Extrema lidera número de novos casos de Covid-19 confirmados na semana; região tem menor número do ano

 



Cidade teve presença da nova variante ômicron confirmada, o que pode resultar em alta; dados da região como um todo seguem em queda, conforme a SES-MG.



Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) apontam que a nova variante ômicron já pode estar resultando em uma alta do número de casos de Covid-19 registrados em Extrema (MG). Nesta semana, a cidade teve 63 novos casos confirmados, o maior número da região.


Na tarde de quinta-feira (24), o Estado confirmou que dos 32 casos já confirmados da nova variante em Minas Gerais, 19 são da cidade. Os casos seriam de funcionários de uma empresa que participaram de uma confraternização em São Paulo.


Apesar da alta em Extrema, os dados apontam que a pandemia segue em controle na região. Nesta semana foram confirmados +299 casos, com sete mortes, o menor número semanal de casos registrados no ano.


Em relação à semana passada, a queda nas confirmações de novos casos foi de 10,7%. No entanto, o número de mortes confirmadas subiu de 5 para 7, alta de 40%.

Esta semana: +299 casos, com 7 mortes
Há 1 semana: +335 casos, com 5 mortes
Há 2 semanas: +416 casos, com 12 mortes


Desde o início da pandemia, conforme os dados da SES-MG, o Sul de Minas já teve confirmados 323.174 casos positivos de Covid-19, sendo 7.765 mortes em decorrência da doença.

Estes dados são referentes ao balanço publicado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais e podem apresentar divergências com os já divulgados por prefeituras, devido a períodos diferentes de fechamento.




As cidades que tiveram mais casos confirmados pela SES-MG nesta semana foram:

Extrema: +63
Alfenas: +33
Pouso Alegre: +28
Lambari: +15
Lavras: +14
Itamonte, Maria da Fé e Passos: +11


Já as cidades que tiveram mortes confirmadas pela SES-MG na semana foram:
+1 Alfenas, Pouso Alegre, Itamonte, Três Corações, Alterosa, Itanhandu e Itapeva

Até o momento, em Minas Gerais, são 2.218.695 casos confirmados de Covid-19, com 56.613 mortes. Conforme a SES-MG, 2.149.174 pessoas estão recuperadas.


Divergência de números


Os número de casos e mortes divulgados pela SES-MG têm sido diferentes dos que estão sendo anunciados diariamente em boletins de prefeituras. Definido como caso suspeito, o município preenche um formulário com os dados do paciente denominado RedCap, específico do Ministério da Saúde. Através deste formulário é gerado todo o banco de dados do Coronavírus no Estado. O COES Coronavírus analisa esse banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações ao município e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais. Após todo esse trabalho, que é realizado até as 13h do dia corrente, é que os dados estarão tratados para fazerem parte do Boletim Diário.
Dessa forma, é necessário percorrer todo este fluxo de notificação para que os casos sejam incluídos no boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG e, por esta razão, divergências pontuais entre os municípios e os casos já computados pela SES-MG, podem ocorrer, tanto em relação a casos quanto a mortes confirmadas.
Fonte: G1 Sul de Minas