Putin ordena que militares ponham equipes nucleares em alerta máximo

 



Declaração foi dada neste domingo (27), quarto dia da invasão russa da Ucrânia, durante reunião.


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou neste domingo (27) que vai pôr em alerta a "força de dissuasão" do Exército russo, que pode incluir um componente nuclear, no quarto dia da invasão da Ucrânia por Moscou.

"Ordeno ao ministro da Defesa e ao chefe do Estado-Maior que ponham as forças de dissuasão do Exército russo em alerta especial de combate", disse Putin em uma reunião com os líderes militares russos. O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, respondeu: "Afirmativo".

As tensões internacionais já aumentaram com a invasão da Ucrânia pela Rússia, e a ordem de Putin pode causar ainda mais alarme.

Moscou possui o segundo maior arsenal de armas nucleares do mundo e um enorme arsenal de mísseis balísticos, que formam a espinha dorsal das chamadas "forças de dissuasão" do país.



Repercussão mundial

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, reagiu à declaração de Putin, chamando de "irresponsável" a decisão do presidente russo de pôr em alerta as "forças de dissuasão" de seu Exército. "Esse é um discurso perigoso, um comportamento irresponsável", declarou Stoltenberg à CNN, segundo a AFP.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, também respondeu às declarações de Putin, e advertiu que mencionar questões nucleares tem como objetivo "pressionar" a Ucrânia. E acrescentou que o país não vai se render por conta disso. "Não nos renderemos, não aceitaremos, não cederemos um palmo do nosso território", declarou.

Kuleba lembrou ainda que uma guerra nuclear "seria uma grande catástrofe para o mundo todo", mas que essa ameaça russa "não vai nos demover".

Os Estados Unidos, por sua vez, afirmaram que Putin está "fabricando ameaças". Em entrevista ao canal ABC, a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, disse que "esse é um padrão do presidente Putin que temos visto ao longo deste conflito, de fabricar ameaças para justificar novas agressões".

Enquanto isso, a embaixadora de Washington na ONU, Linda Thomas-Greenfield, condenou veementemente o alerta das "forças de dissuasão" russas.

"Significa que o presidente Putin continua intensificando essa guerra de maneira totalmente inaceitável", reagiu ela em entrevista à CBS.



Quarto dia de conflito

O presidente russo ordenou a invasão da Ucrânia na manhã de quinta-feira (24). Neste domingo (27), quarto dia do conflito, o presidente ucraniano Volodmir Zelenski concordou em dialogar com Moscou, porém na fronteira da Ucrânia com Belarus.

Em relação às tratativas acordadas com Moscou, Kuleba afirmou que os ucranianos vão a esse encontro para "escutar o que a Rússia tem a dizer".

"O que estamos dispostos a discutir é como podemos deter essa guerra e pôr um fim à ocupação de nossos territórios", completou ele.

Desde a primeira movimentação russa no país, as tropas de Moscou entraram na Ucrânia pelo norte, leste e sul, mas enfrentaram forte resistência ucraniana. Autoridades ucranianas dizem que algumas tropas russas estão desmoralizadas e exaustas, e que dezenas já se renderam.



Fonte: R7

Prefeito de Kiev admite que cidade está cercada, mas diz que ucranianos são fortes

 



Klitschko disse que Kiev está perto de "uma catástrofe humanitária" e que a "infraestrutura para receber remédios e comida foi destruída".


Enquanto as tropas russas cercam a capital da Ucrânia, Kiev, o prefeito da cidade diz que sente orgulho de seus cidadãos, mas não sabe por quanto tempo conseguirão aguentar a pressão russa. Em entrevista para a agência de notícias Associated Press (AP) neste domingo (27), depois de uma noite de ataques russos nos arredores da cidade, ficou em silêncio por vários segundos quando perguntado se havia planos para evacuar civis caso as tropas russas consigam tomar a cidade, até finalmente admitir: "Não temos como fazer isso porque todas as saídas estão bloqueadas. No momento, estamos cercados".

Inicialmente, quando as tropas russas invadiram a Ucrânia, na última quinta-feira (24), a cidade de mais de 2,8 milhões de habitantes reagiu com preocupação, mas com um sentimento de segurança. As pessoas começaram a se preocupar apenas quando lojas e mercados começaram a fechar as portas e o sistema de metrô da cidade, conhecidamente profundo, foi oficialmente transformado em abrigo contra bombas. O prefeito, Vitali Klitschko, confirmou à AP que nove civis em Kiev já foram mortos, incluindo uma criança.

Um toque de recolher foi ordenado por Klitschko e começou no por do sol do último sábado (26) e não deve terminar antes da manhã de segunda-feira (28). As ordens diziam claramente que qualquer pessoa não-autorizada encontrada nas ruas da cidade seria considerada um infiltrado russo. “Estamos caçando os infiltrados e será muito mais fácil fazer isso sem ninguém nas ruas", explicou Klitschko, acrescentando que alguns russos já foram mortos na cidade na noite de sábado (26).

Nos últimos dias, de acordo com a AP, longas filas de pessoas - tanto homens quanto mulheres - foram formadas para coletar armas em diversos pontos da capital depois que autoridades decidiram distribuir armamentos livremente para qualquer um disposto a defender a cidade. Havia preocupações, no entanto, sobre armar civis nervosos e sem treinamento militar enquanto relatos davam conta de que infiltrados russos estavam se passando por policiais e jornalistas ucranianos. “Para falar a verdade, não temos 100% de controle,” afirmou Klitschko. “Nós montamos essa linha de defesa muito rapidamente, essas pessoas são patriotas. Agora, a nossa única prioridade é defender nosso país,” acrescentou.

Respondendo a perguntas sobre a capacidade da cidade de repor estoques de comida e remédios, Klitscho demonstrou preocupação. “Nós estamos a beira de uma catástrofe humanitária. Agora, temos eletricidade, água corrente e aquecimento nas nossas casas. Mas a infraestrutura para recebermos remédios e comida foi destruída".

Ex-campeão mundial de boxe peso-pesado, o prefeito quis passar uma mensagem de força: “A mensagem para todos é: Apoiem a Ucrânia de forma unificada. Nós somos fortes. Cada ucraniano aqui é orgulhoso de ser independente, orgulhoso de ser ucraniano, orgulhoso de ter seu próprio país.”
Fonte: G1

Varginha confirma duas mortes e 76 casos por Covid-19



Alta em número de internações na cidade causa preocupação.


Nesta sexta-feira (25), Varginha confirmou a morte de duas pessoas em decorrência da Covid-19. De acordo com a Secretaria de Saúde de Varginha, os óbitos são de uma mulher e um homem. A prefeitura de Varginha não divulga a idade das vítimas.

De acordo com o boletim, a cidade também registrou 76 novos casos da doença. Os infectados são 47 mulheres e 29 homens. Com os novos registros, Varginha chega a 28.036 casos, sendo que 390 deles evoluíram para óbito.

Ainda de acordo com o boletim, Varginha tem 24 pessoas internadas com a Covid-19, sendo 14 em enfermaria e 10 no CTI.

Do total de casos registrados, 504 pacientes ainda estão em recuperação, sendo 24 internados e 480 em isolamento domiciliar.





Fonte: Varginha Online

Novo decreto permite eventos com até 300 pessoas no carnaval em São Lourenço

 



Prefeitura ajusta medidas e libera festas restritas.


Um novo decreto publicado nesta quinta-feira (25/02) pela Prefeitura de São Lourenço liberou a realização de eventos na cidade com público de até 300 pessoas. Na prática, o decreto, que já está em vigor, libera a realização de festividades de carnaval na cidade.

O novo decreto diz que a realização de eventos sociais, festividades, comemorações e eventos análogos em espaços públicos ou privados será permitido somente com público de até 300 pessoas.

O novo decreto alterou a redação do Decreto número 8.454, de 6 de agosto, que previa a lotação de no máximo 50% em ambientes fechados e revogou o decreto 8.659, de 1º de fevereiro, que previa lotação máxima de até 100 pessoas em eventos na cidade.

Ainda segundo a prefeitura, a música ao vivo, que era permitida somente até meia-noite, ficará sem limitação de horário. Eventos com mais 300 pessoas vão precisar de autorização da Vigilância Sanitária.
Fonte: O Popular.net

Filho mata o próprio pai a paulada em cidade sul-mineira

 



O rapaz desferiu um golpe com um bastão de 60 centímetros na cabeça do pai, depois de uma discussão.


