Brasil tem nesta quinta-feira o segundo maior número de mortes por Covid-19 registrado em 24h

Este é o segundo maior aumento diário em toda a pandemia; recorde aconteceu em julho de 2020



O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (25) mais 1.541 mortes por Covid-19. Esse é o segundo dia em que mais se registrou vítimas em toda a pandemia —o maior foi em 29 de julho de 2020, quando 1.595 óbitos entraram na contagem. 

Com a atualização, a pasta confirma que o país ultrapassou 250 mil mortos pela doença. A CNN já havia adiantado esse número nesta quarta (24), com informações das secretarias estaduais. Ao todo, 251.498 brasileiros morreram em decorrência da infecção pelo novo coronavírus. 

Mais 65.998 casos também entraram na contagem, totalizando 10.390.461.

Nesta quinta, fez um ano do primeiro caso da doença confirmado no país, com índices crescentes, novas cepas do vírus e sem sinais de arrefecimento da pandemia. 

Oito estados adotaram toques de recolher e Salvador entrará em lockdown a partir desta sexta (26).  

O próprio ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, reconheceu em pronunciamento nesta tarde uma piora da doença em pontos focais do país.

No mesmo evento, o presidente do Conasems (Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde), Wilames Freire Bezerra, disse que a fase que se enfrenta agora é a pior desde o início da pandemia. 

"Essa fase que estamos passando agora é uma fase que se desenha muito mais difícil que o momento em que se iniciou a pandemia no Brasil, haja vista os números que são apresentados diariamente", afirmou. 

Mnas Gerais

Minas Gerais nas últimas 24 horas confirmou mais 9.043 novos casos da doença e 161 mortes, segundo boletim epidemiológico divulgado na manhã desta quinta-feira, dia 25, pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) o estado totaliza 862.502 casos e 18.135 mortes. O número de casos confirmados em um único dia é o terceiro maior desde o início da pandemia: 9.043.


Sul de Minas

O Sul de Minas contabilizou na quinta-feira, dia 25, mais 24 mortes e 857 novos casos da Covid-19. Agora a região do Sul de Minas tem, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), 99.569 casos da Covid com 2.094 mortes. As 24 mortes foram confirmadas por 16 prefeituras, são elas: Carmo da Cachoeira, Campo Belo, Três Corações, Boa Esperança, Itajubá, Poços de Caldas, Alterosa, Cabo Verde, Guaxupé, Congonhal, Carmo do Rio Claro, Jacutinga, Silvianópolis, Cássia, Pratápolis e Ibitiura de Minas. Já os 857 novos casos foram confirmados por 90 prefeituras das seguintes cidades: Lavras, Perdões, Itumirim, Nepomuceno, Coqueiral, Boa Esperança, Ilicínea, Aguanil, Candeias, Cristais, Cana Verde, Bom Sucesso, Varginha, Elói Mendes, Paraguaçu, Alfenas, Divisa Nova, Serrania, Areado, Machado, Turvolândia, Alterosa, Cabo Verde, Monte Belo, Carmo do Rio Claro, Botelhos, Guaranésia, Campestre, Conceição dos Ouros, Campos Gerais, Guaxupé, Conceição Aparecida, Nova Resende, Cachoeira de Minas, Congonhal, Extrema, Pouso Alegre, Estiva, Cambuí, Bom Repouso, São Gonçalo do Sapucaí, Campanha, Três Corações, Cambuquira, Baependi, Cruzília, Serranos, Jesuânia, Dom Viçoso, Lambari, Caxambu, São Lourenço, Itamonte, Itanhandu, Cristina, Pouso Alto, Heliodora, Carmo de Minas, Passa Quatro, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Piranguinho, Paraisópolis, Piranguçu, Pedralva, Poços de Caldas, Andradas, Ipuiúna, Caldas, Bandeira do Sul, Santa Rita de Caldas, Albertina, Passos, São Sebastião do Paraíso, Ouro Fino, Monte Sião, Ibiraci, Itaú de Minas, Bueno Brandão, Itamogi, Borda da Mata, Jacuí, São João Batista do Glória, São Sebastião da Bela Vista, Delfinópolis, São José da Barra, São Tomás de Aquino, Pratápolis, Bom Jesus da Penha e São João da Mata.

