Comércio será totalmente fechado a partir de 1° de julho em Caldas

 



A partir do dia 9 de julho, o comércio voltará a funcionar de forma gradual, conforme orientação da prefeitura.

Um novo decreto feito pela prefeitura de Caldas obriga todo o comércio a fechar entre 1 e 8 de julho. Apenas delivery poderá funcionar. A medida tem como objetivo conter a propagação da Covid-19.

“Frente ao número de contaminados, de falecimentos e da superlotação do serviço de atendimento à saúde na cidade e na região, foram colocados três momentos”, destaca a prefeitura em nota.

Entre as medidas restritivas está a suspensão das aulas presenciais, a partir de segunda-feira (28).

 

Veja outras regras, que entram em vigor em 1° de julho

Bares, restaurantes, lanchonetes e similares terão horário reduzido de funcionamento, podendo funcionar até as 17h, do dia 28 ao dia 30 de junho. A partir do dia 1º de julho até o dia 8 de julho, todo o comércio em geral deverá ficar fechado, inclusive hotéis, pousadas, academias, casa lotérica, bancos, farmácias, supermercados, açougues, padarias, lanchonetes, sorveterias e similares. Além disso, a feira livre também está proibida. O serviço de delivery fica autorizado, vedada a retirada de produtos no balcão.

As indústrias em geral, clínicas veterinárias, clínicas médicas, de fisioterapia e dentistas estão autorizados a funcionar. Os postos de gasolina poderão funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos.

Igrejas e templos religiosos deverão permanecer fechados, podendo funcionar de maneira online, sendo permitida no templo religioso somente da equipe de celebração, com número limitado a seis pessoas.

A partir do dia 9 de julho, o comércio voltará a funcionar de forma gradual, conforme orientação da prefeitura.

O novo decreto reforça ainda que a utilização de cachoeiras e dos pontos turísticos está proibida por tempo indeterminado, assim como a prática de atividades físicas coletivas e a locação de imóveis e espaços privados, como chácaras e sítios.

Quem descumprir as regras poderá sofrer multas e até a suspensão do alvará de funcionamento. Agentes e drones serão usados para fiscalização.

 

Números da Covid em Caldas

São 894 casos confirmados, sendo que 763 estão recuperados. A cidade soma 29 óbitos + 4 suspeitos. Dez pacientes estão internados.

Fonte: Onda Poços

Festival Gastronômico de São Lourenço está com inscrições abertas para edição de 2021

 


As inscrições para os concursos de receitas e fotografias vão até o dia 13 de julho de 2021. Veja como participar.

O Festival Gastronômico de São Lourenço (MG) abriu inscrições para a 9ª edição do concurso. Com o tema "Comida Mineira", os cozinheiros que tenham uma receita especial com ingredientes da região poderão se inscrever.


As oito receitas selecionadas ficarão disponíveis no site do evento para a votação do público. Em seguida, serão distribuídos prêmios em dinheiro para as três mais votadas. As inscrições vão até o dia 13 de julho.

Clique aqui para se inscrever.



Segundo a organização do festival, o objetivo é retratar práticas culinárias que contribuam para a conservação da identidade gastronômica local e regional. Além de identificar cozinheiros que possuam dotes culinários desenvolvidos por meio dos costumes, da história, da cultura e das tradições vivenciadas ao longo da história do município.


Para participar, o candidato deve seguir as seguintes instruções:

Preparar em texto a lista de ingredientes, o modo de preparo da sua receita e o rendimento das porções;
Gravar um vídeo de no máximo 5 minutos contando sua história relacionada à receita;
Tirar três fotos: uma sua, outra da receita no momento do preparo e outra do prato pronto;
Digitalizar os documentos pessoais (RG e CPF);
Ler e aceitar o regulamento;
Por último, basta preencher o formulário.


Concurso de Fotografias

O concurso é aberto para fotógrafos profissionais de São Lourenço (MG) e de municípios de até 50 km de distância. As fotografias inscritas deverão considerar a culinária da Serra da Mantiqueira de Minas Gerais, suas histórias, raízes e prazeres, e com enfoque no plantio, nos temperos e na produção de alimentos característicos.

Clique aqui para se inscrever.


Para participar, siga as instruções:

Capture imagens de acordo com o tema escolhido;
Separe a foto mais bonita;
Digitalize seus documentos pessoais (RG e CPF);
Aperte no botão abaixo para ler e aceitar o regulamento. Ele desbloqueará o botão de inscrição;
Preencha o formulário.

Outras dúvidas podem ser tiradas através do site do concurso ou pelo telefone (35) 9 8856-0035.

Fonte: G1 Sul de Minas

COVID-19: taxa de contágio no Sul de Minas é 67% maior que em todo o estado

 


Pesquisa da Unifal aponta que a Região Sul continua sendo a mais atingida pela pandemia do novo coronavírus no estado.

Segundo estudo da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), a taxa de contágio por coronavírus no Sul de Minas é 67% maior que em todo estado de Minas Gerais.

No estado, desde a última semana, há estabilidade. A pesquisa aponta que a Região Sul continua sendo a mais atingida pela pandemia em Minas.

Mesmo estável, os números continuam altos, com uma média móvel diária de 1.686 casos por semana. Isso tem sido decisivo para manter a taxa de internação acima de 100 e a de mortes em 30 por dia.

A taxa de internações se mantém estável, mas a projeção para o fim de junho e meados de julho aponta para uma situação crítica de internações e mortes.

A tendência de crescimento do número de mortes passou de 26% para 47%. O impacto do feriado de Corpus Christi está associado aos mais de 2 mil casos registrados nos dias 15, 16 e 17 de junho.

Já em relação ao Dia dos Namorados, o efeito será sentido a partir do dia 24 deste mês. Importante ressaltar que a pesquisa se baseia nas informações divulgadas pelo ‘Painel de Monitoramento’ da COVID-19, feito pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Em reportagem ao Estado de Minas, o coordenador da pesquisa, Sinézio Inácio da Silva, apontou para o resultado positivo da vacinação das pessoas idosas. O número de casos graves e internações diminuiu muito por conta do imunizante contra a COVID-19.

Os dados do estudo apontam que atualmente a tendência é de que o novo coronavírus atinja pessoas mais jovens com permanência hospitalar prolongada.

Outro dado apontado é que desde o primeiro dia da onda roxa, a média diária de novos casos por semana no Sul de Minas têm ficado acima de 1.000 – exceto na sexta semana. A partir da décima semana, a média de novos casos ficou acima de 1.600.