A Polícia Militar de Nepomuceno, no Sul de Minas, foi acionada na noite deste sábado, 19, para atender a uma ocorrência de agressão física numa residência do bairro Vila Ester. Segundo informações passadas aos policiais, um filho teria agredido o próprio pai.

Quando os militares chegaram, encontraram uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendendo a vítima. Os policiais então foram informados que o filho, que é esquizofrênico, após um surto havia agredido o seu pai com uma paulada na cabeça.

O autor foi preso e a arma usada no crime, um bastão de 60 centímetros, foi recolhido.

A vítima, foi identificada como Tanus Gandur, conhecido na cidade como "Tanuzinho".


A perícia da Polícia Civil esteve na casa onde ocorreu a agressão e realizou o trabalho exigido para atender o andamento do processo. Após o trabalho realizado, a casa foi liberada para os familiares.

Esta não é a primeira vez que filho com problemas psiquiátricos mata o próprio pai a pauladas em Nepomuceno. No ano passado, no dia 29 de setembro, um rapaz, depois de um desentendimento familiar, agrediu seu pai com um pedaço de pau, o crime aconteceu no bairro Padre Vitor.

O rapaz foi detido pela Polícia Militar e levado para a delegacia da cidade, para as providências cabíveis. Já o seu pai, foi levado para a Santa Casa de Nepomuceno. Devido à gravidade dos ferimentos, foi transferido para Lavras em estado grave, porém, no dia seguinte ele morreu na Santa Casa de Lavras.
Fonte: Jornal de Lavras

Advogados se voluntariam para ajudar pouso-alegrense presa por tráfico na Tailândia

 



Mary Hellen Coelho Silva foi presa ao lado de outro brasileiro no país do sudeste asiático com 9 quilos de cocaína.


Um grupo que já reúne ao menos cinco advogados se voluntariou para ajudar a jovem moradora de Pouso Alegre, Mary Helen, de 22 anos, presa na segunda-feira, 14, no aeroporto de Bangkok, na Tailândia, por suspeita de tráfico internacional de drogas. O país prevê punições duríssimas para o crime, entre elas a pena de morte.

A prisão e a possibilidade de a jovem ser condenada à morte colocou familiares e amigos em desespero. Um grupo de advogados pouso-alegrenses se sensibilizou e tenta encontrar meios jurídicos e diplomáticos para auxiliar Mary.



Caso da jovem é delicado, admite advogada, que vê abordagem diplomática como caminho

Uma das advogadas que se voluntariou para ajudar no caso, Pablinie Costa, admite que o caso é muito delicado. Segundo ela, no momento, o caminho é tentar sensibilizar o Itamaraty, que é o órgão diplomático brasileiro, para tentar interceder pela jovem junto ao governo da Tailândia.

A abordagem diplomática acaba sendo a única saída, uma vez que o Brasil não possui tratados com a Tailândia. “Não existem tratados sobre o assunto entre o Brasil e a Tailândia. Não tendo tratados, não é possível o uso do Ministério da Justiça. Não sendo possível o Ministério da Justiça, o que resta é a via diplomática: Itamaraty”, pontua a advogada.

À imprensa o Itamaraty disse que acompanha o caso por meio de sua embaixada em Bangkok. Aos advogados, porém, o corpo diplomático brasileiro ainda não deu nenhuma posição.

Outro caminho tentado pelo grupo é contatar um advogado da Tailândia, a fim de montar sua defesa a partir do solo asiático, o que poderia melhorar suas chances.

A advogada esclarece que o objetivo do grupo de advogados formado em Pouso Alegre é auxiliar juridicamente, mas não seria possível para eles representar a jovem formalmente no momento, devido à alta carga burocrática para consumar a representação em um outro país.

Integram o grupo de apoio os seguintes advogados: Pablinie Costa, Talita Leonidia Aparecida Franco, Rafaele Maria Dias Faria, Kaelly Cavoli Moreira da Silva e Rovilson Carvalho.

Sudeste asiático aposta em penas duras contra o tráfico

Apesar de ferrenhas críticas de órgãos internacionais de direitos humanos e mesmo da comunidade internacional terem se intensificado nos últimos anos, países do sudeste asiático seguem com a pena de morte e mesmo a prisão perpétua para coibir a entrada de entorpecentes em seus países. Além da crítica à severidade das penas e sua desproporção, a pouca eficácia da medida engrossa os protestos globais.

De acordo com a Rádio França Internacional, dos dez membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), oito ainda aplicam a pena de morte por posse e tráfico de drogas. Além da Tailândia, entre eles está a Indonésia, que, em 2015, executou dois brasileiros em pelotões de fuzilamento como punição por terem entrado no país com drogas. Marco Archer, de 53 anos, foi executado em janeiro daquele ano e Rodrigo Gularte, de 42, em abril.



Quem é Mary Hellen

Mary Hellen tem 21 anos e mora desde sua infância em Pouso Alegre, no Sul de Minas e, atualmente, presa na Tailândia. Mary Hellen Coelho Silva foi detida com mais dois homens brasileiros no aeroporto de Bangkok com 15,5 quilos de cocaína. Os três são investigados por tráfico internacional de drogas.

A prisão de Mary Hellen aconteceu no dia 14 de fevereiro, após um voo com escalas que saiu de Curitiba (PR). Ela chegou ao país asiático junto com um dos outros presos, um homem de 27 anos que, até a última atualização desta reportagem, não tinha tido o nome divulgado.

Mary Hellen Coelho Silva nasceu em setembro de 2000 no Rio de Janeiro. Antes de embarcar para a Tailândia, morava com a mãe e seus quatro irmãos em Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, onde foi criada. A mãe de Mary luta contra um câncer de útero.

Antes de ser presa por tráfico de drogas na Tailândia, Mary Hellen trabalhava em uma churrascaria de Pouso Alegre com carteira assinada. A irmã dela, Mariana Coelho, informou que a irmã pediu demissão alguns dias antes de viajar para Curitiba.

Foi Mariana quem recebeu um áudio da irmã pedindo para que um advogado no Brasil mande-a para responder pelo crime aqui.

Mary Hellen não contou para família o motivo da viagem

A família não sabia do envolvimento dela com as drogas. Segundo Mariana, ela tinha informado que iria viajar para Curitiba, mas não contou o motivo. A irmã pensava que ela teria ido ao encontro de um possível namorado.

Uma das amigas de Mary Hellen, Angelique Sanches, contou que sabia que a amiga fumava maconha. Em entrevista ao g1, ela contou que a jovem viajava bastante pelo Brasil, mas que esta foi a primeira vez que Mary fez uma viagem internacional. Assim como a irmã de Mary Hellen, Angelique também não sabia que a jovem iria para a Tailândia.

Mariana e Angelique contaram que Mary Hellen é uma jovem esperta e inteligente. Ela retomou seus estudos e faz aulas de direção em uma autoescola da cidade. Para a irmã e a amiga, Mary Hellen foi enganada ou induzida a ir para a Tailândia.

"Ela jamais iria para um lugar onde há pena de morte. Ela não iria arriscar tudo por isso. Se ela tivesse ciente de onde iria, ela não teria ido. E se eu soubesse, não teria deixado ela ir", afirmou Angelique.

Junto com a irmã Mariana, Mary Hellen produz bolos para vender. Elas sonham em abrir uma loja para profissionalizar o negócio da família.



Mary Hellenavisou família e pediu ajuda por áudio: “Fala pra ele mandar a gente pro Brasil”

De acordo com a irmã da suspeita, Mariana Coelho, foi através dos áudios que ela soube da prisão de Mary Hellen.

“Eu vou te passar o contato do doutor Edson. Por favor, liga pra ele. Fala pra ele fazer alguma coisa. Fala pra ele mandar a gente pro Brasil, pra gente responder lá”, diz a acusada, com voz de choro e aparentando desespero.

“Ela entrou em contato comigo domingo à noite e me mandou um áudio desesperada para eu fazer alguma coisa porque ela tinha sido detida no aeroporto de Bangkok. Aí eu fiquei desesperada, porque eu nem sabia que ela estava na Tailândia, foi uma mensagem que eu não esperava receber”, contou a irmã.

“Eu não tinha noção da dimensão daquilo, não sabia da gravidade. Pra mim, ela estava viajando para Curitiba atrás de algum namorado, essas coisas que os jovens fazem”.

Mariana declarou que só entendeu a gravidade real da situação quando pesquisou sobre o país e a acusação e constatou as punições que a irmã pode sofrer. Sua mãe, que atualmente passa por tratamento contra um câncer, precisou ser internada quando soube que a filha havia sido presa.