Lavras registrou mais um óbito, foi o 48º e o 14º desde janeiro deste ano. Além da morte registrada, a prefeitura confirmou mais 19 novos casos da doença, elevando para 1.569. Do dia primeiro de janeiro até hoje, foram 802 novos casos confirmados da doença em Lavras, isso dá uma média superior a 14 novos infectados em Lavras.

Com informações: CNN e Jornal de Lavras






Bares são autuados por desrespeitarem o toque de recolher em Andradas

Desde o dia 15 de fevereiro, está proibida a circulação de pessoas entre 22h e 5h no município.


Dois bares foram autuados na noite desta sexta-feira (26) em Andradas (MG) por desrespeitar o toque de recolher no município. Além disso, uma pessoa foi presa por porte ilegal de drogas.

Desde o dia 15 de fevereiro, está proibida a circulação de pessoas entre 22h e 5h no município. Segundo a prefeitura, nas últimas semanas, os números de casos da Covid-19 vêm aumentando, sobretudo com a quantidade de pessoas hospitalizadas e óbitos, principalmente de idosos.

Além do toque de recolher, outras medidas foram tomadas pela prefeitura, como proibição do aluguel de chácaras e sítios, aumento da fiscalização, entre outras.

Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde levantados pelo G1, Andradas registrou alta de 64,49% no número de casos de Covid-19 e 50% no número de mortes pela doença no mês de fevereiro. Foram ao todo mais 574 novos casos e outras 11 mortes nos últimos 30 dias no município.

Andradas tem até o momento 1.464 casos confirmados, com 33 mortes pelo novo coronavírus.

Fonte: G1 Sul de Minas

Ocupações de leitos de UTI e de enfermaria voltam a preocupar em hospitais do Sul de MG

Em Santa Rita do Sapucaí, ocupação de UTI chegou a 100%; já em Itajubá, a ocupação de leitos de enfermaria é de 163% no Hospital de Clínicas.





A ocupação de leitos de enfermaria e de UTI por Covid-19 começa a preocupar em algumas cidades do Sul de Minas. Em Santa Rita do Sapucaí (MG), o número de leitos de UTI atingiu 100% de lotação nesta sexta-feira (26). Já em Itajubá, a taxa de ocupação na enfermaria Covid atingiu 163% no Hospital de Clínicas de Itajubá (HCI).

Conforme a prefeitura de Santa Rita do Sapucaí, 12 pacientes estão internados na cidade, o que faz com que o Hospital Antônio Moreira da Costa esteja com 100% de ocupação em leitos de UTI. Um paciente da cidade também está internado em UTI no Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre.

Já em Itajubá, conforme o último boletim divulgado pelo Hospital de Clínicas, a instituição está com uma ocupação de 163,3% nas enfermarias e 95% na UTI. Sendo o hospital, 68 pacientes estão internados na instituição, sendo que 42 já testaram positivo para a Covid-19 e outros 26 aguardam o resultado de exames.

Em Pouso Alegre, conforme a prefeitura, a ocupação já é de 80% para leitos de enfermaria e 90% para leitos de UTI.

Conforme os últimos dados do "Painel de Monitoramento" da Secretaria de Estado de Saúde, a ocupação atual de leitos de enfermaria no Sul de Minas é de 47,34%, enquanto a ocupação de leitos de UTI é de 70,41%. Há uma semana, a taxa de ocupação de leitos de UTI na região era de 63,10%, enquanto a de leitos de enfermaria era de 48,84%.

Fonte: G1 Sul de Minas

Sindicato anuncia o fim da greve dos caminhoneiros em Minas

A decisão foi tomada após uma reunião entre a entidade e os secretários de Estado de Governo, Igor Eto, e de Planejamento, Otto Levy, na noite desta sexta-feira (26).



O Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque-MG) anunciou, na noite desta sexta-feira (26), que suspendeu a greve da categoria. 

