Informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais ao G1 nesta sexta-feira. Pouso Alegre tem dois casos em análise, enquanto Varginha possui um.
Pouso Alegre e Varginha possuem casos suspeito de reinfecção por Covid-19 em investigação pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). A informação foi confirmada ao G1 pela SES-MG nesta sexta-feira (12). O Estado possui, no total, 67 suspeitas em análise, de acordo com a secretaria.
Em Pouso Alegre, segundo informado pela SES-MG, dois casos suspeitos de reinfecção pelo coronavírus estão em análise pela Subsecretaria de Vigilância Epidemiológica de MG e pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). A reportagem questionou a prefeitura sobre os casos, mas até está publicação a administração municipal investigava a situação para enviar retorno.
Já em Varginha, conforme a secretaria, uma possível reinfecção é investigada pela Covid-19 é investigada. O Secretário Municipal de Saúde de Varginha, Luiz Carlos Coelho, revelou ao G1 que este caso não é o mesmo anunciado em setembro de 2020. Segundo ele, a possibilidade do ano passado foi descartada e outra possível reinfecção foi enviada à SES-MG.
A Secretaria de Estado de Saúde de MG esclareceu que, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, considera casos suspeitos de reinfecção aqueles em que a pessoa apresentou novo quadro clínico em período acima de 90 dias do primeiro episódio confirmado laboratorialmente.
Casos suspeitos no estado, segundo a SES-MG:
- Belo Horizonte: 29
- Betim: 1
- Contagem: 3
- Mariana: 1
- Ribeirão das Neves: 1
- Sabará: 1
- Caratinga: 1
- Formiga: 1
- Itabira: 1
- Juiz de Fora: 1
- Cataguases: 1
- Leopoldina: 1
- Manchaçu: 1
- Montes Claros: 7
- Almenara: 1
- Pouso Alegre: 2
- Curvelo: 1
- Itambacuri: 1
- Teófilo Otoni: 1
- Muriaé: 1
- Ubá: 3
- Iturama: 1
- Uberaba: 1
- Patrocínio: 1
- Uberlândia: 3
- Varginha: 1
Reinfecções pela Covid-19 não são casos comuns, mas casos já foram confirmados. Nenhum município mineiro, por exemplo, teve situações confirmadas.
No Brasil, o primeiro confirmado foi de uma profissional da saúde de 37 anos, de Natal (RN), que teve a Covid-19 em junho do ano passado e, após se curar, testou positivo novamente em outubro, 116 dias depois do primeiro diagnóstico. Estudos genéticos identificaram duas linhagens diferentes do vírus.
Covid-19 no Sul de MG
Conforme os dados da SES-MG, o Sul de Minas possui 92.140 registros da doença, com 1.921 mortes. A região voltou a registrar queda de novos casos de Covid-19 pela 3ª semana seguida, mas o número de mortes pela doença voltou a bater recorde pela 4ª semana consecutiva. É o que apontam os dados da secretaria divulgados durante esta semana.
Conforme os dados analisados pelo G1, a região registrou 4.508 novos casos nesta semana, com 168 mortes. Em relação à semana passada, a queda no número de novos casos foi de 19,9%, enquanto a alta no número de mortes foi de 5%.