Jovem pediu demissão uma semana antes

De uma família de cinco irmãos, Mary Hellen é a do meio, e Mariana, a mais velha. Filhas de pais diferentes, mas da mesma mãe, as irmãs moram em casas separadas em Pouso Alegre. Mariana contou que a irmã morava sozinha e paga aluguel, mas que pediu demissão de onde trabalhava, em uma churrascaria e inclusive com carteira assinada, uma semana antes do ocorrido.

“Ela pediu demissão uma semana antes. Mas ela estava estudando, fazendo autoescola, com o objetivo de comprar uma moto. Como todos esses jovens têm, planos, as coisas para fazer, ela estava empenhada nas coisas dela”, contou.

“Ela trabalhou bastante tempo lá (na churrascaria). Antes dela trabalhar nessa churrascaria famosa, ela trabalhou em várias lanchonetes como chapeira, trabalhou em padaria. Ela nunca ficou parada, sempre trabalhou, sempre correu atrás das coisas dela, desde muito nova”, completou a irmã.

Ela ainda conta que Mary Hellen é muito conhecida na cidade e sempre estava pronta a ajudar as pessoas que precisavam dela. A irmã contou ainda que ela nunca chegou a ser presa e que não sabia do envolvimento dela com o tráfico de drogas.

“Ela nunca foi presa, não tem passagem pela polícia. Ela é muito conhecida aqui (em Pouso Alegre), muito boa, ajudava muito as pessoas. Quando teve aquela enchente aqui em janeiro, ela ajudou bastante a gente, arrecadou 50 cestas básicas”, contou.



O que diz o Itamaraty?

O Itamaraty, informou, por meio da embaixada em Bangkok, que acompanha a situação e presta toda a assistência cabível, mas que “não poderá fornecer dados específicos sobre casos individuais de assistência a cidadãos brasileiros”.



Fonte: Rede Moinho 24

Travesti que teve corpo queimado após se recusar a dar dinheiro para drogas sai da UTI de hospital em Varginha, MG

 



Segundo prefeitura, vítima foi entubada após cinco dias e seu estado de saúde é melhor.

A travesti que sofreu queimaduras após ter parte do corpo queimado depois de se recusar a dar dinheiro para um casal comprar drogas na Praça São Charbel, em Varginha (MG), no dia 17, saiu da UTI e está na enfermaria do Hospital Bom Pastor.


Segundo informações da assessoria de comunicação da prefeitura, a vítima foi extubada e seu estado de saúde é bom.


De acordo com a Polícia Militar, a vítima teve queimaduras no tronco, nos braços e parte das costas. Ainda segunda a polícia, o casal seria usuário de drogas e ateou fogo após a vítima recusar doar dinheiro para compra de entorpecentes.


Ao chegar ao local, a polícia disse que foi informada por uma testemunha de que o casal é usuário de crack e procurou a vítima. Ainda segundo a testemunha disse à PM, depois de alguns segundos de conversa, o homem atirou um líquido na vítima e a mulher ateou fogo com um isqueiro. O casal fugiu em seguida.


Segundo a Polícia Militar, os suspeitos já foram identificados, mas ainda não foram encontrados.


Mulher esfaqueada passa bem

Uma mulher de 35 anos que sofreu uma tentativa de feminicídio na noite de segunda-feira (21) no bairro Santana, em Varginha, passou por uma pequena cirurgia no Hospital Bom Pastor e seu estado de saúde é bom.


A mulher foi esfaqueada pelo ex-companheiro, que não aceitava o fim do relacionamento. Uma outra mulher, de 26 anos, que tentou ajudar a mulher, também ficou ferida.


Após o crime, o homem fugiu.

Fonte: G1 Sul de Minas

Inmet emite alerta de perigo por chuvas intensas válido até as 10h desta sexta-feira no Sul de Minas

 



Cidades como Nepomuceno, Lavras, Campo Belo, Cruzília, entre outras, estão dentro da faixa de atenção que também pega toda a Zona da Mata, Centro e Norte de Minas Gerais.



O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo alerta de chuvas intensas com grau de 'perigo' para as próximas horas em uma faixa que compreende parte do Sul de Minas. O aviso é válido até as 10h desta sexta-feira (18).

Cidades como Nepomuceno, Lavras, Campo Belo, Cruzília, entre outras, estão dentro da faixa de atenção que também pega toda a Zona da Mata, Centro e Norte de Minas Gerais.


Previsão de algumas cidades:

Nepomuceno: de acordo com o Climatempo, haverá pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperatura mínima será de 17° e a máxima de 29°. O acumulado de chuva será de 15mm e a umidade relativa do ar de 92%, com ventos a 14km/h.
Lavras: de acordo com o Climatempo, haverá pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperatura mínima será de 16° e a máxima de 28°. O acumulado de chuva será de 15mm e a umidade relativa do ar de 93%, com ventos a 15km/h.
Campo Belo: de acordo com o Climatempo, haverá pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperatura mínima será de 16° e a máxima de 27°. O acumulado de chuva será de 15mm e a umidade relativa do ar de 91%, com ventos a 15km/h.
Cruzília: de acordo com o Climatempo, haverá pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperatura mínima será de 14° e a máxima de 27°. O acumulado de chuva será de 15mm e a umidade relativa do ar de 96%, com ventos a 15km/h.


Segundo o Inmet, durante esse período, podem ocorrer chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora e de 50 a 100 milímetros dia, além de ventos intensos, entre 60 e 100 quilômetros por hora.



Há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.


O Inmet orienta para que, em caso de perigo, obtenha informações junto à Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).


Em caso de rajadas de ventos, não se abrigue embaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Fonte: G1 Sul de Minas

De denunciado a réu: ex-padre responde por violência sexual no Sul de Minas

 



De acordo com a Justiça, se condenado, o ex-padre pode pegar de dois a oito anos de reclusão.


O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) recebeu a denúncia do Ministério Público contra um ex-padre acusado de violência sexual contra quatro monges, em Monte Sião. Ernani Maria dos Reis, de 55 anos, foi indiciado e a decisão foi assinada pelo juiz Roberto Troster. A ação penal foi instaurada no dia 8 de fevereiro.

Segundo a polícia, o religioso era o responsável pelo mosteiro Santíssima Trindade, em Monte Sião, onde os crimes terial sido cometidos. Os abusos também seriam feitos durante viagens no período entre 2011 e 2018, quando ele se afastou das funções.

O inquérito apontou que as vítimas eram homens, com idades entre 20 e 43 anos. Além disso, os monges subordinados tinham que passar por um processo seletivo para ingressar no mosteiro.

“A promotoria recebeu a denúncia do MP e indiciou o ex-padre. Ele passou de denunciado para réu. O processo corre em segredo de Justiça”, afirma Marco Antônio Meiken, promotor.

Além dos monges, a polícia informou que mulheres também acusaram o religioso de maus-tratos e assédio moral. De acordo com a Justiça, se condenado, o ex-padre pode pegar de dois a oito anos de reclusão.

A promotoria responsável pelo caso não deu detalhes sobre o andamento do processo. Mas, ainda segundo a polícia, Ernani segue negando as acusações.

Segundo o advogado de defesa, João Humberto Alves, "o que posso informar é que ainda não tivemos acesso à denúncia oferecida pelo Ministério Público, por conta de tal documento estar com sigilo nos autos. Nós fizemos o pedido e estamos esperando o juiz apreciá-lo e, então, requisitar o levantamento do sigilo para a defesa".

Ele explica também que "ainda não fomos intimados da decisão do juiz acerca do possível recebimento da denúncia (aceitação da acusação), o que impossibilita qualquer tipo de manifestação por parte da defesa sobre os fatos".
Fonte: Tonogiro

Homem de 37 anos é ferido com golpe de faca no peito em cidade sul-mineira

 



Uma mulher de 58 anos foi presa pela Polícia Militar.


Um homem de 37 anos foi esfaqueado na noite de terça-feira, 15 de fevereiro, no Jardim Rio Negro, em Andradas. Caso ocorreu após uma discussão em que uma mulher alega ter se defendido.

Segundo a Polícia Militar, por volta das 20h02 militares foram acionados a comparecer ao Pronto Atendimento Municipal, onde um homem havia dado entrada com um ferimento de faca. Uma testemunha relatou que encontrou o indivíduo pedindo socorro na rampa do Pronto Atendimento e constatou a perfuração no lado esquerdo do peito.

