Cruzília: pessoas não identificadas furtam sítio

 Em Cruzília, na tarde dessa terça-feira (28), a Polícia Militar foi procurada por uma aposentada de 65 anos, a qual registrou uma ocorrência de furto.


Ela disse que tem um sítio localizado na estrada Cruzília/Carrancas, Bairro Goiabeiras e no dia 25 de dezembro do corrente ano, pessoas não identificadas furtam os seguintes objetos: 01 TV de 32 polegadas, 01 gerador de energia, 01 motosserra, 01 roçadeira, 01 ferro elétrico e 01 jogo de facas.

A aposentada mencionou que a última vez que esteve no sítio foi em 15 de novembro e só retornou no natal, quando percebeu o furto. A vítima ainda fez contato com vizinhos, mas não obteve nenhuma informação sobre a autoria.

Diante do fato ela foi orientada quanto as medidas cabíveis.

Fonte: 57º BPM

São Lourenço: homem cai em golpe ao tentar comprar moto pela internet

 



Em São Lourenço, na noite dessa segunda-feira (27), a Polícia Militar foi procurada por um cidadão de 29 anos, o qual registrou uma ocorrência de estelionato.

Ele relatou que viu um anúncio na internet em que uma loja de veículos vendia uma motocicleta e iniciou uma conversa com o suposto vendedor.

A vítima disse que durante a negociação, o vendedor repassou diversos documentos da empresa e também o documento dele, com a intenção de transmitir confiabilidade.

Segundo a vítima, a moto custava R$ 14.537,00 e o golpista solicitou que fosse dada uma entrada e o restante posteriormente, sendo feito um total de quatro transferências via Pix.

As transferências foram creditadas em contas diferentes e também em nome de pessoas distintas.

Como o veículo não foi entregue na data acordada, a vítima entrou em contato com a loja e recebeu a informação de que o telefone do vendedor e os dados a empresa haviam sido clonados e que ele teria sido vítima de um golpe.

Diante do fato foi feito o registro e a vítima orientada quanto as demais providências.

Fonte: 57º BPM

Mundo registra pela 1ª vez mais de 1 milhão de casos de Covid em um dia

 



Dados são da plataforma "Our World in Data". Foram 1,4 milhão de casos registrados no dia 27 de dezembro.


O mundo registrou, pela primeira vez, mais de um milhão de casos em um único dia: 1,4 milhão. Os dados são da plataforma "Our World in Data", ligada à Universidade de Oxford.

Os dados são compilados desde janeiro de 2020. O primeiro grande pico foi registrado em 7 de janeiro deste ano, com quase 900 mil casos. Três meses depois, em abril, a marca de 900 mil foi rompida três vezes. Em dezembro, com a variante ômicron circulando, os registros diários se aproximaram de um milhão, batendo a marca nas últimas 24 horas.

7 de janeiro de 2021: 892,8 mil
22 de abril de 2021: 902,6 mil
23 de abril de 2021: 904,4 mil
28 de abril de 2021: 905,8 mil
23 de dezembro de 2021: 983,3 mil
27 de dezembro de 2021: 1,4 milhão

O país com o maior número de casos registrados foram os Estados Unidos, com mais de 512.553 casos, cerca de 37% do total. Em seguida vêm o Reino Unido (318.699, equivalente a 23%) e a Espanha (15%). É importante lembrar, entretanto, que países como o Reino Unido estão entre os que mais testam no mundo – por isso, é possível que haja casos ainda mais casos não rastreados em outros lugares.

Apesar da incerteza por causa dos níveis diferentes de testagem entre os países, mesmo no continente europeu, a Europa é a região responsável por mais da metade dos casos registrados na segunda-feira (27): dos 1,4 milhão de casos, 763.876 foram vistos nessa parte do mundo (o equivalente a 54,5% do total).

Também segundo o "Our World in Data", a Europa tem apenas 60,73% da população totalmente vacinada contra a Covid-19. No Brasil, esse percentual está próximo dos 67%.

O percentual europeu, entretanto, esconde realidades distintas entre os países: enquanto em Gibraltar – território ultramarino britânico – a cobertura vacinal está acima dos 100%, na Bósnia, na Armênia e em Guernsey, por exemplo, o percentual está em torno de 22%, os mais baixos da região.



Países reforçam medidas contra ômicron

Na segunda-feira (27), países como Alemanha, França, Reino Unido e Estados Unidos anunciaram restrições para conter a variante ômicron.

Na Alemanha, os encontros em grupo têm limite máximo de 10 pessoas vacinadas ou recuperadas da doença. Grandes eventos culturais e esportivos devem ocorrer sem público.

Na França, onde os 100 mil novos casos foram superados pela primeira vez em 24 horas desde o início da pandemia, o passaporte sanitário atual deve ser substituído pelo passaporte de vacinação. O país também decidiu que vai tornar compulsório o trabalho em casa pelo menos três dias por semana.

Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte decretaram novas restrições que incluem limite no total de pessoas em encontros, funcionamento de bares e distanciamento social. Enquanto isso, na Inglaterra, o governo aguarda mais evidências sobre se o serviço de saúde consegue lidar com as altas taxas de infecção.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão de saúde dos Estados Unidos, atualizou nesta segunda-feira (27) suas diretrizes de isolamento para casos confirmados de Covid-19. O tempo recomendado passa de 10 para 5 dias, seguido de uso constante de máscara por mais 5 dias quando o paciente estiver em contato com outras pessoas.

O doutor Anthony Fauci, a maior autoridade de doenças infecciosas do país, pediu nesta segunda que as pessoas evitem aglomerações de Ano Novo para diminuir a disparada de casos provocados pela ômicron.
Fonte: G1

Regras da aposentadoria do INSS vão mudar em 2022; veja as alterações

 



Alterações são em 3 das regras de transição aplicadas a quem já estava no mercado de trabalho: por pontos, por idade mínima e na idade da mulher para ter a aposentadoria por idade.


As regras da aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vão mudar a partir do dia 1º de janeiro de 2022. O gatilho nas condições mínimas para ter o benefício ocorre ano a ano desde que a emenda constitucional 103, que instituiu a reforma da Previdência, começou a valer, em novembro de 2019.

As alterações são em três das regras de transição aplicadas a quem já estava no mercado de trabalho: por pontos, por idade mínima e na idade da mulher para ter a aposentadoria por idade. As regras que exigem pedágio de 50% ou 100% do tempo que faltava para ter o benefício na data de publicação da reforma não sofrem alteração.

As medidas também não afetam os profissionais que passaram a integrar o mercado de trabalho a partir de novembro de 2019, sejam eles celetistas ou autônomos que contribuem com a Previdência. Nesses casos, eles só se aposentam com idade mínima de 65 anos, para os homens, e 62 anos, para as mulheres. O tempo mínimo de contribuição é de 15 anos.

Para o trabalhador com carteira assinada, que pede a aposentadoria diretamente ao instituto por meio do aplicativo ou site Meu INSS, um dos principais impactos é na idade mínima das mulheres para ter o benefício por idade. A exigência, a partir de 1º de janeiro é de 61 anos e seis meses. Até 31 de dezembro deste ano, consegue a aposentadoria a segurada que tiver 61 anos.

Antes da reforma, no entanto, as mulheres se aposentavam com 60 anos. No caso dos homens, a idade mínima não mudou. Eles já se aposentavam aos 65 anos e essa continua sendo a exigência para ter o benefício.

Na regra de transição por pontos, a partir de 1º de janeiro, consegue a aposentadoria por tempo de contribuição quem atingir, na soma da idade com o tempo de contribuição ao INSS, 89 pontos, no caso das mulheres, ou 99 pontos para os homens. É preciso ter, no mínimo 30 anos de pagamentos ao instituto, para as mulheres, e 35 anos, no caso dos homens. Até 31 de dezembro deste ano, a pontuação mínima é 88/98.

Para quem vai pedir a aposentadoria pela regra de transição da idade mínima, a exigência é ter 62 anos e seis meses de idade, no caso dos homens, e 57 anos e seis meses para as mulheres a partir de 1º janeiro de 2022. São necessários 30 anos de contribuições ao INSS, para as mulheres, e 35 anos, para os homens. Neste ano, a idade mínima exigida é de 62 anos e 57 anos, respectivamente.

Professores do setor privado se aposentam com cinco anos a menos. No pedágio de 100%, a idade exigida é de 55 anos, para os homens, e de 52 anos, para as mulheres. É preciso trabalhar pelo dobro do tempo que faltava para o benefício na data de entrada em vigor da reforma.