 

Situação nas cidades sul-mineiras

Entre os maiores municípios do Sul, em 21 de junho Poços de CaldasVarginhaPassos e São Sebastião do Paraíso apresentaram tendência de crescimento na incidência de ocorrências da COVID-19, a exemplo de  Varginha (quatro semanas seguidas) e São Sebastião do Paraíso (três semanas seguidas).

Somente Lavras e Três Corações tiveram diminuição e Três Pontas saiu da estabilidade e foi para taxas menores. Pouso AlegreItajubá e Alfenas atingiram a estabilidade.

No caso das internações, Pouso Alegre, Passos, Lavras e Alfenas tiveram tendência de crescimento. Pouso Alegre pela segunda semana seguida e Alfenas pela quarta semana. Especificamente, nessas cidades, a situação é preocupante, pois elas são referência regional no atendimento hospitalar.

Diminuíram o número de internações Poços de Caldas, Itajubá e Três Pontas. As que registraram estabilidade foram Varginha, Três Corações e São Sebastião do Paraíso.

O crescimento do número de mortes foi observado em cinco das 10 cidades mais populosas do Sul mineiro (Poços de Caldas, Pouso Alegre, Lavras, Alfenas e São Sebastião do Paraíso). Essa situação se mantém por duas semanas seguidas nos outros quatro municípios, exceto em Lavras.

A Região Sul confirmou, segundo a SES, 247.966 casos e  5.806 mortes por COVID-19, sendo 225.218 recuperados e 16.972 pacientes em acompanhamento ou aguardando confirmação.

Os números podem divergir das secretarias municipais de Saúde. 

Justiça absolve homem que engravidou menina de 11 anos no Sul de Minas

 


Na decisão, o juiz alegou que a família da jovem consentia e aprovava o relacionamento entre eles.

A Justiça do Estado de Minas Gerais absolveu um homem de 19 anos que engravidou a namorada, uma menina de 11 anos. Na sentença, o juiz entendeu que o relacionamento era consentido e aprovado pela família da criança. 

O homem foi denunciado pelo Ministério Público de Minas Gerais pelo crime de estupro de vulnerável, previsto no art. 217-A combinado com art. 234-A, III, do Código Penal. A infração consiste em manter relações sexuais ou praticar ato libidinoso com menor de 14 anos. 

A decisão é do juiz Valderi de Andrade Silveira, da Comarca de Campestre, localizada na Região Sul do estado, e foi proferida na última sexta-feira (18/6). 

 

Relacionamento consentido

Na sentença, o magistrado argumenta que a vulnerabilidade da menina deve ser relativizada, já que ela tinha capacidade de consentir os atos. De acordo com depoimentos dos envolvidos, os dois mantinham relações sexuais desde o começo do namoro e os familiares aprovavam o relacionamento. 

“No caso dos autos, percebe-se que não há dúvidas de que as práticas sexuais foram consentidas pela suposta vítima e isentas de coação ou qualquer tipo de violência, bem como que a família dela possuía conhecimento do relacionamento entre a vítima e o acusado”, diz um trecho da decisão.  

Além disso, o juiz destaca os depoimentos do pai e da avó da menina, alegando que a “neta engravidou sabendo o que estava fazendo” e, ao descobrir a gravidez, ele assumiu a criança, mostrando que “é um rapaz trabalhador que quer casar com a minha neta”.

"Com base em todos os depoimentos, observa-se que o acusado e a vítima tinham o intuito de constituir família, que as relações sexuais foram consensuais e livres de violência e ameaça, sendo que a vulnerabilidade da vítima deve ser relativizada, pois embora com pouca idade demonstrou capacidade para consentir com o relacionamento sexual", escreveu o magistrado.

O acusado alegou, durante o interrogatório, que não sabia da idade da vítima. 

 

"Situação excepcionalíssima"

Na decisão, o juiz sustenta que o caso não deve ser analisado levando em consideração, exclusivamente, a faixa etária. Pois, dessa forma, haveria lesão ao princípio da dignidade da pessoa humana e da liberdade de dispor sobre o próprio corpo. 

Assim, ele alega que o caso deve ser classificado como uma "situação excepcionalíssima". Mas, entende que a essência da norma é proteger menores de 14 anos de possíveis abusos.

Segundo ele, aplicar indiscriminadamente o critério da vulnerabilidade absoluta do menor de 14 anos "é ignorar condutas socialmente reconhecidas". O magistrado afirma que "na sociedade atual cada vez mais precocemente se inicia uma vida sexual, conduta inserida na ordem social aceita e aprovada pela sociedade.”

Ele também justificou que, como os dois tiveram um filho, condenar o pai às penas duras impostas pelo Código Penal poderia gerar uma desestruturação familiar, “pois a criança que nada tem a pagar seria destituída da convivência de seu genitor por anos, bem como teriam suprimidas suas condições de sobrevivência, pois diante da tenra idade da mãe, acredita-se que o pai seria o principal provedor do sustento da criança”.

O magistrado ressalta, ainda, que a menina, mesmo tendo desejado e consentido as relações sexuais, seria o pai do seu filho “intitulado como estuprador perante a sociedade”. 

"Por isso, em atenção aos princípios basilares do direito penal, à demonstração do discernimento da vítima, ao contexto social, à ausência de violência e ameaça, à proteção da família e dos direitos da criança fruto da relação entre as partes, dentre outras questões tratadas, entende esse juízo que no caso dos autos a vulnerabilidade da vítima deve ser relativizada e o acusado absolvido", concluiu.

Procurado pela reportagem, o Ministério Público de Minas Gerais informou que, por meio da Promotoria de Justiça de Campestre, já apresentou recurso contra a absolvição.

Peregrinos classificam “Caminho de Nhá Chica” como um dos mais bonitos do Brasil

 


O ‘Caminho de Nhá Chica’ começa em Inconfidentes e vai até o santuário da beata, em Baependi, um percurso de 250 km que passa por 15 municípios.

Em uma live promovida pelo Canal “Caminhos pelo Mundo”, no Youtube, os peregrinos compartilharam a experiência feita nos mais de 250km da rota. Na live conduzida pela jornalista Andréa Prestes, os viajantes contaram como foi a aventura de caminhar a pé por 15 municípios do Sul de Minas.

"O caminho é maravilhoso. Percorri diversos caminhos pelo mundo. Nhá Chica está no top dos caminhos”, declarou a peregrina Zilene Gonzaga que é membro da diretoria da Gestão da ACACS-SP (Associação de Confrades dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela). A entidade faz prospecções de caminhos de peregrinação no Brasil com a finalidade de treinar os peregrinos brasileiros para percorrer o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. “Fiquei encantada”, comentou Zilene, destacando a cultura do Sul de Minas.

