Minas tem previsão de frio intenso na próxima semana

 



Defesa Civil nacional emitiu alerta para os próximos dias nesta quinta-feira. Sul do Estado tem previsão de baixas temperaturas.

A Defesa Civil Nacional emitiu um alerta nesta quinta-feira (27) de frio intenso no país nos próximos dias. A frente fria deve chegar a Minas Gerais entre segunda-feira (31) e terça-feira (1º) de acordo com a previsão do órgão.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a frente fria será seguida de uma massa de ar frio de origem polar e deve avançar pelo Sul e, ao longo da semana, influenciar as temperaturas no Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil.

A projeção é de que nos Estados do Sul haja uma queda de até 15ºC nas temperaturas em comparação com esta semana. Na segunda-feira pela manhã o frio vai atingir o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, que terá queda de temperatura em todo o estado até o fim do dia. Existe a possibilidade de nevar entre o Planalto Sul Catarinense e a região dos Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul, na noite de segunda-feira e madrugada de terça-feira. Paraná, parte Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo também serão afetados pela onda de frio.

A massa de ar frio deve se deslocar para o Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil entre segunda e terça-feira. A parte sul de Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás e Amazonas também vão registrar baixas temperaturas, além de todo o Estado do Rio de Janeiro.

O coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, Tiago Molina Schnorr, alertou para os perigos que o frio intenso pode causar à população e faz recomendações. “Com esse panorama, recomenda-se especial atenção com as populações mais vulneráveis, como crianças, idosos e enfermos, além das pessoas em situação de rua. Ingerir bastante líquido, evitar locais fechados e se manter aquecido estão entre os principais cuidados. Vale destacar, também, a atenção com os animais de estimação, que precisam ser abrigados e protegidos do frio", afirmou.

Segundo a Defesa Civil, essas medidas "são de grande importância na prevenção de gripe, resfriados, pneumonia e demais doenças respiratórias" e o cuidado deve ser ainda maior com crianças e idosos, que são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio.

A onda de frio deve permanecer no País até o fim da próxima semana. Locais mais altos da região Sul podem registrar temperaturas negativas e geadas até quinta-feira (3).
Fonte: O TEMPO

Governo assina protocolo para viabilizar retomada de ferrovia no Sul de Minas

 



Desativado há mais de uma década, o trecho Lavras-Varginha foi analisado no contexto do Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais.

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) assinou, nesta quinta-feira (27/10), protocolo de intenções com o Governo Federal para viabilizar a delegação ao Estado da ferrovia localizada no trecho Lavras-Varginha. O documento foi firmado sob intermédio do Ministério da Infraestrutura. O objetivo é que o Executivo mineiro possa promover um chamamento público, visando a participação de interessados na obtenção de autorização para exploração indireta da ferrovia que deve se tornar a primeira shortline autorizada em Minas Gerais.

Desativado há mais de uma década, o trecho Lavras-Varginha foi analisado no contexto do Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais (PEF Minas) e, ainda durante os estudos, ganhou destaque devido à importância logística para a região. Outro ponto positivo foi a pré-viabilidade econômico-financeira da ferrovia, que despertou o interesse de empresários da região que já cogitam assumir o trecho e retomar a operação ferroviária.

A estimativa é que os investimentos privados possam chegar a R$ 500 milhões para viabilizar a operação ferroviária de todo o trecho.



Extensão

O trecho de 130 quilômetros de extensão se encontra sob a concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que já manifestou, junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o interesse em devolvê-lo ao Estado.

Por força da Deliberação nº 244, de 23 de julho de 2021, a FCA terá o prazo de 30 meses para recapacitar o trecho e devolvê-lo em condições operacionais para que as operações sejam retomadas. A revitalização está estimada em R$ 140 milhões.

“A ferrovia Lavras-Varginha é de extrema importância para ampliar, ainda mais, o desenvolvimento econômico do Sul de Minas. Para se ter uma ideia, a retomada das operações deste trecho tem potencial de multiplicar a capacidade de escoamento de sacas de café produzidas na região pelo porto seco de Varginha”, ressalta o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato.

Shortlines

As chamadas shortlines ferroviárias são linhas menores que se conectam com ferrovias troncais e servem como complemento da malha ferroviária estruturante do estado.

Em Minas Gerais, a implantação desta modalidade de ferrovia foi regulamentada pela Lei 23.748/2020 e por meio de decreto assinado pelo governador Romeu Zema em junho de 2021.

A exploração das shortlines por meio de autorização governamental propiciará o aproveitamento de ferrovias abandonadas e ainda a construção de novas linhas de uma forma desburocratizada, sendo o empreendedor privado parte fundamental para o aumento do nível de investimentos no setor, além de promover um avanço na gestão ferroviária, quebrando um paradigma de modelos únicos de concessão.

Essa exploração pode ocorrer pelo prazo mínimo de 25 anos e máximo de 99 anos, com a possibilidade de prorrogação por iguais e sucessivos períodos. Além da via férrea, o autorizatário poderá explorar as faixas de domínio, de forma independente, sem compartilhamento de recursos com o Estado.



Plano Estratégico Ferroviário

O Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais (PEF Minas) foi entregue em julho de 2021 e faz parte de um amplo planejamento do Governo de Minas Gerais para o desenvolvimento ferroviário. Conduzido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e acompanhamento da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), o plano foi elaborado pela Fundação Dom Cabral (FDC) e patrocinado pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).

