Número de ataques a bancos dispara no Sul de Minas e cresce 131% em 2017

No ano, foram registrados 67 tentativas de roubo a agências da região; em 2016, foram 29.



O número de ataques a agências e correspondentes bancários disparou no Sul de Minas em 2017. Só nos últimos doze meses, foram registradas 67 ocorrências na região, um número 131% maior do que as 29 de 2016, segundo levantamento realizado pela EPTV, afiliada da Rede Globo.

Cidades menores, com pouca segurança, foram os alvos preferidos dos criminosos. Em Lambari, por exemplo, três agências foram atacadas em uma única noite, mas os ataques se repetiram em cidades da região, como Elói Mendes, Conceição da Aparecida e Bueno Brandão.

O primeiro ataque do ano aconteceu logo na madrugada do dia 6 de janeiro, quando uma quadrilha explodiu a agência do Banco do Brasil de Botelhos - a cidade ainda seria alvo novamente de criminosos no início de dezembro.

A última ocorrência do ano foi há exatamente uma semana em Cambuquira. No dia 23 de dezembro, agências tanto do Banco do Brasil quanto do Bradesco foram os alvos escolhidos.

O caso mais grave, no entanto, aconteceu no dia 22 de setembro, em Ilicínea. Na ocasião, um policial militar morreu após ser baleado em plena luz do dia durante uma tentativa de assalto a um correspondente bancário.

Os ataques, além do prejuízo financeiro aos bancos, deixaram também um rastro de consequências, que muitas vezes afetam a economia dos pequenos municípios, como a falta de dinheiro vivo em circulação e a necessidade de viagens para ter acessos a serviços ou pagar contas - como é o caso de Monte Belo e também de Divisa Nova.

"A sensação é de impunidade e medo, porque eles vêm armados, e nós aqui na cidade pequena, não estamos acostumados a esse tipo de coisa, aí todo mundo fica com medo", diz o comerciante Júlio César de Melo, de Lambari.


Fonte: G1 sul de Minas

Mulher é vítima de golpe em São Lourenço



Em São Lourenço, na tarde dessa sexta-feira (29), a Polícia Militar foi procurada por uma recepcionista de 23 anos, a qual registrou uma ocorrência de estelionato.

Ela relatou que comprou 02 relógios via internet no dia 21/11/2017 em uma loja virtual e no dia 29 do mesmo mês recebeu a encomenda da transportadora, porém, ao abrir a caixa viu que estava vazia e só tinha a nota fiscal do produto.

A vítima disse que fez contato com a loja e foi informada que em 24 horas o problema seria resolvido.

Ela mencionou também que no dia 12/12/2017 recebeu, via e-mail, uma nova nota fiscal eletrônica da loja e que no dia 29/12/2017 recebeu novamente a encomenda, porém, ao abrir a caixa viu que continha 02 toalhas de rosto, motivo pelo qual recusou a receber e devolveu à transportadora.

Ela também disse que já entrou com uma ação no Juizado Especial, sendo a audiência marcada para o dia 23/01/2018.

Fonte: 57º BPM

POUSO ALTO TAMBÉM NÃO TERÁ QUEIMA DE FOGOS NA VIRADA DO ANO




De acordo com nota postada na fan page da prefeitura, Pouso Alto não terá a tradicional queima de fogos da virada este ano. Já é a terceira cidade da região, que temos informações, há cancelar a queima de fogos, Alfenas e São lourenço também comunicaram a decisão.
Veja na íntegra a nota publicada pela Prefeitura de Pouso Alto:

NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Prefeitura Municipal de Pouso Alto informa a todos os munícipes que NÃO HAVERÁ QUEIMA DE FOGOS nesta virada de ano. A decisão foi acertada após levantamento e avaliação das condições financeiras desta instituição, priorizando a responsabilidade com os recursos públicos municipais, como motivo de contenção de gastos e, também, como forma de apoio e proteção ao bem estar de nossos enfermos, idosos e animais de estimação.
Contamos com a compreensão e apoio da população e, desde já, fazemos votos de que este novo ano de 2018 seja de conquistas, paz, união, fraternidade e felicidades!
Um FELIZ e PRÓSPERO ANO NOVO a TODOS!!!
Juliano Cláudio da Silva

Prefeitura de Pouso Alto

APÓS AGRESSÃO NO HOSPITAL SÃO SEBASTIÃO EM TRÊS CORAÇÕES | ENVOLVIDOS PUBLICAM CARTA ABERTA SOBRE CASO






Os envolvidos em uma agressão a um diretor do hospital São Sebastião publicaram nesse sábado uma carta aberta esclarecendo o caso. Acompanhe na íntegra o post escrito pela família.

"Carta Aberta da Família Cesarino a respeito dos fatos divulgados pelo Hospital São Sebastião, de Três Corações/MG.

Inicialmente, ressalte-se que é com imensa consternação que a Família Cesarino vem a público manifestar-se acerca dos fatos mencionados em epígrafe, em um momento de profunda dor e luto.
Em relação às notícias que vêm sendo veiculadas na imprensa e propaladas pelo Hospital acima mencionado, segundo as quais três irmãos (Marcelo, Cristiano e Lucas) teriam agredido o Sr. Arnaldo Afonso Monteiro, em razão de uma suposta negativa de acesso à Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Sebastião para visita de seu sobrinho que lá se encontrava, temos que, alguns esclarecimentos se fazem necessários, senão vejamos:
Primeiramente, é preciso dizer que os fatos (agressão contra diretor administrativo) foram motivados pela desídia com a qual agiu o Hospital São Sebastião (situado em Três Corações/MG) ao lidar com vítima oriunda de um trágico acidente sofrido pelo sobrinho dos envolvidos no vídeo gravado pelo referido Hospital e que culminou no óbito da vítima. Tal acidente ocorreu na cidade de Campanha/MG, na madrugada do dia 27/12/17. Ao receber os primeiros atendimentos na referida comarca, o paciente fora transferido para o município de Três Corações, tendo dado entrada, em estado gravíssimo, no Hospital São Sebastião, por volta de 3h30 da madrugada.
Dada a extrema gravidade do quadro clínico, o paciente deveria ter sido imediatamente encaminhado para cirurgia, a fim de que houvesse chance de ter sua vida preservada. No entanto, a vítima ficou aguardando atendimento no corredor, repise-se, no corredor do referido hospital, já que, durante a madrugada, o médico-cirurgião que poderia tê-lo operado se recusou a fazê-lo e, absurdamente, foi embora para sua residência, alegando que não o operaria em razão de uma suposta ausência de vaga na UTI (o que não condizia com a verdade, já que havia vaga na Unidade de Terapia Intensiva, ocupada por paciente que não apresentava quadro clínico grave).

Somente após muita insistência dos familiares, bem como do Dr. Marcelo Cesarino (médico cardiologista e tio da vítima) é que o paciente foi, enfim, encaminhado para cirurgia, por volta de 9h da manhã do dia 27/12. Infelizmente, já era tarde demais para a adoção de qualquer medida, eis que, horas depois, o jovem garoto de 16 anos viera a falecer.