Na regra de transição por pontos, há mudança entre um ano e outro. Até 31 de dezembro de 2021, a pontuação mínima exigida é de 83/93 para mulheres e homens, respectivamente. A partir de 1º de janeiro de 2022, sobe para 84/94.

Exigências não mudam em três situações O trabalhador que vai pedir a aposentadoria pelas regras dos pedágios de 50% ou 100% e quem tem direito ao benefício especial tem regras de transição que não se alteram com o passar dos anos. No caso dos segurados que estavam a até dois anos da aposentadoria por tempo de contribuição no início da reforma da Previdência, é possível entrar no pedágio de 50%, no qual é preciso trabalhar por mais metade do tempo que faltava para ter o benefício em 13 de novembro de 2019.

Para o segurado que optar pelo pedágio de 100%, a aposentadoria é concedida a quem trabalhar pelo dobro do tempo que faltava para atingir o tempo mínimo de contribuição, de 30 anos para as mulheres e de 35 anos para os homens, em novembro de 2019. Também é exigida idade mínima de 57 anos para as mulheres e 60 anos para os homens.

Segurados que trabalham todo o tempo em condições prejudiciais à saúde conseguem a aposentadoria especial. Para quem já estava no mercado de trabalho na data de início da reforma, há exigência de pontuação mínima.

Atividades de baixo risco garantem a aposentadora quando o segurado somar, na idade e no tempo de contribuição, 86 pontos. É preciso ter 25 anos em atividade especial de baixo risco. Para risco médio, são 76 pontos (20 anos em atividade especial de médio risco) e para risco alto, 66 (15 anos de trabalho em atividade especial de alto risco).

Servidores têm regras diferentes Os servidores públicos federais também têm regras de transição na aposentadoria se já estavam contratados em novembro de 2019. Na primeira delas é o pedágio de 100%, que exige idade mínima de 57 anos, para as mulheres e 60 anos, é preciso trabalhar pelo dobro do tempo que faltava para os 35 anos de pagamento, no caso dos homens, e 30 anos, no das mulheres. A exigência, no entanto, é ter 20 anos no serviço público e cinco anos no cargo em se der a aposentadoria.

Na segunda regra de transição, há exigência de idade mínima e pontos. Em 2021, a idade mínima exigida das mulheres é 56 anos, e a pontuação mínima é de 88 pontos. Para os homens, é preciso ter idade mínima de 61 anos neste ano, com pontuação mínima de 98. Em 2022, a idade é de 57 e 62, respectivamente, com 89/99 de pontuação.

Pedido pode ser feito com data retroativa Quem não conseguir reunir os documentos para pedir a aposentadoria até o dia 31 de dezembro pode fazer a solicitação ao INSS em 2022, e conseguir o benefício com data retroativa à do pedido. Para isso, na hora de fazer a solicitação, o segurado deve escolher a opção indicando que o servidor do INSS pode mudar de data para uma em que o trabalhador completou a melhor condição ou a condição mínima.

Se não escolher essa possibilidade, terá de fazer a reafirmação da DER (Data de Entrada do Requerimento), que é um pedido para mudar o dia da solicitação para data mais vantajosa ao segurado. A única diferença está ligada aos valores atrasados a serem pagos. Quem muda a DER para data retroativa tem os atrasados a partir do dia do pedido, não da data da mudança. Quem escolhe data futura tem atrasados a partir desse dia em que conquista o melhor benefício.
Fonte: O Tempo

Colisão frontal no Sul de Minas mata 3 mulheres e deixa 2 pessoas gravemente feridas

 



Em um dos veículos estavam as três mulheres e uma criança de cinco anos, única sobrevivente.

Mais um acidente trágico em estradas do Sul de Minas fecha a última semana do ano. Desta vez foi na rodovia MG-453, próximo ao Km 19, entre Paraguaçu e Machado, município localizado a 82 quilômetros de distância de Pouso Alegre.

Três mulheres jovens que ocupavam um veículo Gol morreram e uma criança foi levada em estado grave ao hospital. O ocupante do outro veículo também ficou gravemente ferido. As vítimas são residentes em Machado.

Foi uma colisão frontal entre dois automóveis, um Volkswagen Gol e um Fiat Punto, na noite desta segunda-feira (27). O Gol retornava para Machado e bateu de frente com o Fiat com placas de Varginha que seguia no sentido a Paraguaçu. Com o impacto o Gol rodou na pista e foi lançado ao acostamento.



Uma das vítimas, Crislene Oliveira, de 44 anos, que viajava no banco traseiro, foi projetada para fora do veículo e foi socorrida ainda com vida por uma equipe do SAMU, mas faleceu no Hospital Alzira Velano. A criança também foi conduzida ao hospital com ferimentos graves e, segundo informações, conseguiu se salvar.

As outras vítimas fatais também são duas mulheres jovens. Amanda Cristina Fagundes, de 30 anos, que dirigia o automóvel e teve múltiplas fraturas e Stefanny Oliveira, de 26 anos, que ocupava o banco de passageiro e teve rompimento de vértebras na região do pescoço. Elas ficaram presas às ferragens e morreram no local. Os corpos foram resgatados por uma equipe do Corpo de Bombeiros.



O motorista do Punto também ficou gravemente ferido e foi atendido no Hospital de Machado. Seu estado de saúde ainda não foi informado, mas sabe-se que não corre risco de morte.

A ocorrência foi atendida pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e também foi acionada a perícia da Polícia Civil para as providências e remoção dos corpos para elaboração de necropsia no Instituto Médico Legal.

Os corpos das mulheres serão sepultados na cidade de machado. As causas do acidente ainda são desconhecidas, segundo o Corpo de Bombeiros.

Fonte: Portal da Cidade

Governo de Minas anuncia modelo inédito de rateio do saldo Fundeb entre os servidores que atuam nas escolas estaduais

 



Profissionais de unidades reconhecidas pelo Prêmio Escola Transformação receberão uma parcela maior que pode quase dobrar o valor a ser recebido


O Governo de Minas anunciou nesta quinta-feira (23/12), em entrevista coletiva, o pagamento do rateio extraordinário dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A divisão terá como um dos principais critérios a valorização e o reconhecimento dos profissionais das escolas que conquistaram o Prêmio Escola Transformação.

Serão distribuídos, de forma extraordinária, R$ 539 milhões entre os servidores da Educação em exercício nas escolas da rede estadual de ensino, contemplando cerca de 226 mil cargos, conforme os critérios estabelecidos pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e a nova lei do Fundeb.

Fazem parte deste grupo todos os profissionais efetivos, contratados e convocados com lotação e exercício nas escolas - não estão incluídos os servidores em exercício no Órgão Central da SEE/MG e das Superintendências Regionais de Ensino (SREs).

Durante a coletiva, a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, destacou os avanços conquistados pela pasta, entre eles na área de pessoal.

“Em 2021, fizemos muitos investimentos relacionados à folha de pessoal e temos muita alegria de anunciar o pagamento do rateio extraordinário. É muito importante mostrar o quão comprometido este governo é com a educação e que, ao mesmo tempo, age de forma responsável”, destacou.

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, que também participou da coletiva, falou sobre o esforço para garantir o cumprimento dos direitos dos servidores, como pagamento do salário integral no quinto dia útil e pagamento integral do 13º. Para ela, o anúncio do pagamento do rateio simboliza o reconhecimento do trabalho desempenhado pelos profissionais da educação.

“Esse anúncio é o reconhecimento público do valoroso trabalho dos servidores da educação de Minas Gerais. Este governo tem, desde o primeiro dia, se empenhado para garantir algumas evoluções que muitas vezes podem parecer pequenas ou obrigações, mas que são fruto de muito esforço”.

Na distribuição geral do saldo do Fundeb, cada profissional lotado nas escolas receberá um valor proporcional aos meses trabalhados em 2021, com base nos critérios de apuração do 13º salário. Dessa forma se estabelece uma justa divisão, que contemple variáveis como o tempo de vínculo profissional com a Secretaria de Estado de Educação e também a carga horária trabalhada pelo servidor.

Os servidores das escolas que tiveram o desempenho reconhecido pelo Prêmio Escola Transformação, por práticas e experiências bem-sucedidas para a melhoria da qualidade do ensino, terão direito a uma parcela maior. Para esses, o Governo do Estado reservou 10% do saldo do Fundeb – cerca de R$ 50 milhões. Essa é uma política para conciliar a valorização dos servidores com a melhoria dos índices educacionais.

