O Jornal i9 Minas quer homenagear a sua cidade
A cada semana estamos colocando em nossa capa do facebook uma imagem de uma das belas cidades mineiras. Semana passada a homenageada foi Alagoa e nesta semana é a vez de Caxambu. Você também pode homenagear sua cidade do coração, basta enviar sua foto para o Jornal i9 Minas. Então, o que está esperando!?
Caxambu está localizado nas montanhas do sul de Minas Gerais, mais precisamente na região da Serra da Mantiqueira. A pequena cidade concentra o maior complexo hidromineral do mundo, com doze fontes de água mineral com propriedades diferentes. A maioria delas estão concentradas no Parque das Águas Doutor Lisandro Carneiro Guimarães, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. O parque possui cerca de 210.000 m2. Ele está situado bem no centro de Caxambu.
Acontece hoje: DJ PV em Baependi-MG
DJ PV em Baependi-MG.
O melhor DJ Cristão do momento..
Com maior número de seguidores no Facebook..
Não percam..
30 de Abril de 2018.
20 horas.
Local: Praça Central
Confere aí o Recadinho do DJ PV....Show Gospel hoje, dia 30 de Abril.
Professor de yoga é morto a facadas em Soledade de Minas
Homem foi encontrado já sem vida com um cobertor sobre o corpo após uma ligação da esposa.
Um professor de yoga, de 51 anos, foi morto a facadas na noite deste sábado (28), na zona rural de Soledade de Minas (MG). De acordo com a Polícia Militar, Fernando Barreira Sanchez foi encontrado por um vizinho, no bairro Mato Dentro.
Ainda conforme a PM, a esposa do professor ligou para este vizinho e pediu para que ele fosse até a casa, já que ela estava esperando que o marido chegasse mais cedo em Três Corações e até a noite ele não estava lá.
Foi aí que o vizinho encontrou o professor no chão da cozinha, com um cobertor cobrindo o corpo. A perícia descobriu que ele foi morto a facadas, com pelo menos sete golpes, sendo dois nas costas, dois no pescoço e os outros no tórax.
O carro da vítima foi roubado. A polícia investiga o que pode ter motivado o crime. Até esta publicação, ninguém havia sido preso.
Fonte: G1 Sul de Minas
Ainda conforme a PM, a esposa do professor ligou para este vizinho e pediu para que ele fosse até a casa, já que ela estava esperando que o marido chegasse mais cedo em Três Corações e até a noite ele não estava lá.
Foi aí que o vizinho encontrou o professor no chão da cozinha, com um cobertor cobrindo o corpo. A perícia descobriu que ele foi morto a facadas, com pelo menos sete golpes, sendo dois nas costas, dois no pescoço e os outros no tórax.
O carro da vítima foi roubado. A polícia investiga o que pode ter motivado o crime. Até esta publicação, ninguém havia sido preso.
Fonte: G1 Sul de Minas
HOMEM É PRESO COM MENORES EM UM MOTEL NA CIDADE DE POÇOS DE CALDAS
Um jovem de 23 anos foi preso em Poços de Caldas, na tarde de sábado (28), por estupro e corrupção de menores. Ele estava com quatro garotas menores de idade, em um motel, na cidade. Segundo a Polícia, os militares foram acionados pelos funcionários do motel, porque o homem se recusou a pagar a conta. O homem e as adolescentes foram levados para a delegacia. As jovens tinham entre 13 e 17 anos e foram ouvidas com a presença do Conselho Tutelar. As funcionárias do motel também prestaram depoimento. O homem foi levado para o presídio.
Baependi inaugura duas fontes públicas de água mineral
A Prefeitura de Baependi inaugurou na manhã de sábado (28), duas fontes públicas de água mineral. As fontes Antônio Carlos Pereira (Antônio do Julinho) e Joaquim Mendes da Silva (Joaquim Mendinho), se localizam nos bairros Palmeira e Lava Pés e foram construídas com ajuda da iniciativa privada. A inauguração das fontes fazem parte do início das comemorações do aniversário da cidade.
Sistema Prisional de Minas Gerais lidera ranking nacional com o maior percentual de presos trabalhando
Cinco cidades fazem parte do circuito industrial responsável pela redução de custos do Estado: Itajubá, Pouso Alegre, Caxambu, Formiga, Uberlândia e Muriaé.
O Levantamento Penitenciário Nacional realizado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça apontou Minas Gerais como o estado com o maior percentual de presos trabalhando em comparação com as demais unidades da Federação.
São 18.889 presos trabalhando nas unidades prisionais de Minas, o que representa no total de 68.354 homens e mulheres em cumprimento de pena um percentual de 30% da população carcerária do Estado. Depois de Minas Gerais estão os Estados do Mato Grosso do Sul (25%) e do Rio Grande do Sul (24%).
Para o secretário de Estado de Administração Prisional, Francisco Kupidlowski, a posição de Minas Gerais nesse ranking nacional representa o esforço e a dedicação dos servidores em prol da ressocialização dos presos.
“Dar chances às pessoas privadas de liberdade é um jogo em que todos vencem. E, do nosso ponto de vista, é um ganho muito grande, tanto para o preso, que aprende um novo ofício e obtém uma possibilidade real de reinserção social, quanto para a sociedade que também colhe muitos frutos desse trabalho, pois devolvemos a ela um indivíduo apto ao convívio social”, enfatiza Kupidlowski.
A Lei de Execução Penal, criada em 1984, prevê a obrigatoriedade do trabalho somente para os presos condenados. No Sistema Prisional mineiro o número de presos condenados gira em torno de 33 mil. Neste sentido, Minas possui mais de 50% de presos aptos para o trabalho desenvolvendo algum tipo de atividade laboral.
De acordo com o secretário da Seap, o objetivo é ampliar ainda mais esse número em 2018. “A minha gestão atua sob três pilares: Segurança, valorização profissional e humanização do atendimento dispensado ao preso. Seguindo essas diretrizes, a nossa meta para 2018 é ampliar o número de parcerias com entes públicos e empresas privadas para aumentar o número de vagas de trabalho no Sistema Prisional”, afirma.
Atualmente, a Seap conta com 417 parcerias de trabalho com prefeituras, instituições públicas e empresas privadas. Nas atividades externas de limpeza e manutenção de praças, avenidas e córregos são quase 300 presos em mais de 65 parcerias com o Poder Executivo de municípios da Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Mucuri, Triângulo, Sul, Norte, Noroeste, Oeste, Metropolitana e Central.
Nas atividades produtivas os presos têm direito à remição de pena. Para cada três dias de trabalho, um a menos na condenação; e a remuneração é de ¾ do salário mínimo. Eles devem estar no regime semiaberto e ser aprovados pela Comissão Técnica de Classificação (CTC), que é uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da unidade prisional, das áreas de segurança, jurídica, saúde e psicossocial.
A CTC tem um papel primordial no ranking nacional conquistado pelo Estado de Minas Gerais, pois somente com a avaliação dos diversos profissionais que acompanham de perto os detentos, nos seus diversos aspectos, é possível encaminhá-los para o trabalho e saber em qual tipo de atividade o preso pode ser inserido.
Dentre as diversas atividades laborais realizadas pelos detentos destacam-se a limpeza urbana e combate à dengue; produção de hortaliças e legumes, que são doados para instituições de caridade e assistenciais; confecção de uniformes e chinelos usados no Sistema Prisional; transformação de bicicletas usadas em cadeiras de rodas, e uma variada produção industrial como, por exemplo, peças eletrônicas, bolsas, blocos de concreto, móveis e fabricação de aquecedor solar.
Para a subsecretária de Humanização do Atendimento, Emília Castilho, o lugar ocupado por Minas Gerais no ranking nacional de presos trabalhando é o indicativo de que a Seap está no caminho certo. “Nosso Estado destaca-se tanto no aspecto da segurança quanto nas metas de ressocialização”, afirma a subsecretária.
Uma parte do trabalho de presos em Minas Gerais também representa uma economia para os cofres públicos, na medida em que algumas unidades são responsáveis pela fabricação de uniformes e chinelos. No ano passado, a economia gerada para o Estado com a fabricação desses itens, em comparação com os preços de mercado, foi de R$ 2.225.713,90. O principal fator de redução do preço de cada peça está na mão de obra. Os presos recebem por produção: um custo consideravelmente mais baixo do que o de um empregado com carteira de trabalho assinada.
O subsecretário de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia, Wilson Gomes, destaca outras vantagens da produção de itens essenciais para os presos, como a agilidade na aquisição e redução dos custos de transporte, porque é feito pela Seap.
