrados, uma vez que podem ocorrer acidentes com hastes de bandeiras na rede. Demétrio Venício Aguiar ressalta que deve haver muita precaução com as emendas dos fios usados em ligações provisórias de barracas ou equipamentos de som. Deve-se usar sempre um elemento isolante e com boa capacidade de proteção contra descarga elétrica.
Os organizadores da folia devem ficar atentos, pois somente profissionais qualificados e com a autorização da Cemig podem realizar esse serviço. “Não é permitido fazer ligações clandestinas, pois o risco de acidentes é muito grande. Existem casos em que esse procedimento irregular já causou incêndios em que pessoas se feriram”, destaca o engenheiro. Outro cuidado diz respeito à instalação de equipamentos elétricos, como aparelho de som e refrigeração. O engenheiro atenta para a necessidade de manter esses equipamentos distantes de duchas, piscinas ou qualquer ambiente onde houver água.
Serpentinas metálicas
A comercialização das serpentinas metálicas está proibida desde 2012, pela Lei estadual 20.374. Em caso de descumprimento, o infrator ficará sujeito às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor. A Cemig chama a atenção da população sobre os perigos da utilização de serpentina metálica e os riscos de acidente com a rede elétrica. “As serpentinas têm partículas metalizadas e, quando concentradas, elas podem causar curto-circuito nas redes de alta tensão e provocar acidentes. Por precaução, as pessoas não devem atirar nenhum objeto em direção à rede elétrica”, destaca Demétrio Aguiar.

Com informações CEMIG

Prefeitura de Baependi/MG realiza campanha de prevenção contra LER/DORT

O Departamento Municipal de Saúde de Baependi, através da vigilância em saúde do trabalhador, realiza campanha de prevenção contra LER/DORT ( Lesões por esforços repetitivos/distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho.



Confira a programação:

Prefeitura de Baependi/MG

Esquentando os “Tamborins” no Calçadão de Caxambu


A folia está chegando e Caxambu entrou no clima neste sábado (22/02), no Calçadão, esquentando os tamborins. A festa marcou a preparação da cidade para este carnaval, o samba ficou por conta da Bateria da Escola de Samba Portela de Caxambu, e também foi apresentado o Rei Momo e a Rainha do Carnaval 2014. Agora falta pouco para moradores e turistas agitarem no melhor carnaval de rua do Sul de Minas ! São dadas as boas-vindas com muito sol e energia positiva. Os foliões contarão com matinês no Ringue do Parque das Águas, desfiles de escolas de samba, som mecânico, trio elétrico, marchinhas, blocos e banda show todas as noites. Caxambu recebe a todos, para dias de muita alegria e muita paz!

Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Caxambu

Caxambu adere ao Sistema Nacional de Cultura.


Na última quinta-feira (20/02), o prefeito Jurandir Belini, assinou o termo de adesão de Caxambu ao Sistema Nacional de Cultura. Trata-se de uma grande conquista para cultura local, pois Caxambu entra para um grupo de poucas cidades da região que aderiram a este programa do Governo Federal. O programa é coordenado pelo Ministério da Cultura, e consiste num processo de gestão e promoção conjunta das políticas públicas de cultura. É organizado em regime de colaboração entre os três entes federados (União, Estado e Município) e a sociedade civil de forma democrática e participativa. A prefeitura aguarda apenas a publicação no Diário oficial da União, deste acordo entre o município de Caxambu e o Ministério da Cultura, para providenciar a criação do Sistema Municipal de Cultura.

Informações Assessoria de Imprensa/ Prefeitura de Caxambu-MG

Fechado há 5 anos, reforma do Zoológico de Varginha está atrasada; prefeitura é multada em R$ 120 mil