A título de exemplo, um professor da rede de educação básica, nível inicial da carreira, seja Regente de Aula ou Regente de Turma, com a carga horária completa de 24 horas semanais e que tenha trabalhado durante todo ano letivo, receberá R$ 2.003,97 referente ao rateio do Fundeb. Comparado com o valor do vencimento base bruto desse professor, que é de R$ 2.135,64, ele receberá cerca de um salário a mais em janeiro.

Se esse mesmo professor for de uma unidade de ensino que teve seu desempenho reconhecido pelo Escola Transformação, será acrescido à sua parcela o valor de R$ 1.819,56. Somando o rateio geral mais o da premiação, ele receberá a mais em janeiro um total de R$ 3.823,53, quase três vezes o seu salário bruto mensal.

A secretária Luísa Barreto explicou como foi feita a divisão dos recursos para os servidores das escolas premiadas no Escola Transformação e os demais.

“O governador sempre teve, desde sua campanha, o enfoque de, além de valorizar todos os servidores, conseguir valorizar ainda mais o bom desempenho. Então, o rateio do Fundeb traz o seguinte critério: 90% dos recursos vão ser distribuídos de maneira linear a todos os profissionais da educação das escolas e os outros 10% vão ser distribuídos, também de maneira linear, aos trabalhadores das escolas que foram premiados com o Escola Transformação”.

O crédito será feito em folha de pagamento extra, de dezembro, a ser pago no dia 20/1/2022. Os servidores poderão saber o valor que receberão no Portal do Servidor, em consulta à folha de pagamento do rateio.

Prêmio Escola Transformação

Criada este ano, a premiação é uma iniciativa da SEE/MG para reconhecer o bom desempenho das escolas estaduais. Desde o início do ano letivo de 2021 foram realizadas três edições do Prêmio Escola Transformação, com a distribuição de R$ 105 milhões para investimentos nas 600 escolas que obtiveram os melhores resultados e os maiores crescimentos nos indicadores de fluxo e de aprendizagem. Agora, além da escola receber melhorias, os profissionais também serão valorizados com uma parcela maior do rateio do Fundeb.

Fundeb

Transformado em fundo permanente de apoio ao desenvolvimento da educação brasileira pela Emenda Constitucional n° 108/2020, o novo Fundeb foi regulamentado no ano passado, com a sanção da Lei n° 14.113/2020. De acordo com a lei, a partir deste ano de 2021, 70% dos valores do Fundeb devem ser investidos no pagamento de profissionais da educação básica. Antes esse percentual era de 60%.

Principais ações da Educação em 2021

Mesmo em um ano de muitas dificuldades, a SEE/MG realizou importantes investimentos e conquistou avanços na área da educação. Em infraestrutura, desde o início da gestão, 1.327 escolas foram reformadas no Mãos à Obra, sendo duas novas etapas do programa anunciadas em 2021.

Na sexta etapa da ação, anunciada no início deste mês, serão R$ 100 milhões para a construção de quadras em 125 escolas. Além disso, foi realizado um reforço na manutenção predial das unidades de ensino, com um investimento de R$ 98 milhões para a realização de pequenos reparos e pintura nas escolas.

O Governo de Minas também está investindo cerca de R$ 800 milhões na compra de novos mobiliários e equipamentos diversos, e R$ 380 milhões na renovação dos computadores das escolas. Além disso, também foi feito um investimento expressivo na alimentação escolar, com a dobra do recurso em mais R$ 170 milhões para a merenda.

Houve uma ampliação histórica no número de escolas que oferecem o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), saltando de 77 unidades, em 2019, para 391, em 2021, chegando ao total de 601 escolas de EMTI em 2022. No próximo ano, serão disponibilizadas 97 mil vagas nesta modalidade. Já o programa Trilhas de Futuro ofereceu 75 mil vagas em cursos técnicos gratuitos e que ainda contam com a ajuda de custo para vale-transporte e alimentação.

Regularização de demandas do funcionalismo

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) apresentou resultados do trabalho no Governo de Minas realizado em 2021 para honrar os compromissos assumidos e regularizar demandas do funcionalismo estadual, além de dívidas herdadas da gestão anterior.

O 3º abono para os servidores da Educação Básica foi incorporado, a partir de novembro, ao vencimento básico para mais de 250 mil funcionários, ativos e aposentados, e mais de 8 mil candidatos aprovados em concurso público da SEE/MG foram nomeados, sendo 4.126 em 2020 e 2021.

No dia 15/12, o 13º salário de todos os servidores estaduais foi pago em parcela única, depois de seis anos de atraso e parcelamento. A partir do mês de agosto, os salários dos servidores, que também eram parcelados desde fevereiro de 2016, voltaram a ser pagos integralmente no quinto dia útil.

O Governo de Minas também retomou o pagamento das férias-prêmio convertidas em espécie, paralisado pela gestão anterior em 2015. O passivo de R$ 701 milhões incluía cerca de 25 mil servidores. Desse total, mais de 16 mil servidores já tiveram os valores depositados a partir de setembro deste ano.

Nos últimos dois anos, a rede estadual de ensino de Minas Gerais ficou entre os três estados brasileiros com o ensino remoto mais bem avaliados, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV). No dia 21/6, a SEE/MG iniciou o retorno gradual das atividades presenciais nas escolas estaduais, com muita segurança e seguindo um checklist criterioso, passando a ser obrigatórias no dia 3/11.

Confira o balanço completo de ações da Seplag neste link.

Fonte:Agência Minas

Balões, carregando mais de 30 mil sementes de árvores, coloriram o céu de Nepomuceno

 
 


A soltura de centenas de balões ecológicos foi realizada na tarde de ontem, um dia depois do Natal

Os balões levavam esperança de um mundo melhor a começar a partir de 2022. Imagem extraída da DTTV Nepomuceno


Neste domingo, dia 26, um dia depois do Natal, o céu azul de Nepomuceno ficou colorido depois que um empresário da cidade, Lineu Marcos Tonelli, soltou centenas de balões, este é o segundo ano consecutivo que o empresário repete o feito.

A intenção não era apenas colorir o céu da cidade, já que os balões carregavam mais de 30 mil sementes de árvores que seriam espalhadas pela zona rural daquele município ou até onde eles chegassem.

O evento denominado balões ecológicos carregavam, na sua maioria, sementes de ipês, árvores frutíferas e outras, mas também carregavam sementes de um arbusto, a crotolária, conhecido pela sua característica de atrair insetos voadores que se alimentam de larvas e do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus.

Para o próximo ano, o empresário já tem planos de fazer a soltura dos balões e distribuição de sementes em escolas rurais do município. A soltura dos balões foi acompanhada ontem pela DTTV e pelo âncora daquela emissora, Jotta Botelho.

Fonte: Jornal de Lavras

Homem é encontrado morto perto de estação de esgoto em Varginha, MG

 

Os bombeiros não conseguiram identificar corpo, não havia documentos e nem familiares que pudessem confirmar quem era a vítima.


Um homem foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (27) no bairro Centenário, em Varginha (MG). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o corpo foi achado perto de uma estação de esgoto da Copasa por volta das 6h.


Ainda segundo os bombeiros, a equipe não conseguiu identificar o corpo. Não havia documentos e nem familiares que pudessem confirmar quem era a vítima. Os bombeiros acreditam que o corpo estava no local há mais de 24 horas, pois já estava em estado intermediário de composição.


O corpo foi liberado pela perícia para os procedimentos funerários.

Fonte: G1 Sul de Minas

Colisão entre carro e viatura do sistema prisional deixa 6 pessoas feridas no Sul/MG

 



Quatro das vítimas estavam no carro do Sistema Prisional, sendo dois policiais e dois detentos.

Um acidente envolvendo um carro e uma viatura do sistema prisional deixou seis pessoas feridas na MG-167, em Três Pontas, no Sul de Minas Gerais.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os dois carros, uma van do sistema prisional e um carro Ford Escort. bateram de frente na tarde deste sábado (25) , por volta das 15h, na estrada de Varginha a Três Pontas na zona rural. Dentro do Escort havia bebidas alcóolicas.

As seis pessoas sofreram ferimentos leves e foram conduzidas pelo Bombeiros com apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital de Varginha.

Quatro das vítimas estavam no carro do Sistema Prisional, sendo dois policiais e dois detentos. No Ford Escort, outras duas pessoas ficaram feridas.