A estratégia contou, ainda, com a parceria da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O documento elenca propostas, agrupadas por áreas temáticas, como transporte ferroviário regional de passageiros, transporte de cargas e transporte turístico. Todas analisadas de forma multicriterial, levando em consideração os contextos econômico-financeiro, operacional, de desenvolvimento regional e social e sustentabilidade.
Fonte: O TEMPO

Polícia prepara operação para resultado das eleições no domingo

 



Ações estão sendo coordenadas para o policiamento de possíveis comemorações e eventuais problemas após as apurações das urnas.

Mais de 35 mil policiais militares estarão empenhados nas ações de policiamento durante o segundo turno das eleições de 2022, neste domingo (30/10). E diferentemente do primeiro dia de votação, no dia 2 de outubro, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) preparou operações para o pós-apuração das urnas e possíveis comemorações dos eleitores.

O planejamento foi repassado durante coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (27/10). Conforme o comandante-geral da PMMG, coronel Rodrigo Rodrigues, assim como no primeiro turno, todas as 853 cidades mineiras receberão reforços no efetivo policial e um oficial. Além disso, 4.800 mil viaturas da corporação e todas as aeronaves do Estado estarão disponíveis para atender ocorrências.

“O policiamento que nós efetivamos no primeiro turno, nós vamos estar replicando ele para todo o Estado, tanto na capital quanto no interior. De fato, esse planejamento que nós fizemos ao longo dos meses, nós tivemos uma parceria integrada com o Tribunal Regional Eleitoral, então foi criado um COP [comando de operações] para a atuação dos nosso militares”, disse o comandante.

Para o fim das apurações das urnas, o serviço de inteligência da PMMG tem monitorado as redes sociais para conseguir antecipar as informações de possíveis aglomerações e, assim, direcionar o policiamento com antecedência. Em Belo Horizonte, pontos já conhecidos, como Praça da Estação, Praça Sete e Praça da Liberdade, já possuem operações montadas, inclusive, com desvio de trânsito.

“A rede social traz uma realidade que nem sempre é verdadeira. Nas redes sociais as discussões são acaloradas e, nem sempre, elas se concretizam na vida real, no dia a dia das eleições, como foi no primeiro turno, quando não aconteceu nenhuma ocorrência de grande repercussão. A gente acredita que isso vai se repetir", afirmou o diretor de Apoio Operacional da corporação, coronel Flávio Godinho.

Coronel Rodrigues não está preocupado com a liberação da venda e consumo de bebidas alcoólicas no dia da eleição. “Com relação à Lei Seca, foi uma decisão já tomada. E como aconteceu também no primeiro turno, nós vamos replicar da mesma forma, vocês viram que a polícia militar está pronta e preparada para atuar conforme demanda, conforme cada caso. É o que acontece quando ocorre um grande jogo, uma final de campeonato, é o que a gente está preparado e pronto para atuar”, disse.



Eleições 2022



O primeiro turno das eleições de 2022 foi realizado em 2 de outubro. Naquela data, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi escolhido por 48,43% dos eleitores, o equivalente a 57.259.504 votos. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, terminou com 43,2%, ou 51.072.345 votos.

Os outros candidatos mais lembrados pelos brasileiros foram Simone Tebet (MDB), com 4,16% (4.915.423 votos), e Ciro Gomes (PDT), com 3,04% (3.599.287 votos).

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram 118 milhões de votos válidos no primeiro turno, além de 1,9 milhão de votos brancos e 3,4 milhões nulos. Mais de 32 milhões de pessoas não compareceram para votar, o que corresponde a 20,95% do eleitorado.

O candidato eleito em segundo turno, realizado neste domingo (30/10), tomará posse em 1° de janeiro de 2023.



O "Beabá da Política"

A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.
Fonte: Estado de Minas

Decoração com concreto, a tendência incrível que Benoj trás para você!

  




Ícone do minimalismo e da arquitetura modernista, o concreto está em alta na decoração de interiores. Não só nas paredes de cimento queimado, já clássicas, mas também nos objetos. A onda nasceu com a criação de potinhos de suculentas, em referência às plantas que nascem e vivem em condições adversas.
Hoje, o material não está atrelado apenas à botânica. Tornou-se matéria-prima de diversos adornos.
Acompanhando essa tendência Benoj criou peças únicas, todas à mão, em um processo totalmente artesanal. Objetos incríveis utilizando esse material como peça-chave. O concreto aqui é puro amor, é design, é feito à mão, é transformado em peças únicas e com certeza vai levar mais beleza para a sua casa. Dependendo da criação, a peça pode trazer um ar urbano, moderno, rústico ou delicado ao ambiente.

Utilizamos variados materiais, técnicas e cores, a diversidade de formas e características específicas das peças e do processo tornam cada objeto final único.

Entre em contato pelas nossas redes sociais 

Página no Facebook  https://www.facebook.com/benojartearomas

Instagram Benoj Arte e Aromas

ou pelo Whatsapp (35) 98894-5861

 

PESO DE PORTA

BANDEJA E VASINHO

Vaso Vidro. concreto e pedras naturais

Vaso concreto resinado, vidro e pedriscos

Vaso em concreto e vidro, vasinho resinado com pedriscos
                             e bandeja multiuso de concreto resinada
Vasinho e bandeja em concreto resinados com pedriscos

Bandejinha em concreto com espelho

Bandeja em concreto com strass


Vaso multiuso, vidro, concreto e espelho

Cinzeiro concreto rústico granilite

 

Igreja é invadida e tem peças furtadas no Sul de Minas

 


Igreja invadida tem microfones furtados e imagens sacras danificadas.