No que tange ao vídeo gravado pelas câmeras do hospital, diferentemente do quanto alegado pelo Sr. Arnaldo Afonso Monteiro, o cerne da discussão não foi a suposta negativa de acesso à UTI, até porque, no momento da discussão, o Dr. Marcelo Cesarino já havia tido acesso à Unidade de Terapia Intensiva e a família avisada de que a consumação do falecimento já era certa (o que, efetivamente, ocorreu uma hora depois) o que torna evidente a deturpação dos fatos trazida pelo Hospital, à imprensa.
O mérito da discussão foi a negligência e imperícia com as quais agiu o Hospital São Sebastião, negligência essa que, repise-se, resultou na morte do paciente que, mesmo em estado gravíssimo, não teve o devido socorro prestado no momento em que deveria.
Ato contínuo, quando questionado pelos três irmãos acerca da omissão do Hospital em socorrer o paciente, o Sr. Arnaldo Afonso Monteiro, em flagrante falta de sensibilidade, debochou da família, dando a entender, de forma irônica, que qualquer erro cometido pelo Hospital poderia ser “consertado”, evitando-se punições. Nesse momento, os ânimos realmente se exaltaram e a discussão eclodiu, pois além dos envolvidos terem de lidar com o luto, a dor e o sofrimento em virtude da perda irreparável, precisaram enfrentar o deboche do diretor administrativo.
Ademais, especialmente no que diz respeito à conduta do agente penitenciário Lucas Cesarino o qual, pela simples análise das imagens, tentava apaziguar a situação, é forçoso dizer que ele apenas sacou a arma de fogo de maneira instintiva e em razão de ter ouvido um forte barulho na porta.

Percebam que, em momento algum, o agente aponta ou ameaça, com a arma, qualquer pessoa que seja, sendo certo que qualquer imputação nesse sentido é falaciosa e não merece subsistir.
Por fim, ressalte-se que a família Cesarino já está adotando as medidas legais cabíveis à espécie para apuração e punição das pessoas partícipes da negligência em tela.
É certo que nada trará de volta o ente tão querido e perdido por essa família, porém, os responsáveis pelo trágico resultado devem ser exemplarmente punidos, para que outras famílias não percam seus parentes em razão de negligência, imprudência e imperícia da Instituição Hospitalar em questão.

Cordialmente, Família Cesarino"


Fonte: TV Alterosa Sul de Minas

Passagens intermunicipais, salários e combustíveis vão começar 2018 reajustados


O ano de 2017 está terminando e o governo já anunciou alguns reajustes para 2018




Passagens intermunicipais

A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) autorizou, por meio de Resolução a ser publicada no Minas Gerais de hoje, sábado, dia 30, o reajuste anual médio de 3,0295% no valor das passagens do transporte coletivo de passageiro intermunicipal. As novas tarifas entram em vigor a partir de zero hora do dia 1º de janeiro de 2018.

O reajuste anual da tarifa, previsto no contrato de concessão para a prestação do serviço de transporte coletivo intermunicipal de passageiros, visa à correção da defasagem dos valores das tarifas ocorridos nos últimos 12 meses, considerando a variação dos preços dos insumos, tais como combustíveis, peças de reposição, manutenção, depreciação do veículo, tributos, remuneração da mão de obra, entre outros.


Salário mínimo

O salário mínimo dos brasileiros vai ter reajuste de R$ 17 em 2018 e passará a ser de R$ 954 a partir do dia 1º de janeiro, segunda-feira. O decreto que reajusta valor do salário mínimo foi assinado ontem, sexta-feira, dia 29 pelo presidente Michel Temer.

O salário mínimo atual é de R$937. O valor divulgado é R$ 11 menor do que o previsto inicialmente no orçamento de 2018, aprovado no Congresso, no valor de R$ 965.


Combustíveis

A Petrobras anunciou mais um aumento de 1,90% no preço da gasolina e uma alta de 0,40% no preço do diesel comercializados nas refinarias. Os reajustes estão valendo a partir de hoje, sábado, dia 30.

Desde julho, a Petrobras adota nova política de reajuste de preços para, segundo a petroleira, acompanhar o mercado internacional. O reajuste se refere aos preços para as refinarias. O repasse ou não do aumento para o consumidor final depende dos postos de combustíveis.


Fonte: Jornal de Lavras

Que venha 2018! FELIZ ANO NOVO!

A todos os amigos internautas que em 2017 estiveram conosco compartilhando de tantas coisas, a nossa gratidão e os votos de um novo ano cheio de esperança, tolerância, paz, realizações e BOAS NOTÍCIAS!



Secretário municipal de Cruzília (MG) é preso suspeito de pedofilia



Está preso no presídio de São Lourenço, sob suspeita de pedofilia o Secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Cruzília, Francisco Carlos Ferreira de Andrade. O computador que ele usava foi apreendido e levado para perícia. Segundo a Polícia Civil o equipamento pode conter imagens pornográficas de menores. A prefeitura de Cruzília informou que Francisco será exonerado do cargo.

Com foto e informações da EPTV

ALFENAS E SÃO LOURENÇO CANCELAM QUEIMA DE FOGOS NA VIRADA DO ANO





Alfenas e São Lourenço não terão a tradicional queima de fogos da virada este ano.

Em ambas cidades comunicados foram postados nas fan pages das prefeituras e não tem nada a ver com crise econômica.

Em Alfenas a medida atende a um pedido dos protetores de animais, muito numerosos no município, em uma demanda muito comum no réveillon: acabar com o barulho que prejudica os bichinhos de estimação. A prefeitura e recebeu vários elogios. Também houve algumas críticas negativas. O prefeito Luiz Antônio da Silva (PT) diz que se sensibilizou com o pedido das associações protetoras de animais e cancelou o evento de última hora. A prefeitura já havia feito uma licitação de R$ 50 mil para comprar os fogos de artifício, mas não chegou a efetivar a compra. O dinheiro será economizado. “Já estávamos caminhando para não fazer. Foi uma evolução da percepção da gente. Fizemos muitas audiências públicas sobre os problemas dos animais este ano e percebemos que o barulho de fato prejudica os animais”, conta o prefeito.

Segundo o comunicado da prefeitura de São Lourenço, o motivo da decisão se dá em respeito ao Decreto Municipal 6.517 de 30/06/2017, que visa evitar o transtorno causados pelo barulho dos fogos a enfermos, idosos e animais.




Operação "Ano Novo" começou a meia-noite desta sexta com 800 policiais federais em MG



Teve início a meia-noite desta sexta-feira (29), a "Operação Ano Novo", desencadeada nas rodovias federais de Minas, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). 800 agentes farão o patrulhamento em Minas, estado que tem a maior malha rodoviária do Brasil. A prioridade são as ações preventivas para reduzir a violência no trânsito, e reduzir o número de mortes nas estradas federais.


Segundo a PRF, o fator humano é sempre o mais importante no trânsito, por isso aconselha que o motorista dirija com cuidado, seja prudente e pratique a direção defensiva.