Fechado há cinco anos para visitas por causa de irregularidades na estrutura, as obras de adaptação do Zoológico de Varginha estão atrasadas. A notícia é da EPTV. A reforma deveria ter sido concluída em 2012, mas foi prorrogada, o que já gerou uma multa de mais de R$ 100 mil à prefeitura municipal. O zoológico foi fechado em 2009 depois que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e a Advocacia Geral da União (AGU) apontaram irregularidades nas acomodações dos animais. Jaulas construídas na década de 1960 foram consideradas impróprias para abrigar animais selvagens, como os leões, entre outros problemas. Além disso, o zoológico foi interditado depois que a prefeitura usou uma área do local para construir uma avenida sem a permissão do Ibama. “A AGU e o Ibama realizaram uma vistoria conjunta, diagnosticaram que [a avenida] havia adentrado a área do zoológico, além de várias irregularidades nos recintos [jaulas]. Pra poder corrigir essas falhas e adequar o zoológico de Varginha às normas ambientais, foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC)”, explica o procurador federal em Varginha, Galdino José Dias Filho. Para voltar a abrir as portas, o local precisa passar por uma série de reformas e adaptações, mas a prefeitura alega que não possui verba para concluir as obras. “As obras do zoológico vão caminhar sim em 2014, mas num ritmo bem mais lento do que eu gostaria e do que nós pretendíamos”, afirma o secretário de turismo Aristides Ribas Filho.
red_volutanrios_zoologico_varginha A segunda foto mostra um grupo de voluntários que se mobilizou para tentar forçar a prefeitura a agilizar as obras, em maio de 2012. Em vão.
Atualmente, o Zoológico de Varginha possui 300 animais de 50 espécies e ainda recebe novos bichos, alguns vítimas de maus-tratos. Até os que são apreendidos pelo Ibama são levados para o local, mas a falta de estrutura facilita a fuga de alguns deles.  Dois macacos-prego e um bugio conseguiram escapar. Um jacaré foi capturado no meio de um bairro vizinho ao parque e um lobo-guará apareceu na casa de uma moradora.
Mesmo fechado, os animais ainda são mantidos e alimentados pela prefeitura a um custo mensal em torno de R$ 22 mil. Para abrir o zoológico novamente o secretário de turismo Aristides Ribas Filho estima que seria necessário em torno de R$ 1 milhão para realizar todas as obras no local.
Até a publicação desta reportagem, somente o abrigo dos felinos ficou pronto e custou cerca de R$ 350 mil. Toda a reforma deveria ter sido entregue em dezembro de 2012. O não cumprimento dos prazos gerou uma multa de R$ 120 mil à Prefeitura de Varginha. “A primeira medida da prefeitura é tentar negociar essa multa. Vamos tentar conseguir que ela deixe de existir, em uma segunda hipótese vamos parcelá-la e em uma terceira hipótese, vamos ter que pagá-la”, afirma Aristides.
Enquanto as obras não são concluídas, o Zoológico de Varginha permanece fechado para visitação, sem previsão de abrir as portas novamente. 
EPTV

Ex-aluno da Faculdade de Direito de Varginha – FADIVA, será presidente do Tribunal Superior do Trabalho

O Ministro Antônio José de Barros Levenhagen, egresso da FADIVA, tomará posse como o novo Presidente do Tribunal Superior do Trabalho – TST.

Eleito pelo Pleno do TST, em 13 de dezembro de 2013,  Ministro Levenhagen teve sua posse antecipada em virtude da aposentadoria compulsória do atual Presidente, Ministro Carlos Aberto Reis de Paula, que fez questão de enfatizar que “ o Tribunal estará em mãos hábeis e competentes”.
Ministro Levenhagen graduou-se na Faculdade de Direito de Varginha – FADIVA, instituição que com muito orgulho recorda-se do ilustre Presidente do TST, bem como de seu pai, Antônio José de Souza Levenhagen, que compôs o quadro de docentes da FADIVA por muitos anos, bem como  de seu irmão, Desembargador Carlos Augusto de Barros Levenhagen, que também graduou-se na FADIVA e desempenha suas funções com grande destaque.
A FADIVA muito se orgulha destes profissionais que por mérito da integridade profissional e pessoal são reconhecidos em todo cenário jurídico brasileiro.
“Tão grandiosa foi a importância do festejado processualista e civilista para o conhecimento da FADIVA, que o então Diretor dessa Casa de Ensino, o Professor Francisco Vani Bemfica, com o respaldo de todo Corpo Docente e da Fundação Educacional de Varginha, representada pelo seu Presidente, o Professor Morvan Aloysio Acayaba de Rezende, criou, em 2004, a “Comenda Professor Antônio José de Souza Levenhagen”, quando foram agraciados diversas personalidades ligadas à história da FADIVA.”, comentou o professor da casa e Juiz de Direito, Dr. Márcio Vani Bemfica, amigo e grande admirador da família Levenhagen.
Com certeza o respeito, carinho e admiração que surgiram através de seu genitor estende-se à seus filhos, que herdaram do pai, não apenas o gosto pela carreira no Judiciário, mas todas as qualidades que um homem de bem necessita para auxiliar a sociedade.
A Solenidade ocorrerá  às 17:00 horas, desta quarta-feira, dia 26 de fevereiro,  ocasião em que o Ministro João Oreste Dalazan, decano do Tribunal, dará posse ao sempre estimado Dr. Antonio José de Barros Levenhagen.