Na madrugada desta terça-feira (11) a Igreja Sagrada Família, localizada no bairro Vila Rica, em Poços de Caldas, foi furtada, após indivíduos que ainda não foram identificados adentrarem no local pela janela dos fundos.

O padre após notar a invasão acionou a Polícia Militar que foi até o local averiguar o acontecido.

No total foram furtados 5 microfones e diversas imagens sacras foram danificadas.

Todas as informações foram encaminhadas para a Polícia Civil para investigação e identificação dos indivíduos.

Fonte: Onda Poços

Mais um homicídio no Sul de Minas, o quarto em 48 horas

 



Depois de dois homicídios e um feminicídio, mais um jovem de 21 anos foi morto a facadas, o crime aconteceu em São Lourenço.

Mais um caso de violência no Sul de Minas, depois de dois homicídios acontecidos no sábado, quando um caseiro foi assassinado a tiros em Boa Esperança por ladrões e um homem morreu esfaqueado em Borda da Mata após uma discussão em um bar (clique aqui para ver), mais um homicídio foi registrado, desta vez em São Lourenço.

O crime aconteceu ontem, segunda-feira, dia 10, no mesmo dia em que uma jovem de apenas 18 anos foi morta pelo seu ex-namorado com dez facadas na cidade de Fortaleza de Minas e exatamente no dia em que se celebrava o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher.

O homicídio ocorreu ontem (10), na cidade de São Lourenço se deu também depois de uma discussão em um bar. O suspeito de 32 anos foi preso pela Polícia Militar ainda com a faca usada para matar um jovem de 21 anos. Os militares quando chegaram ao local depararam com o suspeito correndo com uma faca nas mãos, ele foi detido. A faca, que tem aproximadamente 30 centímetros de lâmina, foi apreendida.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros foram acionados para atender ao jovem atingido, mas os profissionais do Samu constataram o óbito.



O suspeito disse à polícia que estava em um bar fazendo uso de bebidas alcoólicas com a vítima e, em dado momento, teve início a uma discussão. Ele contou que pegou uma faca que havia deixado escondida em um muro perto do bar, foi em direção ao jovem e atingiu várias facadas no pescoço e no abdômen dele.

O corpo do rapaz foi levado para o Instituto Médico Legal (IML), já o suspeito foi levado para a UPA onde passou por atendimento e logo em seguida foi preso em flagrante e entregue aos cuidados da Delegacia de Polícia Civil de São Lourenço.
Fonte: Jornal de Lavras

IPCA registra terceira deflação consecutiva e vai a -0,29% em setembro

 



No acumulado do ano, índice mantém alta de 4,09%; taxa registrada nos últimos 12 meses também registrou queda, indo para 7,17%, segundo o IBGE.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou o terceiro mês seguido com deflação, fechando setembro com queda de 0,29%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira, 11.

Segundo o IBGE, essa foi a menor variação para o mês de setembro desde o início da série histórica. No acumulado de 2022, o IPCA acumula uma alta de 4,09%, enquanto que, nos últimos 12 meses, a alta é de 7,17%, que fica abaixo do índice de 8,73% observado nos 12 meses anteriores.

Também houve queda em comparação com o mês de setembro de 2021, quando o IPCA foi de 1,16%.

Dos nove grupos pesquisados no IPCA, quatro tiveram queda no mês, com destaque para transportes (-1,98%), que contribuiu diretamente para a deflação no mês, com -0,41 ponto percentual. Comunicação (-2,08%) e Alimentação e Bebias (-0,51%) foram os que mais contribuíram para a queda, com -0,11 ponto percentual (p.p.) cada. O grupo de Artigos de Residência caiu 0,13% em setembro depois de ter subido 0,42% em agosto. Vestuário registrou a maior variação positiva do mês, com alta de 1,77.

Despesa Pessoais, Saúde e Cuidados Pessoais, Educação e Habitação também registraram alta, mas não superaram a marca de 1%.
Fonte: Jovem Pan

Consignado do Auxílio Brasil chega a R$ 111,8 milhões no primeiro dia

 



A modalidade tem desconto direto na folha de pagamento, com parcela mínima de R$ 15 e máxima de R$ 160.

O crédito consignado do Auxílio Brasil registrou nesta terça-feira (11), no primeiro dia de operações na Caixa, 43 mil contratos, resultando em um valor de R$ 111,8 milhões. Segundo o banco, a nova modalidade de empréstimo pode ajudar famílias que estão endividadas ou quem deseja empreender.

O novo consignado pode ser feito com pagamento em 24 meses, desde que a parcela mínima seja de R$ 15 e a máxima, de R$ 160, que equivalem a 40% do valor do benefício de R$ 400, e não dos atuais R$ 600, previstos até dezembro.

Na Caixa, a taxa de juros é de 3,45% ao mês, um pouco abaixo do limite de 3,50% estabelecido para todos os bancos pelo Ministério da Cidadania.

O Auxílio Brasil tem atualmente 21,1 milhões de famílias beneficiárias. Mas, para contratar o empréstimo, o beneficiário tem de receber o recurso há mais de 90 dias e não ter deixado de comparecer a convocações do ministério, para regularização de cadastro.