A fiscalização e o policiamento serão intensificados por meio de rondas ostensivas nas rodovias e do posicionamento estratégico das viaturas e policiais ao longo dos trechos mais movimentados e considerados críticos. Aproximadamente 800 policiais, em escalas de revezamento, participam da operação utilizando 23 radares e 200 etilômetros.

Veículos de cargas

Por medida de segurança, devido ao grande aumento no fluxo de veículos, a PRF irá restringir o tráfego de bitrens, rodotrens, treminhões, cegonheiras carregadas e de veículos com cargas excedentes, somente nas rodovias federais de pista simples.

A restrição será feita na segunda-feira (1º), das 16h às 22h. O motorista que descumprir a determinação será multado em R$ 130,16, receberá 4 pontos na CNH e terá o veículo retido.

A operação Ano Novo termina às 23h59 da próxima segunda-feira.

Com informações e foto Hoje em Dia

Criança morre após cair embaixo de ônibus circular em São Lourenço




Um menino de 9 anos morreu atropelado por um ônibus na tarde desta sexta-feira (29) em São Lourenço. A criança andava de bicicleta com
 outros dois amigos quando teria escorregado na areia e caído no momento em que o ônibus passava na Rua José Simeão Dutra, bairro Nossa Senhora de Lourdes, em São Lourenço.

Segundo a Polícia Militar, o motorista do ônibus disse que descia a rua quando viu três garotos andando de bicicleta no sentido contrário ao veículo, sendo que um deles entrou na contramão de direção e os outros dois seguiram na mão contrária. Logo em seguida o cobrador percebendo que havia acontecido alguma coisa 
pediu que parasse o veículo. Ao descer do ônibus e ver que um dos garotos havia sido atropelado acionou o socorro médico. Uma equipe do SAMU esteve no local e constatou o óbito da vítima.

O local foi preservado até a chegada da perícia técnica e após os trabalhos liberado. Câmeras próximas gravaram o acidente e a filmagem foi repassada à perícia técnica.

O corpo da vítima foi removido pelo serviço funerário. O ônibus foi liberado para a empresa circular. E a bicicleta devolvida aos familiares do garoto.

O motorista do ônibus foi conduzido para a Delegacia de Polícia para maiores esclarecimentos.


Fonte: 57º BPM

PM prende jovem e apreende droga em Caxambu





Na tarde dessa quinta-feira (28), a Polícia Militar prendeu um jovem, de 19 anos, por tráfico de drogas no Morro do Cristo. Na ação policial foram apreendidos 05 buchas de maconha e mais uma porção da droga além de R$80,00 (oitenta reais) em dinheiro.

A PM recebeu denúncia anônima informando que o jovem estaria traficando drogas no endereço e durante busca pessoal encontrou com ele 03 buchas de maconha e o dinheiro.

Os policiais foram até a residência do rapaz e encontraram mais 02 buchas de maconha e a porção da droga.

Ele recebeu voz de prisão e foi conduzido para a Delegacia de Polícia juntamente com a droga e dinheiro apreendidos.

Fonte: 57º BPM

Top 3 Mentiras do Governo sobre a Reforma da Previdência



Parecia um filme de terror: vai ser votada em breve, estão discutindo, Temer perde força, blá, blá, blá. Mas, assim como em um seriado de terror, vamos ter que aguardar a próxima temporada para ver o que vai acontecer com a Reforma da Previdência.

A votação foi adiada para após o retorno do recesso do Legislativo (eles retornam à atividade dia 02 de fevereiro de 2018). Enquanto isso, a população vai agonizando, temendo o que pode acontecer com seus direitos sociais.

Neste artigo, quero tratar das 3 principais Mentiras do Governo sobre a Reforma da Previdência, na minha opinião. Com isso, quero antagonizar os argumentos ridículos do governo, que esta reforma serviria para trazer mais igualdade pois “combate privilégios”.

[Obs.: este artigo foi escrito com base na última alteração da proposta de reforma previdenciária até esta data, conhecida como “emenda aglutinativa”.]
Sumário


1) Aposentadoria por tempo de contribuição é privilégio

2) Mais Recursos para outras Áreas

3) Não muda nada para trabalhadores rurais

4) Conclusão
1) Aposentadoria por tempo de contribuição é privilégio

Atualmente, temos basicamente dois tipos de aposentadorias programáveis:
Aposentadoria por idade - requisitos:
idade mínima de 65 (homens) ou 60 anos (mulheres)
15 anos de recolhimentos ao INSS;
Aposentadoria por tempo de contribuição - requisitos
não requer idade mínima
35 (homens) ou 30 (mulheres) anos de tempo de contribuição

[Obs.: existem outros tipos de aposentadorias específicas, como a especial e a do professor, mas são variações da aposentadoria por tempo de contribuição. Não vou tratar delas para deixar o artigo mais conciso.]

Com a Reforma da Previdência, só teremos um tipo de aposentadoria programável, que exigirá idade mínima (62 anos para mulheres e 65 para homens). Ou seja, a aposentadoria por tempo de contribuição será extinta.

Além disso, a reforma deixa as portas abertas para que essas idades mínimas (62 e 65) aumentem no futuro.

Em sua lamentável propaganda, o governo diz que a aposentadoria por tempo de contribuição é um privilégio, e que pessoas aposentam-se muito cedo eganham muito.

Sobre ganhar muito

A lei já tem mecanismos para lidar com isso. Quem aposenta-se muito jovem, sofre com maior força as penalidades do fator previdenciário. O fator previdenciário diminui tanto mais o valor da aposentadoria quanto mais jovem for ao aposentar-se.

Para escapar do fator previdenciário, a pessoa precisa atingir a somatória 85/95 (ou 90/100 futuramente). Ou seja, ela já não será mais tão jovem ao aposentar-se.

[Obs.: Se você quer entender melhor o fator previdenciário e a somatória 85/95, assista a minha palestra online totalmente gratuita: Como dominar cálculos previdenciários e faturar até 2 vezes mais. Clique aqui para garantir a sua vaga.]

E se, mesmo com o fator previdenciário, a pessoa ainda tiver uma aposentadoria maior que a média da população em geral, significa que ela contribuiu com valores mais altos ao longo da vida (princípio contributivo retributivo). É bom na hora de recolher, mas reclama na hora de pagar? 😒

Sobre aposentar-se muito cedo

Para a pessoa aposentar-se cedo, significa que ela acumulou 35 ou 30 anos de tempo de contribuição com pouca idade. Isso acontece porque, certamente, ela começou a trabalhar e contribuir para o INSS muito jovem.

E quem começa a trabalhar muito jovem na nossa sociedade? Via de regra, são as pessoas de mais baixo poder aquisitivo.

E adivinha? São exatamente essas pessoas que têm uma expectativa de vida menor. Vamos analisar alguns dados?

Um homem que viva em Alagoas tem uma expectativa de vida de 66,2 anos, enquanto uma uma mulher de Santa Catarina, 75,1 anos.

