A partir do dia 9 de julho, o comércio voltará a funcionar de forma gradual, conforme orientação da prefeitura.
Um novo decreto feito pela prefeitura de Caldas obriga todo o comércio a fechar entre 1 e 8 de julho. Apenas delivery poderá funcionar. A medida tem como objetivo conter a propagação da Covid-19.
“Frente ao número de contaminados, de falecimentos e da superlotação do serviço de atendimento à saúde na cidade e na região, foram colocados três momentos”, destaca a prefeitura em nota.
Entre as medidas restritivas está a suspensão das aulas presenciais, a partir de segunda-feira (28).
Veja outras regras, que entram em vigor em 1° de julho
Bares, restaurantes, lanchonetes e similares terão horário reduzido de funcionamento, podendo funcionar até as 17h, do dia 28 ao dia 30 de junho. A partir do dia 1º de julho até o dia 8 de julho, todo o comércio em geral deverá ficar fechado, inclusive hotéis, pousadas, academias, casa lotérica, bancos, farmácias, supermercados, açougues, padarias, lanchonetes, sorveterias e similares. Além disso, a feira livre também está proibida. O serviço de delivery fica autorizado, vedada a retirada de produtos no balcão.
As indústrias em geral, clínicas veterinárias, clínicas médicas, de fisioterapia e dentistas estão autorizados a funcionar. Os postos de gasolina poderão funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos.
Igrejas e templos religiosos deverão permanecer fechados, podendo funcionar de maneira online, sendo permitida no templo religioso somente da equipe de celebração, com número limitado a seis pessoas.
A partir do dia 9 de julho, o comércio voltará a funcionar de forma gradual, conforme orientação da prefeitura.
O novo decreto reforça ainda que a utilização de cachoeiras e dos pontos turísticos está proibida por tempo indeterminado, assim como a prática de atividades físicas coletivas e a locação de imóveis e espaços privados, como chácaras e sítios.
Quem descumprir as regras poderá sofrer multas e até a suspensão do alvará de funcionamento. Agentes e drones serão usados para fiscalização.
Números da Covid em Caldas
São 894 casos confirmados, sendo que 763 estão recuperados. A cidade soma 29 óbitos + 4 suspeitos. Dez pacientes estão internados.