“Essas atividades produtivas vão muito além da economia para o Estado. O maior valor agregado está no investimento social para a vida dos sentenciados e dos familiares. Significa investir na qualidade do cumprimento da pena, em saúde física e mental, e ainda na formação de mão de obra especializada”, lembra o subsecretário.
Cinco cidades fazem parte do circuito industrial responsável pela redução de custos do Estado: Itajubá, Pouso Alegre, Caxambu, Formiga, Uberlândia e Muriaé. Quase todo o material é enviado para o Almoxarifado Central, em Belo Horizonte, e distribuído para as unidades prisionais da Seap. As cinco primeiras são responsáveis pela produção de uniformes. E Muriaé, pela produção de chinelos.
Nos galpões de trabalho dessas unidades, a única forma de identificar que os “funcionários” cumprem pena judicial é o fato de vestirem o uniforme da Seap, pois o ambiente é de uma fábrica: linha de produção com divisão de tarefas, barulho somente das máquinas, concentração e um supervisor de qualidade atento aos acabamentos e metas.
O diretor de Trabalho e Produção da Subsecretaria de Humanização do Atendimento, Felipe Simões, ressalta que além das vantagens financeiras que as empresas parceiras recebem (Pagamento mínimo de ¾ do salário mínimo, isenção das obrigações trabalhistas, isenção de custos relativos a aluguéis, IPTU, transporte e segurança) elas têm um enorme ganho subjetivo que é ter uma mão de obra mais empenhada, focada e produtiva.
Responsabilidade social
É possível encontrar plantações de alface, couve, almeirão, quiabo, batata-doce, rúcula, abóbora, beterraba e diversos outros produtos agrícolas em áreas de segurança de unidades prisionais ou até mesmo em terrenos vizinhos, emprestados por prefeituras ou empresários. O destino desses alimentos é certo: entidades e instituições assistenciais. A mão de obra nessas áreas também é de presos, e faz parte do número divulgado no Levantamento Nacional do Depen.
O superintendente de Trabalho e Ensino, Guilherme Augusto Lima, ressalta a importância dos Agentes de Segurança Penitenciários e do pessoal administrativo nas atividades laborais dos presos.
“Todos os servidores têm um papel essencial na ressocialização, em especial os Agentes de Segurança Penitenciários responsáveis por tornar factível a implementação de políticas de ressocialização nas unidades prisionais. Sem eles não seria possível realizar nenhum tipo de trabalho”, observa Lima.
O Presídio Antônio Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves, é uma das unidades prisionais produtoras de legumes e verduras. Uma equipe de 15 presos cultiva e colhe, por mês, aproximadamente 1.200 quilos de legumes e verduras que são destinados ao Banco de Alimentos da cidade e à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Ribeirão das Neves.
Destaque Nacional
O Levantamento está disponível no site do Departamento Penitenciário Nacional (www.justica.gov.br) e apresenta um panorama da situação do Sistema Prisional Brasileiro, como número de presos, déficit de vagas, estabelecimentos por tipo de destinação, perfil da população carcerária, gestão de serviços penais, recursos humanos e outros.
O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) é órgão subordinado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, responsável por acompanhar a aplicação das normas de execução penal em todo o território nacional, auxiliar tecnicamente os estados e Distrito Federal, gerir os recursos do Fundo Penitenciário Nacional, além de outras atribuições.
Fonte: Agência Minas
O Levantamento Penitenciário Nacional realizado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça apontou Minas Gerais como o estado com o maior percentual de presos trabalhando em comparação com as demais unidades da Federação.
São 18.889 presos trabalhando nas unidades prisionais de Minas, o que representa no total de 68.354 homens e mulheres em cumprimento de pena um percentual de 30% da população carcerária do Estado. Depois de Minas Gerais estão os Estados do Mato Grosso do Sul (25%) e do Rio Grande do Sul (24%).
Para o secretário de Estado de Administração Prisional, Francisco Kupidlowski, a posição de Minas Gerais nesse ranking nacional representa o esforço e a dedicação dos servidores em prol da ressocialização dos presos.
“Dar chances às pessoas privadas de liberdade é um jogo em que todos vencem. E, do nosso ponto de vista, é um ganho muito grande, tanto para o preso, que aprende um novo ofício e obtém uma possibilidade real de reinserção social, quanto para a sociedade que também colhe muitos frutos desse trabalho, pois devolvemos a ela um indivíduo apto ao convívio social”, enfatiza Kupidlowski.
A Lei de Execução Penal, criada em 1984, prevê a obrigatoriedade do trabalho somente para os presos condenados. No Sistema Prisional mineiro o número de presos condenados gira em torno de 33 mil. Neste sentido, Minas possui mais de 50% de presos aptos para o trabalho desenvolvendo algum tipo de atividade laboral.
De acordo com o secretário da Seap, o objetivo é ampliar ainda mais esse número em 2018. “A minha gestão atua sob três pilares: Segurança, valorização profissional e humanização do atendimento dispensado ao preso. Seguindo essas diretrizes, a nossa meta para 2018 é ampliar o número de parcerias com entes públicos e empresas privadas para aumentar o número de vagas de trabalho no Sistema Prisional”, afirma.
Atualmente, a Seap conta com 417 parcerias de trabalho com prefeituras, instituições públicas e empresas privadas. Nas atividades externas de limpeza e manutenção de praças, avenidas e córregos são quase 300 presos em mais de 65 parcerias com o Poder Executivo de municípios da Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Mucuri, Triângulo, Sul, Norte, Noroeste, Oeste, Metropolitana e Central.
Nas atividades produtivas os presos têm direito à remição de pena. Para cada três dias de trabalho, um a menos na condenação; e a remuneração é de ¾ do salário mínimo. Eles devem estar no regime semiaberto e ser aprovados pela Comissão Técnica de Classificação (CTC), que é uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da unidade prisional, das áreas de segurança, jurídica, saúde e psicossocial.
A CTC tem um papel primordial no ranking nacional conquistado pelo Estado de Minas Gerais, pois somente com a avaliação dos diversos profissionais que acompanham de perto os detentos, nos seus diversos aspectos, é possível encaminhá-los para o trabalho e saber em qual tipo de atividade o preso pode ser inserido.
Dentre as diversas atividades laborais realizadas pelos detentos destacam-se a limpeza urbana e combate à dengue; produção de hortaliças e legumes, que são doados para instituições de caridade e assistenciais; confecção de uniformes e chinelos usados no Sistema Prisional; transformação de bicicletas usadas em cadeiras de rodas, e uma variada produção industrial como, por exemplo, peças eletrônicas, bolsas, blocos de concreto, móveis e fabricação de aquecedor solar.
Para a subsecretária de Humanização do Atendimento, Emília Castilho, o lugar ocupado por Minas Gerais no ranking nacional de presos trabalhando é o indicativo de que a Seap está no caminho certo. “Nosso Estado destaca-se tanto no aspecto da segurança quanto nas metas de ressocialização”, afirma a subsecretária.
Uma parte do trabalho de presos em Minas Gerais também representa uma economia para os cofres públicos, na medida em que algumas unidades são responsáveis pela fabricação de uniformes e chinelos. No ano passado, a economia gerada para o Estado com a fabricação desses itens, em comparação com os preços de mercado, foi de R$ 2.225.713,90. O principal fator de redução do preço de cada peça está na mão de obra. Os presos recebem por produção: um custo consideravelmente mais baixo do que o de um empregado com carteira de trabalho assinada.
O subsecretário de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia, Wilson Gomes, destaca outras vantagens da produção de itens essenciais para os presos, como a agilidade na aquisição e redução dos custos de transporte, porque é feito pela Seap.
“Essas atividades produtivas vão muito além da economia para o Estado. O maior valor agregado está no investimento social para a vida dos sentenciados e dos familiares. Significa investir na qualidade do cumprimento da pena, em saúde física e mental, e ainda na formação de mão de obra especializada”, lembra o subsecretário.
Cinco cidades fazem parte do circuito industrial responsável pela redução de custos do Estado: Itajubá, Pouso Alegre, Caxambu, Formiga, Uberlândia e Muriaé. Quase todo o material é enviado para o Almoxarifado Central, em Belo Horizonte, e distribuído para as unidades prisionais da Seap. As cinco primeiras são responsáveis pela produção de uniformes. E Muriaé, pela produção de chinelos.
Nos galpões de trabalho dessas unidades, a única forma de identificar que os “funcionários” cumprem pena judicial é o fato de vestirem o uniforme da Seap, pois o ambiente é de uma fábrica: linha de produção com divisão de tarefas, barulho somente das máquinas, concentração e um supervisor de qualidade atento aos acabamentos e metas.