A decisão foi tomada após uma reunião entre a entidade e os secretários de Estado de Governo, Igor Eto, e de Planejamento, Otto Levy, na noite desta sexta-feira (26).

“Mediante compromisso do governo, a categoria decidiu suspender a greve e voltar às suas atividades. Colocamos nosssos pleitos e na próxima semana será marcada data para que a entidade possa se reunir com o governo e dar sequência a essa pauta”, afirmou Irani Gomes, presidente do Sindtanque-MG. 

A categoria pede uma redução na alíquota do ICMS sobre o diesel. “Esperamos que o governo possa olhar para essa categoria, tão sofrida devido ao aumento do óleo diesel, que representa mais de 60% no valor do frete”, completou.

 

Demanda

Mais cedo, o governador Romeu Zema publicou nas redes sociais que criaria um grupo de trabalho na próxima semana para estudar uma possibilidade de se atender à demanda dos tanqueiros, que pedem uma redução na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o diesel.

“Reduzir impostos é um desejo meu e um compromisso desse Governo, vamos continuar perseguindo esse objetivo tão logo a situação fiscal do Estado e as limitações legais trazidas por ela nos permitam. Até lá, temos de construir alternativas e vamos buscá-las em conjunto”, disse Zema, reafirmando que irá negociar com a categoria.

Mas não será fácil para o governo ceder à exigência dos tanqueiros. “No momento, em virtude da situação financeira do Estado, a Lei de Responsabilidade Fiscal exige uma compensação para aumentar receita em qualquer movimento de renúncia fiscal, o que não torna possível a redução da alíquota”, afirmou o governo de Minas por meio de nota.

Disse ainda para que as alíquotas de ICMS de quaisquer produtos sejam alteradas (elevadas ou reduzidas), é exigido, por lei, que a proposta seja votada e aprovada pelos deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Atualmente, o Estado cobra 31% de ICMS sobre a gasolina, que é a segunda maior alíquota do país, e 15% sobre o diesel. Em 2020, a arrecadação do ICMS no Estado chegou a R$ 9,9 bilhões, dos quais 35,4% (R$ 3,5 bi) referem-se ao ICMS do diesel.

Fonte: O TEMPO

Nova remessa de vacinas contra a Covid-19 chega ao Sul de Minas

 As vacinas chegaram na manhã desta sexta-feira (26) em Alfenas (MG) e foram entregues para as Regionais de Saúde, que farão as distribuições para os municípios.




Uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 chegou na manhã desta sexta-feira (26) em Alfenas (MG). As doses chegaram por volta de 10h45 no aeroporto de Alfenas (MG) para serem distribuídas para as outras Superintendências Regionais de Saúde da região, localizadas na cidade e também em Passos, Pouso Alegre e Varginha. Representantes de cada regional acompanharam a chegada dos imunizantes.

As doses CoronaVac e AstraZeneca foram distribuídas para as regionais e depois serão entregues aos municípios do Sul de Minas. Segundo o governo de Minas Gerais, as vacinas serão utilizadas para imunizar idosos acima de 80 anos e trabalhadores da saúde.

Na última quarta-feira (24), Minas Gerais recebeu 357.400 doses de vacina contra a Covid-19. A nova remessa contém 220 mil doses da vacina de Oxford (AstraZeneca/ Fiocruz), que devem ser todas aplicadas, e 137.400 da CoronaVac, do Instituto Butantan, que serão divididas para a aplicação de duas doses.

A distribuição dos imunizantes para os municípios deve começar na próxima segunda-feira (1º).

Fonte: G1 Sul de  Minas

PM apreende droga e conduz 04 pessoas por tráfico, em Cruzília

 


Em Cruzília, na noite dessa quinta-feira (25), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de tráfico de drogas após recebimento de uma denúncia anônima.

Os militares realizavam uma operação “Batida Policial” na Rua Odon Silveira, Bairro Vila Magalhães, quando foram informados que duas pessoas tinham acabado de sair da casa de um cidadão conhecido pela prática do tráfico de drogas.

