Municípios suspenderam o ponto facultativo e dias serão de trabalho normal. Outras cidades também adotaram a medida e cancelaram qualquer tipo de evento no período.
Poços de Caldas, Pouso Alegre, Varginha e Passos não terão ponto facultativo durante o período de carnaval e os serviços públicos vão funcionar normalmente nos próximos dias. A medida foi adotada após o Governo de Minas também declarar que haverá expediente regularmente.
Os municípios decidiram por retirar o ponto facultativo para evitar a circulação de pessoas no período de carnaval e, com isso, conter possível novo aumento de casos da Covid-19. Em Varginha, por exemplo, o comércio irá funcionar normalmente no período.
Para evitar aglomerações, a Prefeitura de Poços de Caldas definiu que a fiscalização feita com o drone será intensificada durante o período de carnaval para que festas clandestinas sejam flagradas, caso venham a acontecer.
Em Pouso Alegre, além da retirada do ponto facultativo, a prefeitura emitiu decreto em que proíbe realização de qualquer tipo de evento na cidade. De acordo com a administração municipal, a realização de festas nesse período pode resultar em recolhimento de alvarás de localização e funcionamento e fechamento compulsório de estabelecimentos em caso de infração.
Passos também declarou a proibição de qualquer tipo de evento durante o período carnavalesco. Além disso, não estão autorizados o uso de equipamentos de amplificação sonora ou instrumentos musicais que possam incentivar aglomerações.
Mais cidades
Outros municípios do Sul de Minas também declararam a retirada do ponto facultativo e/ou a suspensão de festas durante o período de carnaval.
Uma dessas cidades é Itajubá. A prefeitura anunciou o avanço do município para a onda amarela do Minas Consciente. A fase autoriza eventos com até 100 pessoas, no entanto, a administração municipal possui decreto que proíbe eventos para conter o avanço da Covid-19.
Alfenas também adotou a mesma medida, assim como Brazópolis, que possui tradicional festa de Carnaval.
São Lourenço, que também tem tradicional carnaval, decretou que festas e eventos estão proibidos durante o período carnavalesco.
Fonte: G1 Sul de Minas