O diretor de Trabalho e Produção da Subsecretaria de Humanização do Atendimento, Felipe Simões, ressalta que além das vantagens financeiras que as empresas parceiras recebem (Pagamento mínimo de ¾ do salário mínimo, isenção das obrigações trabalhistas, isenção de custos relativos a aluguéis, IPTU, transporte e segurança) elas têm um enorme ganho subjetivo que é ter uma mão de obra mais empenhada, focada e produtiva.
Responsabilidade social
É possível encontrar plantações de alface, couve, almeirão, quiabo, batata-doce, rúcula, abóbora, beterraba e diversos outros produtos agrícolas em áreas de segurança de unidades prisionais ou até mesmo em terrenos vizinhos, emprestados por prefeituras ou empresários. O destino desses alimentos é certo: entidades e instituições assistenciais. A mão de obra nessas áreas também é de presos, e faz parte do número divulgado no Levantamento Nacional do Depen.
O superintendente de Trabalho e Ensino, Guilherme Augusto Lima, ressalta a importância dos Agentes de Segurança Penitenciários e do pessoal administrativo nas atividades laborais dos presos.
“Todos os servidores têm um papel essencial na ressocialização, em especial os Agentes de Segurança Penitenciários responsáveis por tornar factível a implementação de políticas de ressocialização nas unidades prisionais. Sem eles não seria possível realizar nenhum tipo de trabalho”, observa Lima.
O Presídio Antônio Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves, é uma das unidades prisionais produtoras de legumes e verduras. Uma equipe de 15 presos cultiva e colhe, por mês, aproximadamente 1.200 quilos de legumes e verduras que são destinados ao Banco de Alimentos da cidade e à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Ribeirão das Neves.
Destaque Nacional
O Levantamento está disponível no site do Departamento Penitenciário Nacional (www.justica.gov.br) e apresenta um panorama da situação do Sistema Prisional Brasileiro, como número de presos, déficit de vagas, estabelecimentos por tipo de destinação, perfil da população carcerária, gestão de serviços penais, recursos humanos e outros.
O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) é órgão subordinado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, responsável por acompanhar a aplicação das normas de execução penal em todo o território nacional, auxiliar tecnicamente os estados e Distrito Federal, gerir os recursos do Fundo Penitenciário Nacional, além de outras atribuições.
Fonte: Agência Minas
DEER dá orientações de viagem para o feriado
O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DEER/MG) alerta os motoristas que vão trafegar nas rodovias estaduais e as pessoas que pretendem viajar no feriado prolongado de 1º de maio, sobre as condições das estradas, os dias de restrição ao tráfego de caminhões em rodovias de pista simples, cuidados ao contratar viagens fretadas, fiscalização e dicas de segurança.
Para viajar de carro, é importante programar a viagem com antecedência, revisar o veículo e buscar informações sobre as condições de tráfego das rodovias por onde vai transitar.
No site do Departamento é possível consultar as principais ocorrências nas rodovias estaduais relacionadas ao período chuvoso no link www.der.mg.gov.br/images/2016/periodo-chuvoso/chuvas.pdf
Tráfego restrito e viagem de ônibus
Os veículos de carga de grande porte, do tipo bitrens, treminhões, rodotrens, cegonheiras, cargas indivisíveis e veículos com até duas unidades, estarão com o tráfego restrito, nas rodovias estaduais de pista simples, na sexta-feira (27/04), de 16h às 22h e na terça-feira (01/05), de 16 às 22h; de acordo com a portaria nº 3672, de 17 de janeiro de 2018.
Os motoristas que não respeitarem as restrições, estarão sujeitos às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (art. 187-I, da Lei Federal nº 9.503, de 1997), o que representará a perda de quatro pontos na carteira, multa de R$ 130,16 e retenção do veículo até o término do horário limite.
Para quem pretende viajar de ônibus, a indicação é utilizar as linhas regulares de transporte coletivo intermunicipal de passageiros, que interligam diversas cidades do Estado.
Os grupos de pessoas, que decidirem contratar uma viagem fretada, em ônibus ou vans, devem ter a precaução de confirmar se o prestador do serviço está autorizado pelo DEER/MG. Para fazer a consulta, basta clicar no ícone “Transporte Fretado: empresas e veículos cadastrados”, disponível na página principal do site www.der.mg.gov.br.
Fiscalização
As ações de fiscalização do DEER/MG serão realizadas em parceria com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, ANTT e agentes municipais, no combate ao transporte clandestino, nas principais rodovias da região metropolitana de Belo Horizonte, e também nas rodovias que fazem a ligação da capital ao Triângulo Mineiro, Norte e Leste de Minas.
A atuação da Fiscalização do DEER/MG se caracteriza pela abordagem, durante as viagens, de todos os veículos suspeitos de realizarem o transporte clandestino como: ônibus, microônibus, vans, táxis e carros particulares.
Os motoristas flagrados pelo DEER/MG no transporte irregular de passageiros serão submetidos à Lei 19.445/11, podendo ter a apreensão do veículo; pagamento de multa de R$ 1.625,70 e, em caso de reincidência o valor dobra; além das despesas referentes aos custos de transbordo de passageiros, guincho e permanência do veículo no pátio de detenção.
A segurança viária, tanto para pedestres quanto para motoristas, também é garantida por meio dos 440 radares fixos que estão em operação nas rodovias estaduais, coibindo os excessos de velocidade. A localização dos equipamentos instalados está emwww.der.mg.gov.br/saiba-sobre/radares-do-dermg.
Dicas de viagem
Na condução dos veículos, o DEER/MG orienta os condutores a sempre realizarem a direção defensiva durante a viagem, respeitando os limites de velocidade de cada trecho.
Também é importante atentar para o uso do cinto de segurança, indispensável para todos ocupantes do veículo. Além disso, os motoristas só devem iniciar a viagem se estiverem descansados, e nunca combinarem direção com uso de celular ou bebida alcóolica.
Para informações ou reclamações, o DEER/MG disponibiliza o serviço de atendimento por meio do telefone 155 opção 6, todos os dias da semana de 7 às 23h5
Fonte: DEER
Polícia Militar prende frentista que vendia droga em posto de combustíveis
A Polícia Militar prendeu na noite deste sábado (28), um frentista, acusado de vender drogas em um posto de combustíveis no bairro Peret, em Três Pontas.
A PM recebeu informações de que o funcionário do estabelecimento, Geraldo Vitor de Assis de 49 anos, teria discutido com José Hamilton da Costa por causa de drogas. Uma guarnição foi até o local e conversando com o frentista, foi informada que Hamilton estaria armado e que havia prometido que voltaria.
Enquanto outras equipes saíram a procura de Hamilton, esta permaneceu no posto a fim de evitar qualquer outra ação. Quando os policiais disseram que iriam colocar a viatura em uma garagem, Geraldo mudou seu comportamento e os militares suspeitaram dele. Ele então correu, tentando retirar do local uma blusa, mas não conseguiu.
Nela estava escondida 17 porções grandes de cocaína. No local ainda foram encontrados um revólver calibre 32, com seis cartuchos de munições intactas, uma pistola de brinquedo e R$1.967,50 em dinheiro. Geraldo de Assis revelou que trafica drogas e que havia levado 50 porções de cocaína para vender e que por ser maior, cada uma custa R$50. A Polícia já tinha denúncias de que ele estaria traficando no local.
O rapaz foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Varginha. A PM segue rastreamento a fim de encontrar José Hamilton, que tem passagens por furto e receptação.
Fonte: Equipe Positiva
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE VARGINHA ATENDE ACIDENTE ENVOLVENDO UMA MOTO E UM CARRO
Foi na noite de sexta feira ( 27 ) um acidente envolvendo uma motocicleta e um carro no cruzamento da Avenida Manoel Vida , próximo a garagem da Viação Santa Terezinha e o Centro administrativo do Estado de Minas Gerais . O condutor da motocicleta na chegada dos bombeiros militares estava caído no meio da Avenida e foi imobilizando e transportado para o hospital Bom Pastor com Fraturas no Braço e Perna e diversas escoriações pelo corpo. O Condutor do Veículo Uno de cor prata que se envolveu no acidente evadiu do local sendo localizado e detido por uma Guarnição da PMMG , dentro da UPA de Varginha , pois o mesmo no acidente feriu sua cabeça ao bater contra o para brisa do seu veículo.
Fonte: CBMMG
Prefeitura confirma morte de mulher vítima de febre amarela em Itajubá, MG
A Prefeitura de Itajubá (MG) confirmou mais uma morte por febre amarela. O laudo atestando a doença foi emitido pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Com isso, já são 16 óbitos causados pela febre no Sul de Minas.
Segundo a prefeitura, a vítima foi uma mulher de 49 anos que morreu no dia 49 de abril. No entanto, segundo a prefeitura, não foi possível determinar onde ela pode ter contraído a doença, já que ela esteve em locais com matas.