Além da Caixa, outros 11 bancos estão autorizados a realizar empréstimo consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil e do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

A modalidade é descontada diretamente na folha de pagamento. O beneficiário poderá comprometer até 40% do repasse permanente de R$ 400 do Auxílio Brasil, e não dos atuais R$ 600, valor que começou em agosto e está previsto para ser pago até dezembro. Dessa forma, o beneficiário poderá descontar até R$ 160 mensais, num prazo máximo de 24 meses.



Educação financeira



Além do acesso ao crédito, o programa vai oferecer ações de educação financeira. Ao contratarem o produto, os beneficiários terão de responder a um questionário que medirá os conhecimentos sobre o tema e a capacidade de administrar o empréstimo.

O bancos estão proibidos de ofertar o produto aos beneficiários ou fazer ação de marketing. Além disso, a medida só permite a modalidade de empréstimo consignado e veda empréstimo por cartão.

Será necessária a autorização do cliente para a contratação da operação. A autorização, portanto, deverá ser realizada por escrito ou por meio eletrônico. Não será aceita a autorização feita por telefone ou por meio de gravação de voz.

A regulamentação ainda obriga os bancos a informar a taxa de juros aplicada e a expressar o custo efetivo do empréstimo. Ficam vedadas a cobrança da TAC (Taxa de Abertura de Crédito) e de quaisquer outras taxas administrativas e proibido o estabelecimento de prazo de carência para o início do pagamento das parcelas.



Veja perguntas e respostas sobre o consignado do Auxílio Brasil

1 - O que é o crédito consignado do Auxílio Brasil?

É um tipo de empréstimo que permite que os beneficiários de programas assistenciais do governo federal, como Auxílio Brasil, tenham descontadas de seus benefícios as parcelas dos empréstimos contratados em instituições financeiras habilitadas pelo Ministério da Cidadania. As parcelas são descontadas diretamente do benefício todos os meses a juros mais baixos que os de mercado.



2 - Como será feito o empréstimo?

O empréstimo poderá ser feito pelo responsável da família beneficiária do Auxílio Brasil em instituições financeiras habilitadas pelo Ministério da Cidadania. A parcela do empréstimo pode ser de até 40% do valor do benefício. O pagamento será descontado mensalmente, direto no benefício da família.



3 - Quem pode contratar o empréstimo consignado?

Responsáveis das famílias recebedoras do Auxílio Brasil e titulares do BPC (Benefício de Prestação Continuada).



4 - A contratação de empréstimos consignados é obrigatória?

Não. Somente quem quiser poderá solicitar à instituição financeira a contratação. Nenhuma instituição poderá obrigar o beneficiário a fazer nenhum contrato.



5 - Em quais bancos posso fazer esse empréstimo?

Em qualquer instituição financeira habilitada pelo Ministério da Cidadania. Até agora são as seguintes instituições:

• Caixa Econômica Federal;

• Banco Agibank S/A;

• Banco Crefisa S/A;

• Banco Daycoval S/A;

• Banco Pan S/A;

• Banco Safra S/A;

• Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A;

• Facta Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento;

• Pintos S/A Créditos;

• QI Sociedade de Crédito Direto S/A;

• Valor Sociedade de Crédito Direto S/A; e

• Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A.



6 - Qual o prazo máximo para pagamento do empréstimo?

O empréstimo consignado em benefícios do Auxílio Brasil pode ser pago em até 24 parcelas mensais.



7 - Qual a taxa de juros do empréstimo?

A taxa máxima de juros permitida para o empréstimo consignado é de 3,5%. Porém cada instituição financeira pode adotar taxas menores do que essa. O beneficiário poderá pesquisar a taxa nas instituições financeiras para verificar qual a melhor proposta.



8 - Como é feito o pagamento do empréstimo?

A parcela é descontada automaticamente do valor mensal pago do benefício, durante o prazo contratado.
Fonte: R7

STJ afasta governador de Alagoas apoiado por Lula no 2º turno

 



Paulo Dantas (MDB) é investigado por suspeitas de desvio de dinheiro público na época em que era deputado estadual.

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) afastou Paulo Dantas (MDB) do cargo de governador de Alagoas. Ele é um dos alvos de uma operação da Polícia Federal deflagrada nesta terça-feira (11).

A determinação judicial atendeu a um pedido da Polícia Federa (PF). Os fatos apurados são da época que Dantas era deputado estadual. A suspeita é da prática de uso de funcionários fantasmas em seu gabinete.

O emedebista virou governador em maio, para um mandato tampão, após Renan Filho (MDB) deixar o cargo para disputar uma vaga ao Senado. A ministra do caso é Laurita Vaz. O afastamento do político tem prazo de 180 dias.

Dantas está no segundo turno da eleição para governador de Alagoas. Ele recebeu 46,64% dos votos válidos, enquanto seu adversário, Rodrigo Cunha (União), teve 26,74%.

O emedebista é apoiado apoiado pelo ex-presidente Lula e pela família de Renan Calheiros.
Fonte: Estado de Minas

Bolsonaro e Lula estão empatados, diz agregador da revista britânica The Economist

 


Publicação colheu resultados de diferentes levantamentos de institutos brasileiros e mostra candidatos com 50% das intenções.

A revista inglesa The Economist divulgou nesta segunda-feira (10) que o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão empatados nas intenções de voto para o segundo turno, cada um com 50%.

Os dados da publicação foram levantados por meio de um agregador de pesquisas, que colheu os resultados de diferentes levantamentos feitos por institutos brasileiros. A The Economist não divulgou os nomes das empresas que fizeram as pesquisas.