 



Fonte: Por dentro de Minas




Confirmados oficialmente cinco casos da variante ômicron em Lavras

 

Prefeitura de Lavras emite segunda nota para a imprensa corrigindo as primeiras informações e subiu de 2 para 5 o número de pessoas infectados com a ômicron


A Prefeitura Municipal emitiu na tarde de hoje, uma segunda nota para a imprensa às 16h18 sobre a identificação da variante ômicron em Lavras. De acordo com a mais recente nota, o vírus entrou em Lavras através de um grupo de empresários que, com suas famílias, viajou para Cancun, no México, e ao retornarem para Lavras apresentaram sintomas gripais.

Ainda de acordo com a segunda nota oficial divulgada na tarde desta sexta-feira, dia 24, os empresários e seus familiares fizeram testes para detectar a presença do vírus da Covid-19 em laboratório particular, destes, inicialmente apenas os adultos tiveram o resultado positivado para a doença.

A Vigilância Epidemiológica, de posse desta informação, encaminhou os pacientes para o Programa da Saúde da Família (PSF) para coleta de amostras e posterior realização do teste RT-PCR pelo LabCovid/Ufla (laboratório credenciado pela Funed).

De oito coletas, cinco testaram positivo para Covid-19. Também foram realizados testes para pesquisa genômica, pelo grupo do Núcleo de Pesquisa Biomédica da Universidade Federal de Lavras (Nupeb/Ufla), que identificaram a variante ômicron.

Fonte: Jornal de Lavras

Festa de confraternização contaminou 23 funcionários de empresa de MG com a variante ômicron, confirma Saúde




Informação foi confirmada por coordenador de saúde de Extrema; pacientes foram isolados e todos passam bem.



A Secretaria Municipal de Saúde de Extrema (MG) confirmou que 23 pessoas foram contaminadas com a variante ômicron do vírus causador da Covid-19. Todos são funcionários de uma empresa e participaram de uma confraternização na semana passada em São Paulo.


Segundo o médico-coordenador do controle da Covid-19 em Extrema, Enis Donizetti Silva, a notificação sobre o surto chegou no início da semana através da Vigilância Sanitária e da Vigilância Epidemiológica.

"Eram 11 casos inicialmente. Essas pessoas tinham participado de uma confraternização na sexta-feira anterior em São Paulo. Esses 11 casos inicialmente nós começamos a avaliar junto à empresa e a partir da ocorrência desse surto, pedimos para fazer uma avaliação em todos os colaboradores. Isolamos a empresa, mandamos todo mundo para casa e desse grupo todo que foi testado, ocorreram mais positivos. Então hoje, na verdade, só dentro dessa empresa, nós temos 23 casos positivos", disse o médico.

Segundo o médico, todos os pacientes estão em isolamento domiciliar, com sintomas leves. Nenhum deles precisou ser hospitalizado. Outras empresas também estão sendo monitoradas.



"Todos estão sendo monitoradas, fazendo teleacompanhamento com a nossa saúde primária, todos eles do ponto de vista de evolução clínica, passam de um quadro leve a moderado, nenhum deles precisou de internação, no entanto a gente tem outros pacientes de Covid internados nos nossos hospitais, nós estamos colhendo material de todo esse grupo e estamos também vigiando outras empresas, porque essa empresa compartilha refeitório com outras empresas em Extrema", completou.

Com as últimas notificações, a prefeitura já acionou um plano de prevenção na cidade para alertar a população.



"Nós distribuímos em média, 50 mil, 60 mil máscaras mês cirúrgicas N95 para toda a população. Intensificamos isso desde então, intensificamos a comunicação com a população, através de carros de som, cartazes e da rádio da cidade, publicações nas nossas redes sociais", disse o médico.

Todos os casos síndrome respiratória no município devem procurar uma "unidade sentinela", que funciona perto do pronto socorro. O coordenador alerta a população sobre os cuidados a serem tomados no Natal e no Ano Novo. 





"O importante e fundamental é a vacina, todos esses casos receberam duas doses, é um fato importante, mesmo com duas doses você pode ficar doente. Essa variante tem uma enorme transmissibilidade. No Natal e no Ano Novo, não deixe de usar máscaras, ter cuidados com aglomerações, fazer comemorações em ambientes abertos e ventilado, usar máscara o maior tempo possível", completou o coordenador.



Casos confirmados no Sul de Minas


Apesar da Secretaria Municipal de Saúde ter informado que o número de casos já chegue a 23 em Extrema, por enquanto o Estado confirmou 19. Em Minas Gerais, conforme o governo, são 32 confirmações, sendo 21 no Sul de Minas.


Maria da Fé e Três Pontas também têm um caso confirmado cada. Em Maria da Fé, segundo a Secretaria de Saúde do município, a paciente é uma mulher de 34 anos, que vivia na Nigéria e foi até a cidade visitar parentes. Ela está assintomática.


A Secretaria de Saúde de Três Pontas ainda não passou mais informações sobre o caso confirmado na cidade.


Na tarde desta sexta-feira (24), a Prefeitura de Lavras confirmou a presença da variante em três moradores da cidade que voltaram de uma viagem ao México.

Fonte: G1 Sul de Minas


FELIZ NATAL!


 

Extrema lidera número de novos casos de Covid-19 confirmados na semana; região tem menor número do ano

 



Cidade teve presença da nova variante ômicron confirmada, o que pode resultar em alta; dados da região como um todo seguem em queda, conforme a SES-MG.



Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) apontam que a nova variante ômicron já pode estar resultando em uma alta do número de casos de Covid-19 registrados em Extrema (MG). Nesta semana, a cidade teve 63 novos casos confirmados, o maior número da região.


Na tarde de quinta-feira (24), o Estado confirmou que dos 32 casos já confirmados da nova variante em Minas Gerais, 19 são da cidade. Os casos seriam de funcionários de uma empresa que participaram de uma confraternização em São Paulo.


Apesar da alta em Extrema, os dados apontam que a pandemia segue em controle na região. Nesta semana foram confirmados +299 casos, com sete mortes, o menor número semanal de casos registrados no ano.


Em relação à semana passada, a queda nas confirmações de novos casos foi de 10,7%. No entanto, o número de mortes confirmadas subiu de 5 para 7, alta de 40%.

Esta semana: +299 casos, com 7 mortes
Há 1 semana: +335 casos, com 5 mortes
Há 2 semanas: +416 casos, com 12 mortes


Desde o início da pandemia, conforme os dados da SES-MG, o Sul de Minas já teve confirmados 323.174 casos positivos de Covid-19, sendo 7.765 mortes em decorrência da doença.

Estes dados são referentes ao balanço publicado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais e podem apresentar divergências com os já divulgados por prefeituras, devido a períodos diferentes de fechamento.




As cidades que tiveram mais casos confirmados pela SES-MG nesta semana foram:

Extrema: +63
Alfenas: +33
Pouso Alegre: +28
Lambari: +15
Lavras: +14
Itamonte, Maria da Fé e Passos: +11


Já as cidades que tiveram mortes confirmadas pela SES-MG na semana foram:
+1 Alfenas, Pouso Alegre, Itamonte, Três Corações, Alterosa, Itanhandu e Itapeva

Até o momento, em Minas Gerais, são 2.218.695 casos confirmados de Covid-19, com 56.613 mortes. Conforme a SES-MG, 2.149.174 pessoas estão recuperadas.


Divergência de números


Os número de casos e mortes divulgados pela SES-MG têm sido diferentes dos que estão sendo anunciados diariamente em boletins de prefeituras. Definido como caso suspeito, o município preenche um formulário com os dados do paciente denominado RedCap, específico do Ministério da Saúde. Através deste formulário é gerado todo o banco de dados do Coronavírus no Estado. O COES Coronavírus analisa esse banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações ao município e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais. Após todo esse trabalho, que é realizado até as 13h do dia corrente, é que os dados estarão tratados para fazerem parte do Boletim Diário.
Dessa forma, é necessário percorrer todo este fluxo de notificação para que os casos sejam incluídos no boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG e, por esta razão, divergências pontuais entre os municípios e os casos já computados pela SES-MG, podem ocorrer, tanto em relação a casos quanto a mortes confirmadas.
Fonte: G1 Sul de Minas

Juiz é agredido com golpes de canivete após apitar partida de futebol, no Sul de Minas

 



Rapaz foi atingido com um golpe de canivete no braço e três no abdômen.