Por fim, a administração municipal informou que ainda está oferecendo vacinas contra febre amarela nas unidades de saúde de Itajubá.
Com isso, já são 16 mortes pela doença confirmadas na região e outros 17 casos não fatais. Confira a lista de municípios onde as ocorrências foram registradas.
Mortes confirmadas (16):
1 morador de Poço Fundo
1 turista de São Paulo que esteve em São Tomé das Letras
2 moradores de São Tomé das Letras
1 morador de Aguanil
1 morador de Paraisópolis
4 moradores de Conceição dos Ouros
1 morador de Brazópolis
1 morador de Carmo da Cachoeira
1 morador de Sapucaí-Mirim
1 morador de Coqueiral
1 morador de Baependi
1 morador de Itajubá
Casos confirmados sem morte (17):
1 turista de São Paulo que esteve em Poços de Caldas
1 em São Sebastião da Bela Vista
1 em Consolação
7 em São Tomé das Letras
1 em São Gonçalo do Sapucaí
1 em Natércia
1 em Santa Rita do Sapucaí
1 em Lambari
1 em Paraisópolis
1 em Cambuquira
1 em Jacutinga
Fonte: G1 Sul de Minas
IV Encontro Sul Mineiro de Danças Orientais
Dias 26 e 27 de Maio acontece, em Varginha, o 4º Encontro Sul Mineiro de Danças Orientais.
O evento conta com a presença de Joline Andrade, Profissionais,estudantes e amantes da cultura oriental de toda a região.
O Espetáculo será realizado no Theatro Municipal Capitólio, Sábado, 26 de Maio, às 19h.
O evento é aberto ao público e os ingressos podem ser adquiridos pelo valor simbólico: R$10
Pontos de Venda:
Espaço de Danças Elen Hanna
Balaio de Gato
Acordes Music Store
Cursos Oriental Dance 2018
Workshop com a Dançarina Joline Andrade, Sábado, 26, das 10h às 13h
Oficinas de Danças Orientais ministradas por Profissionais da Região, no Domingo, 27, das 9h às 13h
Podem fazer os cursos, alunos e alunas de todos os níveis da Dança.
Realização:
Espaço de Danças Elen Hanna - 10 anos dedicados à arte!
R. Delfim Moreira, 470 Centro, em Varginha
Fones: (35) 3221-7756 997407756
POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL APREENDE 35KG DE MACONHA DENTRO DE ÔNIBUS
A apreensão foi feita em um ônibus que faria a linha de Belo Horizonte a São Paulo, e que foi abordado na BR 381, em Pouso Alegre. A Polícia Rodoviária Federal, apreendeu por volta 12h, 60 tabletes da droga, escondido dentro de uma mala. O passageiro de 19 anos, que transportava a droga, confessou aos militares que levaria a droga até a cidade de São Mateus, no Espírito Santo e com isso, receberia 1500 reais pelo transporte.
Fonte: TV Alterosa Sul de Minas
CONTINUAM AS BUSCAS PELO ATLETA FRANCÊS DESAPARECIDO
Continuam as buscas por vários pontos da serra onde, a cerca de 8 dias, Eric Welterlin, de 53 anos, seguiu sozinho em uma trilha vindo desaparecer. As buscas já mobilizaram mais de 100 pessoas, entre bombeiros de Minas Gerais e São Paulo, grupo especializado, guias, voluntários, cães farejadores e até um helicóptero, que acompanha toda equipe. As equipes montaram um acampamento para observar quaisquer sinais luminosos ou sonoros, que possam contribuir nas buscas. Até o momento, não há nenhuma novidade.
Confira as últimas informações do CBMMG:
Resumo das atividades do dia 27/04/2018:
Na data de hoje as equipes foram divididas da forma a seguir:
CBMMG/BEMAD - Dispondo de 07 militares, A equipe do BEMAD (04 militares) iniciaram os trabalhos no local conhecido como Morro careca, seguindo sentido noroeste, para um trecho conhecido como pedra do sanduíche. Os esforços foram voltados para locais de difícil acesso, até então não vasculhado por demais equipes, para acesso aos pontos de trabalho foram utilizadas técnicas de rapel. Os demais militares permaneceram no posto de comando realizando apoio logístico e coleta de informações. A equipe do BEMAD iniciou o deslocamento do Pelotão de Itajubá por volta das 06h45min e retornou ao posto de comando às 16h00min.
COE - Dispondo de 14 militares. 04 Equipes de patrulhamento, contendo 08 pessoas, concentraram os trabalhas em regiões fechadas, partindo do Morro careca até a área de estacionamento realizando varredura. Ao Chegarem na área de estacionamento, as equipes realizaram novas buscas nas matas no entorno da área de estacionamento. Os demais militares, permaneceram na zona de reunião e foram rendidos, deslocando após revezamento.
CBPMSP - Dispondo de 12 militares - Foram divididos em duas equipes de 5 militares e 2 motoristas. A primeira equipe concentrou os esforços ao redor da rota compreendida da Pedra Redonda até o trecho do pico do Itaguaré, encerrando no campinho. A segunda equipe realizou o trecho do bairro dos marins até a base dos marins 4km mato a dentro.depois percorreram da base dos marins até mato do machado divisa de Marmelópolis com Delfim Moreira 15km.
Populares conhecedores da região apresentaram-se voluntariamente no posto de comando oferecendo apoio em diversas formas.
Houve o apoio da aeronave Pegasus da PMMG, tripulada pelo Cap PM Evaldo, lançando os militares do Corpo de Bombeiros de São Paulo em campo. Estiveram presentes na zona de reunião o Senhor Coronel PM Cássio (PMMG), Sernhor Ten Cel PM André Coli (PMMG), Senhor Cap BM Reis (CBPMSP), Ten BM Edson Pereira (CBMMG), Ten BM Raphael (CBPMSP), Ten PM Carlos Eduardo (PMMG) e Ten BM Reis (CBMMG - BEMAD).
A equipe de jornalismo (TV Vanguarda) esteve presente no local e realizaram entrevista com o Cap BM Reis (CBPMSP).
A vítima, senhor Eric Welterlin, ainda não foi encontrada.
Fotos: CBMMG
Governo de MG atrasa parcela de salário para 15% dos servidores
Estado alega 'fluxo de caixa insuficiente' e promete concluir o pagamento na segunda-feira
Por falta de dinheiro suficiente, o governo de Minas Gerais informou que só vai concluir o pagamento da segunda parcela dos salários dos servidores públicos de abril na próxima segunda-feira (30), último dia do mês. É para quando também está prevista a quitação da última parte do vencimento de quem ganha mais de R$ 6 mil no estado.
De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda, 15% dos funcionários com salários entre R$ 3 mil e R$ 6 mil ficaram sem receber nessa quinta-feira (26), na data em que estava previsto o crédito da segunda parcela. Outros 85% receberam.
“Os demais servidores terão os valores depositados até a próxima segunda-feira (30/4). Esse desencontro nos pagamentos deveu-se ao fluxo insuficiente de caixa”, informou a Secretaria da Fazenda em nota.
No mês passado, o governo também atrasou a segunda parcela do pagamento dos salários dos servidores por falta de dinheiro em caixa.
A escala de pagamento de maio ainda não foi informada pelo governo de Minas.
Confira as datas da escala de pagamento de abril:
1ª parcela: 13/4 (sexta-feira)
2ª parcela: 26/4 (quinta-feira)
3ª parcela: 30/4 (segunda-feira)
Fonte: Estado de Minas
De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda, 15% dos funcionários com salários entre R$ 3 mil e R$ 6 mil ficaram sem receber nessa quinta-feira (26), na data em que estava previsto o crédito da segunda parcela. Outros 85% receberam.
“Os demais servidores terão os valores depositados até a próxima segunda-feira (30/4). Esse desencontro nos pagamentos deveu-se ao fluxo insuficiente de caixa”, informou a Secretaria da Fazenda em nota.
No mês passado, o governo também atrasou a segunda parcela do pagamento dos salários dos servidores por falta de dinheiro em caixa.
A escala de pagamento de maio ainda não foi informada pelo governo de Minas.
Confira as datas da escala de pagamento de abril:
1ª parcela: 13/4 (sexta-feira)
2ª parcela: 26/4 (quinta-feira)
3ª parcela: 30/4 (segunda-feira)
Fonte: Estado de Minas
NOVOS MILITARES CHEGAM PARA ATUAR EM BAEPENDI
A Soldada Driele é a primeira mulher PM na história da cidade
O 2° Pelotão da Polícia Militar de Baependi recebeu esta semana dois novos militares.
