Programa Energia Inteligente da Cemig chega às escolas estaduais






A Cemig, por meio do Programa Energia Inteligente, iniciou mais um projeto de eficiência energética que irá beneficiar diretamente milhares de alunos e professores da rede pública estadual de ensino, além de criar a oportunidade de reverter investimentos para outras áreas prioritárias das instituições. Trata-se de uma iniciativa destinada a escolas estaduais de Minas Gerais, cuja ação consiste na substituição de lâmpadas ineficientes por outras com tecnologia LED. A empresa irá substituir equipamentos em 151 instituições e a energia economizada será da ordem de 2.000 MWh/ano, montante suficiente para atender a mais de 1.400 residências num período de 12 meses.


Segundo Neander Geraldo Resende Lima, analista de comercialização da Cemig, a iniciativa pretende disseminar também uma cultura de consumo consciente e sustentável, reduzindo impactos para o meio ambiente e gerando benefícios para toda a sociedade. “A instalação de lâmpadas de tecnologia LED também contribui nesse sentido, visto que posterga a necessidade de investimentos no sistema elétrico, além de disseminar os benefícios da eficiência energética junto aos públicos envolvidos (profissionais da escola, alunos, poder público, comunidade, entre outros), influenciando positivamente na mudança dos hábitos de consumo”, afirma o analista da Cemig.




Outra vantagem, de acordo com Neander Lima, é a diminuição da necessidade de manutenções e trocas dos equipamentos, o que reduz custos para as escolas e gera menor quantidade de resíduos ao longo do tempo, além da melhoria da qualidade da iluminação para os alunos, professores e demais frequentadores do espaço. “A troca da iluminação nas instalações das escolas impacta diretamente na qualidade de ensino e nas condições de trabalho e segurança das instituições”, salienta.


Em atendimento à determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o que alinha a Cemig às melhores práticas sustentáveis, a empresa realizará a reciclagem de todos os materiais e equipamentos substituídos, garantindo a correta destinação dos resíduos gerados na substituição da iluminação das escolas.


Programa Energia Inteligente


Disseminar a cultura do uso consciente e sustentável de energia é uma ação contínua da Cemig. Desde 1998, a empresa já investiu mais de R$ 600 milhões na implantação de projetos de eficiência energética. Os recursos destinados a essas ações se intensificam a cada ano, sendo que, somente em 2017, já foram investidos R$ 63 milhões até novembro. Os benefícios do programa se estenderam a 565 municípios mineiros.


O Programa Energia Inteligente da Cemig é regulado pela Aneel e se baseia no incentivo à mudança de hábitos, resultando na redução e eliminação do desperdício como forma de bom uso e preservação dos recursos naturais. Os projetos do programa são voltados para clientes de baixa renda, entidades sem fins lucrativos, prefeituras, hospitais, iniciativa privada e para a área de educação. Entre outras ações, merecem destaque a substituição de chuveiros elétricos por sistemas de aquecimento solar, substituição de lâmpadas ineficientes e autoclaves antigas com alto consumo de energia por mais modernas e mais eficientes.





Fonte: Agência Minas