Após uma semana, São Tomé das Letras confirma o segundo caso de COVID-19

Segunda vítima é outra mulher, que está em isolamento domiciliar; primeiro caso foi confirmado na semana passada.



A Prefeitura de São Tomé das Letras confirmou o segundo caso de COVID-19 nesta sexta-feira (13). A vítima é outra mulher, que está em isolamento domiciliar. O primeiro caso foi registrado na semana passado. O município era o único do Sul de Minas livre da doença e esteve fechado para turistas até o mês passado.

A prefeitura publicou um comunicado nas redes sociais para informar a população sobre o novo registro de COVID-19 na cidade. “Trata-se de uma paciente, que já estava em isolamento domiciliar por apresentar sintomas leves. Todas as providencias já foram tomadas pela equipe responsável”, diz assessoria de imprensa.

O primeiro caso foi registrado no dia 5 de novembro, apenas 20 dias após a volta dos turistas na cidade. A vítima é uma mulher, de 24 anos, que esteve em viagem a trabalho para São Paulo. Ela também apresentou sintomas leves e segue em isolamento domiciliar. "A mulher vai passar por um novo teste na próxima segunda-feira (16) para ver se ainda está com o vírus ativo", completa.

São Tomé das Letras passou quase oito meses livre da doença. O município chegou a ser o único do Sul de Minas e estava entre os três do Estado sem registros de COVID-19, como Pedro Teixeira, na Zona da Mata, e Cedro de Abaeté, na Região Central do Estado.


Casos suspeitos e volta dos turistas

O município chegou a ter casos suspeitos em agosto, depois que um médico infectado, de outra cidade, fez atendimento no local. De acordo com a prefeitura, 15 pacientes ficaram em isolamento domiciliar, mas os resultados dos exames deram todos negativos.

Com pouco mais de 6 mil habitantes, São Tomé das Letras se manteve fechada para turistas desde o começo da pandemia. O decreto barrando a entrada de visitantes foi prorrogado a cada mês e o setor do turismo seguia com um plano para a retomada consciente.

No dia 6 de outubro, um grupo de empresários obteve liminar na Justiça pedindo a volta de turistas na cidade. O documento foi expedido pela juíza Fernanda Machado de Souza Leite, da 2ª Vara Cível da comarca de Três Corações. A magistrada entendeu que a cidade se enquadra na onda amarela do Programa Minas Consciente, do governo do estado, e, por isso, tem condições de fazer a retomada do turismo.

Moradores protestaram contra a decisão da Justiça e a prefeita Marisa Maciel (PT) recorreu. A liminar chegou a ser suspensa pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Gilson Soares Lemes. Mas o pedido de suspensão foi negado pela desembargadora-relatora, Maria Inês Souza, nos autos do recurso do agravo de instrumento, e, em 15 de outubro, a cidade voltou a receber turistas.

Depois de ser obrigada a receber turistas, a prefeitura publicou um decreto proibindo excursões na cidade e os pontos turísticos ainda permanecem fechados. Hotéis e pousadas podem receber apenas 20% da capacidade de lotação permitida e os visitantes precisam comprovar hospedagem com as regras estipuladas pela Central COVID-19.

Fonte: Estado de Minas