Eles percorreram o Caminho de Nhá Chica entre os dias 21 de maio a 01 de junho. Durante onze dias, os viajantes passaram por cidades como Borda da Mata, Congonhal, Espírito Santo do Dourado, Silvianópolis, Careaçu, Heliodora, Natércia, Conceição das Pedras, Cristina, Dom Viçoso, Carmo de Minas, Soledade de Minas e Caxambu.

"O Caminho de Nhá Chica é bastante exigente. Para enfrentá-lo é preciso estar preparado”, orientou o peregrino Beto Muniz, enfatizando as altas montanhas da região. “Entretanto, o carinho com que o povo mineiro nos recebe compensa todas as dificuldades”, declarou Muniz.

Em sua bagagem como peregrino, Beto carrega diversos caminhos no Brasil e no exterior. No Brasil, ele completou 3 vezes pelo Caminho da Fé, entre Águas da Prata (SP) e o Santuário Nacional de Aparecida (SP). Também se aventurou pelo Caminho de Cora Coralina, no sertão de Goiás, além de trechos da Rota da Luz e da Estrada Real que liga Diamantina (MG) ao litoral do Rio de Janeiro.

 

Rota de peregrinação é recente

O Caminho foi criado em 2019, quando o primeiro grupo de peregrinos do Estado de São Paulo e Minas Gerais percorreu o trajeto entre Inconfidentes e Baependi. Desde a inauguração do trajeto, cerca de 300 peregrinos e ciclistas já fizeram a viagem. Durante a pandemia, o Caminho fechou. Mas agora, enquanto avança a vacinação no país o Caminho está estabelecendo novamente o movimento de peregrinos.

“O Caminho de Nhá Chica é de uma beleza que você fica em êxtase”, contou o peregrino Ricardo Brívio, destacando a imponência da Serra da Mantiqueira. Brívio é um peregrino que leva no curriculum importantes peregrinações. Ele percorreu, em 2013, o Caminho Francês, de Saint Jean Pied de Port, no sul da França, até Santiago. No ano seguinte, ele fez o Caminho de São Francisco de Assis, na Itália, e, em 2018, ele peregrinou 210km pelo Caminho Português, saindo de Barcelos até à Basílica do Apóstolo São Tiago.

“Não tenho dúvidas quanto ao potencial turístico que engloba a região que compreende o Caminho de Nhá Chica”, comentou. “As cidades têm boa estrutura, com rica história e com devoção não só à Nhá Chica, como também a outros Santos e Santas, padroeiros das cidades do Caminho. A riqueza arquitetônica das igrejas, em todo o trajeto, é muito notável, surpreende e emociona”, destacou o peregrino.

O  Caminho de Nhá Chica tem como marco inicial a Capela dedicada à Beata, localizada no bairro Romas, zona rural de Inconfidentes. O desafio dos peregrinos é alcançar o Santuário da Imaculada Conceição de Nhá Chica, construído pela própria Beata no final do século XIX, em Baependi.







Fonte: Terra do Mandu

Jogo Educativo Pescaria Magnética Benoj



Os brinquedos educativos são aqueles que ajudam a estimular os sentidos e a desenvolver as habilidades das crianças, enquanto fazem uso de brinquedos educativos as crianças estimulam as habilidades motoras, a atenção e a capacidade de memorização e de expressão.
Ao fazer uso dos brinquedos educativos há um aprimoramento intelectual das crianças, uma vez que esses recursos estimulam a memória dos pequenos, bem como seu raciocínio lógico, capacidades de observação e concentração.

O jogo da pescaria magnética, baseado em exercícios de motricidade Montessori, desenvolve a coordenação motora fina, a concentração, o vocabulário, a socialização, a competição, o raciocínio lógico, a integração e o conhecimento das cores.

Maletinha confeccionada em feltro, cuja parte interna tem 2 bolsos e imita o mar para brincar de pescar. Ao terminar de jogar os peixes e a varinha podem ser guardados nos bolsos embutidos e a maletinha pode ser levada para brincar em qualquer lugar

As cores podem variar de acordo com a produção ou preferência do cliente.

Contém 08 peixes, 1 vara de pescar magnética e uma bolsa em feltro com bolso interno, que aberta vira mar.

Sugestão de como jogar:

Para iniciar a brincadeira, abra a bolsa e coloque em uma superfície plana, depois coloque os peixinhos espalhados como preferir, pegue a varinha e pronto, só começar a pescar! Lembre-se o objetivo do jogo é conseguir pescar todos os peixinhos, pode ser por um tempo estipulado, para ver quem consegue pescar mais peixinhos ou em um tempo livre, afinal o importante é se divertir!

Pode ser solicitado a criança que conte conforme for pescando, trabalhando também a matemática, podendo até fazer cálculos simples, como 2 peixinhos + 2 peixinhos = 4 peixinhos e solicitar que a criança identifique as cores.

Indicado para crianças: a partir de 03 anos
É importante notar que a idade é apenas uma indicação. Cada criança tem o seu tempo, personalidade e afinidades, que precisam ser respeitados.




APROVEITE NOSSA PROMOÇÃO:
De R$45,00 por R$35,00


Na compra de produtos artesanais, é importante, antes de finalizar a compra, observar que você está adquirindo um produto artesanal processado um a um, manualmente e totalmente personalizado. Desse modo, é natural ocorrerem diferenças (em escalas mínimas) nas cores, modelagem e padrões
----------------------------------------------------------
ATENDIMENTO:
Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco, a qualquer momento, estaremos respondendo o mais rápido possível.
----------------------------------------------------------
AGUARDAMOS SUA COMPRA!







Brinquedos Educativos Benoj


Entreter as crianças dentro de casa é sempre um grande desafio. Mas existem algumas possibilidades para ocupar o tempo unindo a diversão e o aprendizado, como é o caso dos brinquedos educativos em feltro.


Na Benoj você encontra brinquedos educativos que são fundamentais para o desenvolvimento infantil. Nossos produtos são de fabricação própria, feitos artesanalmente com muito amor e carinho, para proporcionar as crianças experiências novas e o desenvolvimento de suas habilidades emocionais, motoras, intelectuais e sociais!


Coleção Fantoches
Fantoches História Cachinhos Dourados

O fantoche é um excelente amigo para uma criança, ideal para brincar e contar histórias!
Ao brincar com fantoche a criança desenvolve a imaginação, a criatividade, a comunicação e a socialização. A mesma tende a imitar situações do cotidiano e criar histórias. É um forte instrumento de comunicação e de afetividade.


Foto: 04 Fantoches artesanais - Cachinhos Dourados, Mamãe Urso, Papai Urso e Filhinho Urso.