Na média, os homens de Alagoas poderão desfrutar de sua aposentadoria pouco mais de um ano...

Mais uma estatística assustadora, dessa vez levando em conta apenas a cidade de São Paulo (não o Estado, a cidade). Um morador do Jardim Ângela (bairro pobre) tem uma expectativa de vida de 55,7 anos, enquanto um morador do Jardim Paulista (bairro rico) tem expectativa de vida de 79,4 anos.

Os moradores dos bairros pobre de São Paulo dificilmente se aposentarão…

Ou seja, no Brasil não é possível estabelecer uma idade mínima para a aposentadoria, pois somos ainda um país muito desigual. É mais do que justo que pessoas que começaram a contribuir mais cedo possam aposentar-se mais cedo.
2) Mais Recursos para outras Áreas

O Governo afirma que, com a Reforma Previdenciária, sobrará mais recursos para Saúde, Educação e Segurança.

Como eu expliquei no artigo “O rombo da Previdência é uma mentira!” as contribuições sociais estão vinculadas à Seguridade Social, não podendo ser destinadas a outras áreas. E a única área que poderia ser “beneficiada” seria a Saúde, que faz parte da Seguridade Social (a Seguridade Social é formada pela Previdência Social, Assistência Social e Saúde).

Atualmente, existe a controversa DRU (Desvinculação de Receitas da União), de acordo com a qual 30% das receitas das contribuições sociais ficam desvinculadas das destinações fixadas na Constituição. Dessa forma, essas contribuições estão sendo destinadas a outros fins (a maior parte o governo utiliza isso para o pagamento de juros da dívida do orçamento fiscal, e não Educação ou Segurança).

Com a a nova proposta de reforma previdenciária, está previsto o fim da DRU. Eu ainda estou com dificuldades em acreditar nisso mas, se realmente isso se concretizar, as contribuições sociais devem ser NECESSARIAMENTE utilizadas APENAS na Seguridade Social.

Dessa forma, este bonito discurso de investir mais em educação e segurança é outra MENTIRA deslavada.
3) Não muda nada para trabalhadores rurais

O Governo vem alardeando esta mensagem, mas isso é MENTIRA.

Atualmente, pequenos trabalhadores rurais, de agricultura familiar, conseguem se aposentar mesmo sem ter contribuído com o INSS por 15 anos, desde que comprovem o trabalho no campo por esse período e recolham uma alíquota de 2,1% quando vendem sua produção.

Com a reforma, serão exigidos 15 anos de contribuição para todos, inclusive pequenos trabalhadores rurais.
4) Conclusão

Não acredite em propagandas do Governo. Procure suas próprias fontes de informação (de preferência, analise várias fontes e compare o que dizem).

Se a Reforma da Previdência passar, teremos muitas alterações, tanto nos próprios benefícios previdenciários quanto no cálculo do valor desses benefícios.

Recomendo aproveitar a suspensão dos prazos processuais para estudar direito previdenciário, principalmente cálculos previdenciários, com os quais os colegas costumam ter mais dificuldades.

Sobre isso, leia meu artigo “Descubra se vale a pena estudar direito previdenciário antes da Reforma da Previdência”.

Para perder o medo de estudar cálculos previdenciários, assista a minha palestra. Ela é online e gratuita e eu te mostro que cálculo previdenciário não é ciência de foguete e, para provar, ensino o cálculo do fator previdenciário passo a passo.

Clique aqui para inscrever-se :)

[Artigo originalmente publicado no blog "Desmistificando o Direito"]

FONTES:

A expectativa de vida da população em cada Estado do Brasil;

Em SP, morador dos Jardins vive 24 anos a mais que o do Jardim Ângela;

Como fica o cálculo do valor dos benefícios do INSS após a “Emenda Aglutinativa”?


Alessandra StrazziEspecialista em Direito Previdenciário
Advogada especialista em Direito Previdenciário (INSS), formada pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Autora do blog Adblogando, no qual procura explicar o Direito de forma simples para as pessoas leigas, e do Desmistificando, voltado para o público jurídico. http://alessandrastrazzi.adv.br e http://www.desmistificando.com.br

57º BPM tem novo Subcomandante




Na última terça-feira, 26 de dezembro, assumiu o Subcomando do 57º Batalhão de Polícia Militar- “ Batalhão Prevenção” o Major PM Andreilson Josué dos Santos.

Há anos atuando no 57º BPM, o Major Andreilson é um profundo conhecedor da Unidade e das peculiaridades dos 22 municípios subordinados.

Entre as atividades já desempenhadas, foi Comandante dos Pelotões de Itamonte e de São Lourenço, comandou a 276ª Cia também sediada em São Lourenço e antes de ser promovido ao posto de Major era Chefe da Seção de Planejamento e Operações do 57º BPM.

Com uma grande experiência na área operacional e administrativa o Major Andreilson poderá contribuir ainda mais no planejamento e desenvolvimento das ações de segurança pública nos municípios que compõem o 57º BPM. Ele vem substituir o antigo Subcomandante, Major Paulo Márcio, que foi transferido para a reserva no final do mês de novembro.

O Subcomandante tem um importante papel de assessoria direta ao Comandante do Batalhão, Ten Cel Paulo Alex, e na ausência do Comandante o Subcomandante é responsável por representá-lo.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DO 57º BPM

Radares reativados em BRs ligam alerta para os motoristas

Devido a problemas orçamentários, as empresas que operavam os equipamentos tiveram contratos suspensos pelo governo federal. Porém, no último dia 20 a União liberou R$ 52,5 milhões relativos à operação, notificação e autuação de condutores




Alerta na saída para as viagens de férias e para o recesso de fim de ano: todos os radares de 906 trechos de velocidade monitorada em rodovias federais no estado de Minas Gerais voltaram a fotografar motoristas infratores nos segmentos sob jurisdição do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Devido a problemas orçamentários, as empresas que operavam os medidores tiveram contratos suspensos pelo governo federal. Porém, no último dia 20 a União liberou R$ 52,5 milhões relativos à operação, notificação e autuação de condutores.

A medida é valida apenas para os aparelhos em estradas não concedidas à iniciativa privada. Nas BRs pedagiadas, as concessionárias custeiam o processo de detecção de veículos em velocidade excessiva e repassam dados à Polícia Rodoviária Federal (PRF) para a emissão das notificações.


De acordo com o Dnit, a suspensão dos contratos de operação dos aparelhos se deu devido à interposição de diversos recursos jurídicos nas licitações para o Programa Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade. Isso obrigou o governo a usar recursos emergenciais na gestão dos radares, mas, com o tempo, de acordo com Dnit, essa medida extrapolaria os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, o que levou à suspensão dos contratos. “Foram mantidos os redutores instalados em travessias urbanas, que são aqueles com display que informa a velocidade. Assim, a maior parte dos radares de velocidade continuava funcionando”, salientou o departamento.