Ainda conforme a polícia, outra testemunha afirmou que estava em sua residência quando ouviu gritos de pedido de socorro. Ao sair para verificar, encontrou um homem e uma mulher no interior de um veículo e o homem gritando: “meu peito está furado aqui, tira a faca dela”. A mulher, segundo a testemunha, estava com a faca na mão. Após retirar a faca da mulher, o objeto foi deixado em um terro, onde foi posteriormente encontrado pela polícia.

Ao ser questionada, a mulher de 58 anos afirmou que o homem estava tentando agredi-la com a faca e que ele mesmo havia se ferido com a faca.

A mulher foi presa e conduzida à Delegacia de Polícia Civil de Poços de Caldas. O homem foi atendido no hospital, onde passou por um procedimento médico.
Fonte: Onda Poços

17ª RPM FAZ NOVA ENTREGA DE AJUDA HUMANITÁRIA AS COMUNIDADES AFETADAS PELAS CHUVAS

 


O Sargento Vanderlan, Agente Regional da REDEC, entregou os materiais a Vice-Prefeita da cidade e ao Coordenador da COMPDEC. Os donativos foram arrecadados por militares das Frações de São Gonçalo do Sapucaí, Cordislândia, Conceição das Pedras, Pouso Alegre e Natércia.


Polícia Militar, 246 anos: nossa Profissão, sua vida! Cuidando do verdadeiro ouro de Minas: os mineiros e mineiras!


Defesa Civil somos todos nós!!! 







Autor: AGÊNCIA REGIONAL DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DA 17ª RPM

Quadrilha que lavava dinheiro do tráfico de drogas em casa noturna é presa em Varginha, MG



Segundo o MP, 14 pessoas foram presas durante operação; investigações apontaram que dinheiro era lavado no estabelecimento.



Quatorze pessoas foram presas durante uma operação de combate ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro na manhã desta segunda-feira (14) em Varginha (MG). Segundo as investigações, uma casa noturna era usada como ponto de lavagem de dinheiro do tráfico.


A "Operação Áquila" aconteceu em conjunto entre Polícia Militar e Ministério Público, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Além dos 14 mandados de prisão preventiva, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão.

Segundo o MP, durante as investigações, que duraram cerca de 10 meses, foram colhidos elementos que apontaram a prática do crime de tráfico de drogas com o uso de menores de 18 anos. Além disso, conforme as investigações, uma casa noturna da cidade vinha sendo usada para a lavagem de dinheiro do tráfico de drogas.



Segundo o promotor coordenador do Gaeco, Igor Serrano, as investigações começaram após denúncias da própria Polícia Militar.


"Nós começamos com informações trazidas pela própria equipe da Polícia Militar, sobretudo equipes de rua, dando conta da existência de indivíduos que estariam associados para a prática do tráfico de drogas na cidade de Varginha. Um dos indivíduos, inclusive, ele é o proprietário daquele carregamento de 180 quilos que foi encontrado entre 2020 e 2021 em uma residência em Varginha, mas na ocasião foi presa apenas uma pessoa que estava fazendo a guarda", disse o promotor.


O dono do entorpecente citado pelo promotor também foi preso na operação desta segunda-feira e outros envolvidos localizados.


"Nós ampliamos o leque das investigações e inclusive logramos êxito em descobrir o real proprietário daquele entorpecente e foi denunciado e preso na data de hoje. Paralelamente outras pessoas igualmente associadas foram descobertas praticando o envolvimento com o tráfico de drogas e como eu disse também, a lavagem de dinheiro, inclusive um deles com a utilização de uma boate localizada em Varginha", disse o promotor.




Ainda conforme Igor Serrano, cinco pessoas foram denunciadas pela prática de 75 crimes.


"A investigação durou aproximadamente 10 meses e ao seu final ocorreu o oferecimento de cinco denúncias pela prática de 75 crimes, foram averiguadas três associações criminosas atuantes na cidade de Varginha, dedicadas ao tráfico de drogas e também à lavagem de dinheiro", completou.


Além dos presos, foram apreendidas quantidades de cocaína, maconha, aparelhos celulares, R$ 24 mil em dinheiro, entre outros:
360 gramas de cocaína
500 gramas de maconha
06 tabletes de maconha
R$ 24.000,00 em notas e moedas diversas (aproximadamente)
16 aparelhos celulares
02 veículos
01 balança de precisão
01 notebook
01 HD externo
Cadernos de anotações criminosas
Os presos e materiais apreendidos foram levados para a delegacia. A advogada do dono da casa noturna disse por telefone à produção da EPTV, afiliada Rede Globo, que ainda não teve acesso ao processo.
Fonte: G1 Sul de Minas


São Lourenço: PM prende autor após entrar em uma loja e levar R$ 60,00

 



Em São Lourenço, na tarde dessa segunda-feira (14), a Polícia Militar prendeu um cidadão de 29 anos, o qual subtraiu a quantia de R$ 60,00 em uma loja situada na Rua Dr. Ribeiro da Luz, Centro.

No estabelecimento, a proprietária de 78 anos relatou que estava sozinha, momento em que um cidadão entrou e anunciou o assalto. A vítima disse que o autor a agarrou pelo braço e a levou para os fundos, onde abriu uma gaveta e levou R$ 60,00.

Após passar as características do infrator, os militares iniciaram o rastreamento, ocasião em que a equipe Tático Móvel o visualizou na Rua Hermengarda, contudo, ele tentou fugir passando pelo telhado das residências, sendo perseguido e capturado.

Com ele foi encontrada uma passagem de ônibus no valor de R$ 55,80, com destino a Pouso Alegre/MG, além de 02 malas de roupas e 01 mochila com roupas e documentos pessoais.

A vítima reconheceu o autor o qual foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia, ficando à disposição da autoridade policial.

Fonte: 57º BPM

Suspeito de matar comerciante em Três Pontas é preso e teria ido ao sepultamento da vítima

 



O corpo do comerciante Duilian Ramon de Lima foi encontrado amarrado por cordas junto a uma pedra e com dois disparos de arma de fogo.

As policias Civil e Militar deflagraram na manhã desta segunda-feira (14), a Operação Êxodo 22:25 e prendeu um rapaz de 37 anos, suspeito de matar o comerciante Duilian Ramon de Lima de 28 anos. O corpo da vítima foi encontrado na terça-feira da semana passada, próximo de uma ponte e um rio na Comunidade Arara Mirim, na zona rural de Três Pontas, no Sul de Minas, amarrado por cordas junto a uma pedra e com dois disparos de arma de fogo.

As policias cumpriram mandados de busca, apreensão e prisão preventiva e prenderam o acusado na casa onde ele mora na Rua Paes Leme, no Centro. Eles foram também em uma propriedade dele que fica na zona rural.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Dr. Gustavo Gomes, a polícia traz com 100% de certeza a autoria do crime, tem provas seguras neste sentido, na data que o assassinato do comerciante completa uma semana.

Duilian e o investigado eram do mesmo convívio. O comerciante era cliente do suspeito e a vítima foi atraída justamente pela amizade que eles mantinham. A Polícia descarta as possibilidades que pessoas postaram nas redes sociais, que ele teria sido pego e colocado a força em um carro. Duilian saiu da sua loja de conveniência que estava montando, desceu a rua em direção a Avenida JK para se encontrar com o criminoso e entrou de forma espontânea em uma caminhonete e eles seguiram para a zona rural. Ele não sabia que estava sendo levado para não voltar mais e estava traçando a rota da morte.

A Polícia Civil fez a linha do tempo, com a trajetória do veículo até próximo do local da desova do corpo. A suspeita é que até o local de onde eles se encontraram tenha sido planejado, pois não há câmeras em torno para contrapor as imagens, mas existem outras de residências e estabelecimentos comerciais que foram verificadas apurando desde o horário que ele foi visto pela última vez e elas colocam o rapaz preso na morte de Duilian. “Foi difícil encontrar o ponto exato do embarque da vítima, pois até isso foi pensado, pois não existe câmeras, mas nada disso vai atrapalhar os próximos passos deste trabalho”, disse o investigador Guilherme Rodrigues. No mesmo momento que o crime foi registrado pela Polícia Militar, a equipe de investigadores foi para a rua, fazendo levantamentos, buscando imagens e refazendo os últimos passos da vítima antes dela desaparecer, com isso foi possível cravar que é este o suspeito do crime.

