Combate ao cerol e à linha chilena é realizado em Santa Rita do Sapucaí

A Guarda Municipal de Santa Rita do Sapucaí está realizando uma série de ações de combate ao cerol e à linha chilena na cidade. A operação começou no início de julho, visando as férias escolares, e vai até o final de agosto.



A guarda está percorrendo a cidade e apreendendo pipas e linhas que contenham o material. Após serem recolhidas, elas são catalogadas e depois queimadas.

Segundo a Guarda Municipal, até aqui, ninguém foi preso, mas quem está sendo localizado fazendo uso de cerol ou linha chilena está sendo orientado e, em alguns casos, os pais ou responsáveis são notificados da prática.

Em Santa Rita do Sapucaí, a lei 4.479/2011 proíbe o uso de linha com cerol, mas não previa a utilização de linha chilena, que tem poder cortante quatro vezes maior do que o cerol.


Casos em Minas Gerais

A operação acontece em paralelo com casos notificados nos últimos dias no estado. Em Varginha, um adolescente de 13 anos ficou ferido após ser atingido por uma linha chilena. Ele caminhava com o pai na calçada quando teve as duas pernas feridas.

Já em Betim, um caso ainda mais grave foi registrado. Outro jovem, de 15 anos, vai ter que amputar a perna após ter sido atingido por uma linha chilena no último sábado. Ele sonhava ser jogador de futebol.


Uso é crime em Minas Gerais

A utilização de cerol ou de linha chilena é proibida desde 2002 em Minas Gerais e prevê multa de até R$ 1,5 mil para quem portar o material.


Fonte: Varginha Online