Os policiais iniciaram o rastreamento e conseguiram abordar as duas pessoas que estavam na residência, sendo um jovem de 27 anos e outro de 29 anos. No momento da abordagem o autor de 29 anos ainda tentou dispensar 02 papelotes de cocaína, os quais foram recolhidos.

Ao serem indagados sobre a droga eles disseram que adquiriram na casa em que estavam.

De imediato os militares foram até o imóvel do autor, um jovem de 22 anos, e ao entrarem, o irmão dele, um adolescente de 16 anos, arremessou algo no quintal de uma residência vizinha.

Ao checar o que ele havia jogado no vizinho foram encontrados 02 invólucros contendo cocaína.

Na residência do autor foram localizados mais 06 invólucros contendo cocaína, além de 13 buchas de maconha e a quantia de R$ 432,00.

Diante do flagrante os infratores foram conduzidos à Delegacia de plantão de São Lourenço, juntamente com os materiais apreendidos, para as devidas providências.

Fonte: 57º BPM

Pai é preso por praticar “estupro de vulnerável” com filha em plena via pública

O crime foi praticado em via pública e na presença de várias pessoas



Nesta quinta-feira, 25, em Boa Esperança, no Sul de Minas, os policiais civis passavam pela ponte do Lago dos Encantos, quando perceberam a presença de um homem e uma criança em atitude suspeita. Os policiais monitoraram a situação e perceberam que, por diversas vezes, o homem manteve comportamento estranho com a criança, dando nela beijos na boca e acariciando as partes íntimas.

Segundo polícia, o homem disse que era pai da criança. Ele foi preso em flagrante, pela prática do crime de estupro de vulnerável.

De acordo com a polícia, a criança confirmou os fatos, informando que o pai é muito carinhoso, por amá-la demais, reconhecendo que o pai tem o hábito de lhe beijar na boca e acariciar seu corpo. O preso, por sua vez, confessou o crime, alegando não entender por aquilo era imoral, já que era pai da vítima. Ele ressaltou que já tinha sido alertado por terceiros sobre sua conduta e mesmo assim, por acreditar que não existia irregularidades, manteve seu hábito.

O Conselho Tutelar foi acionado e assumiu a responsabilidade imediata pela vítima. O preso foi encaminhado ao presídio de Elói Mendes, após ter ratificada sua prisão em flagrante delito. Segundo o Delegado de Polícia, Dr. Alexandre Boaventura Diniz, o crime é de extrema gravidade, já que a criança passou a idealizar uma relação de amor com o pai, sem entender o caráter ilícito da conduta. “Se de um lado a prisão é importante para encerrar a prática criminosa, de outro lado, é difícil imaginar o sofrimento pelo qual passará a vítima”. Explica Alexandre.

A equipe policial, composta pelos investigadores Sabrina F. Marques e Fabiano S. L. Ramos, chamaram a atenção ao fato de que o crime foi praticado em via pública, à luz do dia, na presença de várias pessoas, sem que a polícia sequer fosse acionada. Eles destacam que fatos assim devem ser imediatamente comunicados a Polícia Civil ou Militar, para que as medidas necessárias sejam tomadas.

Estado confirma mais 24 mortes e outros 857 casos de Covid-19 no Sul de Minas

 

Com os novos dados, a região chegou a 99.569 casos confirmados do novo coronavírus, com 2.094 mortes.




Mais 24 mortes e outros 857 novos casos de Covid-19 foram confirmados no Sul de Minas em boletim divulgado nesta quinta-feira (25) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Com os novos dados, a região chegou a 99.569 casos confirmados do novo coronavírus, com 2.094 mortes.

Estes dados são referentes ao balanço publicado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais e podem apresentar divergências com os já divulgados por prefeituras, devido a períodos diferentes de fechamento.