As fotos são alguns modelos que confeccionamos, produzimos vários outros personagens.
Peças em feltro, criadas, cortadas, coladas e costuradas manualmente.
Tudo feito com muito amor e dedicação . 

Indicado para crianças: a partir de 02 anos – ideal para todas as idades

ÓTIMA OPÇÃO PARA PRESENTEAR

APROVEITE NOSSA PROMOÇÃO:
Os 4 fantoches de R$80,00 por R$70,00
Unidade R$20,00
__________________________________________________________________________


Por Que Comprar Um Brinquedo Educativo? 

Quando presenteamos uma criança com um brinquedo educativo, oferecemos a ela mais que um passatempo, entregamos experiências novas e momentos em família. Os brinquedos educativos ajudam a desenvolver nos pequenos as habilidades motoras, emocionais, sociais e intelectuais! 

Recomendação de Idade 

Todos os nossos produtos possuem uma indicação mínima de idade, entretanto, é importante notar que a faixa etária descrita é apenas uma indicação, pois cada criança tem o seu tempo, Desenvolvimento, personalidade e afinidades que precisam ser respeitados!






Concurso Banco do Brasil 2021: confira as vagas por estado

 



Publicado nesta semana, o edital do concurso Banco do Brasil 2021 oferece oportunidades em todo o país. Confira as vagas por estado!

Publicado na última quinta-feira, 24, o edital do concurso Banco do Brasil 2021 trouxe 4.480 vagas para escriturários. Com oportunidades em todo país, Folha Dirigida traz abaixo os estados que reúnem a maior oferta. Confira!

Vagas destinadas ao cargo de escriturário - agente comercial

EstadoVagas imediatasCadastro reserva
Acre (AC)2319
Alagoas (AL)1815
Amazonas (AM) 3023
Amapá (AP)1612
Bahia (BA)7971
Ceará (CE)3728
Distrito Federal (DF)5966
Espírito Santo (ES)2618
Goiás (GO)8078
Maranhão (MA)7863
Mato Grosso (MT)140143
Mato Grosso do Sul (MS)8083
Minas Gerais (MG)237246
Pará (PA)5244
Paraíba (PB)126
Paraná (PR)140138
Pernambuco (PE)4135
Piauí (PI)1813
Rio de Janeiro (RJ)3536
Rio Grande do Norte (RN)126
Rio Grande do Sul (RS)154165
Rondônia (RO)7067
Roraima (RR)149
Santa Catarina (SC)7575
São Paulo (SP)426501
Sergipe (SE)1712
Tocantins (TO)3128

 Vagas destinadas ao cargo de escriturário - agente de tecnologia

EstadoVagas imediatasCadastro reserva
Distrito Federal (DF)240240

 



Como observado, os cinco estados listados acima mais o Distrito Federal reúnem 2.770 vagas, ou seja, cerca de 61% das oportunidades do concurso BB 2021.
BB oferece vagas para dois perfis profissionais

Diferente das últimas seleções do BB, esta é de abrangência nacional. Além disso, a seleção conta com vagas para dois perfis profissionais.

São 4 mil oportunidades para o agente comercial (escriturário tradicional) e mais 480 para agente de tecnologia (escriturário voltado para a área de TI).

Ambos têm o mesmo requisito (nível médio) e remuneração. O que muda, no entanto, são as atribuições. O agente comercial atuará como um escriturário tradicional nas agências, reaizando o atendimento ao cliente e orientando sobre produtos e serviços ​​​​​​.

Já o agente de tecnologia atuará como um profissional de Tecnologia da Informação. O BB vem precisando cada vez mais desses profissionais, considerando o crescimento do internet banking no país e outros serviços digitais.
Inscrições estão abertas até julho

As inscrições para o concurso Banco do Brasil já estão abertas e podem ser feitas até o dia 28 de julho, por meio do site da Fundação Cesgranrio , banca organizadora.

No ato da inscrição, o candidato deverá optar pela região/cidade que deseja concorrer. Para participar é preciso pagar uma taxa de R$38.

Membros de família de baixa renda e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) podem pedir a isenção até as 23h59 do dia 1º de julho, no site da banca.

O resultado preliminar dos pedidos de isenção está previsto para ser divulgado no dia 8 de julho. Já a relação final dos isentos será publicada no dia 20 do mesmo mês.

Os selecionados terão remuneração de R$4.508,40, sendo R$3.022,37 de salário-base, R$831,16 de ajuda alimentação/refeição e R$654,87 de cesta alimentação, na forma do Acordo Coletivo de Trabalho.

A jornada será de 30 horas e de acordo com o regime da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). Os contratados ainda terão auxílio-transporte e os seguintes benefícios:
participação nos lucros (geralmente paga duas vezes ao ano);
planos de saúde e odontológico;
previdência privada com participação do banco;
auxílio-creche/babá; e
auxílio ao filho com deficiência.
Concurso Banco do Brasil terá provas em setembro

Os candidatos do concurso Banco do Brasil serão avaliados por meio de provas objetivas e uma redação. Os exames estão previstos para o dia 26 de setembro, com cinco horas de duração.

A prova objetiva contará com 70 questões, sendo 25 de Conhecimentos Básicos e 45 de Conhecimentos Específicos. No entanto, as disciplinas podem variar de acordo com a área escolhida (agente comercial ou de tecnologia).

Fonte: Folha Dirigida

Sul de Minas registra 245 confirmações de variantes do coronavírus


Poços de Caldas (MG) tem o maior número de casos, com 44 amostras confirmadas.


O Sul de Minas já registrou 245 amostras confirmadas com variantes do coronavírus, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Poços de Caldas (MG) é a cidade com o maior números de casos, com 44 pacientes confirmados.

A circulação do vírus nas cidades e também a lentidão da aplicação de vacinas acaba favorecendo a mutação do vírus, o que resulta nas variantes. Segundo especialistas, essa era uma das preocupações desde o início da pandemia, a possibilidade de mutação do coronavírus, o que não demorou muito para acontecer, não só no Brasil, mas no mundo todo.

De acordo com os infectologistas, quando um vírus se multiplica nas células humanas, ele costuma se replicar de forma muito igual, mas esse processo também está sujeito a erros, quando um ou outro acaba tendo alguma característica diferenciada, o que é chamado de mutação. No caso da Covid- 19, quando uma linhagem do SARS-COV2 reúne mutações distintas em comum, essas são chamadas de variantes.