No primeiro turno, Lula obteve 57.259.504 votos (48,43%), enquanto Bolsonaro recebeu 51.072.345 (43,20%). A votação em segundo turno ocorre em 30 de outubro, o último domingo deste mês.

Fonte: R7

Com dólar em alta, exportações do agronegócio em Minas alcançam valor recorde

 



Até setembro deste ano, a arrecadação com o envio de produtos agrícolas ao exterior somou US$ 11,6 bilhões, o maior valor da história.

Sob impacto da valorização do dólar neste ano, as exportações do agronegócio em Minas encerraram o mês de setembro com recorde histórico de arrecadação e já ultrapassando os valores contabilizados em todo o ano de 2021, mesmo com uma redução no número de países parceiros para envio dos produtos.

Balanço divulgado nesta terça-feira (11) pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) indicou que o envio de mercadorias ao mercado exterior somou US$ 11,6 bilhões nos primeiros nove meses de 2022.

No ano passado, o valor apurado foi de US$ 10,5 bilhões, até então o melhor resultado da história. Neste ano, o número de países que recebem as mercadorias do agro mineiro caiu de 176 para 169.

“O volume embarcado alcançou 10,7 milhões de toneladas, com aumento de 7% em relação ao período anterior. As vendas dos produtos agropecuários representaram 37,5% de todas as vendas de Minas Gerais para o mercado externo”, informou a Seapa.

O café foi o principal produto exportado, como de praxe. A receita da cafeicultura foi de US$ 4,4 bilhões. O valor representa um crescimento de 63% em relação ao registrado entre janeiro e setembro de 2021, segundo a pasta. Os grãos que saem das lavouras do Estado foram entregues para 80 países, com destaque para Alemanha e Estados Unidos, principais compradores.

O complexo da soja figura em segundo lugar com receita de US$ 3,2 bilhões com o embarque de 5,2 milhões de toneladas ao exterior. O crescimento é de 51% no valor e 18% no volume, conforme o balanço da secretaria. O valor consolidou-se como o melhor desempenho para o setor desde o início do acompanhamento da série histórica, em 1997.

A soja mineira foi destinada a 41 diferentes destinos. Entre os principais, destacam-se os China, Tailândia, Irã, Taiwan e Vietnã, que elevaram suas compras acima de 60%, na comparação com o ano anterior. As exportações de carnes também acompanham o cenário positivo e já registram o melhor desempenho da série histórica com US$ 1,34 bilhão e 320 mil toneladas exportadas.

Principal representante do segmento, a receita da carne bovina registrou pouco mais de US$ 1 bilhão com o embarque de 177 mil toneladas ao exterior. Desde 2018, a China segue como principal destino da proteína e, atualmente, é responsável por 77% dos embarques das carnes bovinas do estado. Já a carne de frango representou US$ 265 milhões com a comercialização de 128 mil toneladas.

A China permanece como o maior mercado importador, mas neste período houve importante acréscimo das vendas para os Emirados Árabes Unidos, somando US$ 43 milhões.

O setor sucroalcooleiro (açúcar e álcool) alcançou US$ 960 milhões, com a exportação de 2,5 milhões de toneladas. A receita do setor teve crescimento de 13,3% no período. Já produtos florestais como celulose, madeira, papel e borracha alcançaram US$ 637 milhões com a venda de 1 milhão de toneladas.

O segmento respondeu por 5,5% das vendas da pauta exportadora do agronegócio. "Os aumentos consecutivos nas vendas de café, soja, carnes e do complexo sucroalcooleiro foram importantes para esse desempenho.

A valorização dos preços vem ocorrendo de forma globalizada, em função de fatores conjunturais, como as consequências da guerra entre Rússia e Ucrânia, que afetam principalmente a exportação de grãos, adubos e fertilizantes, bem como a política de enfrentamento à Covid-19, estabelecida pela China", avalia o secretário Thales Almeida.



Destinos

Os principais destinos foram China (US$ 3,7 bilhões), Estados Unidos (US$ 1,2 bilhão), Alemanha (US$ 1,1 bilhão), Itália (US$ 537 milhões) e Bélgica (US$ 528 milhões). Houve a estreia de 13 novas parcerias: Luxemburgo, Mianmar, Zâmbia, Samoa, Mayotte, Nigéria, Guadalupe, Burkina Faso, Andorra, Nauru, Malta, Terras Austrais Francesas e Etiópia.
Fonte: O TEMPO

Cartório alerta sobre golpe da ‘falsa dívida' no Sul de Minas

 



Estelionatários usam nome de vítimas e geram até títulos de protestos falsos. Cartório explica procedimento correto.

Cobranças falsas de dívidas fazem parte de um golpe que tem vítimas no Sul de Minas A jornalista Cristiane Reis recebeu SMS de dívidas que ela não tinha, mas, com ameaça de negativar o nome dela. O Cartório de Títulos de Protestos de Pouso Alegre alerta que o golpe tem sido frequente na região, por SMS e WhatsApp.



Vítima conta como golpe é aplicado

Cristiane recebeu diferentes mensagens de texto (SMS) entre julho e setembro, sobre dívidas e bloqueio de benefício. As primeiras tinham CPF e nome de outra pessoa, com links suspeitos. Ela ignorou. Novas mensagens traziam o primeiro nome e o CPF dela e os telefones de contato 0800 168 5000 e 0800 915 5003.