Os militares, que são bacharéis em Direito, são oriundos do Curso de Formação de Soldados (CFSd), ocorrido em Pouso Alegre e atuarão no policiamento do município.
“Este aumento permitirá que ainda mais policiais estejam nas ruas, patrulhando constantemente e potencializando a ostensividade da Polícia Militar de Baependi”, ressaltou o Comandante do Pelotão, 1° Tenente Reginaldo.
Dentre a novidade, o município agora conta com o reforço de uma policial, a Soldada Driele, que passou a fazer parte desta equipe e atuará com os demais militares da fração.
Driele, que é a primeira mulher PM na história de Baependi, passou por treinamento semelhante ao treinamento dos demais militares e não há distinção alguma por ser mulher, sendo isso essencial dentro de uma tropa, para garantir a excelência do trabalho policial militar, uma vez que são garantidores de direitos.
Desejamos muito sucesso e boas vindas aos novos militares Soldado Euller e a Soldada Driele.
Polícia Militar, com você por uma Minas Gerais cada vez mais segura.
Fonte: Policia Militar de Baependi
O 2° Pelotão da Polícia Militar de Baependi recebeu esta semana dois novos militares.
Os militares, que são bacharéis em Direito, são oriundos do Curso de Formação de Soldados (CFSd), ocorrido em Pouso Alegre e atuarão no policiamento do município.
“Este aumento permitirá que ainda mais policiais estejam nas ruas, patrulhando constantemente e potencializando a ostensividade da Polícia Militar de Baependi”, ressaltou o Comandante do Pelotão, 1° Tenente Reginaldo.
Dentre a novidade, o município agora conta com o reforço de uma policial, a Soldada Driele, que passou a fazer parte desta equipe e atuará com os demais militares da fração.
Driele, que é a primeira mulher PM na história de Baependi, passou por treinamento semelhante ao treinamento dos demais militares e não há distinção alguma por ser mulher, sendo isso essencial dentro de uma tropa, para garantir a excelência do trabalho policial militar, uma vez que são garantidores de direitos.
Desejamos muito sucesso e boas vindas aos novos militares Soldado Euller e a Soldada Driele.
Polícia Militar, com você por uma Minas Gerais cada vez mais segura.
Fonte: Policia Militar de Baependi
Associação protetora dos animais pede suspensão de serviço de charretes em Poços de Caldas, MG
Entidade se baseou em laudo veterinário que apontou irregularidades no serviço e maus tratos aos animais.
A Associação de Amigos e Protetores dos Animais (Aapa) de Poços de Caldas (MG) pediu a suspensão dos passeios de charrete na cidade. A associação se baseou em um laudo médico veterinário que apontou irregularidades no serviço e maus tratos aos animais.
Uma ação civil pública foi ajuizada pela associação. “A partir do momento em que ele está lá no ponto de charrete sem condições, às vezes, doente, com problema no casco. Eles têm que dar condições a esses animais, né?”, diz Vera Facci, presidente da Aapa.
O laudo médico veterinário foi feito em julho do ano passado por uma profissional de Belo Horizonte. A médica veterinária esteve na cidade a pedido do Ministério Público e, durante dois dias, vistoriou o serviço de charretes.
No laudo, ela apontou que dos 70 animais inspecionados, apenas um testava bem nutrido. Todos os outros estavam doentes. Alguns apresentavam com tendinite crônica causada por excesso de serviço e vários com ferimentos. No laudo também consta que muitos animais transportam peso acima do ideal. Até nos locais onde os charretistas guardam os animais, foram encontradas irregularidades.
O serviço turístico é um dos mais antigos e também um dos mais polêmicos da cidade. Flagrantes de cavalos soltos ou exaustos já foram parar nas redes sociais. Desde 2015, todos os 100 animais usados nas charretes têm um chip de identificação do dono.
“Quando a gente é acionado por abandono de animais em vias públicas do município ou então até mesmo animais mortos encontrados nas vias públicas, a gente faz o recolhimento desses animais e, através desse microchip implantado, a gente consegue identificar o proprietário do animal para ele fazer a retirada. Ele tem que pagar uma multa para fazer a retirada desse animal”, afirma o coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Lago.
Charreteiro há mais de 40 anos, Natalino Rodrigues afirma que não há maus tratos e que muitas famílias dependem do serviço. “Se acabar a atividade do passeio da charrete, como vão viver os animais sem a ração? Como vão viver os pais de família sem levar o alimento para casa?”, questiona Rodrigues.
A Procuradoria de Poços de Caldas disse que até o momento não foi notificada da ação.
Fonte: G1 Sul de Minas
A Associação de Amigos e Protetores dos Animais (Aapa) de Poços de Caldas (MG) pediu a suspensão dos passeios de charrete na cidade. A associação se baseou em um laudo médico veterinário que apontou irregularidades no serviço e maus tratos aos animais.
Uma ação civil pública foi ajuizada pela associação. “A partir do momento em que ele está lá no ponto de charrete sem condições, às vezes, doente, com problema no casco. Eles têm que dar condições a esses animais, né?”, diz Vera Facci, presidente da Aapa.
O laudo médico veterinário foi feito em julho do ano passado por uma profissional de Belo Horizonte. A médica veterinária esteve na cidade a pedido do Ministério Público e, durante dois dias, vistoriou o serviço de charretes.
No laudo, ela apontou que dos 70 animais inspecionados, apenas um testava bem nutrido. Todos os outros estavam doentes. Alguns apresentavam com tendinite crônica causada por excesso de serviço e vários com ferimentos. No laudo também consta que muitos animais transportam peso acima do ideal. Até nos locais onde os charretistas guardam os animais, foram encontradas irregularidades.
O serviço turístico é um dos mais antigos e também um dos mais polêmicos da cidade. Flagrantes de cavalos soltos ou exaustos já foram parar nas redes sociais. Desde 2015, todos os 100 animais usados nas charretes têm um chip de identificação do dono.
“Quando a gente é acionado por abandono de animais em vias públicas do município ou então até mesmo animais mortos encontrados nas vias públicas, a gente faz o recolhimento desses animais e, através desse microchip implantado, a gente consegue identificar o proprietário do animal para ele fazer a retirada. Ele tem que pagar uma multa para fazer a retirada desse animal”, afirma o coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Lago.
Charreteiro há mais de 40 anos, Natalino Rodrigues afirma que não há maus tratos e que muitas famílias dependem do serviço. “Se acabar a atividade do passeio da charrete, como vão viver os animais sem a ração? Como vão viver os pais de família sem levar o alimento para casa?”, questiona Rodrigues.
A Procuradoria de Poços de Caldas disse que até o momento não foi notificada da ação.
Fonte: G1 Sul de Minas
JOVEM É INDENIZADA APÓS SER EXPULSA DE CASA PELOS PAIS ADOTIVOS
Uma jovem adotada por um casal no Sul de Minas Gerais será indenizada por R$ 100 mil por cada um dos pais adotivos. A menina foi adotada quando era bebê e acabou expulsa de casa na adolescência. O pedido de indenização foi feito pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e acatada pela 1ª Vara Cível de Três Corações.
Confira reportagem da TV Alterosa Sul de Minas.
Confira reportagem da TV Alterosa Sul de Minas.
OPERAÇÃO ALERTA VERMELHO
O Corpo de Bombeiros Militar retomou nesta quinta-feira 26/04 a Operação Alerta Vermelho em todo o Estado de Minas Gerais.
A Companhia de Prevenção e Vistoria em Varginha realizou a Operação no Centro da cidade de Eloi Mendes, sendo empenhados 17 Bombeiros Militares, os quais visitaram 46 estabelecimentos comerciais.
Na região do 9º Batalhão de Bombeiros, ao todo, foram realizadas 179 vistorias em estabelecimentos comerciais.
Os responsáveis pela edificação foram instruídos sobre a importância da prevenção contra incêndios, as medidas de segurança e o seu correto uso.
Durante a operação foram verificados itens importantes como: o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), as saídas de emergências, a sinalização de emergência, a iluminação de emergência e os extintores. Esta ação tem por objetivo reduzir os prejuízos e danos à vida. Lembrando que os incêndios iniciam de forma pequena e se transformam em catástrofes incalculáveis.
Fonte: CBMMG
Furto de fios no Parque das Águas de Caxambu ocasionou falta de água e luz
Em nota a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), responsável pela gestão do Parque das Águas de Caxambu, informa que, em virtude de furto da fiação de cobre no local o Parque das Águas está temporariamente sem luz, desde a fonte Venâncio até a Portaria do Bosque. O fato ocasionou, ainda, a falta de água no empreendimento, já que o abastecimento da caixa d’água foi interrompido.