 Com informações Faculdade de Direito de Varginha 


Programação do Carnaval 2014 de Baependi





Delegado diz que professor morto em cerco policial em Itamonte era mesmo refém

(Foto: Reprodução / EPTV)
Um refém estava entre os mortos no sábado (22) durante operação da Polícia Civil de São Paulo contra quadrilha especializada em explosão de caixas eletrônicos, de acordo com o Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic). O delegado Ruy Ferraz Fontes afirma que o professor Silmar Madeira, de 31 anos, morto em Itamonte (MG), no Sul de Minas, foi usado como escudo por um dos criminosos.
"Silmar era refém da situação", disse o delegado em etrevista ao G1. Ruy Ferraz, que é responsável pela Divisão de Crimes Contra o Patrimônio do Deic, ressaltou que o tiroteio ocorreu à noite, às margens de uma estrada e em uma área de matagal. "Foi um tiroteio intenso, que durou 25 minutos, uma situação de guerra. Para nós, todos eram criminosos naquele momento", disse o delegado.
A Polícia Civil de Pouso Alegre (MG) admitiu nesta terça-feira (25) a inocência do professor Silmar Madeira, de 31 anos.  Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic) já havia revelado nesta segunda-feira (24) que a vítima tinha sido usada como escudo por um dos criminosos.  "Uma série de circunstâncias nos levaram à inocência do professor. Ele não portava colete à prova de balas e nem armas. Nós refizemos a caminhada dele naquela noite e vimos que ele passou por diversos lugares. Além disso, ele não tem antecedentes criminais", informou o delegado responsável pelo caso, João Euzébio Cruz à EPTV Sul de Minas.

Com informações do  G1 Sul de Minas

COMISSÃO ORGANIZADORA PREPARA ÚLTIMOS DETALHES PARA O CARNAVAL DE SÃO LOURENÇO


A comissão organizadora do Carnaval 2014 está finalizando os preparativos para a grande festa desse ano. As reuniões têm sido diárias e o contato com as forças de segurança pública permanentes. A segurança dos foliões, dos turistas e dos moradores continua sendo a prioridade. E foi justamente devido ao quesito segurança que a diretoria do Bloco do Pijama decidiu que a concentração e a saída do bloco serão no Parque Municipal Ilha Antônio Dutra. Os demais blocos, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Turismo, Esportes e Cultura, também terão seus dias especificados para desfilarem. Distribuídos durante os cinco dias de folia, facilita o trabalho do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Saúde.

A estrutura para a realização do Carnaval também está quase pronta. O centro da cidade está sendo preparado para receber turistas e foliões. Os arcos da avenida D. Pedro II receberam os adereços que enfeitam as festas de Momo. Na Ilha, a grande tenda já foi armada.

Os preparativos para o torneio de futebol de areia e vôlei de praia também estão adiantados.


Informações Prefeitura de São Lourenço/MG

Prefeito de Caxambu sanciona Lei em favor de entidades sem fins lucrativos



Lei nº 2176/2014; Dispõe sobre a concessão de contribuição e subvenção às entidades assistenciais que menciona. 
O prefeito Jurandir Belini, nas suas atribuições, sanciona Lei que autoriza a conceder contribuições e subvenções sociais, no exercício de 2014, até o limite dos valores abaixo fixados, às seguintes entidades sem fins lucrativos: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, no valor anual de até R$ 534.000,00 (quinhentos e trinta e quatro mil reais); Associação Casa da Criança e do Adolescente de Caxambu, no valor anual de até   R$ 100.000,00 (cem mil reais). Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Informação Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Caxambu/MG

Carnaval 2014 em Lambari/MG

Em 2014 os blocos Hard Roça e Dim Terim Bebim mantém a parceria de sucesso e fazem a com Zé Ricardo e Thiago e Samba Club no dia primeiro de março; o domingo é agitado por Oba Oba Samba House e Al Delícia; a segunda-feira fica animada com A Zorra e Antônio Marcos e  no dia 4 de março tem Anitta e MC Sapão. Beer Point, Lounge Privilege e Camarote Magnifique.