Confira a relação das cinco cidades da região com mais variantes do coronavírus:

1º Poços de Caldas - 44 ( P.1 - 35 / P.2 - 5 / OUTRAS LINHAGENS - 1 / OUTROS - 2)
2º Muzambinho - 21 (P.1 - 15 / P.2 -2 / OUTROS - 4)
3º Itajubá - 18 (P.2 - 15/ P.2 - 2 / OUTRAS LINHAGENS - 1)
4º São Lourenço - 18 ( P.1 - 17 / OUTRAS LINHAGENS - 1)
5º Lavras - 15 ( B.1.1.28 - 3 / P.1 - 2 / P.2 - 10 )


Novas nomenclaturas


A denominação das variantes mudou. Quando surgiram elas recebiam o nome de acordo com o país ou cidade de surgimento e agora são identificadas através de letras do alfabeto grego.

“Recentemente a OMS mudou a nomenclatura, então agora nós temos as variantes Alfa, Beta, Gama e Delta. A variante P1, que era a de Manaus, agora é a variante Gama e é a variante que a gente tem mais presente no país. Causam grande preocupação porque elas estão se adaptando, então se espalhando, tem uma transmissibilidade maior entre as pessoas com potencial gravidade também dos casos. Então a gente precisa parar a circulação do vírus para que novas variantes não surjam. Então é importante a restrição, o isolamento social e acelerar a vacinação é o caminho que a gente tem pela frente,” explicou a infectologista Lívia Vitalle.

Sempre importante ressaltar que o uso de máscara, álcool em gel e manter o distanciamento social são medidas de prevenção essenciais para evitar e conter a disseminação do vírus.

Fonte: G1 Sul de Minas

Estudo da Unifal-MG aponta que Sul de MG continua sendo a região mais atingida pela pandemia no estado

 


Conforme estudo, atual nível de contágio na região é 67% maior do que o observado para todo o estado.


Novo estudo divulgado pela Universidade de Alfenas (Unifal-MG) aponta que o Sul de Minas continua sendo a região mais atingida pela pandemia no estado. O atual nível de contágio na região é 67% maior do que o observado para todo o estado. Pela terceira semana, a região manteve a estabilidade em novos casos da Covid-19.

Embora estável, a incidência na região se encontra muito alta, com uma média móvel diária de 1.686 casos na semana. Isso tem sido decisivo para manter uma média diária de novas internações acima de 100 e de mortes acima de 30.

O estudo aponta que o feriado de Corpus Christi pode estar associado aos mais de 2 mil casos diários registrados em 15, 16 e 17 de junho. O efeito do Dia dos Namorados ainda poderá acontecer nos registros a partir do dia 24.

Conforme o estudo, isso projeta até o fim de junho e meados de julho, ainda uma situação crítica de internações e óbitos na região. Em 21 de junho, todas as regionais de saúde da região apresentaram tendência de crescimento em novos óbitos.

Por causa do efeito protetor da vacina na população idosa, de abril para maio, a taxa de mortalidade nesse segmento diminuiu. Mas internações atualmente tendem a ser de pessoas mais jovens com uma permanência hospitalar maior. Assim, os óbitos registrados agora, podem refletir os casos registrados há mais de um mês.

Conforme o estudo da Unifal-MG, isso torna preocupante a estratégia de se flexibilizar medidas em fundação da diminuição na ocupação de leitos e reforça a necessidade de se priorizar a diminuição de novos casos. O estudo ressalta que "é fundamental que seja associada a vacinação com medidas firmes de contenção do contágio".

Fonte: G1 Sul de Minas

Concessão do governo Zema prevê 5 pedágios com tarifa de R$ 7,58 na BR-459 e MG-290

 


Programa de concessão de rodovias prevê um total de 8 pedágios no Sul de Minas, cinco deles em rodovias que cortam Pouso Alegre.

Quem trafega pelas rodovias do Sul de Minas pode ter que reservar um valor extra para as viagens. O governo Zema (Novo) espera concluir esse ano a concessão de seis rodovias da região e o valor inicial previsto para o pedágio é de R$ 7,58.

Ao todo, estão previstas oito praças de pedágios no Sul de Minas, cinco delas ficariam em duas rodovias que cortam Pouso Alegre, a MG-290 e a BR-459.

A proposta de concessão foi aberta para consulta pública no dia 18 de junho e já pode ser acessada aqui. Para a administração estadual, a concessão é a melhor forma de garantir investimentos e a manutenção adequada das rodovias.

 

Integram o lote de concessão do Sul de Minas as rodovias MG-173, MG-295, MG-459, MG-455, LMG-877 e CMG-146. Juntas, as vias somam 446,4 quilômetros de extensão.

Conforme o modelo operacional proposto pelo programas de concessões do governo de Minas, as praças de pedágio se distribuiriam da seguinte forma:

  • BR-459: 3 praças de pedágio, entre Santa Rita do Sapucaí e Caldas
  • MG-290: 2 praças de pedágio, entre Borda da Mata e Jacutinga
  • MG-173: 1 praça de pedágio, entre Paraisópolis e São Bento do Sapucaí
  • CMG-146: 1 praça de pedágio, entre Andradas e Poços de Caldas
  • MG-459: 1 praça de pedágio, próximo a Monte Sião. O valor e a localização dos pedágios ainda podem ser alterados no curso do processo de concessão.

O valor e a localização dos pedágios ainda podem ser alterados no curso do processo de concessão.

A expectativa é que a tarifa possa ser reduzida no processo de concorrência pública, já que na escolha da empresa que ficará responsável pela administração das rodovias um dos critérios é o deságio da tarifa, ou seja, aquela que fizer a proposta que atenda os investimentos propostos pelo governo com a menor tarifa sai vencedora do certame.

No lote do Sul de Minas, o programa de concessões exige um investimento de R$ 1,5 bilhão ao longo de 30 anos.

 

Sul de Minas e Triângulo Mineiro abrem programa de concessão

Além do Sul de Minas, o Triângulo Mineiro também deve ter um lote de rodovias ofertados á iniciativa privada. As duas regiões foram escolhidas para dar o pontapé inicial do programa de concessões de rodovias do governo Zema.

A proposta, porém, não é nem de longe uma inovação. Governadores como Aécio Neves (PSDB) e Fernando Pimentel (PT) tentaram medidas idênticas. Tanto assim, que a proposta de concessão de Pimentel, de 2017, previa uma tarifa inicial para o Sul de Minas bastante próxima da que propõe, agora, o governo Zema: R$ 7,44.

De acordo com o governo de Minas, “a malha em estudo para concessão totaliza uma extensão de aproximadamente 3 mil quilômetros e contempla cerca de 120 municípios, beneficiando diretamente mais de 5 milhões de pessoas”.

Também de acordo com o estado, “a expectativa do Governo de Minas é que sejam atraídos mais de R$ 11 bilhões em investimentos privados para ampliação de capacidade e a recuperação das rodovias, fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico do estado”.