A rodovia federal sob jurisdição do Dnit com mais radares reativados é a BR-116, com 211 trechos com velocidade limitada, seguida pela BR-381, que tem 144, pela BR-365, que apresenta 103 e a BR-050, que tem 21.

Em relação às principais saídas de Belo Horizonte geridas pela iniciativa privada, a Via 040 informa que os 117 radares existentes no trecho da BR-040 entre Brasília e Juiz de Fora estão em fase de manutenção e se encontram temporariamente desativados. A empresa ressaltou que o trecho é sinalizado com placas de regulamentação de velocidade permitida. A fiscalização fica a cargo da Polícia Rodoviária Federal.

Já o trecho da BR-381 concedido à Arteris Fernão Dias, na saída para São Paulo, conta com 19 pontos de fiscalização eletrônica que operam normalmente – 12 em Minas e sete em São Paulo.


Nas estaduais
Neste mês, cinco novos radares do Departamento de Edificações, Estradas e Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG) passaram a autuar motoristas em estradas estaduais. Dois deles foram acionados na MGC-452, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, nos Kms 172,5 e 173. Outros dois estão na BR-383, em Piranguçu, no Sul de Minas, nos Kms 380,1 e 383,9. Um radar passou a multar em Lavras, também no Sul de Minas, na MGC-354, altura do Km 612.

Nas estradas sob jurisdição do DEER-MG há agora 428 radares em funcionamento, segundo levantamento do último dia 20. Desses, 55 se encontram na Grande BH, sendo que a maioria, 35, limita a velocidade a 60 km/h. O município com mais pardais e redutores é Nova Lima, com 12, seguido de Belo Horizonte e Vespasiano, com oito cada. Os municípios da Grande BH são também os que mais detêm radares do DEER-MG, sendo a MG-030 a campeã, com 12 aparelhos de fiscalização eletrônica, seguida da MG-010, com oito, mesmo número da MG-424.


Operação especial
Para tentar reduzir os números de violência no trânsito na saída para o recesso, a Operação Ano-Novo, da Polícia Rodoviária Federal, conta desde a 0h de hoje com um efetivo de 800 policiais, 23 radares móveis e 200 etilômetros nas BRs. Policiais rodoviários farão rondas e também ficarão posicionados em trechos considerados críticos. A logística da operação também restringirá, no feriado, a circulação de grandes veículos de carga, entre 16h e 22h do dia 1º.

Fonte: em.com.br

MOCHILA É ROUBADA DENTRO DA IGREJA MATRIZ DE SÃO LOURENÇO





A Polícia Militar foi acionada a comparecer na Igreja Matriz, localizada na Av. Dom Pedro II, Centro, São Lourenço. No local, a vítima relatou que se encontrava no interior da igreja realizando suas orações, momento em que se aproximou um homem de cútis branca, com aproximadamente 1,65 m de altura, aparentando ter uns 53 anos de idade, e sorrateiramente subtraiu a mochila da vítima com seus pertences.

Após intensa diligências, as equipes policiais localizaram o material furtado na residência do Autor. REDS lavrado e encaminhado à delegacia de Polícia.


Fonte: 57º BPM

Educação publica edital de concurso que vai disponibilizar 16.700 vagas para rede estadual em 2018

Inscrições poderão ser feitas a partir das 9h do dia 26 de fevereiro. Concursados irão ocupar vagas hoje preenchidas pelo sistema de designações





Já está disponível para consulta o edital de abertura do concurso público da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE), publicado nesta quinta-feira (28/12) no Diário Oficial Minas Gerais. O certame, autorizado em novembro pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag), contará com 16 mil vagas para o cargo de Professor de Educação Básica de diversas disciplinas e com 700 vagas para Especialista em Educação Básica.

As oportunidades contemplam todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino. Os conscursados irão ocupar vagas hoje preenchidas por meio do sistema de designações.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, em www.fumarc.com.br, a partir das 9h do dia 26 de fevereiro até as 23h59 do dia 8 de março de 2018. Para requerer a isenção da taxa de R$ 70,00, valor que será aplicado tanto para a vaga de professor quanto para de especialista, o candidato deve acessar o mesmo endereço eletrônico de 22 a 26 de janeiro.

A aplicação das provas objetivas, que vão contar com 60 questões de Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos didático-pedagógicos e Conhecimentos específicos, está prevista para 8 de abril de 2018. Os candidatos terão como locais de provas todas as cidades-sede das Superintendências Regionais de Educação.

A realização do concurso vai ao encontro do objetivo do Governo do Estado de criar um quadro estável na Educação, com a maioria dos servidores em cargos efetivos até o final da gestão, como explica o subsecretário de Gestão de Recursos Humanos, Antonio David de Sousa Junior.

“Para isso, é preciso realizarmos um novo concurso, apesar de já termos nomeado mais de 50 mil servidores, para todas as carreiras, ao longo destes três anos. O foco desse novo concurso é exclusivamente a escola, a sala de aula e o processo de ensino e aprendizagem. Como bem sabemos, é muito difícil desenvolver bons projetos educativos e processos eficientes de ensino e aprendizagem tendo que dispensar, a cada ano, cerca de 60% dos professores e depois recontratá-los por meio de designação”.

Antonio David esclarece, também, que a carga horária das vagas ofertadas no edital varia de acordo com a realidade das escolas estaduais. “Aplicamos uma metodologia para levantamento das vagas ofertadas que compreende as diferentes realidades de nossas escolas. Assim, a maioria absoluta das vagas ofertadas no edital tem carga horária de 12 a 16h/a semanais de regência, mas há vagas ofertadas na faixa de 10 a 11 h/a e, ainda, aproximadamente 25% das vagas no corte de 5 até 9 h/a semanais”, diz

De acordo com o subsecretário, a diferenciação de carga horária foi feita para atender as especificidades de pequenos municípios, de escolas que têm pequeno número de turmas, para que também essas localidades possam ter professores efetivos. “Quer dizer, contando com seus profissionais, que estarão lá dia após dia, contribuindo para alavancar os processos de ensino e aprendizagem”, ressalta Antonio David.

Para as vagas de Especialista em Educação Básica não há distinção de habilitações: os servidores poderão atuar como orientadores educacionais, supervisores ou coordenadores pedagógicos, desempenhando funções fundamentais na organização da escola e no aprimoramento dos processos de ensino.

Já os cargos de Professor de Educação Básica abrangem várias disciplinas como História, Geografia, Química, Física, entre outras que compõem o currículo básico dos anos finais do ensino fundamental e de todo o ensino médio. Especificamente para esta carreira, as 16 mil vagas estão distribuídas entre 848 municípios mineiros, no universo de 852 municípios que contam com escolas estaduais.

O edital para o concurso da SEE 2017/2018 está disponível para consulta na página 36 do Diário Oficial Minas Gerais do dia 28 de dezembro de 2017 - clique aqui para acessar. É importante esclarecer que este concurso não compete com outros ainda vigentes, cujas vagas não estão contempladas neste edital.