O futebol tem se tornado um esporte hostil, pode até não parecer, mas sim. Atletas, juízes, bandeirinhas e técnicos escutam das arquibancadas dos estádios ou quadras reclamações, xingamentos agressivos, são gestos ofensivos, palavrões e até agressão física.

Engana-se quem pensa que isso vem apenas das arquibancadas ou dos torcedores, dentro das quatro linhas também são comuns os xingamentos e até agressões. Engana-se também quem pensa que isso só acontece com equipes consagradas, times profissionais.

Procedimentos assim são comuns também em futebol de várzea, disputa de títulos locais e até nas peladas de amigos, onde as vezes um ou outro perde a cabeça e a confusão é formada.

Mas em alguns casos, numa partida de futebol as agressões podem chegar aos extremos, como aconteceu na noite de terça-feira, dia 21, em Santana da Vargem, no Sul de Minas, em uma partida de futsal no bairro São Luiz.

Uma discussão entre um jogador e um jovem que apitava o jogo, terminou quase em tragédia. Após a partida e o desentendimento, já fora da quadra, na rua Totonho Machado, próximo ao ginásio, o rapaz de 23 anos, Talles Donizete Cizoto, que havia apitado o jogo, foi abordado por duas pessoas e golpeado quatro vezes com um canivete. Ele levou um golpe no braço e três no abdômen, foram ferimentos profundos.

O suspeito de desferir os golpes foi preso na casa de seus pais e levado para a delegacia de polícia. Já a vítima foi levada para o hospital da cidade e na manhã de ontem, quarta-feira, dia 22, foi transferida para o Hospital São Francisco de Assis, em Três Pontas. O estado de saúde dele não foi divulgado.
Fonte: Jornal de Lavras

Prefeitura sul-mineira sanciona lei que cria o "SUS animal"

 



A nova legislação busca beneficiar ações de bem-estar dos animais domésticos.


A Prefeitura de Alfenas, no Sul de Minas, sancionou uma lei que cria o Sistema Único de Saúde Animal e Meio Ambiente (Susama), no último sábado (18/12), na cidade.

Em sessão feita na Câmara Municipal, o artigo 5.124 que possibilitou a criação da Susama regula as ações de saúde, proteção ambiental e bem-estar animal, pelo Sistema Único de Saúde.

Entidades protetoras da causa e ONGs estiveram presentes no dia do evento. Segundo a coordenadora do programa de saúde Animal de Alfenas (PROSAN), Marta Pelegrin, a lei é um marco para a proteção da fauna do município.

“A adoção dessa política pública vai beneficiar a sociedade como um todo, reduzindo os riscos de doenças para humanos e assegurando acesso igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação dos animais”, disse a coordenadora.

As obras de construção para o primeiro Hospital de Cães e Gatos, no Náutico Clube, já foram finalizadas. O espaço conta com cerca de 1.210 m² de área construída, que são divididas entre canil, gatil, áreas de quarentena e isolamento, num total de 109 unidades (baias).

Departamentos de pré-operatório e pós-operatório, salas de cadáveres, depósitos de ração, setor administrativo com salas de recepção, consulta, banho e vacinação, cozinha, copa, banheiro também fazem parte da instalação. Além desses compartimentos, o hospital vai abrigar áreas de internação e farmácia, para os cães e felinos.

Ainda não há uma data definida para que as operações comecem na instituição.
Fonte: Estado de Minas

Variante Ômicron é identificada em cidade sul-mineira

 


 

A Prefeitura confirmou em nota oficial que foi identificada a presença da variante Ômicron em amostras de pacientes da cidade.

A variante Ômicron do novo coronavírus já circula em, ao menos, uma cidade do Sul de Minas. Ela foi confirmada na noite de ontem, 20, pelo município de Extrema, onde amostras de casos suspeitos enviadas para testes teriam retornado com a confirmação da presença da variante.

Antes de Extrema, apenas Belo Horizonte havia confirmado a presença da variante em Minas. A confirmação em Extrema foi feita por meio de nota oficial divulgada pelo município. O informe não deixa claro o número de casos confirmados na cidade, apenas afirma que “amostras de casos positivos e suspeitos foram enviadas para a busca dessa variante, e efetivamente comprovamos a existência da Ômicron em nossa cidade na data de hoje, 20/12/21”, afirma.

O município ainda ressalta que a contaminação pela variante no município já se dá de forma comunitária e aponta a importância de se redobrar os cuidados com a Covid-19 a partir de agora. O município integra o grupo de cidades que cancelaram as festas de Réveillon e Carnaval.

Prefeitura soltou uma nota em suas redes socias:



ATENÇÃO, A VARIANTE ÔMICRON FOI IDENTIFICADA EM EXTREMA, CUIDADOS DEVEM SER REDOBRADOS.

Durante essa semana amostras de casos positivos e suspeitos foram enviadas para a busca dessa variante, e efetivamente comprovamos a existência da Ômicron em nossa cidade na data de hoje, 20/12/21. Importante ressaltar que a contaminação é comunitária, sendo importante redobrar os cuidados de prevenção à Covid-19.

Essa variante foi identificada pela primeira vez na África do Sul no final de novembro, e tem chamado atenção pela quantidade e variedade de mutações genéticas, mostrando assim a importância da vacinação das 3 doses, a fim de neutratizar a doença. As variantes continuarão surgindo se as pessoas não tiverem imunes e a única maneira de torná-las imunes é através da vacinação completa.

A vacina continua sendo o maior aliado, mas devemos aumentar os cuidados de prevenção à doença: evitem aglomerações, higienize as mãos ou utilizem álcool 70% constantemente, utilizem máscara cirúrgica ou N95, caso esteja contaminado não tenha contato com outras pessoas, separem os materiais individuais dentro de casa.

Outro fato a ser lembrando é que a maioria do Brasil está passando por grande aumento de casos de Influenza e em Extrema não tem sido diferente, houve aumento nos atendimentos de síndromes gripais nas unidades hospitalares, porém não houve aumento no número de internações.

A Prefeitura de Extrema, informa que a Secretaria de Saúde está atenta aos futuros eventos, mantendo toda a equipe em alerta, caso esses pacientes necessitem de atendimento. Lembrando que o Hospital de Campanha, Dr. Roberto de Cunto continua em atendimento para pacientes positivados, contando com 10 leitos de UTI e 30 leitos de enfermaria, tendo total capacidade para atendê-los.

Essa batalha é de todos nós, faça sua parte!
Fonte: Rede Moinho 24

Mãe é presa por abusar sexualmente da filha e fornecer imagens para suspeito nos EUA

 



Mulher foi presa pela Polícia Federal em cidade sul-mineira neste sábado.


Uma mulher, de 26 anos, foi presa neste sábado (18) durante a realização da operação “The End”, da Polícia Federal, em Botelhos, no Sul de Minas, suspeita de abusar sexualmente da própria filha, de 8 anos. Também foi cumprido um mandado de busca e apreensão.

De acordo com a PF, a ação foi realizada para combater estupro de vulnerável, além do armazenamento, compartilhamento e produção de arquivos com conteúdo de abuso sexual infantil.

As investigações tiveram início no dia 10 de dezembro com o recebimento de notícia de crime, por meio da Homeland Security Investigations (HSI) da Embaixada dos Estados Unidos da América em Brasília, após a prisão, naquele país, de um brasileiro de 29 anos, que mantinha armazenados diversos arquivos de imagem e vídeo, retratando cenas sexuais e de estupro de uma criança por uma mulher. A polícia descobriu que a abusadora, de 26 anos, é mãe da vítima, que tem 8.

Durante a operação, foram apreendidos equipamentos de computadores e telefone celular, que serão submetidos à perícia.
Fonte: Itatiaia

Casal é encontrado morto dentro de carro que caiu em rio de cidade sul-mineira



A princípio, a causa das mortes teria sido um acidente automobilístico.

O Corpo de Bombeiros de Varginha foi acionado no início da tarde deste domingo, dia 19, para comparecer a zona rural de Elói Mendes,no Sul de Minas. Segundo os solicitantes, havia um carro dentro do rio Verde e parte de sua lataria estava visível.

Os militares se dirigiram até o local e constataram que se tratava de um veículo Fiat Uno de cor prata, modelo antigo, com placas da cidade de São Gonçalo do Sapucaí, que estava parcialmente submerso, próximo às margens do rio. Dentro do carro estava os corpos de um homem e de uma mulher.

O veículo foi içado e a perícia realizou seu trabalho de praxe e liberou os corpos, que foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Varginha para a realização da necropsia.