O governo argumenta ainda que mais de 67 mil empregos devem ser gerados, entre diretos e indiretos, apenas com a concessão dos lotes do Sul de Minas e Triângulo.

Além dos investimentos, o governo aponta os altos índices de acidentes, muitos fatais, e o custo deles para os cofres públicos. “Além do inestimável valor dessas vidas e do sofrimento gerado às famílias, a ocorrência de acidentes nessas estradas custa ao Estado mais de R$ 280 milhões por ano”, aponta.

“Esse é um passo muito importante para o Programa de Concessões do Governo do Estado. Os investimentos que serão realizados atrairão ainda mais emprego, renda e desenvolvimento para os municípios mineiros. Minas vem retomando cada dia mais o protagonismo na infraestrutura nacional”, avalia o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato.

 

Mais arrecadação

Além de não precisar investir na malha viária, o governo espera aumentar sua arrecadação. “A concessão dos lotes também irá incentivar encadeamentos fiscais de toda a cadeia produtiva, por meio da arrecadação de tributos. Apenas de ISS, o lote do Triângulo Mineiro proporcionará mais de R$ 530 milhões de arrecadação e o do Sul de Minas, montante superior a R$ 325 milhões. A estimativa de impostos sobre produtos, como o ICMS, deve ficar em torno de R$ 219 milhões”. 

Fonte: Rede Moinho

Líder de organização criminosa é preso com R$ 1 milhão no Sul de Minas

 


Ação aconteceu durante operação das polícias Federal e Civil no Sul de Minas; mandados foram cumpridos também no Campo das Vertentes e Grande São Paulo.

O líder de uma organização criminosa ligado ao tráfico de drogas foi preso com R$ 1 milhão durante operação das polícias Federal e Civil no Sul de Minas.  Os trabalhos acontecem AlfenasParaguaçuBoa Esperança e Poços de Caldas. Mandados também foram cumpridos no Campo das Vertentes e na Grande São Paulo.

A operação 'Fortunae' da Polícia Federal faz alusão à palavra “fortuna”, em latim, e acontece na região de Paraguaçu e Alfenas.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações começaram há mais de um ano depois que os integrantes de uma organização criminosa, que distribuía drogas no Sul de Minas, foram identificados. Um dos membros foi preso em flagrante, quando transportava cerca de R$ 1 milhão de forma oculta.

A Polícia Federal explicou que os suspeitos investigados vão responder pelos crimes de tráfico de drogas, organização para o tráfico e lavagem de dinheiro.

 

Operação Assepsia

A Operação Assepsia da Polícia Civil acontece em conjunto para combater o tráfico de drogas na região. O trabalho tem apoio aéreo e cumpre seis mandados de prisão e 13 de busca e apreensão em Paraguaçu, Alfenas, Boa Esperança, no Sul de Minas, em Barbacena, no Campo das Vertentes e em Cotia, na Grande São Paulo.

 

Tráfico nacional

 Já em Poços de Caldas, a Polícia Civil realizou a operação ‘Narco Brasil’, que acontece em todo o território nacional para combater o crime organizado. De acordo com a polícia, um dos alvos é chefe do tráfico no Bairro Santana do Pedregal.

“Encontramos grande quantidade drogas, dinheiro e quantia em dólar. Também apreendemos uma balança de precisão na casa do suspeito. E em razão da extensão da casa, acionamos a Polícia Militar com o trabalho dos cães farejadores. Durante as buscas, localizamos pelo menos 15 tonéis enterrados, possivelmente para armazenar a droga. Porém nesse momento, estavam vazios”, afirma o delegado Cleyson Brene.

O suspeito foi preso em flagrante e encaminhado ao Presídio de Botelhos. “A partir de agora, vamos analisar todo material recolhido para dar sequência ao trabalho”, diz.

Ainda segundo a polícia, outro mandado de busca e apreensão aconteceu no Bairro Jardim dos Estados.

Estado confirma mais 14 mortes e outros 1.470 novos casos de Covid-19 no Sul de Minas

 



Com os novos dados, o Sul de Minas chegou a 252.061 casos confirmados do novo coronavírus, com 5.894 mortes.

Mais 14 mortes e outros 1.470 novos casos de Covid-19 foram confirmados no Sul de Minas em boletim divulgado nesta terça-feira (22) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Com os novos dados, o Sul de Minas chegou a 252.061 casos confirmados do novo coronavírus, com 5.894 mortes.

Estes dados são referentes ao balanço publicado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais e podem apresentar divergências com os já divulgados por prefeituras, devido a períodos diferentes de fechamento.

As novas mortes confirmadas pela SES-MG ocorreram em:

+8 Poços de Caldas
+1 Alpinópolis, Andradas, Cristais, Elói Mendes, Ibitiúra de Minas e São Bento Abade

Já os +1.470 novos casos foram confirmados em 86 cidades. Confira abaixo as cidades com mais confirmações:

+200 Santa Rita do Sapucaí
+94 Três Pontas
+93 Varginha
+74 Alfenas
+61 Poços de Caldas
+49 Jacutinga
+41 Paraguaçu
+36 Ouro Fino
Até o momento, em Minas Gerais, são 1.747.308 casos confirmados de Covid-19, com 44.623 mortes. Conforme a SES-MG, 1.615.394 pessoas estão recuperadas.
Fonte: G1 Sul de Minas

Homem rasga faixa e pisoteia cruzes que homenageavam vítimas da Covid em Machado



A ação do vândalo fanático foi gravada por um morador e postada nas redes sociais, o que deixou os moradores da cidade indignados
A cidade de Machado, no Sul de Minas, foi palco de uma ação de um vândalo fanático na noite de sábado. Machado tem 71 mortes contabilizadas pela Covid-19 e um grupo resolveu prestar homenagem as 71 vítimas da cidade e, por extensão, homenagear também os mais de meio milhão de mortos no Brasil.
A homenagem foi realizada na praça Antônio Carlos, no centro da cidade, e fazia parte das manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro, que foram realizadas em todo o país na manhã de sábado, dia 19. Foram afixadas 71 cruzes de madeira nos canteiros da praça.
O que era visto por todos com respeito, não foi bem aceito por um homem de 47 anos, ele foi flagrado rasgando uma faixa que homenageava as 500 mil pessoas mortas pela Covid. Não contente, ele ainda pisoteou as 71 cruzes que representavam os 71 óbitos de machadenses.
A ação do vândalo fanático foi gravada em vídeo por um morador e postada nas redes sociais, isso deixou a maioria dos moradores da cidade indignados, sobretudo os familiares das 71 vítimas de Machado.
Um partido político registrou um boletim de ocorrência na polícia contra o fanático.
Moradores de Machado, indiferentes às questões partidárias, consideraram a ação do vândalo "uma ofensa a democracia" e desrespeito também às famílias de mais de meio milhão de mortos em todo o país.
Fonte: Jornal de Lavras

Minas Gerais recebe 26º lotes de vacinas contra covid-19



Imunizantes - 862 mil doses da AstraZeneca - chegam ao estado para reforçar vacinação dos grupos prioritários


Já estão em Minas Gerais as 862.000 doses da AstraZeneca, referentes ao 26º lote de vacinas contra a covid-19. Os imunizantes chegaram à Central Estadual de Rede de Frio do Governo de Minas nesta segunda-feira (21/6).