As novas mortes confirmadas pela SES-MG ocorreram em:

  • +5 Poços de Caldas
  • +3 Guaxupé
  • +2 Cabo Verde e Itajubá
  • +1 Alterosa, Boa Esperança, Campo Belo, Carmo da Cachoeira, Carmo do Rio Claro, Cássia, Congonhal, Jacutinga, Pratápolis, Silvianópolis e Três Corações

* No boletim desta quinta-feira, a SES-MG também confirmou o que seria a 1ª morte de Ibitiúra de Minas. No entanto, em contato posterior, a assessoria da prefeitura informou que o município não tem mortes registradas pela Covid-19.

Já os novos casos foram registrados em 90 cidades:

  • +140 Pouso Alegre
  • +70 Varginha
  • +62 Andradas
  • +50 Itajubá
  • +47 Boa Esperança
  • +40 São Sebastião do Paraíso
  • +36 Extrema
  • +34 Poços de Caldas
  • +29 Monte Sião
  • +18 Alfenas
  • +17 Conceição dos Ouros e Machado
  • +16 Perdões
  • +14 Itamonte e Lavras
  • +12 Passos
  • +11 São Lourenço
  • +9 Elói Mendes
  • +8 Campanha e Santa Rita do Sapucaí
  • +7 Três Corações, Baependi, Caxambu, Lambari e Nepomuceno
  • +6 Caldas, Ibiraci e Itaú de Minas
  • +5 Cabo Verde, Albertina, Bueno Brandão, Jesuânia, Nova Resende e Paraguaçu
  • +4 Cachoeira de Minas, Cristais, Cruzília, Guaranésia, Ipuiúna, Itamogi, Ouro Fino e São Gonçalo do Sapucaí
  • +3 Guaxupé, Borda da Mata, Cambuí, Campos Gerais, Cristina, Divisa Nova, Itanhandu, Jacuí, Paraisópolis, Piranguçu, Piranguinho, Santa Rita de Caldas e São João Batista do Glória
  • +2 Congonhal, Aguanil, Areado, Bom Repouso, Carmo de Minas, Delfinópolis, Estiva, Heliodora, Itumirim, Monte Belo, Pedralva, Pouso Alto, São José da Barra, São Sebastião da Bela Vista, São Tomás de Aquino e Serranos
  • +1 Alterosa, Carmo do Rio Claro, Pratápolis, Bandeira do Sul, Bom Jesus da Penha, Bom Sucesso, Botelhos, Cambuquira, Campestre, Cana Verde, Candeias, Conceição Aparecida, Coqueiral, Dom Viçoso, Ilicínea, Passa Quatro, São João da Mata, Serrania e Turvolândia

  • Até o momento, em Minas Gerais, são 862.502 casos confirmados de Covid-19, com 18.135 mortes. Conforme a SES-MG, 785.920 pessoas estão recuperadas.
  • Fonte: G1 Sul de Minas

PM apreende 09 tabletes de maconha após denúncia, em Caxambu




Em Caxambu, no final da tarde dessa quarta-feira (24), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de tráfico de drogas após o recebimento de uma denúncia anônima.


A PM recebeu a informação de que uma mulher trajando blusa preta e boné branco estaria na companhia de um homem levando drogas em um carrinho de supermercado na BR 267, próximo ao Bairro Monjolinho.

Os militares foram ao local e conseguiram abordar a mulher, se tratando de uma doméstica de 58 anos.

Ela relatou que foi surpreendida por um automóvel de cor preta, em alta velocidade, o qual a atropelou e na sequência conseguiu observar que certos objetos eram arremessados do veículo em direção a vegetação existente às margens da rodovia.

A doméstica ainda mencionou que uma viatura da Polícia Rodoviária Federal perseguia o veículo e, mesmo diante do atropelamento, não parou para socorrê-la. Ao verificar o que havia sido jogado na mata, ela notou que se tratavam de 09 tabletes de maconha e após recolhê-los, disse que estava procurando um local seguro para acionar a PM e entregar a droga.

Diante das informações, os militares contataram a Polícia Rodoviária Federal, sendo informado que eles perseguiam um veículo VW/Gol, de cor preta, o qual teria tomado rumo a cidade de Baependi/MG. Já os policiais daquele município foram informados que um veículo com as mesmas características havia se envolvido em um acidente de trânsito na entrada da cidade, quando se chocou contra um carro que estava estacionado e em seguida fugiu.