Fonte: Agência Minas

Eletromecânico é vítima de golpe em São Lourenço



Nessa quarta-feira (27), um eletromecânico, de 34 anos, procurou a Polícia Militar em São Lourenço para comunicar que estelionatários realizaram compras no número do cartão de crédito dele no em torno de R$900,00 (novecentos reais).

A vítima disse que recebeu mensagens em seu celular informando sobre os débitos e entrou em contato com o banco para cancelar as compras e bloquear o cartão contudo uma delas já havia sido autorizada.

O eletromecânico foi orientado sobre os procedimentos posteriores ao registro da ocorrência.

Fonte: 57º BPM

Diretor de hospital é agredido e ameaçado por agente penitenciário e familiares em Três Corações, MG

Câmera de segurança registrou ação na tarde desta quarta-feira (27); grupo tentava visitar sobrinho internado.



O diretor administrativo do Hospital São Sebastião, em Três Corações (MG), foi agredido por três homens na tarde desta quarta-feira (27). A ação foi registrada por câmeras de segurança do local. Segundo a Polícia Militar, um dos agressores, que estava armado, era um agente penitenciário.

Nas imagens, é possível ver quando o agente saca uma arma e aponta em direção ao diretor Arnaldo Afonso Monteiro. Segundo a vítima, eles discutiam sobre a visita a um familiar do agente.

“Ele pediu se podia. Eu peguei e liguei para o profissional médico que é o responsável pela nossa UTI por volta de 13h20, 13h30 mais ou menos, e desci para falar para o doutor, para o médico, que estava liberado, que estava tudo ok. Hora que eu abri a porta, que ele sentou, ele já veio me agredir, não me deixou falar. Com palavras horríveis, denegrindo a imagem, dizendo que iria levar o hospital para o Ministério Público”, afirma o diretor.

Outros dois homens, que são irmãos do agente, passam a agredir o diretor com socos e chutes, enquanto o agente penitenciário segura a porta e impede a entrada de outras pessoas. Em seguida, o grupo que estava do lado de fora força a porta e consegue entrar, interrompendo a briga, mas a confusão ainda continuou na recepção do hospital.


“A hora que ele sacou a arma, eu falei: ‘Ele vai me matar’. Eu não fiz nada para ele. O hospital São Sebastião prestou toda a assistência, deu todo apoio, e ele vir com essa covardia, os três?”, diz o Monteiro, que teve um dente quebrado na confusão.

O diretor informou que já registrou um boletim de ocorrência sobre o caso. Segundo o documento, a arma usada pelo agente era uma pistola de calibre 380. De acordo com a Secretaria de Administração Prisional, ele tem permissão para andar armado, e um procedimento interno vai ser aberto para apurar os fatos. O sobrinho dos agressores morreu horas depois da confusão.

“Nós vamos tomar todas as medidas possíveis. Nós não vamos deixar passar em branco, nós já acionamos o departamento jurídico nosso. Então foi uma agressão, agrediram dois funcionários, [sendo] um diretor, que é a secretária lá fora e o Arnaldo, que é funcionário há mais de 30 anos, 40 anos”, disse o diretor presidente do hospital, Ivandro Mikhail Auad.


O agente foi levado para a delegacia, onde foi ouvido e liberado. A arma foi apreendida.


Fonte: G1 Sul de Minas

Criança de 11 anos é estuprada por marido de prima no Sul de Minas

Vítima estava brincando com o filho do agressor, na casa dele, quando foi agarrada e sofreu os abusos, informa o Boletim de Ocorrência





Uma menina de 11 anos denunciou que foi estuprada pelo marido de sua prima enquanto brincava com o filho dele, de 6, na tarde dessa quarta-feira em Camanducaia, no Sul de Minas Gerais.
Uma vizinha da criança acionou a Polícia Militar informando que a criança chegou em casa chorando e dizendo que havia sido estuprada pelo homem, de 21 anos, que é casado com uma prima da vítima.
Segundo relato da menina aos militares, registrado no Boletim de Ocorrência, ela brincava com o filho do agressor, de 6 anos, na casa dele quando o homem a agarrou, tampou a boca dela e a estuprou.

Aos policiais, o suspeito de cometer o estupro negou o crime e disse que a menina e o filho começaram a brigar por causa de um celular e, por isso, ela foi embora da casa chorando.

A vítima foi levada à Santa Casa em Camanducaia e exames constataram lesões causadas pelo estupro. O agressor foi preso em flagrante e encaminhado para a Polícia Civil.

*Sob supervisão do editor Benny Cohen


Fonte: em.com.br

Programa Energia Inteligente da Cemig chega às escolas estaduais






A Cemig, por meio do Programa Energia Inteligente, iniciou mais um projeto de eficiência energética que irá beneficiar diretamente milhares de alunos e professores da rede pública estadual de ensino, além de criar a oportunidade de reverter investimentos para outras áreas prioritárias das instituições. Trata-se de uma iniciativa destinada a escolas estaduais de Minas Gerais, cuja ação consiste na substituição de lâmpadas ineficientes por outras com tecnologia LED. A empresa irá substituir equipamentos em 151 instituições e a energia economizada será da ordem de 2.000 MWh/ano, montante suficiente para atender a mais de 1.400 residências num período de 12 meses.


Segundo Neander Geraldo Resende Lima, analista de comercialização da Cemig, a iniciativa pretende disseminar também uma cultura de consumo consciente e sustentável, reduzindo impactos para o meio ambiente e gerando benefícios para toda a sociedade. “A instalação de lâmpadas de tecnologia LED também contribui nesse sentido, visto que posterga a necessidade de investimentos no sistema elétrico, além de disseminar os benefícios da eficiência energética junto aos públicos envolvidos (profissionais da escola, alunos, poder público, comunidade, entre outros), influenciando positivamente na mudança dos hábitos de consumo”, afirma o analista da Cemig.




Outra vantagem, de acordo com Neander Lima, é a diminuição da necessidade de manutenções e trocas dos equipamentos, o que reduz custos para as escolas e gera menor quantidade de resíduos ao longo do tempo, além da melhoria da qualidade da iluminação para os alunos, professores e demais frequentadores do espaço. “A troca da iluminação nas instalações das escolas impacta diretamente na qualidade de ensino e nas condições de trabalho e segurança das instituições”, salienta.


Em atendimento à determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o que alinha a Cemig às melhores práticas sustentáveis, a empresa realizará a reciclagem de todos os materiais e equipamentos substituídos, garantindo a correta destinação dos resíduos gerados na substituição da iluminação das escolas.


Programa Energia Inteligente


Disseminar a cultura do uso consciente e sustentável de energia é uma ação contínua da Cemig. Desde 1998, a empresa já investiu mais de R$ 600 milhões na implantação de projetos de eficiência energética. Os recursos destinados a essas ações se intensificam a cada ano, sendo que, somente em 2017, já foram investidos R$ 63 milhões até novembro. Os benefícios do programa se estenderam a 565 municípios mineiros.