CARNAVAL DE CAXAMBU 2014

Tradicional carnaval pelas ruas da cidade, com decorações típicas. Matinês no Ringue do Parque das Águas, desfiles de escolas de samba locais e convidadas, som mecânico, trio elétrico, marchinhas, blocos e banda show todas as noites.

Uma ótima oportunidade para você e sua família!


Programação do Carnaval de Campanha/MG

Campanha, Minas Gerais convida a todos para o Carnaval 2014 com cinco dias (28/02 a 04/03) de muita música, marchinhas, dança, folia, diversão! Uma festa para toda a família, com segurança reforçada, banheiros químicos, salão de carnaval e atrações diversificadas!


Shows com Banda Fênix, Grupo Nosso Samba, Sambalaço, Bateria da Mangueira, Grupo Tradição e mega show com a dupla João Lucas e Marcelo!

Tudo de graça, na Praça Dom Ferrão!

Além do Bloco das Piranhas, Arrasta, Os Pingão e Vem Quem Quer animando os foliões.

Como todos os anos, o carnaval de Campanha tem um tema!

Esse ano, os enfeites temáticos comemoram a grande mistura resultante da Copa do Mundo no Brasil e o Carnaval, com o tema "Duas paixões, um só lugar!"

Confira a nossa programação:

Sexta-feira (28/02):
Bloco das Piranhas
Bloco Vem Quem Quer
20h - Banda Fênix
22h - Grupo Nosso Samba
00h30 - Show com Tradição

Sábado (01/03):

20h - Banda Fênix
Bloco Vem Quem Quer
Bloco Os Pingão

23h00 - Show com Bateria da Mangueira
Logo após, show com Grupo Nosso Samba

Domingo (02/03):
14h - Bateria Cadência Mineira
15h - Matinê
20h - Banda Fênix
22h - Grupo Nosso Samba
00h30 - Show com Sambalaço

Segunda-feira (03/03):
20h - Banda Fênix
Arrasta
23h - Show com João Lucas e Marcelo
Logo após, show com Grupo Nosso Samba

Terça-feira (04/03):
15h - Matinê
20h - Banda Fênix
Bloco Vem Quem Quer
22h - Show com Grupo Nosso Samba
Com informações da Prefeitura de Campanha/MG

SUSPEITO DE INTEGRAR QUADRILHA DO CASO ITAMONTE É PRESO EM CAMBUQUIRA

Um suspeito de ter envolvimento com a quadrilha de assaltantes que trocou tiros com a polícia em Itamonte (MG), durante uma explosão a caixas eletrônicos de uma agência bancária, foi preso em Cambuquira (MG). Segundo a Polícia Civil, a Justiça determinou a prisão preventiva do homem de 26 anos para ampliar as investigações. A principal hipótese é de que ele estivesse em rota de fuga após a ação do último sábado (22), que terminou com a morte de nove criminosos.


De acordo com a Polícia Civil, o suspeito deu entrada no hospital de Cambuquira, por volta das 9h de domingo (23), desorientado, exausto e com um ferimento no braço direito. Ele alegou à equipe médica que havia se envolvido em uma capotagem, mas não soube passar nenhum outro detalhe. Os funcionários do hospital ficaram desconfiados e chamaram a polícia. Após alguns exames preliminares, a conclusão foi de que os ferimentos, provavelmente causados por arma de fogo, não condiziam com a história contada pelo paciente.


Após atendimento médico, o homem foi levado para a Delegacia de Três Corações (MG), onde prestou depoimento. Natural de Miracema (RJ), o suspeito disse que sofreu um acidente em Caxambu (MG) enquanto ia para o trabalho, mas após investigação, foi constatado que não houve nenhum acidente no local. O suspeito, que tem várias passagens pela polícia e um mandado de prisão em aberto, foi encaminhado para o Presídio de São Lourenço (MG).