A grande suspeita da motivação do crime, é que tudo seja por conta de um contrato de empréstimo/agiotagem feito pelo comerciante com o investigado. Duilian havia pego de empréstimo o valor de R$200 mil e dado como garantia imóveis avaliados em R$1 milhão. Para ficar com o patrimônio, o suspeito teria matado o comerciante e se apoderar destes bens, antes do desfecho da negociação. O suspeito é conhecido na cidade por emprestar dinheiro, e a vitima seria um dos seus “clientes”. Ele teria inclusive ido ao Velório Municipal prestar solidariedade à família de Duilian e dito a conhecidos da brutalidade com o comerciante havia sido morto.

A Polícia Civil tem 10 dias para concluir o inquérito com o acusado preso e neste tempo vai aparar algumas arestas, pois existem outros elementos que precisam avançar, mas não há dúvidas do envolvimento dele no crime. Um deles é se ele agiu sozinho ou não. A polícia apura em que momento Duilian foi morto e o local da execução na zona rural. A caminhonete e a arma usadas no crime não foram encontradas. A polícia acredita que nestes dias, o suspeito teria desfeito de tudo na tentativa de desvinculá-lo do crime.

O delegado Dr. Gustavo Gomes explica que uma investigação é iniciada com várias linhas. A primeira neste caso foram com os quatro homens que foram conduzidos pela Polícia Militar naquele momento, no dia em que o corpo foi encontrado. Naquele momento, haviam elementos que ligavam eles a vítima, porém, outras tantas se abriram. Com o trabalhando avançando, vai se afastando as possibilidades. Chegar em uma linha específica com elementos concretos, não é fácil e é demorado. “Em uma semana fazer uma investigação deste nível, a um crime complexo como este e já conseguirmos apresentar o autor e prendê-lo é bastante complicado. Apresentar a elucidação deste caso à sociedade é algo que precisa ser comemorado e valorizado” destacou. A Polícia contou com atuação do Poder Judiciário plantonista. É que as investigações se concluíram no sábado e imediatamente os investigadores já fizeram o relatório, ingressaram com a representação por buscas e prisão do rapaz e o juiz plantonista foi que concedeu esta autorização, entendendo a urgência e a necessidade desta prisão.

O suspeito nega o crime a todo momento e quando os policiais chegaram na casa dele, ele ficou surpreso com as acusações que pesam contra ele, mas depois no decorrer das buscas no imóvel, ele estava bastante tranquilo, mesmo sabendo da gravidade do fato e da repercussão do caso. Apesar de não ser elemento de prova que o incrimine ainda mais, isto também chamou a atenção das policiais civil e militar. Em depoimento, ele apresentou seu álibi, que não bate com as informações do inquérito e que a polícia tem todos os elementos capazes de provar que ele está mentindo.

O que é fundamental ser exaltado, comenta o delegado, é que este foi o resultado de um trabalho em conjunto das polícias que fazem a segurança pública da cidade de Três Pontas. Um trabalho intenso, diário e constante e que houve o cruzamento de diversas informações que contou com apoio logístico da Polícia Militar, fazendo com que as equipes até virasse noites.

Na casa dele no Centro, foram apreendidos muitos materiais, que será fruto de outra investigação, possivelmente pela Receita Federal, sobre contrabando e descaminho. Muito eletroeletrônicos, sem nota e com suspeita de falsificação, o que provavelmente é também objeto de crime. O suspeito é dado a este delito, o que reforça as informações no envolvimento do crime.

Existem diversos registros na polícia contra o suspeito preso, envolvendo a questão de agiotagem. Pessoas denunciaram a forma com que ele cobrava quem o devia, de maneira ostensiva e violenta em relação a estas cobranças.

O comandante da Policia Militar Capitão Julio César Gomes Soares enfatiza que a cidade não está acostumada com o crime de homicídio, ainda mais com tamanha violência. A Corporação trabalha para que a comunidade esteja cada vez mais segura e que crime nenhum não ocorra, que criminosos não prosperem. Caso alguém for por este caminho, ele será identificado e preso e levado a justiça para responder pelos seus atos.

O nome da Operação Êxodo 22:25 foi dado justamente porque é o versículo da Bíblia que fala de empréstimo. “Se fizeres empréstimo a alguém do meu povo a alguém necessitado que viva entre vocês, não cobrem juros dele; não emprestem visando o lucro”.

O acusado foi levado para o Presídio de Três Pontas onde fica a disposição da justiça. Se for condenado ele pode responder por homicídio duplamente qualificado pelo motivo e também pela forma da ação. A forma como ocorreram os disparos na cabeça de Duilian, pode agravar a sua situação, pois ele dificultou qualquer tipo de defesa da vítima. Pelo homicídio ele pode pegar uma pena que varia de 12 a 30 anos. Pela ocultação do cadáver de 01 a 03 anos e se for comprovado o contrabando de mercadorias/descaminho de 03 a 08 anos.

Até a publicação da reportagem, a defesa do suspeito disse que ainda não havia tido acesso ao inquérito e por isto neste momento não vai se manifestar.
Fonte: Equipe Positiva

Polícia frustra assalto a posto e prende cinco pessoas em cidade sul-mineira

 



Esse é o segundo crime envolvendo postos de combustíveis na região, em cerca de 24 horas.


Criminosos tentaram assaltar um posto de combustíveis em Inconfidentes e foram frustrados pela Polícia Militar. A tentativa de assalto, foi na madrugada de domingo (13/02), no posto às margens da MG-295, sem feridos.

A PM conduziu cinco pessoas suspeitas para a delegacia e apreendeu a arma usada na ação. É o segundo crime em postos da região, neste final de semana.

Uma pessoa denunciou à PM que ao passar perto do posto estranhou a movimentação de dois automóveis e uma moto naquele horário. Ela suspeitou que um assalto seria realizado. Os militares faziam Operação Batida Policial e ao receberem a denúncia foram para o posto.

Na abordagem a PM encontrou três veículos com várias pessoas ao lado da bomba de abastecimento e realizou buscas entre seis suspeitos.

Durante a abordagem, três pessoas fugiram em um Honda Civic de cor escura e cinco foram conduzidas para a delegacia, por tentativa de roubo.

Policiais da região foram acionados e fizeram cerco bloqueio e buscas. Os suspeitos e o veículo não foram encontrados até a manhã desta segunda-feira (14/02).

Um revólver calibre 32 foi jogado por um dos envolvidos dentro de um dos veículos. A PM encontrou e apreendeu o revólver, quatro cartuchos intactos calibre 32, um veículo Astra, uma moto CB 300 e cinco celulares.



Segundo crime em postos na região em 24 horas

Um frentista ficou ferido durante assalto a um posto de combustível na MG-179, na madrugada de sábado (12/02).

O local é entre Pouso Alegre e Espírito Santo do Dourado. Dois criminosos chegaram ao local e um estava armado durante toda a ação que foi filmada por câmeras de segurança.

O frentista foi amarrado e o assaltante armado deu uma coronhada na cabeça dele. Gavetas do escritório foram reviradas e os criminosos levaram R$ 80 e o celular do frentista. Antes de ir embora o homem armado atirou na perna do funcionário do posto. Nenhum dos dois criminosos foi preso até o final de semana.
Fonte: Terra do Mandu

Mulher ateia fogo no marido em cidade sul-mineira; ele teve 80% do corpo queimado

 



A equipe médica informou à PM que o paciente corre risco de morte.


Uma tentativa de homicídio foi registrada na madrugada desta segunda-feira, 14, em Carmo da Cachoeira, no Sul de Minas: uma mulher de 61 anos ateou fogo em seu marido enquanto ele dormia. O homem teve 80% do corpo queimado e foi internado em estado grave.

O casal havia discutido algumas horas antes. O homem, segundo seus vizinhos, tinha histórico de ser vítima constante de agressão por parte da esposa. A própria filha da mulher contou à polícia que ela havia dito que iria atear fogo no marido, que é padrasto dela; ela disse que faria isso quando ele estivesse dormindo.

A mulher nega que tentou matar o marido, ela alegou que foi ele quem ateou fogo no próprio corpo e ela pegou uma coberta para abafar e apagar as chamas.

Uma vizinha que mora próximo à casa do casal, contou à polícia que ouviu os gritos e percebeu que se tratava de fogo, pensou que era na casa e correu para ajudar. Ela disse que ajudou a apagar o fogo no corpo do homem

A testemunha contou que não pode afirmar se a mulher teria ateado fogo ao corpo do marido, mas disse que a vítima era frequentemente agredida fisicamente pela mulher.

A agressora foi presa e o marido permanece internado e corre risco de morte.
Fonte: Jornal de Lavras

Mais três morrem e internações por covid aumentam em Pouso Alegre

 



Capacidade da rede hospitalar está em 82% em leitos clínicos e 53% em UTI.