As vítimas foram identificadas como Alexsandro Evaristo, de 25 anos e Ana Cristina Ferreira, de 27.



A princípio, o casal morreu afogado em decorrência de um acidente automobilístico, mas ainda não há mais informações sobre as circunstâncias das mortes.

A mulher, segundo moradores da região, morava próximo ao local onde ocorreu o acidente.

O casal foi sepultado no fim da tarde deste domingo (19) no Cemitério Campal, em Varginha.






Fonte: Jornal de Lavras


PRF apreende 1 tonelada de maconha em caminhão de mudança em Três Corações

 



A droga apreendida, se negociada, poderia render mais de R$ 2,2 milhões aos traficantes.


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 1 tonelada de maconha e prendeu um homem de 34 anos, que fazia o transporte da droga, durante um patrulhamento tático no km 758 da BR-381, em Três Corações, no Sul de Minas, na noite desse domingo (19).

A apreensão ocorreu durante a fiscalização de um caminhão, com placas do estado do Paraná, que recebeu ordem de parada, por estar com problemas no sistema de iluminação.

Durante a fiscalização o condutor informou que estava realizando uma mudança de São Paulo/SP para Salvador/BA. O motorista demonstrou muito nervosismo e despertou a desconfiança dos policiais. Quando questionado sobre os detalhes do serviço que realizava, o homem apresentou repostas evasivas e contraditórias.

Diante das inconsistências das respostas, os policiais decidiram realizar uma vistoria detalhada na carroceria baú do caminhão. No compartimento de carga foram localizados 1.040 Kg de maconha, acondicionada em fardos escondidos no meio dos móveis da mudança.

A droga apreendida, se negociada, poderia render mais de R$ 2,2 milhões aos traficantes.

O condutor foi preso no local e o caminhão com a droga foi apreendido. A ocorrência foi encaminhada para Delegacia de Polícia de Três Corações para as providências necessárias.
Fonte: Portal da Cidade

Liberdade: PM procura infratores que tentaram assaltar uma família quando chegava em casa

 



Em Liberdade na tarde desse sábado (18), a Polícia Militar compareceu na Rua Governador Valadares, Centro, onde infratores tentaram assaltar uma família no momento em que chegavam em casa.

Um empresário de 48 anos relatou deslocava de sua propriedade rural para sua residência no centro da cidade, em seu veículo, ,quando percebeu que um Ford/KA Sedan, de cor preta, o seguia.

Após entrar em casa e estacionar seu veículo, três homens se aproximaram, momento em que um deles segurou o braço de sua filha, uma veterinária de 22 anos, e os outros dois tentaram rendê-lo, iniciando uma luta corporal com eles.

O empresário disse que conseguiu levar os autores para a rua, ocasião em que sua esposa de 47 anos, fugiu para a casa de um vizinho e acionou a PM.

Na rua, ele e sua filha conseguiram desvencilhar-se dos autores e se abrigaram na casa de vizinhos.

Após o ocorrido, os autores entraram em um veículo VW/Gol, de cor branca e fugiram sentido a BR 267, sendo percebido pelas vítimas, que o Ford/KA, que o seguiu, dava cobertura.

O rastreamento foi feito, sendo o fato repassado às cidades circunvizinhas, mas até o momento os autores não foram identificados.

Se você tiver alguma informação que possa ajudar a identificar a autoria, ligue 190. Fonte: 57º BPM

Golpes: "Bandidos começaram à se adequar às redes sociais", alerta PM

 



Golpe do cartão, clonagem de instagram e roubo de whatsapp, Com a queda de circulação de dinheiro vivo, criminosos buscam novas formas de golpe.

Receber mensagem "Pode me enviar o dinheiro hoje?" de um número desconhecido pelo whatsapp tem sido cada vez mais comum. Para muita gente perceber que isso pode se tratar de golpe é fácil, mas a mesma pessoa pode clicar em um link de promoção de um comércio local enviado pelo Instagram e perder o perfil para bandidos. Por isso, todo o cuidado é pouco.

O Portal da Cidade Guaxupé procurou a Polícia Militar para falar sobre os casos mais comuns e como não ser uma vítima. " O bandido começou a se adequar à nova realidade. Hoje pouquíssimas pessoas têm cartão de crédito, a gente consegue pagar com o celular, por aproximação, esse mundo digital está forçando os autores a se adequarem á essa nova situação", ressalta o comandante da PM de Guaxupé, Capitão Salgado.



Tipos de Golpe

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os golpes mais comuns são
Falsa Central de atendimento;
Falso motoboy;
Falso leilão;
Copia de whatsapp;
Troca de cartão;
Link falso;
Delivery da maquininha quebrada; e
Falso boleto.



Falsa Central de Atendimento

O fraudador entra em contato com a vítima se passando por um falso funcionário do banco ou empresa com a qual ela tem um relacionamento ativo. Informa que sua conta foi invadida, clonada ou outro problema e, a partir daí, solicita os dados pessoais e financeiros da vítima. E até mesmo pede para que ela ligue na central do banco, no número que aparece atrás do seu cartão, mas o fraudador continua na linha para simular o atendimento da central e pedir os dados da sua conta, dos seus cartões e, principalmente, a sua senha quando você a digitar.

Como evitar

Se receber esse tipo de contato, desconfie na hora. Desligue e entre em contato com a instituição através dos canais oficiais, de preferência usando o celular ou aplicativos móveis, para saber se algo aconteceu mesmo com sua conta. O banco nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão e também nunca liga para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento.



Golpe do Falso Motoboy

O golpe começa quando o cliente recebe uma ligação do golpista que se passa por funcionário do banco, dizendo que o cartão foi fraudado. O falso funcionário solicita a senha e pede que o cartão seja cortado, mas que o chip não seja danificado. Em seguida, diz que o cartão será retirado na casa do cliente. O outro golpista aparece onde a vítima está e retira o cartão. Mesmo com o cartão cortado, o chip está intacto e os fraudadores podem utilizá-lo para fazer transações e roubar o dinheiro da vítima.

Como evitar

Os bancos nunca pedem o cartão de volta nem mandam portadores até a sua casa para buscá-lo. Se receber esse tipo de ligação ou visita, não entregue nada para ninguém e ligue imediatamente para o seu banco, de preferência de um celular, para saber se existe algum problema com a sua conta.



Falso leilão

Golpistas criam sites falsos de leilão, anunciando todo tipo de produto por preços bem abaixo do mercado. Depois pedem transferências, depósitos e até dinheiro via Pix para assegurar a compra. Geralmente apelam para a urgência em fechar o negócio, dizendo que você pode perder os descontos. Mas nunca entregam as mercadorias pagas. Além disso, os fraudadores podem se aproveitar para roubar informações importantes como CPF e número de conta das vítimas.

Como evitar

pesquise sobre a empresa de leilões em sites de reclamação e confira o CNPJ do leiloeiro. Nunca faça transações financeiras em sites que não tenham o cadeado de segurança no navegador e certificados digitais para transações, nem faça transferências para contas de pessoas físicas.



Golpe no Whatsapp

Os golpistas descobrem o número do celular e o nome da vítima de quem pretendem clonar a conta de WhatsApp. Com essas informações em mãos, os criminosos tentam cadastrar o WhatsApp da vítima nos aparelhos deles. Para concluir a operação, é preciso inserir o código de segurança que o aplicativo envia por SMS sempre que é instalado em um novo dispositivo.

Os fraudadores enviam uma mensagem pelo WhatsApp fingindo ser do Serviço de Atendimento ao Cliente do site de vendas ou da empresa em que a vítima tem cadastro. Eles solicitam o código de segurança, que já foi enviado por SMS pelo aplicativo, afirmando se tratar de uma atualização, manutenção ou confirmação de cadastro. Com o código, os bandidos conseguem replicar a conta de WhatsApp em outro celular, tem acesso a todo o histórico de conversas e contatos. A partir daí, os criminosos enviam mensagens para os contatos, passando-se pela pessoa, pedindo dinheiro emprestado.

Desconfie de pessoas pedindo dinheiro ou seus dados por aplicativos de mensagem. Geralmente os golpistas apelam para alguma urgência falsa e pedem depósitos e transferências via Pix para contas de terceiros ou então para pagar alguma conta.