Ela explica que não tem nenhum débito, mas, as SMS cobravam até dívida no banco em que ela é cliente. Ela ligou no 0800 informado na mensagem. A atendente de suposta empresa terceirizada pelo banco cobrava débito de R$ 4 mil e propôs o pagamento de R$ 1,5 mil para evitar negativar o nome da jornalista.

Cristiane disse que não reconhecia a dívida. “Ela falou, se você não pagar hoje o seu nome vai ser negativado e depois você vai ter que pagar os R$ 4 mil e comparecer no cartório de registros na presença de um advogado. Eu falei que não reconheço essa dívida, vou pagar esse preço.”



Perfil da fraude



Wanilda Faria trabalha no Cartório de Títulos de Protestos e alerta que “tem um grande número de fraudes enviadas por SMS, pelo WhatsApp e por e-mail cobrando dívidas que as pessoas desconhecem. Normalmente são dívidas com valores altos, prazo para pagamento rápido e descontos para esse pagamento.”

Os golpes mais comuns envolvem supostos “cheques antigos, financiamento vencido e processo vencido”, lembra Wanilda. Dívidas vencidas podem ir para “protesto”, ou seja, quando o credor cobra o devedor por meio de cartórios de títulos de protesto. O cartório jamais faz intimação via e-mail, ligação e redes sociais.



Desconfie se receber cobrança não oficial

O cartório indica que ao receber a cobrança não oficial é preciso ligar no cartório de protestos mais próximo, para saber se a dívida existe. Isso ajudou Cristiane, “perguntei se meu nome tinha algum título protestado e me alertaram que isso é um golpe.” Ela recebeu novas SMS de cobranças de até R$ 10 mil e depois, uma ligação de ‘robô’ cobrava a dívida e pedia para ela digitar números na tela. Como Cristiane teve o WhatsApp clonado, ela ignorou.

Wanilda reforça que a vítima “procure o cartório e vamos dar a informação correta”. O telefone é (35) 3421-2000. São três formas de contato em caso de título em protesto, o “funcionário leva a intimação, tem impresso próprio para assinatura na hora que recebe a intimação e tem a publicação por edital com as tarjas do cartório”.



Golpe com documento falso

A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BRA) alerta sobre um documento de um cartório falso é enviado por e-mail. Segundo ela, milhares de brasileiros caíram no golpe da suposta empresa, Cartório Nacional de Títulos e Protesto LTDA, com o nome fantasia Cartório Nacional de Títulos e Protesto.

Os nomes e dados das vítimas foram obtidos após vazamentos de informações e são usados em golpes passar a sensação de legitimitidade, aponta a Anoreg-BRA. “Em 2021, mais de 220 milhões de pessoas tiveram seus dados pessoais vazados, de acordo com um relatório de uma empresa de cibersegurança, expondo cidadãos a possíveis situações de danos financeiros e morais.”

Fonte: Terra do Mandu

Casos de Covid-19 voltam a crescer no Sul de Minas

 



Nesta semana foram confirmados aproximadamente 9.179 novos casos da doença na região.

Os casos de novos casos de Covid-19 voltaram a crescer nesta semana no Sul de Minas conforme dados oficiais divulgados pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)

De acordo os dados da SES-MG, nesta semana foram confirmados aproximadamente 9.179 novos casos da doença na região, com 4 mortes. Este é o maior número de casos registrados durante uma semana em três meses. Já o número de mortes segue em nível estável.

Coincidentemente ou não, a nova onde casos acontece uma semana após o 1º turno das Eleições. Em relação à semana anterior, em que foram notificados apenas 120 novos casos, a alta foi de +754%.

Esta semana foram confirmados mais de 9.179 e 4 mortes, há 1 semana foram mais de 120 casos com 3 mortes e há 2 semanas 493 com 8 mortes.

O município de Poços de Caldas foi a cidade que mais confirmou casos com 613 casos.

Fonte: Onda Poços

Em carta, criança de 9 anos relata ter sido estuprada pelo pai e avô

 



'Doía muito, mas ele continuava'. Abusos foram descobertos pela mãe em junho deste ano, que denunciou o crime para a polícia.

Uma criança de 9 anos denunciou o próprio pai e o avô por abuso sexual em São José dos Campos, no interior de São Paulo. O caso foi denunciado em junho deste ano e segue em investigação, mas ninguém foi preso. O pai ainda não foi localizado e o avô nega os abusos.

A menina faz acompanhamento psicológico e relatou a violência em uma carta.

Os abusos foram descobertos pela mãe da menina, que notou manchas de sangue em suas roupas íntimas. Até então, a mãe nunca havia desconfiado que a criança estivesse sendo violentada.

“Eu estava lavando roupa, quando encontrei uma calcinha dela com manchas de sangue. Estranhei, porque ela ainda não menstrua e, conversando ela, revelou que o sangue era dos machucados que o pai e o avô haviam causado na região íntima dela, ao estuprá-la”, contou a mãe.



A criança narrou que o pai abusava dela há pelo menos quatro anos, quando a menina tinha 5 anos de idade. Já o avô teria iniciado a violência há cerca dois anos. Segundo a mãe da menina, o marido e o pai abusavam da menina enquanto ela não estava presente.

“Durante muito tempo trabalhei em shopping e por isso o pai ficava cuidando das crianças aos finais de semana. Os abusos aconteciam justamente quando eu estava trabalhando e ele ficava em casa. Já com o avô, os abusos aconteciam quando eu precisava que ele buscasse ela na escola”, disse.