A Secretaria Municipal de Saúde divulgou a ocorrência de mais três mortes por Covid-19 em Pouso Alegre. Os óbitos foram registrados entre os dias 8 e 11 de fevereiro.

Agora o número total de mortos está em 493, se contados desde o início da pandemia. A informação está no último Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura Municipal, às 9h12 deste domingo (13), mas que traz o levantamento até a data de 11 de fevereiro.

Os casos confirmados nesses quatro dias são de que 612 pessoas contraíram a doença, totalizando 34.488. O total de pessoas recuperadas é de 33.202, com 793 em acompanhamento.

A rede hospitalar está com um total de 49 pessoas hospitalizadas, sete a mais que o número do boletim anterior. 33 pacientes estão em leitos clínicos, o que representa uma ocupação de 82% da capacidade, enquanto 16 se encontram em UTI (53% da capacidade).

O número de pacientes clínicos aumentou de 29 para 33, enquanto em UTI subiu de 13 para 16 pacientes.
Fonte: Portal da Cidade / Pouso Alegre

Itamonte: pai e filho são conduzidos por tráfico de drogas

 



Em Itamonte, na manhã da última sexta-feira (11), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de tráfico de drogas durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na Rua Isaías Gonçalves da Mota, Bairro Boa Vista.

Os militares foram até a residência de um comerciante de 50 anos, o qual era alvo de denúncias de praticar o tráfico de drogas, juntamente com seu filho de 16 anos, e também de possuir arma de fogo.

Durante as buscas foram localizados na área externa da casa 78 papelotes de cocaína e no quarto do adolescente foi apreendido 01 aparelho celular, 01 munição calibre .22, 01 munição calibre .38, 01 munição calibre 3,56 e R$ 604,00 em dinheiro. O celular do autor também foi apreendido.

Diante do fato pai e filho foram conduzidos à Delegacia de Polícia, juntamente com o material recolhido, para as devidas providências.

Fonte: 57º BPM

 



A Polícia Civil de Minas Gerais desarticulou nesta quarta-feira, dia 9, uma organização criminosa especializada em aplicar golpes pela internet, os criminosos residiam em Poços de Caldas, no Sul de Minas.

Depois de um ano de investigação, os policiais civis descobriram que mais de 15 mil pessoas teriam sido vítimas do grupo criminoso, em todo o Brasil. Dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos e seis pessoas foram presas. A operação foi denominada Hydra, um dragão que habitava o pântano, na mitologia grega.

Foram apreendidos celulares, computadores, motocicletas, documentos, nove veículos de luxo e outros objetos. Foram presos cinco homens e uma mulher, os criminosos têm idades entre 20 e 22 anos.

Segundo a Polícia Civil, os suspeitos criavam sites anunciando a venda de produtos mediante dropshiping (metodologia de venda em que o lojista trabalha sem estoque), afirmando que as encomendas sairiam diretamente de fábricas da China, com destino à casa do consumidor. Nos anúncios o prazo de entrega era de três meses. Quando as vítimas formalizavam a denúncia pelo não recebimento dos objetos comprados, os envolvidos derrubavam o site eletrônico e criavam outros, foram mais de 50 sites utilizados para o cometimento dos crimes identificados durante a investigação.

Geralmente, os suspeitos anunciavam, a preços baixos, a venda de brinquedos, eletrônicos e produtos de pet shop.

O dinheiro arrecadado com os crimes gerou ao grupo um patrimônio milionário, o dinheiro era lavado com a compra e venda de carros de luxo, estima-se que os investigados tenham promovido a lavagem de dinheiro de um montante superior a R$ 3 milhões.

Fonte: Jornal de Lavras

Chuva que alagou avenida e arrastou carro teve 55 milímetros em menos de meia hora em Passos, MG

  


Quantidade de água foi tão grande que até carro foi arrastado; moradores fazem limpeza e contabilizam prejuízos.


Moradores acordaram nesta sexta-feira (11) fazendo a limpeza e contabilizando prejuízos deixados pela forte chuva que caiu em Passos (MG) na tarde desta quinta-feira (10). A chuva, que não durou nem meia hora, deixou a cidade alagada em vários pontos. Segundo dados do Cemaden, o volume foi de 55 milímetros, mas a prefeitura estima que possa ter sido bem mais.


O córrego que corta a cidade transbordou e muitas ruas ficaram alagadas. Um dos pontos mais atingidos pela enxurrada foi a Avenida Francisco Avelino Maia, a Avenida da Moda, depois que o Córrego São Francisco não suportou toda a água e transbordou.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a chuva começou por volta de 15h e durou cerca de 30 minutos. Imagens que circulam nas redes sociais mostraram um carro sendo arrastado pela força da água. Outras ruas próximas à Santa Casa também ficaram cheias de água.


A água invadiu uma academia e os funcionários precisaram correr para tentar salvar os equipamentos. Na rua da Barrinha, em frente ao Ginásio Poliesportivo Elzo Calixto Mattar, algumas casas que ficam bem próximas ao córrego também foram invadidas pela enxurrada.


Pela manhã, a água baixou, mas as ruas seguiam com lama e barro e os trabalhos deveriam seguir por todo o dia.

Fonte: G1 sul de Minas

Cruzília: PM atende ocorrência de disparo de arma de fogo e acaba apreendendo grande quantidade de droga e conduz dois jovens por tráfico

 


Em Cruzília, na madrugada dessa sexta-feira (11), a Polícia Militar compareceu ao hospital local, onde um jovem de 19 anos havia dado entrada com um ferimento proveniente de disparo de arma de fogo.

Os militares reconheceram jovem, o qual é conhecido pelo envolvimento com o tráfico de drogas, e durante conversa ele disse que estava na Rua Adalgisa Mori com um cidadão de 20 anos, quando uma pessoa trajando calça preta, moletom preto e máscara veio em sua direção e realizou três disparos com um revólver.

Ele mencionou que saiu correndo até a casa de um amigo e pediu que o levasse ao hospital, pois, havia sido atingido no ombro esquerdo.

Os militares foram até a casa do jovem de 20 anos, o qual deu um versão diferente da vítima dizendo que eles estavam na residência de um amigo fazendo uso de drogas, quando o autor entrou e realizou os disparos na direção dos três, ocasião em que saíram correndo, sem perceber se alguém havia sido atingido.

Chegando no imóvel, os policiais visualizaram um perfuração na janela e a porta totalmente aberta, motivo pelo qual entraram imaginando que pudesse ter alguém ferido e perceberam mais uma perfuração na estante da sala.

Foi constatado que não havia ninguém, porém, foi encontrada muita droga sendo: 482 frascos com haxixe, 74 pinos de cocaína, 45 frascos contendo maconha, 02 buchas de maconha, 02 tabletes de haxixe, além de 03 celulares, 01 rolo de plástico filme, 01 Balança de precisão, 01 canivete e diversos pinos vazios.

Após recolherem todo material encontrado, os militares foram informados que a vítima do disparo já tinha sido liberada do hospital e teria ido para a casa da namorada em Baependi/MG, onde os militares daquele município realizaram sua prisão.

Diante do fato os dois jovens foram conduzidos à Delegacia de plantão em São Lourenço, juntamente com a droga apreendida, ficando à disposição da autoridade de polícia judiciária. Fonte: 57º BPM

Crianças com síndrome grave em razão da Covid ficam com sequela cardíaca

 



Elas não apresentam sintomas, como cansaço, o que pode deixar o quadro passar despercebido pela família e pelos médicos.


Crianças que desenvolveram a síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica (SIM-P) em razão da Covid-19 continuam com alterações nos vasos sanguíneos que nutrem o músculo do coração seis meses após a alta hospitalar. Mas não apresentam sintomas, como cansaço, o que pode deixar o quadro passar despercebido pela família e pelos médicos.

O alerta vem de um novo estudo do ICr (Instituto da Criança e do Adolescente) do Hospital das Clínicas de São Paulo e reforça a necessidade de acompanhamento a longo prazo das crianças que tiveram a síndrome após a Covid. Essas alterações, se persistirem, levam a um aumento do risco de infarto e insuficiência cardíaca na vida adulta.

A síndrome é uma condição rara. Atinge uma a cada 3.000 crianças e jovens abaixo de 21 anos que contraem Covid. Ocorre devido a uma reação intensa do sistema imunológico para tentar combater o coronavírus e pode acometer vários órgãos vitais, como o coração. A taxa de mortalidade no Brasil é de 6%, quatro vezes inferior à dos Estados Unidos.