O Programa Energia Inteligente da Cemig é regulado pela Aneel e se baseia no incentivo à mudança de hábitos, resultando na redução e eliminação do desperdício como forma de bom uso e preservação dos recursos naturais. Os projetos do programa são voltados para clientes de baixa renda, entidades sem fins lucrativos, prefeituras, hospitais, iniciativa privada e para a área de educação. Entre outras ações, merecem destaque a substituição de chuveiros elétricos por sistemas de aquecimento solar, substituição de lâmpadas ineficientes e autoclaves antigas com alto consumo de energia por mais modernas e mais eficientes.





Fonte: Agência Minas

Governo de Minas Gerais anuncia que transferiu 100% do ICMS para os municípios



O Governo de Minas Gerais informa que concluiu, nesta quinta-feira, 28 de dezembro, o repasse de 100% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para os 853 municípios mineiros. O repasse do Estado para os municípios somou, em 2017, R$ 11,34 bilhões. Este valor representa um aumento de R$ 1,02 bilhão, ou 9,8% de acréscimo em relação a 2016.

Apesar da grave crise financeira que atinge Minas Gerais e a maioria dos entes da Federação, o aumento do valor repassado aos municípios, referente ao principal imposto estadual, reflete o êxito das ações implementadas pelo Governo mineiro, que visam fomentar a economia do estado e auxiliar os municípios no atendimento à população.

Corpo de homem é encontrado boiando no Rio Verde, em Varginha

Vítima estava em estado avançado de decomposição e ainda não foi identificada.


O corpo de um homem foi encontrado boiando no Rio Verde na tarde desta quarta-feira (27) em Varginha (MG). De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele foi localizado por um morador próximo ao bairro Centenário.

“Estava mexendo na minha casa ali, aí eu vi uma coisa descendo aqui no rio. Falei para minha: ‘Estou achando que é um corpo ali’. Ela falou: ‘Não é, não’. Eu peguei a canoa, fui lá ver, constatou que era um corpo mesmo”, conta o pedreiro Juliano Graciano de Paula.

Segundo os bombeiros, o corpo já estava em estado avançado de decomposição, mas parecia não ter sido vítima de violência.

“O corpo não apresentava nenhum tipo de ferimento. Nós o tiramos com o auxílio de uma canoa e uma corda. E a perita olhou e aparentemente falou que não tinha nenhum sinal de agressão, não tinha absolutamente nada”, explica a sargento Uyara Njala Silva Mello Alvim.

Até esta publicação, a vítima não havia sido identificada.

Fonte: G1 Sul de Minas

Famílias dizem ter sido vítimas de golpe em aluguéis de sítios no Sul de Minas

Sete boletins de ocorrência já foram registrados contra o suspeito, que é de Pouso Alegre.




 



Pelo menos sete famílias afirmar ter caído em um golpe neste fim de ano em Pouso Alegre (MG). Elas teriam alugado sítios para passar o Natal e o Réveillon, mas depois de depositarem o dinheiro, descobriam que o espaço não tinha sido reservado.

O autor do golpe seria um colunista social da cidade que, após ficar conhecido na TV e na internet, passou a oferecer, nas redes sociais, sítio para temporadas na região.

A família do comerciante Guilherme Monroe foi uma das que se interessou por uma oferta, alugando um espaço para passar o fim de ano. “Foi o ano inteiro nessa expectativa, nunca desconfiamos de nada, nada, nada”, conta ele.

Mas depois de fazer o depósito, eles foram surpreendidos ao saber que nenhum sitio tinha sido reservado. Eles tiveram que fazer boletim de ocorrência, alugar outro sítio, e acabaram no prejuízo.

“Já tinha pago o valor de R$ 4 mil antes. A gente fechou um outro contrato de R$ 2 mil. Então a gente pagou R$ 6 mil para passar somente o Natal, sendo que a gente pagaria R$ 4 mil para ficar o Natal e o Ano Novo”

A família passou o Natal em outro sítio que estava disponível após também ter sido usado no suposto esquema.

“Foram três famílias. Famílias que pagaram e ele não cumpriu. Ele alugou as mesmas datas para duas, três famílias”, diz o comerciante Luis Otávio de Carvalho Lemos.

O autor faria um papel de intermediário nas negociações dos aluguéis, mas Luís diz que nunca recebeu nenhum centavo dele. “Ele passou a fazer os contratos e receber diretamente com as pessoas interessadas”, afirma.

A Polícia Civil já registrou sete boletins contra ele. Um áudio atribuído ao colunista está circulando nas redes sociais e fala sobre uma dívida.

“A Denise está com os contatos do Natal e você está com os contatos do Réveillon. Eu vou passar o contato da minha irmã para você, eu queria que você explicasse na real. ‘Olha, o Leandro estava endividado com o agiota, pagou o agiota com o dinheiro seus, e está acontecendo isso, isso e isso”.

Uma turma de amigos de Campinas (SP) perdeu R$ 8 mil. O grupo tinha reservado um sitio em Gonçalves (MG).

“Já estamos com os documentos em mãos, estamos a caminho de Minas Gerais, e vamos até a cidade de Gonçalves para apresentar toda a documentação às autoridades e buscar as reparações tanto cível quanto também as responsabilidades criminais dele”, afirma o advogado Leonardo Santana.

A Polícia Civil disse que o suspeito está sendo investigado por estelionato.

Fonte: G1 Sul De Minas

Veja a lista de feriados e pontos facultativos em 2018

Informações foram divulgadas no Diário Oficial da União, quatro feriados vão emendar em finais de semana



Foi publicada na edição desta terça-feira (26) do Diário Oficial da União portaria que estabelece os dias de feriados nacionais e os pontos facultativos em 2018.

Segundo o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, as datas deverão ser observadas pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo, sem comprometimento das atividades públicas consideradas como serviços essenciais à população.

A portaria estabelece ainda que os dias de guarda dos credos e religiões não relacionados poderão ser compensados, desde que previamente autorizado pelo responsável pela unidade administrativa de exercício do servidor. Os feriados declarados em lei estadual ou municipal serão observados pelas repartições da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, nas respectivas localidades, acrescentou o ministério.

O Ministério diz ainda que não será permitido aos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal antecipar ponto facultativo em discordância com o que dispõe a portaria.

Veja o calendário:

– 1º de janeiro – segunda-feira: Confraternização Universal (feriado nacional)
– 12 de fevereiro – segunda-feira: Carnaval (ponto facultativo)
– 13 de fevereiro – terça-feira: Carnaval (ponto facultativo)
– 14 de fevereiro: quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até as 14 horas)
– 30 de março – sexta-feira: Paixão de Cristo (feriado nacional)
– 21 de abril – Sábado: Tiradentes (feriado nacional)
– 1º de maio – terça-feira: Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional)
– 31 de maio – quinta-feira: Corpus Christi (ponto facultativo)
– 7 de setembro – sexta-feira: Independência do Brasil (feriado nacional)
– 12 de outubro – sexta-feira: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)
– 28 de outubro – domingo : Dia do Servidor Público – art. 236 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 (ponto facultativo)
– 2 de novembro – sexta-feira: Finados (feriado nacional)
– 15 de novembro – sábado: Proclamação da República (feriado nacional)
– 25 de dezembro – terça-feira: Natal (feriado nacional)

Fonte: Agência Brasil

Igreja Presbiteriana apresentou Cantata "A Sinfonia do Nascimento" em Itamonte





A Cantata "A Sinfonia do Nascimento" foi apresentada nos dias 25 e 26, na Igreja Presbiteriana de Itamonte.
O musical, que faz parte do calendário da Quinzena Cultural, será reapresentado no dia 30/12 (sábado), na Praça da Matriz.

