Caxambu/MG - Etapa Municipal dos Jogos Escolares (JEMG) 2014

Será realizada no período de 25 a 27 de fevereiro, no Ginásio Jorge Curi, na cidade de Caxambui/MG, a etapa municipal dos Jogos Escolares (JEMG) 2014. A etapa municipal, define os primeiros lugares de cada modalidade, nos dois módulos, que seguem para a segunda etapa, a microrregional, que acontece no período de 31 de março a 24 de maio de 2014 na cidade de Baependi/MG. 

CONFIRA OS JOGOS:
DIA 25 DE FEVEREIRO (TERÇA-FEIRA)
14h FMI EERMA X POLIVALENTE
14:40h FMI CEGG X CABO LUIZ
15h20 HFI EERMA X POLIVALENTE
16h FMII EERMA X POLIVALENTE
17h FMII CEGG X CABO LUIZ

DIA 26 DE FEVEREIRO (QUARTA-FEIRA)
14h FMI CEEG X POLIVALENTE
14h40 FMI CABO LUIZ X EERMA
15h30 FMII CEEG X POLIVALENTE
16h FMII CABO LUIZ X EERMA
16h30 HMII POLIVALENTE X EERMA

DIA 27 DE FEVEREIRO (QUINTA-FEIRA)
14h FMI EERMA X CEGG
14h40 FMI POLIVALENTE X CABO LUIZ
15h30 FMII EERMA X CEGG
16h FMII POLIVALENTE X CABO LUIZ
16h30 VFII POLIVALENTE X EERMA 


O Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas Gerais − JEMG/2014 é o maior e o mais importante Programa esportivo-social de Minas Gerais e faz parte do Programa Estruturador do Governo do Estado. É uma competição esportiva-educacional, podendo participar as escolas com alunos do ensino fundamental e médio, dos 853 municípios. Os Jogos acontecem em quatro etapas, em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos e o Módulo II, de 15 a 17 anos.
As modalidades disponíveis no JEMG/2014 são: atletismo, atletismo PCD, badminton, basquete, bocha, ciclismo, futsal, futebol de 5 (masculino), futebol de 7 (masculino), ginástica artística, ginástica rítmica (feminino), ginástica de trampolim, goalball, handebol, judô, judô PCD, luta olímpica, natação, natação PCD, peteca, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol de praia (modalidade de apresentação), voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino.


Os Números dos Jogos
Mais de 160 mil alunos
8 mil professores
16 mil profissionais envolvidos
3 mil empregos diretos
8 mil indiretos
Cerca de 500 mil espectadores.
As etapas do JEMG
A primeira etapa é a municipal e os primeiros lugares de cada modalidade, nos dois módulos, seguem para a segunda etapa, a microrregional, que acontece no período de 31 de março a 24 de maio de 2014. O Estado é divido em 47 microrregiões e cada Superintendência Regional de Ensino − SRE, ligada à Secretaria de Estado de Educação, auxilia no andamento dos Jogos. Os primeiros lugares das modalidades coletivas e os 4 primeiros colocados do xadrez levam os alunos-atletas para a 3ª etapa, denominada etapa regional.
A etapa regional acontece em 6 municípios do Estado, no período de 7 a 12 de junho de 2014, com as competições de atletismo, basquete, futsal, handebol, voleibol e xadrez. Será realizada também as competições das modalidades paralímpicas.
A 4ª etapa é a estadual e acontece no período de 4 a 9 de agosto de 2014. Nela disputam os campeões das 6 regionais (modalidades coletivas, atletismo e xadrez), incluindo as modalidades badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, judô, luta olímpica, natação, peteca, tênis de mesa e voleibol de praia (modalidade de apresentação). Nesta etapa também são realizadas as competições das modalidades paralímpicas: bocha, futebol de 5, futebol de 7, goaball, judô PCD, natação PCD, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.
 Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas Gerais − JEMG/2014