Durante o rastreamento em busca da identificação do condutor e maiores dados do referido veículo, as equipes da PM receberam uma denúncia de que o condutor seria um jovem de 25 anos e inclusive o pai dele estaria no local do acidente negociando os danos causados por seu filho.

Em virtude da denúncia os policiais foram até a casa do denunciado e conversaram com a mãe dele, a qual disse que seu filho não se encontrava e que o pai dele teria saído irritado dizendo que ia tentar resolver um problema grave causado por seu filho.

Apesar do intenso rastreamento, nem o jovem e nem o veiculou foram localizados, sendo as drogas apreendidas e encaminhadas à Delegacia de Polícia para as devidas providências.

A doméstica também foi orientada quanto as medidas cabíveis.

Fonte: 57º BPM

Menina de 1 ano e 8 meses é procurada após pai pegar filha e cometer suicídio

 Corpo do pai foi encontrado às margens do rio Sapucaí e uma sandália da filha foi encontrada no local.




Uma busca sem fim para duas famílias de Silvianópolis e Turvolândia, cidades vizinhas, no Sul de Minas. Uma criança de 1 ano e 8 meses está desaparecida desde a manhã desta quarta-feira (24). O próprio pai seria o responsável pelo desaparecimento da criança. Ele não aceitou o pedido de separação da mãe da filha e cometeu suicídio.

A família da menina começou as buscas pela pequena Lara Sophia nas primeiras horas da manhã desta quarta. A reportagem do Terra do Mandu conversou com um tio da criança. Ele contou que o pai pegou a criança na noite anterior, em Turvolândia, dizendo que iria levar a filha para a casa da avó, em Silvianópolis.

Na terça, a mãe da menina havia pedido a separação. Segundo o irmão da jovem de 18 anos, o casal estava junto a cerca de três anos. Essa era a primeira vez que decidiram se separar e o rapaz, de 19 anos, saiu de casa levando a filha para, supostamente, apenas passar a noite na casa da avó, em Silvianópolis. Ainda na noite de terça, o rapaz ligou para a mãe da criança, questionando se seria mesmo aquela decisão.

Quando o dia clareou, a mãe ligou para saber da filha. Mas não teve nenhuma notícia. Ela registrou um boletim de ocorrência e foi iniciada a procurar do rapaz e da criança.

Já no período da tarde, o corpo do rapaz foi encontrado às margens do Rio Sapucaí, em Silvianópolis. A criança permanece desaparecida. De acordo com a polícia e com o tio da menina, um sapatinho dela foi encontrado próximo ao rio, na mesma área onde o corpo do pai estava.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Pouso Alegre fez varredura por toda área durante o dia e parte da noite. O trabalho foi encerrado por volta das 22h e será retomado na quinta-feira (25) pela manhã.

Fonte: Terra do Mandu

"Eu sempre soube que ele estava vivo", diz filho que ficou 27 anos sem ver o pai

“A distância esfriou o sentimento, cheguei a ter medo de não ser aceito por ele. Ele é meu pai e estamos reconstruindo a nossa relação”, disse o filho.




Aos 10 anos, Girlei Barroso, de 37 anos, viu o pai sair de Belo Horizonte para trabalhar e não voltar. A espera durou 27 anos e o reencontro só foi possível após ajuda da Polícia Civil, que encontrou Geraldo Barroso, de 61 anos, na cidade de São Bento Abade, no Sul de Minas, em janeiro deste ano.

“Meu pai foi encontrado em uma casa na beira da estrada, sem água e luz. Quando ele foi para o Mato Grosso trabalhar, eu tinha um amor muito forte por ele. Mesmo as pessoas falando que ele podia ter morrido, eu nunca desisti deste encontro. Eu sempre soube que ele estava vivo”, disse Girlei ao G1.

Quando a polícia localizou o pai, Girlei pegou um ônibus e foi até ele. No dia seguinte, uma irmã de Geraldo foi até o Sul de Minas rever o irmão e pedir para ele ir morar com ela.