"Um menino órfão é devolvido ao abrigo e foge, mas atraído pela Música e pelo Tempo vai parar dentro de uma partitura.
Sob a regência do Autor da Vida, o Tempo, metódico e organizado, e a Música, carismática e encantadora, é conduzido a uma viagem onde o Amor repercute em seus sonhos e memórias, o fazendo ouvir a mais linda história que o mundo já conheceu, A SINFONIA DO NASCIMENTO."
















Com informações e fotos Prefeitura de Itamonte

TEMPORAL É REGISTRADO NA TARDE DESTA QUARTA EM PASSOS

 Temporal atingiu parte da Avenida Juca Stockler, em Passos. De acordo com informações, uma ventania derrubou placas que estavam no local. Uma árvore teria caído e interditado uma rua. Não há informações sobre feridos.

Fotos rede social




Programa Bandas de Minas 2017 prorroga período de inscrições

Interessados em participar têm até o dia 22 de janeiro de 2018 para submeter propostas; edital disponibiliza R$ 1 milhão para a compra de instrumentos para bandas civis


O período de inscrições para o Programa Bandas de Minas ficou mais elástico. Os proponentes ganharam mais tempo para se inscreverem e agora têm até o dia 22 de janeiro de 2018 para submeterem os projetos à Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

O edital disponibiliza R$ 1 milhão para a compra de aproximadamente instrumentos para bandas civis de música como forma de contribuir para a manutenção e o aperfeiçoamento desta importante manifestação artística. Promovido em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), o edital pode ser acessado aqui. Os projetos devem ser inscritos presencialmente na SEC ou encaminhado via Correios.

Com cerca de 700 bandas de música espalhadas por seus territórios de desenvolvimento, Minas Gerais é o estado com maior número de registro de bandas e celeiro de músicos desta tradição. “Gosto de lembrar sempre de uma frase do saudoso arcebispo mineiro Dom Oscar Oliveira que dizia que festa sem banda é arroz doce sem canela, não tem gosto. Em nosso estado nós sabemos disso, seja em uma festa cívica, militar ou religiosa, a banda de música é essencial”, pontua o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo.

Além de contemplar as Bandas Civis de Música, o edital 2017 também irá atender bandas militares em funcionamento na Polícia Militar e nos Bombeiros, que serão contemplados com a doação de 200 instrumentos musicais, no valor total de R$ 500 mil.



Bandas de Minas

O programa atua na promoção, valorização e permanência das bandas civis por meio da doação de instrumentos musicais, vestimentas e indumentárias, realização de oficinas, realização de pesquisas e registros, encontros de bandas, entre outras ações de fomento a essa tradicional manifestação artística de Minas Gerais.

Serviço:

Prorrogadas as inscrições do Edital do Programa Bandas de Minas 2017

Período de inscrições: até 22 de janeiro de 2018, via correios ou presencialmente

Inscrições presenciais: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Endereço:

Secretaria de Estado de Cultura - Superintendência de Interiorização e Ação Cultural

Diretoria de Programas e Articulação Institucional

Cidade Administrativa - Edifício Gerais - 5º andar (Rodovia Papa João Paulo II, 4001 - Bairro Serra Verde, 31630-901 - Belo Horizonte/MG)

Outras informações:
Assessoria de Comunicação da SEC

(31) 3915 2692 / 2655 / asscom@cultura.mg.gov.br


Fonte: Agência Minas

Concursos da Cemig, Codemig e Educação oferecem boas oportunidades para 2018

São mais de 16 mil vagas abertas para níveis médio e superior. Os concursos são para a Codemig e Educação







O Governo do Estado abre oportunidades para quem procura uma colocação no mercado diante deste cenário de crise. Concursos estão em fase de inscrição, chamamento e elaboração de edital para 2018.

Entre as ofertas de trabalho estão 16,7 mil vagas para professor e especialista da Educação Básica, com edital em fase de elaboração. A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) está com edital aberto para preenchimento de 109 colocações nos níveis médio, técnico profissionalizante e universitário. Já a Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais), visa o preenchimento de 19 postos nos níveis médio, médio técnico e superior.

As inscrições para Codemig, com salários que variam de R$ 3.116,38 a R$ 6.708,73, com período de 40 horas semanais de trabalho, estão na reta final. Podem ser realizadas até quinta-feira, dia 28 deste mês ás 20h.


Já os interessados no concurso da Cemig, com remuneração base que varia de R$ 2.498 a R$ 7.965, e jornada de trabalho também de 40 horas semanais, terão o período de 5 de fevereiro até 12 de março para se inscrever.


Educação


Na Educação, foi autorizada a realização de concurso público para o provimento de 16 mil vagas para o cargo de Professor de Educação Básica Regente de Aula (professores de disciplinas) e 700 vagas para o cargo de Especialista em Educação Básica.


As vagas vão abarcar todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino do Estado. O edital de concurso e o termo de referência para a contratação de empresa já estão em fase de elaboração e estão previstos para serem publicados ainda este ano.


Cemig


O Edital de Concurso Público 03/2017 da Cemig para provimento de 109 vagas são destinadas às funções de nível médio, técnico profissionalizante e de nível universitário, sob o regime de contratação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O edital completo está disponível no site da Cemig.

As inscrições poderão ser realizadas a partir de 5 de fevereiro e seguem até 12 de março de 2018, pelo site da Fumarc. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 50 a R$ 130, de acordo com a função para a qual o candidato irá concorrer. Os salários variam de R$ 2.498,30 a R$ 7.965,00.


As vagas de nível médio oferecidos no edital são para as funções de técnico contábil e técnico de gestão administrativa.


Codemig


O edital para o concurso público 01/2017 da Codemig, realizado junto à Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), visa o preenchimento de 19 vagas de trabalho nos níveis médio, médio técnico e superior.

A jornada de trabalho para todos os cargos é de 40 horas semanais, com disponibilidade para viagens. Os salários variam de R$ 3.116,38 a R$ 6.708,73. Além da remuneração mensal, os contratados farão jus aos benefícios concedidos pela Codemig aos seus empregados.

Os interessados podem se inscrever até o dia 28 de dezembro, às 20h. As provas serão realizadas em Belo Horizonte, na data prevista de 28 de janeiro de 2018.


Mais informações:


Assessoria de Comunicação da Cemig – (31) 3506-2025.


Assessoria de Comunicação da Codemig – (31) 3207-8964.


Assessoria de Comunicação da SEE – (31) 3915-3672.