Para o delegado responsável pelo caso, João Euzébio Cruz, de Pouso Alegre (MG), há fortes indícios de que o suspeito faz parte da quadrilha de assaltantes. "Ele não consegue explicar as razões de estar em Cambuquira. É um elemento completamente estranho na região e, por isso, está sendo investigado", afirma.



Segundo a Polícia Militar, homens em uma caminhonete prata teriam ido a um hotel de Cambuquira perguntando sobre o suspeito. O dono do hotel informou ao grupo que o homem tinha ido para o hospital com envolvimento da polícia. O bando foi embora após a informação.


G1 Sul de Minas

Um integrante da quadrilha da dinamite (Itamonte) morre e outro é preso em S. José dos Campos

Dupla havia sequestrado empresário em Itamonte (MG) e foi interceptada pela polícia na via Dutra, na madrugada desta segunda; suspeitos tinham escapado da ação conjunta das polícias paulista e mineira, que acabou com 9 mortos no sábado.

Assaltante do bando da dinamite preso na 
Dutra em S. José. Foto: Divulgação/GARRA SJC



Um assaltante morreu e outro foi preso após troca de tiros com a polícia na via Dutra, em São José, no início da madrugada desta segunda-feira. Os dois são integrantes da quadrilha desmantelada na cidade de Itamonte na madrugada de sábado, quando nove bandidos foram mortos durante uma ação conjunta das polícias paulista e mineira.
Segundo a Polícia Civil, os dois suspeitos sequestraram um empresário do restaurante Taberna D'Minas e o obrigaram a trazê-los para São Paulo. A PM e a Polícia Rodoviária Federal foram acionadas e tentaram, sem sucesso, parar o veículo em um bloqueio em Caçapava. Outro bloqueio foi montado pelas duas polícias na Via Dutra, próximo à divisa entre São José e Jacareí.
Por volta da 0h30, quando os bandidos se aproximaram do bloqueio, houve troca de tiros. Os dois assaltantes estavam armados com fuzis e pistolas e vestiam coletes à prova de bala, mas não conseguiram escapar. Um deles morreu e o ouro foi preso. O taxista não foi ferido. Um policial militar foi baleado, mas sem gravidade. A informação inicial é que ele foi ferido no braço e encaminhado ao Pronto-Socorro Municipal de São José. O nome dos assaltantes não foi informado.
Depoimento - Policiais da Seccional de São José dos Campos informaram que a ocorrência está sendo registrada no 1º Distrito Policial. Neste momento, o suspeito preso nesta madrugada na Dutra em São José está sendo ouvido pelo delegado de Mogi das Cruzes. Ele deverá ser levado para São Paulo ou Mogi das Cruzes.
A polícia conseguiu chegar até a quadrilha que agia nas divisas de SP e MG por meio de grampo telefônico, segundo policiais da Seccional. O caso está sendo conduzido pelos policiais civis de Mogi das Cruzes e do Deic (Delegacia Geral de Polícia) de São Paulo. A quadrilha era formada por mais de 20 criminosos. A polícia investiga a possibilidade de mais integrantes do bando estarem na região de São José dos Campos.

O empresário de Itamonte foi libertado ileso e seu carro recuperado.
Suspeito de integrar a quadrilha de roubo a caixas eletrônicos em Itamonte é morto na Dutra em São José após tiroteio com a polícia. Observem que o elemento apresenta corte de cabelo militar. Foto: Divulgação/GARRA SJC

Matéria transcrita do site do jornal O VALE.  

Caxambu/MG - Etapa Municipal dos Jogos Escolares (JEMG) 2014

Será realizada no período de 25 a 27 de fevereiro, no Ginásio Jorge Curi, na cidade de Caxambui/MG, a etapa municipal dos Jogos Escolares (JEMG) 2014. A etapa municipal, define os primeiros lugares de cada modalidade, nos dois módulos, que seguem para a segunda etapa, a microrregional, que acontece no período de 31 de março a 24 de maio de 2014 na cidade de Baependi/MG. 