O caso foi denunciado na Delegacia da Mulher de São José dos Campos e é investigado pela Polícia Civil. O pai da menina fugiu após a denúncia.

“Assim que descobri, corri com ela para a delegacia e prestei queixa contra o pai dela e o avô. Mesmo com provas e o exames que compravam o abuso, por telefone o pai dela me chamou de louca, dizia que não tinha feito nada e antes que eu voltasse da delegacia ele já havia fugido. Foi embora levando só a roupa do corpo e a habilitação. Foi muito chocante e doloroso descobrir isso, porque eram duas pessoas que eu confiava e que nunca desconfiei que pudessem fazer algo assim”, afirmou.




Sinais despercebidos

Agora que sabe que a filha foi vítima de violência sexual, a mãe relembra que percebido sinais físico de que algo estava acontecendo com a menina, mas diz que na época não havia entendido.

“Desde os cinco anos de idade ela sofria com infecção de urina constante, corrimentos, mas eu levava no pronto-socorro e nunca descobri nada. O pai dela falava que era normal, porque ela não se secava direito após o banho ou por causa da imunidade baixa, então acabamos tratando a infecção sempre que aparecia, como se fosse comum. Hoje já percebo que era por causa dos abusos que desde essa época ela era vítima”, contou.



Ainda segundo a mãe, o pai era ciumento com a filha, super protetor e estava sempre com ela. O que pensava ser uma demonstração de afeto e carinho, agora acredita ser na verdade uma forma de ter a menina sob controle, por medo de que ela revelasse os abusos.

“Ela contou que tinha vontade de me pedir ajuda, mas que o pai a ameaçava. Ele dizia que ela contasse pra alguém o que ele fazia, seria preso, sofreria muito na cadeia e que nunca mais veria ela nem os irmãos e assim ele ia fazendo ela se sentir culpada e com medo de denunciar a situação, presa nesse segredo”, disse.



Traumas

Mesmo com o apoio da família e dos psicólogos, a mãe relata as dificuldades da menina de enfrentar o trauma causado por anos de violência sexual. Ela diz que a menina passou a ter crises de ansiedade e teme a todo momento reencontrar com os abusadores.

“Ela sempre teve problemas pra dormir, chorava à noite, tinha pesadelos e agora está pior, ela está sofrendo de crises de ansiedade. Desde que o pai fugiu, ela teme que ele volte e acorda assustada, achando que ele está no quarto dela, na janela ou até em cima do telhado. Estamos fazendo acompanhamento psicológico, para tratar esse trauma que destruiu a infância dela, mas vai ser um processo longo”, disse.

Sem conseguir falar ou desenhar o que sofria, a menina passou a escrever sobre a violência da qual foi vítima. As cartas devem ser usadas na investigação.

Nos relatos por escrito, a menina contou que o pai e o avô colocavam as mãos nas partes íntimas e que abusavam dela.



"Doía muito, eu falava para ele, mas ele continuava”, narrou ela em um trecho da carta. A família busca agora por justiça e faz um apelo para que os abusadores sejam presos.

“Eu quero justiça, peço por isso todos os dias a Deus. Nada vai tirar o trauma da minha filha, a dor que ela sentiu todos esses anos e que ainda está sentindo. Nada vai pagar o que eles fizeram com uma inocente, mas a gente só vai conseguir recomeçar, deitar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilas quando eles forem presos”, afirmou.



O que diz a polícia

De acordo com a Polícia Civil, o pai da menina tem 33 anos e trabalhava como gesseiro. Ele está sendo investigado pelo crime, mas ainda não foi localizado para prestar depoimento. Uma medida protetiva foi expedida, que proíbe a aproximação dele com a filha.

O avô tem 78 anos, é um pedreiro aposentado e também é investigado pelo crime. Ele já prestou depoimento sobre o caso e nega os abusos.

Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que a caso segue sendo investigado, sob sigilo, na Delegacia da Mulher de São José dos Campos. A equipe da unidade ouviu a representante da vítima e aguarda o resultado dos laudos periciais para análises e esclarecimentos dos fatos.

Fonte: G1


Infestação de carrapatos faz prefeitura instalar placas de alerta

 



O caso aconteceu no Sul de Minas. Os carrapatos são responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças, dentre elas a febre maculosa.

Com o intuito de sinalizar e alertar a população sobre a ocorrência de carrapatos no Bairro Jardim Bandeirantes, nesta semana, a equipe da Vigilância Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas instalou uma placa no local com maior incidência dos aracnídeos.

A ação visa alertar a população sobre o aumento de carrapatos no local, tendo em vista que estamos na época do ano que favorece sua reprodução, devido ao aumento das temperaturas e maior incidência de chuvas. Os carrapatos são responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças, dentre elas a febre maculosa.

O aracnídeo é encontrado tanto no meio urbano como no meio rural. O principal motivo de picarem os seres humanos e os animais é a procura por alimento para sua sobrevivência e reprodução da espécie. Em seu ciclo biológico, uma fêmea é capaz de colocar até 4 mil ovos no ambiente, o que contribui para a infestação do local onde o carrapato está presente.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta ainda que o uso de inseticidas só é recomendado em locais onde há um aumento atípico do número de carrapatos e longe de sua área de ocorrência natural, como por exemplo o interior e o quintal de residências.