As doses vão reforçar a vacinação dos grupos prioritários e serão destinadas à aplicação da segunda dose dos idosos entre 60 e 64 anos e das Forças de Segurança e Salvamento. Esta é a maior operação de vacinação da história de Minas Gerais.

Ampliação

Caso algum município tenha completado o esquema vacinal de todas as pessoas de um grupo prioritário, e tiver doses disponíveis, poderá avançar na imunização de outros grupos prioritários elencados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.

Distribuição

Os imunizantes entregues à Rede de Frio estadual, em Belo Horizonte, serão, agora, distribuídos para as regionais de saúde. A logística será divulgada em breve pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Acompanhe o quantitativo de cada remessa

Acompanhe o quantitativo de cada remessa:

1ª remessa
577.480 doses da CoronaVac em 18/1/2021

2ª remessa
190.500 doses de AstraZeneca em 24/1/2021

3ª remessa
87.600 doses da CoronaVac em 25/1/2021

4ª remessa
315.600 doses da CoronaVac em 7/2/2021

5ª remessa
220.000 doses da AstraZeneca e 137.400 doses da CoronaVac em 23/2/2021

6ª remessa
285.200 doses da CoronaVac em 3/3/2021

7ª remessa
303.600 doses da CoronaVac em 9/3/2021

8ª remessa
509.800 doses de CoronaVac em 17/3/2021

9ª remessa
86.750 doses da AstraZeneca e 455.800 doses da CoronaVac em 20/3/2021

10ª remessa
116.600 doses de AstraZeneca e 359.000 doses de CoronaVac em 26/3/2021

11ª remessa
73.250 doses de AstraZeneca e 943.400 doses de CoronaVac em 1/4/2021

12ª remessa
257.750 da AstraZeneca e 220.400 da CoronaVac, em 8/4/2021

13ª remessa
426.000 da AstraZeneca e 275.200 da CoronaVac, em 16/4/2021

14ª remessa
316.750 doses da AstraZeneca e 73.800 da CoronaVac, em 23/4/2021

15ª remessa
578.000 doses da AstraZeneca e 11.800 doses da CoronaVac, em 29/4/2021

16ª remessa
30.400 doses da CoronaVac, em 1/5/2021 e 676.250 doses da AstraZeneca, em 3/5/2021

17ª remessa
50.310 doses da Pfizer, em 3/5/2021

18ª remessa
396.500 doses da AstraZeneca, em 6/5/2021 e 100.200 doses da CoronaVac, em 08/5/2021 e 112.434 doses da Pfizer, em 10/5/2021

19ª remessa
422.750 doses da AstraZeneca, em 13/5/2021, e 207.800 doses de CoronaVac
101.600 doses da CoronaVac, em 14/5/2021

20ª remessa
435.500 doses da AstraZeneca, 8.200 doses da CoronaVac e 64.350 doses da Pfizer, em 18/5/2021

21ª remessa
561.750 doses da AstraZeneca e 60.840 doses da Pfizer, em 26/5/2021

22ª remessa
588.500 doses da AstraZeneca, em 2/6/2021
62.010 doses da Pfizer, em 3/6/2021

23ª remessa
237.510 doses da Pfizer, em 8/6/2021

24ª remessa
362.750 doses da AstraZeneca, em 9/6/2021

25ª remessa
235.170 doses da Pfizer e 273.000 doses da CoronaVac, em 18/6/2021

26ª remessa
862.000 doses da AstraZeneca, em 21/6/2021

Total: 12.661.504 doses

Fonte: Agência Minas



Prorrogada a proibição de corte de energia elétrica por falta de pagamento




A medida atende apenas uma faixa da população, aquela que tem sido mais sacrificada com a crise econômica e sanitária provocada pela Covid-19

Uma boa notícia para preservar as condições mínimas de dignidade da população de baixa renda que está sofrendo com a crise econômica e sanitária decorrente da pandemia do novo coronavírus.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prorrogou por mais noventa dias, até o fim de setembro, a proibição do corte de energia para famílias de baixa renda por falta de pagamento. A medida favorece 12 milhões de famílias de renda mensal igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa.

Além desses, a medida benéfica também pacientes que necessitam de aparelho elétrico para o tratamento, cuja renda não ultrapasse três salários mínimos e pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), mas não isenta consumidores do pagamento pelo fornecimento de energia elétrica.

Recentemente a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) deu início a uma campanha para negociação de contas atrasadas, dando uma chance aos clientes de fazerem o parcelamento de seus débitos em até 12 meses sem juros.

Fonte: Jornal de Lavras




Eficácia baixa: Ministério da Saúde quer encerrar uso da CoronaVac no país

 Pasta entende que a eficácia geral do imunizante produzido pelo Butantan em idosos é baixa



Está em andamento no Ministério da Saúde a criação de um plano de ação para vetar o uso da CoronaVac no Brasil. O ministro Marcelo Queiroga acredita que o imunizante tem eficácia baixa, e alega, a interlocutores, que existem muitos casos de pessoas que tomaram o imunizante e foram infectados, mesmo após as duas doses.
De acordo com fontes no governo, Queiroga pretende encerrar contratos de compra da vacina produzida pelo Butantan, em parceria com a chinesa Sinovac. A intenção seria adquirir apenas as doses que já foram contratadas, e reforçar aquisições das vacinas da Astrazeneca e da Pfizer. No entanto, o governo esbarra na dificuldade em adquirir mais doses. Uma outra solução pode ser a ButanVac, imunizante brasileiro que está sendo testado e pode ser aprovada no segundo semestre.

Os estudos durante a fase de testes da CoronaVac apontaram eficácia global de 50,38%, que pode chegar a 100% para evitar internações e mortes. O que incomoda Queiroga é a baixa proteção em idosos. Um estudo denominado Vaccine Effectiveness in Brazil Against COVID-19 apontou que a eficácia geral para quem tem mais de 80 anos está em torno de 28%.