CONFIRA OS JOGOS:
DIA 25 DE FEVEREIRO (TERÇA-FEIRA)
14h FMI EERMA X POLIVALENTE
14:40h FMI CEGG X CABO LUIZ
15h20 HFI EERMA X POLIVALENTE
16h FMII EERMA X POLIVALENTE
17h FMII CEGG X CABO LUIZ

DIA 26 DE FEVEREIRO (QUARTA-FEIRA)
14h FMI CEEG X POLIVALENTE
14h40 FMI CABO LUIZ X EERMA
15h30 FMII CEEG X POLIVALENTE
16h FMII CABO LUIZ X EERMA
16h30 HMII POLIVALENTE X EERMA

DIA 27 DE FEVEREIRO (QUINTA-FEIRA)
14h FMI EERMA X CEGG
14h40 FMI POLIVALENTE X CABO LUIZ
15h30 FMII EERMA X CEGG
16h FMII POLIVALENTE X CABO LUIZ
16h30 VFII POLIVALENTE X EERMA 


O Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas Gerais − JEMG/2014 é o maior e o mais importante Programa esportivo-social de Minas Gerais e faz parte do Programa Estruturador do Governo do Estado. É uma competição esportiva-educacional, podendo participar as escolas com alunos do ensino fundamental e médio, dos 853 municípios. Os Jogos acontecem em quatro etapas, em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos e o Módulo II, de 15 a 17 anos.
As modalidades disponíveis no JEMG/2014 são: atletismo, atletismo PCD, badminton, basquete, bocha, ciclismo, futsal, futebol de 5 (masculino), futebol de 7 (masculino), ginástica artística, ginástica rítmica (feminino), ginástica de trampolim, goalball, handebol, judô, judô PCD, luta olímpica, natação, natação PCD, peteca, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol de praia (modalidade de apresentação), voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino.


Os Números dos Jogos
Mais de 160 mil alunos
8 mil professores
16 mil profissionais envolvidos
3 mil empregos diretos
8 mil indiretos
Cerca de 500 mil espectadores.
As etapas do JEMG
A primeira etapa é a municipal e os primeiros lugares de cada modalidade, nos dois módulos, seguem para a segunda etapa, a microrregional, que acontece no período de 31 de março a 24 de maio de 2014. O Estado é divido em 47 microrregiões e cada Superintendência Regional de Ensino − SRE, ligada à Secretaria de Estado de Educação, auxilia no andamento dos Jogos. Os primeiros lugares das modalidades coletivas e os 4 primeiros colocados do xadrez levam os alunos-atletas para a 3ª etapa, denominada etapa regional.
A etapa regional acontece em 6 municípios do Estado, no período de 7 a 12 de junho de 2014, com as competições de atletismo, basquete, futsal, handebol, voleibol e xadrez. Será realizada também as competições das modalidades paralímpicas.
A 4ª etapa é a estadual e acontece no período de 4 a 9 de agosto de 2014. Nela disputam os campeões das 6 regionais (modalidades coletivas, atletismo e xadrez), incluindo as modalidades badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, judô, luta olímpica, natação, peteca, tênis de mesa e voleibol de praia (modalidade de apresentação). Nesta etapa também são realizadas as competições das modalidades paralímpicas: bocha, futebol de 5, futebol de 7, goaball, judô PCD, natação PCD, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.
 Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas Gerais − JEMG/2014

CAMPEONATO DE JIU JITSU EM CAXAMBU

Atletas da Academia Lotus de Baependi são destaque na competição



Aconteceu neste domingo (23/02), no Ginásio Jorge Curi, em Caxambu, a tradicional Copa Circuito das Águas de Jiu Jitsu.
A competição contou com participação de atletas de diversas academias das cidades do Sul de Minas. 
Competidores da Academia Lótus - Ribas Family Baependi MG- , merecem destaque pela conquista de 10 medalhas. Confira os resultados:


*Medalha de ouro

Maria Eugenia;
Luana Aparecida;
Ricardo Augusto;
Bekembawer Pereira;
Dener Valerio (w.o).

*Medalha de prata:
Marcos Thimotti.

*Medalha de bronze:
Levi Ribeiro;
Luciana Dias;
Jayson Hudson;
Jonatha Rodrigues.

Parabenizamos ao mestre Marcelo Ribas, ao sensei Dener Valério e toda equipe .