Confira nota na íntegra:
Nota – Furto no Parque das Águas de Caxambu ocasiona falta de água e luz
A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), responsável pela gestão do Parque das Águas de Caxambu, informa que, após constatar furto de parte da fiação de cobre no local, registrou Boletim de Ocorrência junto à Polícia Militar na última terça-feira (24/4). A PM esteve no Parque, verificou a situação e registrou o crime. A Polícia estimou que mais de 240 metros de fios de 50mm e 70mm, além de fiação fina, tenham sido cortados e retirados do Parque, o que corresponderia a pelo menos 100 quilos de material.
Devido ao ato de vandalismo, o Parque das Águas está temporariamente sem luz, desde a fonte Venâncio até a Portaria do Bosque. O fato ocasiona, ainda, a falta de água no empreendimento, já que o abastecimento da caixa d’água foi interrompido.
A Codemge está tomando as providências necessárias para que o funcionamento do Parque seja normalizado o mais brevemente possível. Para tanto, é necessário realizar a compra de novo material, em substituição ao que foi furtado, e a contratação de mão de obra.
Como ente público, a gestora do empreendimento terá de promover essa aquisição por processo licitatório. Considerando que o Conjunto Paisagístico e Arquitetônico do Parque das Águas de Caxambu é tombado pelo Estado, a intervenção deve ocorrer também em alinhamento com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).
A Codemge lamenta o ocorrido, que, além de lesar o bem público e prejudicar a prestação de serviços à comunidade e o turismo local, acarreta prejuízo econômico e financeiro à sociedade e ao Estado.
Jovem condenado há mais de dez anos é preso em São Lourenço
Em São Lourenço, na noite dessa quarta-feira (25), a Polícia Militar prendeu um jovem, de 26 anos, na Rua Doutor Antônio Carlos, Bairro São Lourenço Velho, o qual foi condenado pela Justiça à pena de 10 anos e 6 meses de prisão.
A PM realizava operação batida policial quando abordou o jovem e ao consultar os dados dele no sistema informatizado foi verificado que havia um mandado de prisão em seus desfavor.
O rapaz foi preso e conduzido para a Delegacia e Polícia Civil para providências subsequentes.
Fonte: 57º BPM
Saiba quais os próximos passos do processo de impeachment de Pimentel
O processo que pode culminar no afastamento do governador Fernando Pimentel (PT) e posterior perda de mandato está previsto na Lei 1.079, de 1950, que trata do rito processual em caso de crime de responsabilidade. A legislação já foi alvo de questionamentos no Supremo Tribunal Federal (STF), que entendeu pela sua legalidade.
Dessa forma, o rito vai seguir a lei, a Constituição estadual e o Regimento Interno da Assembleia.
O primeiro passo, concluído nesta quinta-feira, é o acolhimento do pedido de abertura do processo de impeachment e leitura do plenário.
A partir daí o presidente da Assembleia Legislativa convoca a formação de uma comissão especial para discutir o pedido.
Os líderes partidários têm 48 horas para indicar os integrantes da comissão, que é formada por sete deputados (três da base aliada, dois da oposição e dois da bancada independente).
Formada a comissão, o grupo tem 10 dias para emitir um parecer que pode ser pela abertura do processo ou arquivamento do pedido.
Qualquer que seja o teor do parecer, ele é votado em plenário, onde é necessário o aval de 52 deputados para a sua aprovação.
Se o parecer apontar pelo arquivamento e 52 deputados aprovarem o texto, o pedido é arquivado.
Caso o parecer aponte pela abertura do processo e 52 aprovem, o processo é aberto. Fernando Pimentel é então afastado automaticamente do cargo por até 180 dias. Assume o governo o vice, Antonio Andrade (MDB).
Para analisar o caso é aberta uma comissão processante, composta por cinco deputados escolhidos pela Assembleia e cinco desembargadores sorteados pelo Tribunal de Justiça. A comissão é presidida pelo presidente do TJ mineiro.
O processo transcorre com a oitiva da acusação e defesa.
Se a comissão entender que houve crime de responsabilidade, Pimentel perde o cargo.
Se for inocentado, o petista retorna ao cargo e o caso é arquivado.
Fonte: Estado de Minas
PRF inicia hoje a "Operação Dia do Trabalho"
Começa à zero hora de sexta-feira (27), a Operação Dia do Trabalhador da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que vai reforçar a fiscalização, o policiamento e as ações educativas nas rodovias federais de Minas Gerais. Veículos pesados terão restrição para rodar em rodovias federais de pista simples na sexta-feira e na segunda-feira.
Agentes vão reforçar a fiscalização em trechos estratégicos das BRs de Minas Gerais para evitar acidentes, garantir a fluidez do trânsito e combater a mistura de álcool e direção, excesso de velocidade e outras infrações durante o feriado prolongado.
De acordo com a nota para a imprensa da PRF, aproximadamente 900 policiais vão atuar nas rodovias federais que cortam Minas durante o feriado prolongado. Eles utilizarão 31 radares e 150 etilômetros. Em escala de revezamento, eles vão fazer rondas ostensivas nas BRs e estarão posicionados ao longo dos trechos mais movimentados e considerados críticos pelo alto índice de acidentes e infrações de trânsito.
Neste período o tráfego de carretas bitrens, rodotrens, treminhões, cegonheiras carregadas e veículos com cargas excedentes, será restrito em rodovias federais de pista simples, em alguns dias do feriado. A restrição na sexta-feira será de 16h às 22h; na terça-feira das 16h às 22h.
Assembleia acolhe pedido de impeachment do governador Fernando Pimentel
LUCAS RAGAZZI / ANGELICA DINIZ
A mesa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) acaba de acolher, na tarde desta quinta-feira (26), em plenário, o pedido de Impeachment do governador Fernando Pimentel (PT). A mesa também determinou a formação de uma Comissão Especial para dar parecer ao ato.
Os líderes dos partidos e blocos da Casa irão indicar os membros que vão compor a comissão para análise do pedido. O líder do governo na ALMG, deputado Durval Ângelo (PT), fará uma coletiva agora a tarde para dar o posicionamento do governo.
A peça entregue na Assembleia mostra diversos atrasos pelo governo de Minas nos repasses devidos às prefeituras mineiras, a fornecedores do Estado e, mais recentemente, à Assembleia Legislativa.
Baixe aqui o pedido de impeachment de Fernando Pimentel
O calote de R$ 300 milhões levou o Legislativo mineiro a atrasar o pagamento dos salários dos servidores comissionados e dos deputados. Segundo o autor do pedido, Pimentel teria cometido crime de responsabilidade.
“Já faz alguns meses que o governador Pimentel está atrasando os recursos financeiros destinados ao pagamento dos duodécimos dos servidores públicos do Estado. O governo está atrasando os recursos do Legislativo, já atrasou os dos servidores do Judiciário e, todas as vezes que ele faz isso, fere a Constituição Federal”, considera Mariel Marra, advogado autor da peça que ganhou notoriedade por propor, em 2016, o impedimento do presidente Michel Temer (MDB).
Entenda como será a comissão que discutirá o impeachment
Segundo ele, o artigo 168 determina que os repasses sejam feitos no dia 20 de cada mês e que, todas as vezes em que há atrasos ou quando os valores são menores do que o devido, o governo do Estado pratica ato atentatório contra as Constituições Federal e Estadual. Na petição entregue na Assembleia, o advogado mineiro também cita o escalonamento dos salários dos servidores do Executivo, que recebem de forma parcelada desde o início de 2016.
Fonte: O Tempo
Polícia investiga esquema de receptação ilegal de equipamentos de telefonia no Sul de Minas
Vários aparelhos, avaliados em R$ 2 milhões, foram apreendidos em Cachoeira de Minas, Pouso Alegre e Santa Rita do Sapucaí.
As investigações começaram após uma denúncia de que os equipamentos pertenciam a uma multinacional de telefonia celular. Muitos deles estavam em uma empresa de manutenção de telefonia em Cachoeira de Minas. Outros foram encontrados instalados em uma antena que fica em Santa Rita, e a maior parte dos aparelhos estava em uma empresa provedora de internet em Pouso Alegre.
“Há aproximadamente três semanas, nós fomos procurados pela equipe de segurança de uma operadora de telefonia celular que informou que, aqui na nossa região, estava tendo receptação de equipamentos de telecomunicação. Inclusive que esses equipamentos estavam sendo destinados à comunicação de uma facção [criminosa]”, diz o delegado Daniel Leme Amaral.
Segundo a investigação, são equipamentos caros, mas que as empresas conseguiam com preço bem abaixo do mercado. Os aparelhos de telefonia eram reconfigurados para levar sinal de internet via rádio.