Geraldo, que tem outros três filhos, chegou a vir para a capital mineira, mas após 40 dias voltou para São Bento Abade.

“A distância esfriou o sentimento, cheguei a ter medo de não ser aceito por ele. Por causa da pandemia não estamos viajando, mas nos falamos sempre. Ele é meu pai e estamos reconstruindo a nossa relação”, disse Girlei.

O encontro de famílias é realizado pela Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida da PC. Quem tem interesse de encontrar uma pessoa desaparecida pode ir até a Avenida Brasil, 464, no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte.

Fonte: G1

Levantamento aponta aumento de infecções de jovens pela Covid-19 em Varginha

Faixa etária entre 30 e 39 anos é a que concentra o maior número de casos.



Um levantamento da Secretaria de Saúde de Varginha (MG) aponta que aumentou o número de infecções de pessoas mais jovens pela Covid-19. A faixa etária com maior número de casos é a entre 30 e 39 anos: 23,76%.

"Principalmente porque são pessoas economicamente ativas, que estão no mercado de trabalho, seja ele formal ou informal, são pessoas que saem mais, que têm uma mobilidade urbana maior, são pessoas que têm um poder maior de viajar, são pessoas que apesar de tudo se sentem rígidas e não se encontram nos boletins de mortalidade da Covid-19, então eles engrossam realmente a estatística de incidência de casos e são na verdade vínculos com os idosos e grupos de risco, que normalmente os têm como eles não só dentro do domicílio, como nos locais de trabalho", disse o secretário de Saúde, Luiz Carlos Coelho.

Outra faixa etária que também representa muito dos casos está entre 20 e 29 anos: 19,67%.

"A preocupação com adolescente ou adulto jovem é real desde o primeiro momento. Primeiro porque é o grupo que mais negacionista é, é o grupo que menos adere às medidas de prevenção, é o grupo que não conseguiu introjetar para si um novo comportamento de menor risco social e não consegue o distanciamento social. É aquele grupo que não entendeu e não conseguiu ainda partir para um novo comportamento de não aglomerar, então é você tentar fazer um contra-fluxo do comportamento que já é habitual do jovem, o jovem aglomera, o jovem se abraça, o jovem está sempre em grupos, em guetos, eles aglomeram nas casas, nos quintais, nas esquinas, nas conveniências, nos bares, onde quer que seja, onde estiver aberto nem que seja uma praça você tem jovens e você tem a dificuldade do uso de máscara, dificuldade de higienização das mãos e um comportamento negacionista, um comportamento de não entender a pandemia e ao mesmo tempo por não se ver nos boletins de óbitos e internações, obviamente isso reforça para eles um comportamento de maior risco", completou o secretário.

Conforme dados da prefeitura, Varginha tem hoje 5.803 casos confirmados do novo coronavírus, com 107 mortes.

Fonte: G1 Sul de Minas

Suspeito de matar e roubar homem que teve corpo localizado próximo a lixão é preso em São Lourenço


Crime aconteceu no dia 23 de janeiro. Polícia Civil informou que suspeito pode responder por latrocínio e por causar incêndio.


O suspeito de matar e roubar um homem de 30 anos em janeiro foi preso nesta terça-feira (23) em São Lourenço (MG). No dia 23 de janeiro, a Polícia Militar encontrou o corpo de um homem que estava desaparecido há cerca de cinco dias em uma fazenda, próximo a um lixão, em São Lourenço.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito, um jovem de 18 anos, foi identificado e ouvido nesta segunda-feira (22). Ele confessou o crime, mas apresentou uma versão com inconsistências sobre a motivação e circunstâncias da morte.

A Polícia Civil informou que o mandado de prisão temporária foi cumprido nesta terça-feira. Ao chegar à delegacia, o suspeito apresentou uma nova versão.

Os policias informaram que ele confessou ter matado a vítima para roubar o dinheiro do homem. Ainda de acordo com o relato, o suspeito seria pago para ter relações sexuais com a vítima, que recusou se a pagar. O homem foi morto com um canivete e a caminhonete da vítima foi incendiada pelo jovem.