O Supervisor Geral do Programa de Controle Vetorial, Robson Rodrigues dos Santos falou sobre a importância da ajuda da população nesses casos. “Contamos com a ajuda da população nessa situação. Orientamos alguns moradores do bairro e pedimos que as placas não sejam retiradas e que as pessoas evitem ficar na área sinalizada.

Outro fator que presenciamos no local, é o aparecimento de cavalos soltos na via, o que também ajuda na proliferação do carrapato. Solicitamos que, caso algum morador note a presença de cavalos, ligue imediatamente para o Centro de Controle de Zoonozes por meio do telefone 98871-0479 para que as medidas necessárias sejam tomadas.”

Fonte: Onda Poços

Bolsonaro faz seu último ato de campanha no Sul de Minas

 



O presidente, na manhã desta sexta-feira, realizou uma motociata em Poços de Caldas.

O candidato à reeleição, presidente Jair Bolsonaro (PL), esteve, nesta sexta-feira (30), em Poços de Caldas para sua última agenda de campanha em Minas Gerais antes do pleito deste domingo (2). O presidente desembarcou, por volta das 9h, e, sem dicursar para apoiadores, realizou uma motociata pelas ruas da cidade. Bolsonaro não discursou por ser vedado pela legislação eleitoral nos dias que antecedem as eleições.

Estavam com Bolsonaro: o seu filho senador Flávio Bolsonaro (PL), o candidato ao Senado Cleitinho Azevedo (PSC), e candidatos a deputados aliados do presidente, como o vereador Nikolas Ferreira (PL), o já deputado estadual Bruno Engler (PL), o deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PL) e o jogador de vôlei Maurício do Vôlei (PL), dentre outros.

O candidato ao governo de Minas do PL, Senador Carlos Viana, esteve em Poços de Caldas, mas apenas recepcionou Bolsonaro no aeroporto e não participou da motociata.

Ao chegar à cidade, o candidato à reeleição cumprimentou apoiadores que o aguardavam na saída do aeroporto. Depois, Bolsonaro participou da motociata. Em um determinado trecho, o presidente desceu na moto e completou o trajeto na carroceria de uma caminhonete. Nikolas Ferreira e Bruno Engler acompanharam o presidente. Depois, o presidente, juntamente com sua comitiva, retornou ao aeroporto, de onde vai se deslocar para Santa Catarina.

A ida à Poços de Caldas foi a quinta vez em que o candidato à reeleição veio ao estado durante o período oficial de campanha. O presidente intensificou as agendas no estado por ser considerado um estado-chave para a campanha. Minas Gerais é o segundo maior colégio eleitoral do país e historicamente nenhum presidente eleito perdeu em Minas.

O sul de Minas, reduto onde Bolsonaro possui vantagem, ainda não tinha sido visitado pelo presidente durante a campanha.

No estado, Bolsonaro apoia o senador Carlos Viana, mas não houve muita sincronia entre os dois durante a campanha. Bolsonaro também conta com o candidato ao Senado Cleitinho (PSC), o grande favorito para vencer o pleito.

Depois de Poços de Caldas, Bolsonaro segue para Santa Catarina.

Fonte: O TEMPO

🚨PM de Baependi prende 2 por tráfico e apreende arma de fogo, munições e drogas🚨




Na última sexta feira, 30/09/2022, a Polícia Militar de Baependi, juntamente com a guarnição tático móvel, durante diligências afim de identificar a autoria do roubo tentado acontecido horas antes na casa lotérica desta urbe, abordaram um indivíduo suspeito que possui contra si diversas denúncias envolvendo armas e drogas, sendo que o mesmo apresentou contradições e incoerências em suas falas.

Os militares, afim de elucidar os fatos, diligenciaram com o intuito de verificar a veracidade das alegações ditas pelo suspeito abordado, contudo sua versão não batia com a realidade.

Os policiais, não convencidos, retornaram para as proximidades da residência do indivíduo suspeito, e iniciaram um acompanhamento a distância para identificar um possível envolvimento do nacional com o roubo pretérito. Durante a observação, foi possível perceber que diversas pessoas contactavam o autor em seu portão, entregando a ele algum objeto e recebendo algo em troca, atitude típica de trafico de drogas. Em dado momento, um transeunte se aproximou do autor e diante da fundada suspeita, os militares se aproximaram para efetuar a abordagem e busca pessoal, quando então ambos perceberam a aproximação e evadiram correndo para o interior da residência, sendo de pronto apanhados na varanda externa da casa.

Durante a busca pessoal, foi encontrado com autor a quantia de R$ 1.400,00 em moeda nacional corrente.

Na residência do autor foi localizado um revólver taurus, calibre .38, douze (12) munições do mesmo calibre, um tablete de substância análoga a maconha, uma bucha da mesma substância e diversos sacos para dolagem. Os presos foram submetidos a atendimento médico, não tendo sido constatadas lesões, e após encaminhados para a delegacia de plantão em São Lourenço.

Resultados:
02 presos;
01 Veículo apreendido;
R$1400,00 apreendidos;
01 tablete de maconha apreendido;
01 bucha de maconha apreendida;
12 munições intactas calibre .38 apreendidas;
01 revolver taurus calibre .38 apreendido;
02 celulares apreendidos;
Diversos sacos plásticos para dolagem de drogas apreendidos.

POLICIA MILITAR DE MINAS GERAIS, 247 ANOS: 24 horas por dia, 07 dias na semana, servindo ao povo mineiro.

Fonte: 17ª RPM / 57° BPM / 277ª CIA / 2° Pel - Baependi