Por Roberta Pimenta/ Jornal I9 Minas

Festa na Inauguração do Telecentro Comunitário do Caxambu Velho

A população da cidade recebeu mais um Telecentro Comunitário e um novo veículo para frota municipal





Neste domingo (23/02) a população de  Caxambu comemorou a inauguração do Telecentro comunitário do bairro Caxambu Velho, e também a aquisição de mais um veículo para o município.
A solenidade de inauguração do Telecentro aconteceu no próprio local, após uma carreata que cruzou as ruas da cidade,  apresentando o novo caminhão pipa e toda a frota de veículos adquiridos pela prefeitura entre os anos de 2013 e 2014.

O evento foi prestigiado pelo deputado estadual Agostinho Patrus Filho, o deputado federal Dimas Fabiano, além de vereadores e secretários municipais, presidentes de associações, e demais autoridades locais, que foram recepcionadas pelo prefeito Jurandir Belini, o vice-prefeito Beto da Nazira, as secretárias de educação Káthia Figueiredo e de promoção e assistência social, Néia Belini.
O Telecentro Comunitário, unidade Caxambu Velho, tem como objetivo a inclusão digital fornecendo capacitação básica de informática. Com a implantação dessa nova unidade do Telecentro Comunitário, o Governo de Caxambu quer aumentar o índice de capacitações para crianças, jovens ou idosos do município, A  Prefeitura equipou o telecentro com conexão à internet servindo gratuitamente à população.

Por Roberta Pimenta/ Jornal I9 Minas

Vacinação contra o HPV

Toda menina e toda mulher precisam de proteção contra o vírus HPV. Por isso, se você tiver entre 25 e 64 anos, faça os exames preventivos. E, se sua filha tiver entre 11 e 13 anos, deve ser vacinada contra o HPV.




Em pronunciamento, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, falou sobre o início da vacinação nas escolas e a importância da imunização para a prevenção do câncer de colo de útero. A partir de 10 de março,  a vacina passa a integrar o calendário de vacinação. "Nós pretendemos vacinar 80% das meninas de 11 a 13 do Brasil com a campanha contra o Câncer de Colo do Útero, o terceiro que mais atinge as mulheres. Para isso a vacina estará disponível nos 36 mil postos de saúde e escolas da rede pública durante todo o ano", afirmou Padilha.
Doses
Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Neste ano, será vacinado o primeiro grupo (11 a 13 anos).  Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016 às meninas de 9 anos.   
A vacina estará disponível nos postos da rede pública durante todo o ano, como parte da rotina de imunização. O Ministério da Saúde, no entanto, está incentivando as secretarias estaduais e municipais de saúde que promovam, em parceria com as secretarias de educação, a vacinação em escolas públicas e privadas. Para orientar esta mobilização, já foi distribuído informe técnico aos estados e municípios e, em fevereiro, inicia a capacitação a distância aos profissionais de saúde e professores. Também está previsto reforço nas escolas sobre a importância da vacina para adolescentes, pais e professores, com distribuição do Guia Prático sobre HPV.
Segurança
A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização. Estimativas indicam que, até 2013, foram distribuídas cerca de 175 milhões de doses da vacina em todo o mundo. A sua segurança é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Sobre o HPV
É um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18.  Em relação ao câncer de colo do útero, estimativas apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4.800 óbitos. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.
Investimento
O Ministério da Saúde vai investir R$ 1,1 bilhão na compra de 36 milhões de doses da vacina durante cinco anos – período necessário para a total transferência de tecnologia para o laboratório brasileiro. A parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) entre o Butantan e a Merck possibilitou uma economia estimada de R$ 83 milhões na compra da vacina em 2014. O Ministério da Saúde pagará cerca de R$ 30 por dose, o menor preço já praticado no mercado – 15% abaixo do valor do Fundo Rotatório da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

Adolescente de 16 anos é apreendida com cocaína em Baependi/MG



Na tarde deste sábado, a Polícia Militar apreendeu, na Rua Quintino Boacaiúva, uma adolescente de 16 anos e que trazia escondiddo dentro do tênis 05 papelotes de cocaína.

Um familiar da adolescente denunciou que ela estava traficando os entorpecentes que foram encontrados durante a busca pessoal.

A menor foi apreendida e conduzida até a Delegacia de Polícia Civil juntamente com a dorga apreendida.

O avô da adolescente acompanhou toda a ação policial.

PM/MG