O estudo do ICr é o primeiro a apontar a persistência dessas alterações seis meses, em média, após a alta da criança. Uma outra pesquisa publicada no mês passado no Journal of the American Heart Association sugeriu que o coração das crianças afetadas pela SIM-P se recupera no período de uma semana a três meses.

O Instituto da Criança acompanha o impacto da Covid nas crianças desde a primeira onda da doença, em 2020. No estudo, já aceito na revista científica voltada à área cardiológica Microcirculation, foi avaliado um grupo de seis crianças (três meninas e três meninos) com idade média de nove anos, internadas no instituto entre julho de 2020 e fevereiro de 2021.

"São crianças que tiveram alta, foram para casa e têm um eletrocardiograma de rotina normal. Ou seja, se passarem em qualquer serviço e forem avaliadas com o eco [cardiograma] básico, o resultado será normal. Mas, quando submetidas a um eletrocardiograma especial, as alterações são visíveis", explica a cardiologista pediátrica Gabriela Leal, coordenadora do serviço de ecocardiograma do ICr.

A médica diz que o grupo decidiu publicar o estudo mesmo com um número pequeno de crianças como forma de alerta, para que outros especialistas passem a acompanhar as crianças que tiveram a SIM-P de forma mais rigorosa e com exames mais adequados.

"Pode ser que isso se resolva com crescimento da criança? Ótimo. Se resolver, acabou o problema. Mas isso pode se manter, e a gente só terá essa resposta acompanhando. A mensagem é: temos um problema e um problema que continua presente seis meses, na média, depois que a criança teve alta."

O alerta também é dirigido aos pais para que vacinem suas crianças e mantenham as medidas de prevenção, como uso de máscara e álcool em gel, contra a Covid. "Enquanto tivermos muitas crianças infectadas, uma ou outra vai desenvolver essa a resposta inflamatória exacerbada", diz ela.

No estudo do ICr foi utilizado um ecocardiograma especial, que tem uma técnica que mapeia o músculo cardíaco em 17 segmentos. "Eu olho o coração em pequenos pedaços e estudo o quanto o músculo cardíaco consegue se performar, ou seja, contrair, relaxar."

As crianças também foram avaliadas por um PET-CT com amônia marcada. Por meio da injeção dessa substância, radioativa, é possível observar o fluxo que chega aos microvasinhos do músculo cardíaco.

Ambos os exames encontraram as alterações nos mesmos segmentos. A boa notícia é que o eletrocardiograma especial, muito mais acessível e menos invasivo do que o PET-CT, poderá ser usado como marcador de um futuro risco cardiovascular, segundo a médica.

Ainda na primeira onda da Covid, em 2020, o grupo do ICr percebeu que crianças internadas com a SIM-P que tinham uma disfunção ventricular, ou seja, perda da função de bomba do coração, eram também as que tinham um marcador (dedímero) mais alto de inflação e de trombose.

"Para o coração funcionar de forma adequada, o músculo cardíaco precisa estar bem irrigado. O fato de ter o dedímero aumentado alerta para a possibilidade de estar ocorrendo microtromboses também no território coronariano", explica a médica.

Um outro trabalho do instituto, em conjunto com o departamento de patologia da USP, analisou amostras de coração de oito crianças que morreram de SIM-P. Foi encontrado o vírus Sars-Cov-2 dentro do músculo cardíaco, causando a inflamação (miocardite).Também foi observada inflamação dos vasos que nutrem o músculo do coração (microcirculação coronariana) e pequenos coágulos no interior deles.

"Se essas crianças não melhorarem, podem correr mais risco de um infarto ou insuficiência na vida adulta, especialmente se estiverem submetidas a outros fatores de risco, como hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo."

O país teve uma explosão de novos casos de internações infantis por Covid em janeiro e registros de SIM-P são esperados nas próximas semanas, já que a manifestação é tardia.

"Dez, 15 dias depois de um aumento de casos de Covid aguda, começam a aparecer casos da SIM-P. Vimos isso no ano passado e estamos nos preparando para eventuais novos registros nos próximos dias", afirma o pediatra Mario Palumbo Neto, diretor técnico de saúde do Hospital Infantil Cândido Fontoura.

Em 2021, o hospital, a maior instituição pública pediátrica do estado de São Paulo, registrou 36 atendimentos de SIM-P.

Segundo o diretor, na maioria vezes, a criança precisou ser internada na UTI. "É uma doença grave, que muitas vezes afeta a coronária, a artéria que irriga o coração. A criança precisa de uma medicação específica, hemoglobulina, que necessita de monitoramento na terapia intensiva."
Fonte: O TEMPO

Cidade sul-mineira está com infestação de caramujos africanos

 



Cada indivíduo hermafrodita pode colocar 400 ovos a cada postura, a qual pode ocorrer até cinco vezes ao ano, o que ocasiona grandes infestações.

Alguns bairros de Ouro Fino, no Sul de Minas, estão sofrendo com a infestação de caramujos africanos, animal exótico que foi introduzido no país na década de 80 e tornou-se uma praga por não haver predador natural que possa controlar sua população. De acordo com a Supervisora de Combate as Endemias, Nayara Carvalho, cerca de 1.500 animais já foram recolhidos nesta semana no bairro da Serrinha.

Isso durante a ação que foi iniciada pela equipe de endemias do Executivo Municipal. Munidos com sacos, luvas e lanternas, a equipe se dirigiu aos locais onde foram observados maior incidência do animal; manualmente os agentes devidamente protegidos encheram sacos e mais sacos de caramujos.

“Cada indivíduo hermafrodita pode colocar 400 ovos a cada postura, a qual pode ocorrer até cinco vezes ao ano, o que ocasiona grandes infestações, especialmente após períodos de chuva, em que apresentam maior atividade”, explicou a supervisora.

Além disso, parte da equipe percorreu o bairro com cartilhas de orientação, explicando o descarte correto e como proceder durante uma infestação desses animais. Junto a cartilha e aos materiais que também foram cedidos a população, foi passado o contato da Chefe do Setor para que os moradores ligassem caso ocorra uma urgência de retirada de caramujos.



Qual o descarte correto?

A supervisora Nayara Carvalho explica que a forma mais adequada de se eliminar os caramujos africanos é por meio do controle mecânico, que consiste na catação manual destes animais.

“Após proteger as mãos para pegar os moluscos, a recomendação é acondicioná-los em um saco de lixo e jogar dentro do saco sal em quantidade abundante para matar os moluscos.A coleta manual deve ser feita periodicamente até eliminar a infestação do local. Orientação importante é não jogar sal grosso diretamente nos caramujos livres, pois além de contaminar o solo, as conchas sobrarão no ambiente e se encherão de água de chuva, favorecendo a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana”, explicou Nayara.



Para denunciar a infestação desses animais ligue para (35) 99722- 1740 – Nayara Carvalho.
Fonte: Terra do Mandu

Reunião discute a reativação da ferrovia que liga Varginha a Angra dos Reis

 



O projeto poderá movimentar investimentos de mais de R$ 20 bilhões.


A reativação da ferrovia que liga Varginha a Angra dos Reis, foi discutida em uma reunião realizada nesta terça-feira (08), no Porto Seco, em Varginha. A reunião contou com a participação do prefeito Vérdi Medo, do prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, do empresário Cléber Marques (Porto Seco) e Leandro Cariello (Diretor Terminal Portuário de Angra dos Reis - Tpar), e empresários do ramo do comércio do café, transporte e logística.

Se sair do papel, o projeto que poderá movimentar investimentos de mais de R$ 20 bilhões, busca viabilizar as exportações de produtos do sul de Minas Gerais, principalmente café, pelo porto de Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro. A intenção é unir essas pontas por ferrovia.

Defendido pelo Porto Seco Sul de Minas e pelo Terminal Portuário de Angra dos Reis (Tpar), o novo corredor logístico depende da reativação dos trechos ferroviários Varginha-Três Corações-Lavras (Shortline Sul de Minas) e Barra Mansa-Rio Claro-Angra (Shortline Sul Fluminense). Os dois fazem parte da Ferrovia Centro-Atlântica, administrada pela VLI, mas estão inoperantes desde 2010 e 2009, respectivamente.

De acordo com o prefeito, Vérdi Melo, a prefeitura de Varginha estará acompanhando as negociações e promovendo estratégias junto ao governo Estadual e Federal, para que o projeto saia do papel e beneficie a população.