Como evitar

Primeiro, proteja o seu WhatsApp de invasões e clonagens. Nas configurações do aplicativo, clique em CONTA, depois em CONFIRMAÇÃO EM DUAS ETAPAS e ative essa funcionalidade de segurança com uma senha. Você diminui a chance de golpistas roubarem seu número. E nas configurações de privacidade, deixe a sua foto de perfil pública apenas para os seus contatos, assim ninguém a utiliza para golpes.

Nunca compartilhe o código de segurança. E caso receba mensagens de parentes ou conhecidos pedindo dinheiro emprestado, confirme a identidade de quem está do outro lado.



Troca de Cartão

Golpistas que trabalham como vendedores prestam atenção quando você digita sua senha na máquina de compra e depois trocam o cartão na hora de devolvê-lo. Com seu cartão e senha, fazem compras usando o seu dinheiro. O mesmo pode acontecer com desconhecidos oferecendo ajuda no caixa eletrônico. Eles se aproveitam de alguma dificuldade sua no terminal eletrônico para pegar rapidamente o seu cartão e depois devolver um que não é seu, ao mesmo tempo que espiam sua senha.

Como Evitar

Fique sempre atento na hora das compras. Confira se é mesmo o seu nome impresso no cartão devolvido e, se possível, passe você mesmo o cartão na maquininha em vez de entregá-lo para outra pessoa. Nos caixas eletrônicos, procure funcionários do banco devidamente uniformizados, não aceite ajuda de desconhecidos.



Link falso

O phishing, ou pescaria digital, é uma fraude eletrônica cometida pelos fraudadores (engenheiros sociais) que visa obter as senhas e dados pessoais do usuário. A forma mais comum de um ataque de phishing são as mensagens em e-mails, SMS, aplicativos de mensagens como WhatsApp, redes sociais que induzem o usuário a clicar em linksmaliciosos. Também existem páginas falsas na internet que induzem a pessoa a revelar as senhas dados pessoais.

Os casos mais comuns de phishing são e-mails recebidos de supostos bancos com mensagens que afirmam que a conta do cliente está irregular, ou o cartão ultrapassou o limite, atualização de token ou ainda que existe um novo software de segurança do banco que precisa ser instalado imediatamente pelo usuário.

Como evitar

Ao acessar um site, sempre verifique na barra do navegador se o endereço da página de internet está correto. Para garantir, não clique em links: digite o endereço oficial da página que deseja acessar direto no navegador. Além disso, nunca clique em links ou anexos de e-mails de remetentes desconhecidos. Utilize sistema operacional e antivírus originais e os mantenha sempre atualizados.

Sempre prefira comprar em sites conhecidos, e nunca use computadores públicos para comprar algo no comércio virtual. Ao receber ligações ou mensagens Não repasse a outra pessoa nenhum código fornecido por SMS, imagem de um QR Code ou código gerado pela sua leitura dele para permitir autenticar alguma operação. Em caso de dúvida não clique.



Delivery da maquininha quebrada

O golpe do delivery costuma ter alguns tipos de abordagens e algumas variações. O golpe começa quando você faz um pedido por aplicativo, no momento da entrega, é apresentado uma maquininha com o visor danificado ou se posiciona de uma forma que a vítima não veja o preço cobrado na tela.

O valor inserido é bem superior ao pedido e a vítima só percebe que fez um pagamento maior depois de um tempo. Pode ocorrer também um formato que a compra já paga pelo aplicativo, mas a vítima é convencida que ocorreu um problema e é cobrada novamente ou cobrado algum frete adicional, normalmente também colocam um valor maior. Também podem simular uma ligação de uma falsa central informando problemas na cobrança no cartão e solicita os dados de cobrança da vítima.

Como evitar

Não aceite maquininhas quebradas e sempre confira o valor que aparece no visor. Peça para que o entregador digite o preço na sua frente, e fique atento se ele está apertando as teclas certas. Prefira pagar diretamente no aplicativo de compra ou para o vendedor e se já pagou antecipadamente não aceite novas cobranças e desconfie sempre de ligações pedindo os seus dados. Importante: Se a maquinha do entregador for um celular, ao fazer pagamento nesse tipo de tecnologia confira o valor somente na tela da parte de traz do aparelho.



Falso Boleto

O emissor do boleto falso pode ter várias informações sobre os dados pessoais da vítima e a situação pode ser muito convincente. O boleto pode chegar como uma falsa correspondência bancária ou de uma loja, ou, ainda, no formato eletrônico, em forma de mensagens de SMS, WhatsApp ou e-mail que direcionam para páginas falsas para download de uma fatura forjada. Os boletos falsos são muito parecidos com os originais que costumam receber. O cliente pagando por um boleto adulterado, o valor é direcionado para a conta do fraudador ao invés do verdadeiro credor. Como resultado o credor continua a efetuar as cobranças ou não envia o produto.

Como evitar

Para reduzir as chances de cair nesse golpe, é essencial ficar atento aos dados do beneficiário do boleto. Independentemente de como você vai pagar, essas informações são exibidas antes que você complete a transação. Verifique sempre CPF ou CNPJ do emissor, data de vencimento e principalmente o valor para ter certeza que está pagando o documento correto. Veja também se os três primeiros números do código de barras de fato correspondem ao código do banco.

Fonte: Portal da Cidade

Homem tenta matar primo, mas tiro acerta criança de 8 anos, no Sul de Minas

 



Suspeito cumpre prisão domiciliar e teria ameaçado o primo de morte. Após o crime, ele foi encontrado escondido embaixo da cama.


Um homem tentou matar o primo, mas o tiro acertou a mão de uma criança de 8 anos, em Andradas, no Sul de Minas. A menina estava dentro de um carro acompanhada dos pais e do irmão, quando o suspeito teria passado atirando contra o veículo.

De acordo com a polícia, dois carros estavam em alta velocidade e em um deles o motoristas fazia disparos de arma de fogo. Quando os militares foram abordados, uma mulher gritava por socorro. “Socorro, o Magal Cigano atirou na minha filha, ajuda”, teria gritado a mulher, segundo trecho do Boletim de Ocorrência.

A menina de 8 anos estava com a mão direita ferida e foi socorrida pelos militares para o hospital. A mãe da vítima contou para a PM que estava no carro com o marido e os dois filhos voltando de Espirito Santo do Pinhal, e, quando entraram em Andradas, um veículo cruzou o sentido oposto e em seguida, retornou na direção do carro da família.

O motorista era o primo do marido dela e começou a persegui-los, além de efetuar disparos contra eles. A mulher contou para a polícia, que o homem teria ameaçado o esposo de morte. “Pelo amor de Deus, pare com isso! Você vai matar meus filhos”, pedia a mulher de acordo com o depoimento dado à polícia.

A situação só parou quando o marido da mulher avistou a viatura da Polícia Militar e emparelhou o carro para pedir ajuda.

Segundo a polícia, o suspeito cumpre prisão domiciliar com monitoramento eletrônico em Jacutinga. Após o crime, ele foi encontrado escondido embaixo da cama. No veículo em que ele estava, a polícia apreendeu um revólver calibre 38 com seis munições intactas.
Fonte: Estado de Minas

Suspeito de apologia ao nazismo é apreendido em Itajubá

 



As investigações duraram sete meses e começaram após um alerta do Cyber Lab e da Homeland Security Investigations (HSI), órgãos do governo dos EUA.


Operação Bergón desarticula grupos extremistas e resulta na apreensão de um jovem de 15 anos, em Itajubá. A operação está em andamento nesta quinta-feira (16/12). Três pessoas foram presas até o momento em SP e RJ. O Grupo de Atuação Especializado no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do RJ atua com Polícia Civil (RJ) e tem o apoio da Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI).

A ação visa desarticular grupos criminosos que incentivam o ódio na internet e fazem apologia ao nazismo e racismo. A ação acontece com parceria com polícias civis dos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Com 31 mandados de busca e apreensão emitidos em sete estados, ela visa cumprir quatro mandados de prisão temporária.

Denirval Campos da Cruz, delegado regional de Itajubá, explica que a instituição participou da operação. No Sul de Minas, um rapaz de 15 anos foi apreendido no bairro Jarrinha e outras pessoas envolvidas são investigadas no município. Segundo Cruz, foi confirmada participação do jovem e apreendido material que será enviado para a coordenação da investigação.

O adolescente foi ouvido juntamente com a representante legal. Ele foi liberado. Os materiais apreendidos são canivetes e facas, um netbook, dois cadernos com anotações de incitação ao nazismo, antissemitismo e racismo.