Fonte: Estado de Minas


COVID-19: Brasil supera a marca de 500 mil mortes por coronavírus

 



O Brasil registrou a triste marca do meio milhão de mortes decorrentes da COVID-19 neste sábado (19/6). O País registrou 1.401 novos óbitos por COVID desde as 20h de sexta-feira (18/6), até as 14h de hoje, segundo dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa.
Ao todo, são 500.022 mortes por coronavírus no País desde o início da crise sanitária. Das 20h de ontem até as 14h deste sábado, o Brasil também notificou 20.483 novos casos da doença, o que eleva o total acumulado para 17.822.659.


Os dados diários do Brasil são do consórcio de veículos de imprensa formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL em parceria com 27 secretarias estaduais de Saúde. O levantamento é resultado da parceria entre os seis veículos de comunicação que passaram a trabalhar, desde 8 de junho do ano passado, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 Estados e no Distrito Federal.
A iniciativa inédita é uma resposta à decisão do governo Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia, mas foi mantida após os registros governamentais continuarem a ser divulgados.
Fonte: Estado de Minas

Elói Mendes faz mutirão de vacinação contra Covid-19 neste sábado

 Poços de Caldas, Varginha e Pouso Alegre também estão vacinando diversos grupos




O sábado (19) foi de imunização contra a Covid-19 em diversos municípios da região. Em Elói Mendes (MG), acontece no ginásio Poliesportivo Mutucão um mutirão de vacinação. De acordo com o Departamento de Saúde do Município, cerca de duas mil pessoas devem ser vacinadas hoje.


Podem se vacinar pessoas acima de 55 anos sem comorbidades, além de grupos prioritários. De acordo com a prefeitura, cerca de cem profissionais da saúde trabalham pata concluir esta etapa de vacinação. O diretor de Saúde de Elói Mendes falou sobre a aceleração da vacinação no município.


“Segunda-feira (14) recebemos muitas doses, uma quantidade expressiva. Todos os profissionais do município, de todos os postos, todas as unidades estão aqui no ginásio Mutucão pra agilizar essa vacinação. Se a gente receber mais vacinas, vamos fazer o mesmo todo sábado ou assim que gente for comunicando a população,” declarou.

Outros municípios




Em Varginha (MG) estão sendo vacinados homens de 59 anos, gestantes e puérperas de 25 a 29 anos, profissionais de educação e professores de 18 a 29 anos que atuam no ensino médio. A enfermeira Ângela Nogueira destacou a importância da vacina.


“No momento, a esperança que a gente tem do controle dessa doença é a vacinação. Quanto maior o número de pessoas vacinadas, mais chance a gente vai ter de controlar essa doença,” disse.


Em Pouso Alegre (MG) a vacinação acontece em sistema drive-thru, no campus Fátima da Univás, para pessoas de 58 e 59 anos e profissionais de educação.







Em Poços de Caldas (MG) muita gente também procurou o sistema drive-thru na Urca para se vacinar neste sábado. Foram imunizadas pessoas com 55 e 56 anos sem comorbidades e profissionais da educação infantil a partir de 50 anos.

Fonte: G1 Sul de Minas

Prefeitura de Caldas divulga datas para pagamento da primeira parcela do auxílio emergencial municipal

 


Mais de 540 famílias serão beneficiadas. O investimento é de mais de R$380 mil.

A prefeitura de Caldas (MG) divulgou na tarde desta sexta-feira (18) as datas para o pagamento do auxílio emergencial municipal. A primeira parcela será paga nos dias 28, 29 e 30 de junho, de acordo com o mês de nascimento do beneficiário. Ao todo, 548 famílias serão beneficiadas. O investimento é de R$ 382.050,00.


Segundo a prefeitura, a ação tem o objetivo de dar suporte às pessoas mais necessitadas do município e ainda auxiliar no movimento do comércio local, uma vez que um dos critérios para o recebimento dos valores é ser residente em Caldas.


As datas de pagamento da primeira parcela são de acordo com o mês de nascimento do beneficiário. Confira:

Dia 28: Nascidos em Janeiro, Fevereiro, Março e Abril
Dia 29: Nascidos em Maio, Junho, Julho e Agosto
Dia 30: Nascidos em Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro

Os valores a serem pagos, em três parcelas de igual valor, são os seguintes:

R$ 150,00 – Pessoas com Cadastro Único Desatualizado
R$ 200,00 – Pessoas sem dependentes
R$ 250,00 – Famílias com até dois dependentes
R$ 300,00 – Famílias com três ou mais dependentes

A prefeitura já instalou uma tenda de apoio em frente a agência da Caixa Econômica Federal, com sinal de wifi para auxiliar no processo de cadastro e uso do aplicativo do banco, organizar filas e tornar o processo mais ágil e seguro.

Fonte: G1 Sul de Minas

Adolescente de 17 anos é vacinado em Lavras, e com imunizante ainda não indicado pela Anvisa para esta faixa etária

Prefeitura, em nota, indica que vai blindar secretário e tentar jogar culpa exclusivamente em quem está trabalhando sobre pressão da população e de superiores




Lavras mais uma vez ganhou a mídia da capital mineira, mais uma vez, por algo negativo, e mais uma vez, na área da saúde.

Um vídeo de um adolescente de 17 anos recebendo a dose de vacina em Lavras foi postado nas redes sociais. O garoto apresentou um laudo médico de comorbidade.

Ele recebeu uma dose da vacina AstraZeneca, porém, ela ainda não foi liberada e autorizada pela Anvisa para ser ministrada em pessoas de 12 a 18 anos. A vacina permitida neste caso, se já tivesse começado a imunização de menores de 18 anos, seria a Pfizer.

Dois erros cometidos: primeiro a vacina inapropriada para ser ministrada em menores de 18 anos e, o outro, por vacinar pessoa foram do grupo prioritário.

A prefeitura de Lavras informou, através de sua assessoria de imprensa ao jornal Estado de Minas, que abriu um processo administrativo para apurar responsabilidades.

Fica claro que o secretário de saúde Hermógenes Vanelli não pode ficar isento de responsabilidade, ele concentrou a vacinação em apenas dois PSFs, sobrecarregando as profissionais de saúde que atuam na ponta da linha.

Dificilmente alguém não cometeria uma falha, visto que as profissionais que atendem e ministram a vacina, estão sofrendo uma carga muito grande. Muita pressão por parte da população e principalmente do próprio secretário, que já obrigou até uma profissional de carreira conhecidamente competente em suas funções, a gravar um vídeo mentindo e envolvendo o nome do Ministério Público, que desmentiu a prefeitura. Na época, a profissional foi exposta de forma desnecessária, ela apenas cumpriu ordem de um secretário que tem demonstrado ineficiência desde quando assumiu a secretaria.

Fonte: Jornal de Lavras