Na casa do suspeito foram apreendidos o canivete e as roupas utilizadas no dia do crime. O celular da vítima foi localizado com outra pessoa, que foi presa em flagrante por receptação do objeto.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, uma testemunha foi identificada, ouvida e liberada. O material genético do suspeito foi coletado.

A Polícia Civil informou que o suspeito de matar o homem pode responder por latrocínio e por causar incêndio, além de caracterizar homofobia. Ele foi encaminhado ao presídio de Santa Rita do Sapucaí (MG).



Fonte: G1 Sul de Minas


Prefeitura de Itajubá decretou toque de recolher, pelo aumento de casos da Covid

Documento foi publicado pela administração municipal na noite desta terça-feira (23) e tem validade até 8 de março.




A medida vale até o dia 8 de março e a população de Itajubá fica impedida de circular pelas ruas do município das 23h de um dia até as 5h do outro.

A publicação foi feita nas redes sociais da administração municipal com vídeo em que o prefeito Christian Gonçalves (DEM) explica a medida tomada. De acordo com o decreto, além do toque de recolher, bares e restaurantes poderão permanecer com serviços presenciais até as 22h.

“Além de prefeito de Itajubá, também sou empresário na nossa cidade e gostaria que nossos negócios estivessem funcionando a todo vapor. Por conta da Covid-19 eles não estão. Também sou pai de duas filhas e gostaria que elas estivessem na escola, mas por conta da Covid-19 elas também não estão. Estamos trabalhando de forma incansável para combater a pandemia. Tivemos um aumento considerável de casos e por conta desse aumento estamos tomando essas medidas”, disse o prefeito.

O vice-prefeito, Nilo Baracho, também destacou o aumento de casos e número de internações. De acordo com ele, a capacidade hospitalar está próxima do esgotamento.

Ficam excetuadas da vedação prevista no caput deste artigo as hipóteses de deslocamento de pessoas para ida a serviços de saúde ou situações em que fique comprovada a necessidade ou urgência.

De acordo com o decreto, a de circulação pelas ruas não se aplica aos servidores, funcionários e colaboradores que atuam nas unidades públicas ou privadas de saúde e segurança, quando estiverem desempenhando as funções.

O documento também estabelece que estabelecimentos de hospedagem e atrativos culturais/naturais precisam respeitar o limite de 50% de ocupação da capacidade máxima.

Na justificativa do decreto, o prefeito esclarece que Itajubá pode adotar normas complementares ao Minas Consciente. Por isso, as medidas da Onda Vermelha. O maior objetivo da iniciativa é evitar a propagação do novo coronavírus, com o aumento considerável do número de casos e da demanda da ocupação de leitos disponíveis na rede hospitalar.

 

Boletim do dia 23 de Fevereiro

Itajubá contabiliza 2 (dois) novos óbitos ocorridos em 20 e 22 de fevereiro, respectivamente. Trata-se de um paciente de 73 (setenta e três) anos e de um paciente de 69 (sessenta e nove) anos, ambos com comorbidades.

Nesta terça-feira, dia 23 de fevereiro, 1 (um) óbito em investigação em Itajubá teve a causa da morte descartada para Covid-19 pelo CIEVS-Minas (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais).

O “Boletim Epidemiológico Diário” é o canal oficial da Prefeitura Municipal de Itajubá para informar a população e profissionais de saúde do município sobre os últimos dados relacionados ao coronavírus na cidade. Ele inclui informações como os números e a taxa de ocupação em leitos de suporte ventilatório e de UTI do Hospital de Clínicas e Santa Casa, além do número de vacinados no município.

A cidade contabiliza, até o momento, 3455 (três mil quatrocentos e cinquenta e cinco) casos confirmados de Covid-19, sendo 3234 (três mil duzentos e trinta e quatro) considerados curados, 111 (cento e onze) em tratamento e 110 (cento e dez) óbitos.



Fonte: Jornal O Aperitivo