Documento foi publicado pela administração municipal na noite desta terça-feira (23) e tem validade até 8 de março.
A medida vale até o dia 8 de março e a população de Itajubá fica impedida de circular pelas ruas do município das 23h de um dia até as 5h do outro.
A publicação foi feita nas redes sociais da administração municipal com vídeo em que o prefeito Christian Gonçalves (DEM) explica a medida tomada. De acordo com o decreto, além do toque de recolher, bares e restaurantes poderão permanecer com serviços presenciais até as 22h.
“Além de prefeito de Itajubá, também sou empresário na nossa cidade e gostaria que nossos negócios estivessem funcionando a todo vapor. Por conta da Covid-19 eles não estão. Também sou pai de duas filhas e gostaria que elas estivessem na escola, mas por conta da Covid-19 elas também não estão. Estamos trabalhando de forma incansável para combater a pandemia. Tivemos um aumento considerável de casos e por conta desse aumento estamos tomando essas medidas”, disse o prefeito.
O vice-prefeito, Nilo Baracho, também destacou o aumento de casos e número de internações. De acordo com ele, a capacidade hospitalar está próxima do esgotamento.
Ficam excetuadas da vedação prevista no caput deste artigo as hipóteses de deslocamento de pessoas para ida a serviços de saúde ou situações em que fique comprovada a necessidade ou urgência.
De acordo com o decreto, a de circulação pelas ruas não se aplica aos servidores, funcionários e colaboradores que atuam nas unidades públicas ou privadas de saúde e segurança, quando estiverem desempenhando as funções.
O documento também estabelece que estabelecimentos de hospedagem e atrativos culturais/naturais precisam respeitar o limite de 50% de ocupação da capacidade máxima.
Na justificativa do decreto, o prefeito esclarece que Itajubá pode adotar normas complementares ao Minas Consciente. Por isso, as medidas da Onda Vermelha. O maior objetivo da iniciativa é evitar a propagação do novo coronavírus, com o aumento considerável do número de casos e da demanda da ocupação de leitos disponíveis na rede hospitalar.
Boletim do dia 23 de Fevereiro
Itajubá contabiliza 2 (dois) novos óbitos ocorridos em 20 e 22 de fevereiro, respectivamente. Trata-se de um paciente de 73 (setenta e três) anos e de um paciente de 69 (sessenta e nove) anos, ambos com comorbidades.
Nesta terça-feira, dia 23 de fevereiro, 1 (um) óbito em investigação em Itajubá teve a causa da morte descartada para Covid-19 pelo CIEVS-Minas (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais).
O “Boletim Epidemiológico Diário” é o canal oficial da Prefeitura Municipal de Itajubá para informar a população e profissionais de saúde do município sobre os últimos dados relacionados ao coronavírus na cidade. Ele inclui informações como os números e a taxa de ocupação em leitos de suporte ventilatório e de UTI do Hospital de Clínicas e Santa Casa, além do número de vacinados no município.
A cidade contabiliza, até o momento, 3455 (três mil quatrocentos e cinquenta e cinco) casos confirmados de Covid-19, sendo 3234 (três mil duzentos e trinta e quatro) considerados curados, 111 (cento e onze) em tratamento e 110 (cento e dez) óbitos.
Fonte: Jornal O Aperitivo