Minas e Emirados Árabes Unidos discutem parcerias em cultura e turismo

 



Visita do embaixador traz expectativas de fomento no intercâmbio de possibilidades em negócios, gastronomia e lazer

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) recebeu, nesta quarta-feira (26/5), o embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil para tratar de parcerias estratégicas entre o país e Minas Gerais nas áreas turística e cultural.

Reuniram-se com o embaixador Saleh AL Suwaidi, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, o subsecretário de Cultura, Maurício Canguçu, e o assessor da Subsecretaria de Turismo, Rafael Oliveira.

O dirigente da Secult apresentou os principais temas a serem explorados pela Secult durante a Expo Dubai, prevista para 17 a 25/11, em Dubai, cidade mais populosa do país.

No evento internacional, a cozinha mineira será a grande atração de Minas Gerais no campo da economia criativa e do turismo. A equipe planeja, inclusive, servir coquetel preparado por um renomado chef mineiro, além de promover workshop temático.

A ideia é propor também intercâmbio na área audiovisual, com a promoção de uma semana do Cinema Árabe em Minas, no Cine Humberto Mauro, e Semana do Cinema de Minas Gerais nos Emirados Árabes.

Ativos

“O Governo de Minas Gerais, por meio da Secult e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e ao lado da Federação das Indústrias (Fiemg), está se articulando para levar à Expo Dubai ativos como o café do Sul de Minas, um dos símbolos da identidade e tradição do estado e um dos motores da economia”, informa Leônidas Oliveira.

“Queremos ampliar o diálogo com os Emirados Árabes e cooperar em agendas estratégicas para a cultura e as atividades relacionadas ao turismo, conhecendo companhias interessadas no mercado brasileiro e outras que já atuam aqui, mas têm interesse em ampliar a cooperação, além de museus e galerias de arte”, destaca o secretário.

O embaixador do país árabe enfatizou que a relação entre os Emirados Árabes e Brasil é bem-sucedida na área de negócios, mas que a intenção é estreitar parcerias e expandi-las para outros setores como a cultura e o turismo, motivo da visita a Minas Gerais e à Secult.

“No momento, iremos atuar para responder ao planejamento da Secult durante a Expo Dubai e, especialmente, para conectar a Secretaria aos principais players nas áreas de economia criativa e mercado turístico. Podemos também organizar programações paralelas como reuniões com câmaras de comércio nos segmentos de interesse de Minas Gerais”, disse. Como exemplo, Saleh AL Suwaidi citou a experiência do Museu do Café em Dubai, que pode inspirar empreendimentos mineiros e gerar oportunidades de cooperação.

Fonte: Agência Minas