“Um projeto ousado que vai beneficiar não somente Angra dos Reis e Varginha, mas os Estados de Minas e do Rio, através do aquecimento da economia. Acreditamos que a médio prazo teremos resultados positivos”, disse o prefeito.
Fonte: Varginha Online

Médico é preso por maus-tratos contra animas em Itajubá

 



Cachorro da raça Fila Brasileiro foi resgatado em péssimas condições de saúde e ferido em fazenda. Homem também é investigado por outros crimes.

A Polícia Civil de Minas Gerais prendeu, nesta quarta-feira (09/02), um homem de 61 anos por maus-tratos a animais e por manter condições insalubres para funcionários na zona rural de Itajubá. Após investigações, a equipe da Delegacia Regional de Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão na fazenda, que fica no bairro Marins.

Na fazenda, um cão da raça Fila Brasileiro foi encontrado em local confinado, magro, com péssimas condições de saúde. Além disso, o médico veterinário do Departamento de Zoonoses do município confirmou que o animal estava com vários ferimentos. Também foi constatado que o gado da fazenda não recebeu a vacinação obrigatória, o que também caracteriza outro delito.



Ao verificar as condições do local, ainda, a Vigilância Sanitária identificou que a água utilizada para o consumo do caseiro estava em condições insalubres com o reservatório sem cobertura, possibilitando o acesso de animais.

“A cor da água fornecida também apresentava aspecto turvo, e a casa estava em condições precárias, com janelas e portas danificadas, sem qualquer trava de segurança e as paredes com rachaduras”, afirmou a Polícia Civil.

A polícia investiga ainda o suspeito por furto de energia elétrica.



O cão foi atendido por um veterinário e deve ficar sob tutela de Santuário da cidade.

“O autor foi preso em flagrante por abuso e maus tratos contra animais e encaminhado para o Sistema Prisional em Itajubá, onde fica à disposição da Justiça. Participaram, também, da operação, equipes da Guarda Civil Municipal, IMA, Cemig e Vigilância Sanitária”, encerrou a polícia.
Fonte: Terra do Mandu

Caxambu: mulher transfere dinheiro e descobre que era um golpe

 



Em Caxambu, na noite dessa quarta-feira (09), a Polícia Militar foi até a residência de uma professora de 53 anos, situada na Rua Getúlio Vargas, Centro, onde registrou uma ocorrência de estelionato.

Ela relatou que por volta das 14:00 recebeu mensagem via Whatsapp de uma pessoa que se passou como sua filha, dizendo que havia trocado de número e que precisava de dinheiro, solicitando um Pix para a conta de um rapaz.

A professora fez uma transferência de R$ 785,00 e outra de R$ 950,00, sendo que após a segunda transação, ficou desconfiada e ligou para sua filha, descobrindo que havia caído em um golpe.

A vítima fez contato em seu banco e também foi orientada quanto as demais providências.

Fonte: 57º BPM

Caxambu: PM captura os envolvidos no assalto a uma casa lotérica e recupera dinheiro subtraído

 



Em Caxambu, na noite dessa terça-feira (08), a Polícia Militar conseguiu capturar os autores de um assalto ocorrido na segunda-feira, dia 07 de fevereiro, em uma casa lotérica.

Em continuidade ao rastreamento, a PM foi informada por populares que os envolvidos estariam escondidos em uma residência no Bairro Alto Santa Rita com o restante do dinheiro subtraído, aguardando um táxi para fugirem até a cidade do Rio de Janeiro/RJ.

Após identificarem a referida residência, os policiais foram ao local, onde foram recebidos por uma mulher de 30 anos, a qual apresentava nervosismo durante a conversa com a equipe.

Devido a insistência dos policiais, ela acabou sinalizando que haviam pessoas na casa, momento em que os militares avistaram uma pessoa correndo e entraram, logrando êxito em localizar um adolescente de 16 anos escondido no banheiro e um jovem de 21 anos escondido no quarto da proprietária do imóvel.

O jovem acabou confessando que praticou o assalto, juntamente com o adolescente e disse que havia escondido o restante do dinheiro no guarda roupas, onde foi encontrada a quantia de R$ 11.890,000

Após a ação, a vítima esclareceu que os infratores chegaram em sua casa por volta da meia-noite do dia anterior, ocasião em que o jovem, a todo momento, colocava a mão na cintura simulando estar armado e, temendo por sua vida e de sua família, não acionou a PM.

Diante do fato os dois infratores foram conduzidos à Delegacia de Polícia de São Lourenço, juntamente com o dinheiro recolhido, para as devidas providências.

O Conselho Tutelar acompanhou o menor infrator.

Fonte: 57º BPM

Nova carteira de identidade digital começará a ser emitida em março

 



Documento único, que reunirá CPF, CNH e título de eleitor, entre outros, passa por uma nova etapa de implementação .


O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lançou nesta terça-feira (8) nova etapa de implementação do DNI (Documento Nacional de Identidade), a nova carteira de identidade digital. A emissão terá início em março, para servidores da Justiça Eleitoral e de outros órgãos públicos.

A cerimônia de lançamento contou com a participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, também ministro do STF (Supremo Tribunal Federal).

O novo modelo traz dispositivos para aumentar a segurança contra a falsificação e contém mais informações, como registros do título de eleitor, numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social, certificado militar, Carteira Nacional de Habilitação, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e números de NIS/PIS/Pasep. Também poderá ser incluído o nome social sem a necessidade de alteração no registro civil.

A partir de agosto, cidadãos domiciliados no estado de Minas Gerais também terão acesso ao documento. O estado foi escolhido em decorrência de acordo de cooperação firmado no fim de 2021 com previsão de emissão do DNI também pelo Instituto de Identificação do estado. Além disso, a iniciativa ajudará a reforçar os processos de coleta de dados biométricos dos cidadãos brasileiros residentes em Minas Gerais.

Ao longo do ano, cidadãos em outros estados poderão emitir o DNI, que estará disponível para toda a população a partir de fevereiro de 2023.



Aplicativo

O DNI faz parte do programa de ICN (Identificação Civil Nacional), criado pela lei n° 13.444/2017 visando a implantação de um sistema nacional de identificação do cidadão de forma integrada em todo o país. O documento digital será gerado por meio de aplicativo gratuito disponível para smartphones e tablets nas plataformas Android e iOS e utilizará tecnologias do TSE e do Serpro.

Apenas as pessoas que tiveram as impressões digitais inseridas na Base de Dados da Identificação Civil Nacional (BDICN) poderão emitir o DNI, ou seja, somente quem já fez o cadastramento biométrico (coleta de foto e das impressões digitais) na Justiça Eleitoral ou em institutos de identificação parceiros. Esse procedimento tem como objetivo reforçar a segurança, a confiabilidade e a higidez da identificação.

Após instalar o aplicativo do DNI, o cidadão deverá preencher um pré-cadastro informando: CPF; nome; filiação; data de nascimento; endereço de email; número do telefone e senha de sua escolha. O cadastro também permitirá a declaração múltipla de filiação, inclusão de nome social e declaração de gênero não binário. Depois, é só finalizar a solicitação em um ponto de atendimento, físico ou virtual, disponível.

A partir da validação do DNI com os dados biométricos na base da ICN, as pessoas terão acesso facilitado a outros serviços públicos, como a realização digital da prova de vida para o INSS, além de auxiliar a identificação do cidadão para a concessão de benefícios e adesão a programas federais. Também facilitará o acesso a serviços privados, como a abertura de contas e a concessão de créditos, o embarque em portos e aeroportos, entre outros.

Responsável por um dos maiores bancos de dados biométricos das Américas, com mais de 120 milhões de cidadãs e cidadãos cadastrados em arquivo eletrônico — com foto, assinatura e impressões digitais —, o TSE também vai gerir o BDICN e emitir a identidade digital, ou certificará outros órgãos para a expedição do documento, a fim de facilitar o acesso pela população.



Segurança

Devido ao uso de dados biométricos, que são únicos para cada indivíduo, o documento digital oferecerá mais segurança e ajudará a coibir fraudes mediante a conferência de informações com a base de dados da Justiça Eleitoral.

Uma das funcionalidades do DNI é a conferência por meio da leitura digital do QR Code, o que aumenta a verificabilidade do documento, dificultando que uma pessoa possa se passar por outra no momento de se identificar. Essa leitura será feita com o próprio app ou com o VIO, que, assim como o DNI, é desenvolvido com tecnologia Serpro e permite a verificação da autenticidade, confiabilidade e integridade dos documentos.
Fonte: R7