Uma estação simples, homologada na Anatel, custa em média R$ 50 mil para ser montada, mas com o equipamento clandestino, ficava entre R$ 5 e 25 mil.
“Eles têm nota de entrada e saída das mercadorias, entendeu? E alegam que é de terceiro, de clientes deles. Só que não têm notas dos aparelhos. Então [são] aqueles aparelhos que nitidamente são de propriedade da empresa operadora de telefone celular, e a empresa não negocia esse tipo de equipamento”, explica o delegado.
Até esta publicação, ninguém havia sido preso.
Fonte: G1 sul de Minas
A Polícia Civil investiga um esquema de compra e venda de equipamentos roubados de telefonia que estariam sendo usados para a transmissão de internet via rádio no Sul de Minas. Vários aparelhos foram apreendidos em Cachoeira de Minas, Pouso Alegre e Santa Rita do Sapucaí. Eles foram avaliados em R$ 2 milhões.
As investigações começaram após uma denúncia de que os equipamentos pertenciam a uma multinacional de telefonia celular. Muitos deles estavam em uma empresa de manutenção de telefonia em Cachoeira de Minas. Outros foram encontrados instalados em uma antena que fica em Santa Rita, e a maior parte dos aparelhos estava em uma empresa provedora de internet em Pouso Alegre.
“Há aproximadamente três semanas, nós fomos procurados pela equipe de segurança de uma operadora de telefonia celular que informou que, aqui na nossa região, estava tendo receptação de equipamentos de telecomunicação. Inclusive que esses equipamentos estavam sendo destinados à comunicação de uma facção [criminosa]”, diz o delegado Daniel Leme Amaral.
Segundo a investigação, são equipamentos caros, mas que as empresas conseguiam com preço bem abaixo do mercado. Os aparelhos de telefonia eram reconfigurados para levar sinal de internet via rádio.
Uma estação simples, homologada na Anatel, custa em média R$ 50 mil para ser montada, mas com o equipamento clandestino, ficava entre R$ 5 e 25 mil.
“Eles têm nota de entrada e saída das mercadorias, entendeu? E alegam que é de terceiro, de clientes deles. Só que não têm notas dos aparelhos. Então [são] aqueles aparelhos que nitidamente são de propriedade da empresa operadora de telefone celular, e a empresa não negocia esse tipo de equipamento”, explica o delegado.
Até esta publicação, ninguém havia sido preso.
Fonte: G1 sul de Minas
Adolescentes são apreendidos por assalto a supermercado em Itamonte
Nessa terça-feira (24), a Polícia Militar apreendeu dois adolescentes, de 17 e 14 anos, acusados de assaltar um supermercado na Avenida Vinte de Julho, bairro Moradas do Bosque.
Segundo funcionários do estabelecimento, uma pessoa encapuzada, usando o uniforme de um colégio, chegou ao estabelecimento com uma arma e anunciou o assalto e após roubar R$2.000,00 (dois mil reais) do supermercado fugiu de bicicleta, juntamente com um comparsa que o aguardava.
A PM iniciou rastreamento e recebeu denúncias de que os autores do crime seriam os dois adolescentes, os quais foram localizados e apreendidos.
A arma utilizada no crime e o dinheiro ainda não foram encontrados.
Os dois jovens foram conduzidos para a Delegacia de Polícia para providências subsequentes.
Fonte: 57º BPM
OS DIREITOS DAS VÍTIMAS DE CRIMES
As pessoas que são vítimas de criminosos e que forem seguradas do INSS podem recorrer à Previdência em caso de necessidade. Conforme o caso, podem fazer jus ao auxílio-acidente, ao auxílio-doença, ou mesmo à aposentadoria por invalidez. Se vierem a falecer, suas famílias podem ter direito à pensão por morte. Em qualquer caso, é garantido o direito de acionar a Justiça em busca de reparação.
Saiba mais sobre os auxílios que as vítimas de crimes podem solicitar:
Auxílio-acidente: http://bit.ly/2iFb73G
Auxílio-doença: http://bit.ly/2jc7Pkr
Aposentadoria por invalidez: http://bit.ly/2jcckvt
Pensão por morte: http://bit.ly/2bvw4ah
RODOVIA FERNÃO DIAS | A RODOVIA DO CRIME
O número de roubos preocupa motoristas que passam pela rodovia Fernão Dias. Acompanhe as informações na reportagem da TV Alterosa Sul de Minas.
Terceira fase da operação as buscas pelo atleta francês desaparecido
Equipes refizeram a trilha do restaurante até o Pico do Marins (6 BMs SP), a trilha até o Pico do Marinzinho (6 BMs SP) , a trilha lado Oeste do Pico dos Marins ( 11 PMs COE/SP), uma equipe (2 PMMG e 2 CBMMG/ BEMAD) fizeram buscas com o drone da PMMG no entroncamento entre a trilha do Marinzinho e Pico do Marins, reconferindo locais de difícil acesso (rota do Sr. Eric em 2014), trilha do restaurante até a Pedra Sentada (2 CBMMG e 1 guia); trilha até o Morro do Careca (2 PMSP Amb). No posto de Comando (PC) permaneceu um Militar de cada Instituição (CBMMG, PMMG, CBMSP, PMSP COE e Amb. Apoiou na missão o helicóptero Pégasus (PMMG - 5). Apoiou a missão 1 guia civil.
Nesta terceira fase da operação as buscas concentram-se também na observação da presença de concentração de aves de rapina e odores específicos .
Nenhum vestígio ainda foi encontrado
Att. Alexandre Humia Casarim, Ten Cel BM - Cmt 9 BBM
Nesta terceira fase da operação as buscas concentram-se também na observação da presença de concentração de aves de rapina e odores específicos .
Nenhum vestígio ainda foi encontrado
Att. Alexandre Humia Casarim, Ten Cel BM - Cmt 9 BBM
Quando posso sacar meu FGTS?
Todos os trabalhadores regidos pela CLT que firmaram contrato de trabalho a partir de 05/10/1988 tem direito ao FGTS, antes dessa data, a opção pelo FGTS era facultativa. Também têm direito ao FGTS os trabalhadores rurais, os temporários, os intermitentes, os avulsos, os safreiros (operários rurais, que trabalham apenas no período de colheita) e os atletas profissionais.
Foi facultado ao empregador doméstico recolher ou não o FGTS referente ao seu empregado até 30/09/2015, a partir de 01/10/2015 o recolhimento passou a ser obrigatório.
O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), foi criado com o intuito de proteger o trabalhador. No início de cada mês, os empregadores depositam, em contas abertas na Caixa Econômica Federal, em nome de cada empregado, o valor correspondente a 8% do salário do respectivo funcionário, esse valor não é descontado do salário, é uma obrigação do empregador.
O Fundo de garantia pode ser sacado nas seguintes ocorrências:
– Demissão sem justa causa;
– Rescisão por acordo
– Término do contrato por prazo determinado;
– Rescisão do contrato por extinção total da empresa; supressão de parte de suas atividades; fechamento de quaisquer de seus estabelecimentos, filiais ou agências; falecimento do empregador individual ou decretação de nulidade do contrato de trabalho – inciso II do art. 37 da Constituição Federal, quando mantido o direito ao salário;
– Rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior;
– Aposentadoria;
– Caso de necessidade pessoal, urgente e grave, decorrente de desastre natural previsto no Decreto n. 5.113/2004, que tenha atingido a área de residência do trabalhador, quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública for assim reconhecido, por meio de portaria do Governo Federal;
– Suspensão do Trabalho Avulso;
– Falecimento do trabalhador;
– Quando o titular da conta vinculada tiver idade igual ou superior a 70 anos;
– Quando o trabalhador ou seu dependente for portador do vírus HIV;
– Quando o trabalhador ou seu dependente estiver acometido de neoplasia maligna – câncer;
– Quando o trabalhador ou seu dependente estiver em estágio terminal, em razão de doença grave;
– Quando a conta permanecer sem depósito por 03 (três) anos ininterruptos cujo afastamento tenha ocorrido até 13/07/90;
– Quando o trabalhador permanecer por 03 (três) anos ininterruptos fora do regime do FGTS, cujo afastamento tenha ocorrido a partir de 14/07/90, inclusive, podendo o saque, neste caso, ser efetuado a partir do mês de aniversário do titular da conta;
– Na amortização, liquidação de saldo devedor e pagamento de parte das prestações adquiridas em sistemas imobiliários de consórcio;
– Para aquisição de moradia própria, liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional.
Quer saber mais sobre esse assunto e verificar quais os documentos necessários em cada caso? Clique no link abaixo:
http://www.mayarasilva.adv.br/quando-posso-sacar-meu-fgts/
Em caso de dúvida estou a disposição.
