Este é o segundo maior aumento diário em toda a pandemia; recorde aconteceu em julho de 2020
O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (25) mais 1.541 mortes por Covid-19. Esse é o segundo dia em que mais se registrou vítimas em toda a pandemia —o maior foi em 29 de julho de 2020, quando 1.595 óbitos entraram na contagem.
Com a atualização, a pasta confirma que o país ultrapassou 250 mil mortos pela doença. A CNN já havia adiantado esse número nesta quarta (24), com informações das secretarias estaduais. Ao todo, 251.498 brasileiros morreram em decorrência da infecção pelo novo coronavírus.
Mais 65.998 casos também entraram na contagem, totalizando 10.390.461.
Nesta quinta, fez um ano do primeiro caso da doença confirmado no país, com índices crescentes, novas cepas do vírus e sem sinais de arrefecimento da pandemia.
Oito estados adotaram toques de recolher e Salvador entrará em lockdown a partir desta sexta (26).
O próprio ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, reconheceu em pronunciamento nesta tarde uma piora da doença em pontos focais do país.
No mesmo evento, o presidente do Conasems (Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde), Wilames Freire Bezerra, disse que a fase que se enfrenta agora é a pior desde o início da pandemia.
"Essa fase que estamos passando agora é uma fase que se desenha muito mais difícil que o momento em que se iniciou a pandemia no Brasil, haja vista os números que são apresentados diariamente", afirmou.
Mnas Gerais
Minas Gerais nas últimas 24 horas confirmou mais 9.043 novos casos da doença e 161 mortes, segundo boletim epidemiológico divulgado na manhã desta quinta-feira, dia 25, pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) o estado totaliza 862.502 casos e 18.135 mortes. O número de casos confirmados em um único dia é o terceiro maior desde o início da pandemia: 9.043.
Sul de Minas
O Sul de Minas contabilizou na quinta-feira, dia 25, mais 24 mortes e 857 novos casos da Covid-19. Agora a região do Sul de Minas tem, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), 99.569 casos da Covid com 2.094 mortes. As 24 mortes foram confirmadas por 16 prefeituras, são elas: Carmo da Cachoeira, Campo Belo, Três Corações, Boa Esperança, Itajubá, Poços de Caldas, Alterosa, Cabo Verde, Guaxupé, Congonhal, Carmo do Rio Claro, Jacutinga, Silvianópolis, Cássia, Pratápolis e Ibitiura de Minas. Já os 857 novos casos foram confirmados por 90 prefeituras das seguintes cidades: Lavras, Perdões, Itumirim, Nepomuceno, Coqueiral, Boa Esperança, Ilicínea, Aguanil, Candeias, Cristais, Cana Verde, Bom Sucesso, Varginha, Elói Mendes, Paraguaçu, Alfenas, Divisa Nova, Serrania, Areado, Machado, Turvolândia, Alterosa, Cabo Verde, Monte Belo, Carmo do Rio Claro, Botelhos, Guaranésia, Campestre, Conceição dos Ouros, Campos Gerais, Guaxupé, Conceição Aparecida, Nova Resende, Cachoeira de Minas, Congonhal, Extrema, Pouso Alegre, Estiva, Cambuí, Bom Repouso, São Gonçalo do Sapucaí, Campanha, Três Corações, Cambuquira, Baependi, Cruzília, Serranos, Jesuânia, Dom Viçoso, Lambari, Caxambu, São Lourenço, Itamonte, Itanhandu, Cristina, Pouso Alto, Heliodora, Carmo de Minas, Passa Quatro, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Piranguinho, Paraisópolis, Piranguçu, Pedralva, Poços de Caldas, Andradas, Ipuiúna, Caldas, Bandeira do Sul, Santa Rita de Caldas, Albertina, Passos, São Sebastião do Paraíso, Ouro Fino, Monte Sião, Ibiraci, Itaú de Minas, Bueno Brandão, Itamogi, Borda da Mata, Jacuí, São João Batista do Glória, São Sebastião da Bela Vista, Delfinópolis, São José da Barra, São Tomás de Aquino, Pratápolis, Bom Jesus da Penha e São João da Mata.
Lavras registrou mais um óbito, foi o 48º e o 14º desde janeiro deste ano. Além da morte registrada, a prefeitura confirmou mais 19 novos casos da doença, elevando para 1.569. Do dia primeiro de janeiro até hoje, foram 802 novos casos confirmados da doença em Lavras, isso dá uma média superior a 14 novos infectados em Lavras.
Com informações: CNN e Jornal de Lavras