A Operação Bergón busca “identificar alvos em todo o Brasil, tanto que a operação foi coordenada pelo Ministério da Justiça, que estivesse fomentando o antissemitismo e algumas práticas violentas”. Três pessoas foram presas em Campo dos Goytacazes e Valença (RJ) e em Suzano (SP), até o fechamento desta reportagem. A Delegacia da Criança e Adolescente Vítima também atua na operação e há investigação de corrupção de menores. Adolescentes estão entre investigados.



A descoberta de grupos extremistas

Quebras de sigilos de dados e telefônicos autorizados pela justiça permitiram identificar envolvidos. A investigação apontou que eles se autodeclaram nazistas e ultranacionalistas e se associam para praticar e incitar crimes.

A Bergón combate associações de quem pratica, divulga e instiga atos de discriminação e preconceito de raça, cor, etnia e procedência nacional, aponta o MPRJ. Os investigados, alguns adolescentes, publicam em redes sociais e em aplicativos de mensagens diversas fotografias, imagens e textos de cunho racista, homofóbico, antissemita ou nazista. De acordo com o MPRJ, eles falam abertamente sobre a prática de violência contra essas populações.

Um alerta do Cyber Lab e da Homeland Security Investigations (HSI), instituições americanas de investigação cibernética foi emitido para o Brasil. As investigações estão em andamento há sete meses. Em maio, foi realizada a prisão de José Raphael Zéfiro e apreendidos computador, telefone e videogames. O material comprovou que ele integrava grupos de WhatsApp de pessoas autodeclaradas nazistas, nacional-socialistas e ultranacionalistas.



Inspiração em freira que salvou crianças

A freira francesa Denise Bergon é a inspiração para o nome da operação. Durante a Segunda Guerra Mundial ela desafiou nazistas quando abrigou e salvou dezenas de crianças judias entre alunos católicos, em seu convento.
Fonte: Terra do Mandu

Caso de raiva em morcego é confirmado em Varginha





A doença atinge os animais e também os humanos que foram expostos ao vírus. Cães e gatos serão vacinados para evitar propagação da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Zoonoses de Varginha, confirmou um caso de raiva em morcego, no bairro Vila Nogueira. Devido a confirmação, será realizado um bloqueio da doença, visitando todas as casas a partir de 300 metros do foco.

As equipes estarão vacinando todos os cães e gatos a partir de 4 meses de idade, mesmo tendo já tomado a vacina antirrábica em um período superior a 30 dias, nos dias 16 e 17 de dezembro, das 7h30 às 13h30.

A vacinação será realizada no bairro Vila Nogueira e em parte dos bairros Catanduvas, Vila Floresta e alguns quarteirões do Centro.

De acordo com a Secretaria de Saúde, sempre que encontrar um morcego morto é importante comunicar o setor de Zoonoses. A Raiva é uma zoonoses letal e atinge também os humanos que foram expostos ao vírus.

Para mais informações, entrar em contato com o Setor de Zoonoses pelo telefone (35) 3223-7970.

 


 
Fonte: Varginha Online

Mãe e filha são baleadas em cidade sul-mineira, jovem morreu e a mãe está internada

 



O suspeito de cometer o crime é funcionário da Prefeitura da cidade e, até o momento, não foi localizado.


Na noite de ontem, quarta-feira, dia 15, uma jovem de 23 anos morreu após ter sido baleada por um homem de 30 anos, o crime aconteceu em um bar da cidade de Perdões, no Sul de Minas. A mãe da jovem também foi baleada.

Segundo informações de testemunhas, as pessoas comemoravam a conquista do Clube Atlético Mineiro e, em dado momento, o homem, identificado como Luan Carlos Pimenta, servidor público municipal, jogou uma bomba próxima a mãe e filha, começando aí uma discussão entre o suspeito e as mulheres.

Em seguida, o suspeito sacou uma arma e atirou três vezes contra a jovem identificada como Talisa Micaelle Gomes da Silva, de 23 anos, e um dos tiros acertou também a mãe de Talisa, de 41 anos.

A jovem e a mãe dela foram socorridas, mas Talisa não resistiu e morreu. Já a sua mãe, que recebeu um tiro no peito, está internada e seu estado de saúde é estável. Talisa foi baleada no rosto e nas costas.

Após cometer o crime, o suspeito fugiu e ainda não havia sido encontrado. Os policiais foram até a casa dos pais dele, mas não encontraram ninguém na residência. Em outro endereço, os militares localizaram a esposa do homem.

Ela disse aos policiais que havia uma rixa entre o marido e as vítimas, mas não contou os motivos. A esposa também disse aos militares que não sabia da localização do esposo e que deixou o local onde aconteceu a discussão assim que a briga começou.

No local dos disparos, a PM encontrou seis projéteis calibre 38, sendo que cinco estavam deflagrados e um intacto. Os materiais foram apreendidos e encaminhados para a delegacia de plantão. A PM segue nas buscas pelo suspeito, que até o momento não foi localizado.

No início da tarde de hoje, a polícia recebeu a informação que Luan Carlos estava escondido numa igreja da cidade, mas a informação ainda não foi confirmada pela PM.
Fonte: jornal de lavras

Pouso Alto: jovem é preso com 24 papelotes de cocaína

 




Em Pouso Alto, na noite dessa quarta-feira (15), a Polícia Militar prendeu um servente de 26 anos por tráfico de drogas na Rua Comandante Graça, Distrito de Santana do Capivari.

Os militares realizavam uma operação policial quando foram informados que o servente estaria traficando drogas próximo a sua residência. Na chegada a equipe conseguiu abordá-lo, sendo encontrado em seu poder 24 papelotes de cocaína e 01 bucha de maconha.

O autor foi preso e encaminhado à Delegacia de plantão, juntamente com a droga apreendida, onde o Delegado ratificou o flagrante.

Fonte: 57º BPM

INSS começa a pagar aposentadorias com reajuste em 25 de janeiro

 



Para aposentados e demais beneficiários do INSS que ganham mais do que o piso, o primeiro pagamento com o reajuste chegará entre os dias 1º e 7 de fevereiro.


Os 36 milhões de beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já têm data certa para receber o primeiro benefício com reajuste em 2022. Aposentadorias, pensões e auxílios equivalentes ao salário mínimo serão pagos entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro já com o valor do piso nacional que for definido para 2022. Para aposentados e demais beneficiários do INSS que ganham mais do que o piso, o primeiro pagamento com o reajuste chegará entre os dias 1º e 7 de fevereiro, segundo informou o INSS.

Dos 36 milhões de beneficiários que receberão o reajuste anual, 24.130.471 ganham o salário mínimo e 12.178.030 recebem acima do piso nacional, conforme dados do instituto.

As datas foram definidas no calendário anual de pagamentos para 2022, divulgado pelo INSS em 1º de dezembro. Os dias exatos do primeiro depósito com reajuste anual, referente à competência de janeiro, variam conforme o final do benefício, sem o dígito que aparece depois do traço.

O índice final que será aplicado no reajuste das aposentadorias acima do piso será oficializado no dia 11 de janeiro, quando o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística) divulgará o INPC fechado de janeiro a dezembro de 2021.

O INPC já acumula uma alta de 9,36% no país de janeiro a novembro de 2021, informou o IBGE nesta sexta-feira (9). Na prática, o reajuste do INSS vai considerar esse percentual acumulado até novembro mais o resultado que for registrado em dezembro. O índice que mede a variação de preços para famílias com renda de um a cinco salários mínimos registrou alta de 0,84% em novembro.

O valor exato do novo salário mínimo, que passará a valer em 1º de janeiro, ainda será publicado pelo governo. Em sua última previsão, o Ministério da Economia estima que o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 2021 fechará o ano em 10%, o que levaria o salário mínimo a aumentar dos atuais R$ 1.100 para R$ 1.210.

O teto do INSS, que neste ano é de R$ 6.433,57, também será reajustado com o INPC de janeiro a dezembro de 2021. O teto é o maior valor pago em aposentadorias do INSS e o valor máximo usado para calcular o desconto da contribuição previdenciária no salário dos trabalhadores, com carteira assinada ou autônomos.



Piso dos benefícios

O novo salário mínimo que passará a vigorar em janeiro também será aplicado como piso de aposentadorias, pensões por morte e BPCs (Benefícios de Prestação Continuada). O reajuste do salário mínimo também muda o valor mínimo pago pelo seguro-desemprego e o valor-base para definir o abono do PIS/Pasep de cada trabalhador.
Fonte: Estado de Minas