Mayara Silva
Advogada e Pós Graduada em Direito Civil e Empresarial
Exército apreende em Minas 7 toneladas de explosivos
Sete toneladas de explosivos Anfa, de alta potência, e 1,6 mil espoletas eletrônicas foram apreendidas ontem em operação coordenada pelo Exército em indústrias, respectivamente, de São Sebastião do Oeste e Sabará. Ambosos materiais estavam com prazo de validade vencido. A ação fez parte da Operação Rastilho IV, que visa intensificara fiscalização de explosivos e produtos correlatos – como dinamites, estopins, espoletas pirotécnicas e cordéis detonantes – em todo o país. De acordo com balanço do Exército, em Minas, foram fiscalizadas 24 empresas de 18 municípios na operação, que envolveu 43 militares da força e 49 agentes da Segurança Pública estadual e municipais. A operação vai até sexta-feira.
Na última ação do tipo,em março, foram apreendidas 17 toneladas de explosivos na Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal. Os principais problemas foram relacionados à documentação, ao transporte e ao armazenamento inadequado dos produtos.
O protocolo seguido pela operação compreende diferentes agências militares, que trabalham em conjunto. A Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), por intermédio do Centro de Operações de Produtos Controlados (Copcon), ambos órgãos vinculados às Forças Armadas, faz o mapeamento das entidades suspeitas. Já o operacional é de responsabilidade de agências governamentais, nos níveis municipal, estadual e federal. “O papel do Exército é fiscalizar todos os que têm o certificado de registro – documento necessário para que a pessoa física ou jurídica possa exercer qualquer tipo de atividade com produto controlado, inclusive os explosivos. Se encontrar alguma irregularidade, avisamos ao órgão responsável. É uma operação de interagências”, afirma o capitão Moraes, vinculado à seção de relações institucionais da DFPC.
Além de explosivos, a Rastilho IV compreende diferentes materiais classificados como “produtos controlados”. A lista inclui armas de fogo, acessórios, armamento químico, detonadores e vários tipos de compostos químicos e itens militares. A regulamentação segue as diretrizes do Decreto 3.665/2000, editado durante o governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso.
Segundo o Exército, a Operação Rastilho IV abrange todas as 12 regiões militares e mira 750 entidades espalhadas pelo país. O esforço movimenta cerca de mil profissionais, segundo as Forças Armadas. Ações semelhantes ocorrem desde 2015.
De acordo com a 4ª Região Militar, responsável por todo o estado de Minas Gerais, com exceção do Triângulo Mineiro, uma nova operação está planejada para hoje. O local, entretanto, é sigiloso, de acordo com o protocolo interno adotado pela instituição, para impedir que possíveis agentes irregulares se antecipem à ação dos militares.
CAIXAS ELETRÔNICOS Esses explosivos têm sido usados por diferentes quadrilhas para explodir caixas eletrônicos em Minas Gerais. Somente em março, o Estado de Minas noticiou ataques contra oito agências bancárias, espalhadas por diferentes regiões do estado. No total, foram quatro explosões no Sul, duas no Centro-Oeste, uma no Médio Jequitinhonha e outra no Triângulo Mineiro.
Com intuito de coibir crimes deste tipo, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) desencadeou a Operação Blindado, no dia 17, nas cidades de Montes Claros, Bocaiuva, Francisco Sá e Janaúba. Na ocasião, foram cumpridos 67 mandados judiciais contra suspeitos. Em 2017, ocorreram em média 13 ataques a bancos mês no estado. Veja também: Bandidos atiram contra PMs e arrombam bancos e lotérica no Sul de Minas
Em um dos últimos ataques de 2017, moradores de Pompéu, no Centro-Oeste de Minas Gerais, viveram uma terça-feira de pânico. Criminosos fortemente armados invadiram a cidade na madrugada de 5 de dezembro, atacaram um banco, atiraram contra o quartel da PM e mataram um policial, um morador e feriram outro militar.
Fonte: Estado de Minas
DOIS DA LISTA DOS MAIS PROCURADOS DE MINAS GERAIS JÁ FORAM PRESOS
Os homens destas fotos são os criminosos mais procurados de Minas Gerais. Eles têm mandados de prisão por assassinatos, tráfico de drogas, explosões de caixas eletrônicos e outros crimes.
Cartazes com fotos, nomes, apelidos e informações sobre os crimes cometidos por eles estão sendo divulgados na Internet e em locais de grande circulação de pessoas em todo o Estado.
A escolha dos 12 nomes foi realizada de forma conjunta pelos órgãos de segurança que atuam em Minas.
O objetivo do Procura-se é incentivar a população a fornecer qualquer informação que possa ajudar na localização dos criminosos, por meio de denúncias ao telefone 181. Os informantes têm anonimato garantido.
Dois dos procurados já foram presos. Continuem denunciando.
Conheça os procurados
Nome: Carlos Leandro de Faria - PRESO
Apelido: Leandrinho
Idade: 21 anos
Procurado por: Homicídio
Nome: Marcelo Correia Araújo
Apelidos: Madeira e MCW
Idade: 38 anos
Procurado por: Roubo
Nome: Fábio Antônio Gallego
Apelido: Gordo
Idade: 41 anos
Procurado por: Roubo e extorsão mediante sequestro
Nome: Maurício Henrique dos Santos
Apelido: Mauricinho
Idade: 32 anos
Procurado por: Tráfico de drogas
Nome: Hebert William Teixeira Barbosa
Idade: 30 anos
Procurado por: Roubo tentado
Nome: Nicolas Sued Gusmão Oliveira
Idade: 24 anos
Procurado por: Roubo
Nome: Jacques Rezende Gonçalves Jr.
Apelido: Presidente
Idade: 22 anos
Procurado por: Roubo
Nome: Paulo Roberto Tomé Jr.
Apelidos: Thomé e Juninho
Idade: 33 anos
Procurado por: Roubo
Nome: José Márcio Barbosa
Apelido: Marcinho
Idade: 37 anos
Procurado por: Roubo
Nome: Tiago Luiz Alves
Apelido: Tiaguinho
Idade: 30 anos
Procurado por: Roubo
Nome: Joairson Ferreira Santos
Apelidos: Bilu e Chagas
Idade: 44 anos
Procurado por: Tráfico de drogas
Nome: Wyslam Vinícius Teixeira Barbosa - PRESO
Apelidos: Vinicinho e Barriga
Idade: 26 anos
Procurado por: Homicídio qualificado e roubo tentado
Cartazes com fotos, nomes, apelidos e informações sobre os crimes cometidos por eles estão sendo divulgados na Internet e em locais de grande circulação de pessoas em todo o Estado.
A escolha dos 12 nomes foi realizada de forma conjunta pelos órgãos de segurança que atuam em Minas.
O objetivo do Procura-se é incentivar a população a fornecer qualquer informação que possa ajudar na localização dos criminosos, por meio de denúncias ao telefone 181. Os informantes têm anonimato garantido.
Dois dos procurados já foram presos. Continuem denunciando.
Conheça os procurados
Nome: Carlos Leandro de Faria - PRESO
Apelido: Leandrinho
Idade: 21 anos
Procurado por: Homicídio
Nome: Marcelo Correia Araújo
Apelidos: Madeira e MCW
Idade: 38 anos
Procurado por: Roubo
Nome: Fábio Antônio Gallego
Apelido: Gordo
Idade: 41 anos
Procurado por: Roubo e extorsão mediante sequestro
Nome: Maurício Henrique dos Santos
Apelido: Mauricinho
Idade: 32 anos
Procurado por: Tráfico de drogas
Nome: Hebert William Teixeira Barbosa
Idade: 30 anos
Procurado por: Roubo tentado
Nome: Nicolas Sued Gusmão Oliveira
Idade: 24 anos
Procurado por: Roubo
Nome: Jacques Rezende Gonçalves Jr.
Apelido: Presidente
Idade: 22 anos
Procurado por: Roubo
Nome: Paulo Roberto Tomé Jr.
Apelidos: Thomé e Juninho
Idade: 33 anos
Procurado por: Roubo
Nome: José Márcio Barbosa
Apelido: Marcinho
Idade: 37 anos
Procurado por: Roubo
Nome: Tiago Luiz Alves
Apelido: Tiaguinho
Idade: 30 anos
Procurado por: Roubo
Nome: Joairson Ferreira Santos
Apelidos: Bilu e Chagas
Idade: 44 anos
Procurado por: Tráfico de drogas
Nome: Wyslam Vinícius Teixeira Barbosa - PRESO
Apelidos: Vinicinho e Barriga
Idade: 26 anos
Procurado por: Homicídio qualificado e roubo tentado
Assinar:
Postagens (Atom)