Alimentos vencidos estariam sendo consumidos por crianças no CASI , em Carmo de Minas

Alguns alimentos haviam sido produzidos há mais de um ano e estavam há quase 30 dias fora do prazo de validade.




Um vereador da cidade de Carmo de Minas descobriu na manhã desta quarta-feira (24), após apurar uma denúncia, que alimentos vencidos, ou seja, fora do prazo de validade estariam sendo consumidos por crianças atendidas pelo Centro de Atendimento Social Infantil (CASI) no bairro Santo Antônio, sob responsabilidade do setor do serviço social da Prefeitura Municipal de Carmo de Minas.

A constatação do vereador Roni Peterson (PP) aconteceu após uma visita de surpresa ao local.

Segundo o vereador, após ser autorizado por uma funcionária para fiscalizar as reservas de alimentos, ele se deparou com carnes congeladas, embutidos, batata-palha, maionese e bolachas fora do prazo de validade, estocados em um freezer e em uma geladeira.

Alguns destes alimentos como a carne moída congelada, haviam sido produzidos há mais de um ano e estavam há quase 30 dias fora do prazo de validade.

Ainda segundo o vereador, no momento da visita ao CASI, uma assado havia acabado de ser preparado e ao indagar sobre a embalagem dos produtos utilizados, foi encontrado no lixo uma embalagem de produto vencido. Diante disto, o vereador acionou a Polícia Militar e confeccionou boletim de ocorrência.

Todos os alimentos foram recolhidos e entregues ao setor de vigilância sanitária e devem ser descartados após análise, embora as embalagens estampem o prazo de validade.

Ao ser indagada pela reportagem do Popular.net sobre os produtos vencidos estarem sendo consumidos por crianças na unidade do CASI, a Gestora do Serviço Social de Carmo de Minas disse que, mesmo fora do prazo de validade, os alimentos ainda podem ser consumidos. Isto segundo ela, devido ao fato de todos estarem congelados.

Ainda de acordo com a gestora, para que o assunto seja entendido é preciso um relatório micro biológico em mãos. "Existem cursos para explicar melhor as boas práticas na manipulação de alimentos. Engenheiros de alimentos e nutricionistas são os mais indicados para falar sobre o assunto. Além disso, temos uma bom relacionamento com nosso fornecedor, que sempre recolhe e faz a troca dos alimentos vencidos." Afirmou.

A reportagem também conversou com o Prefeito de Carmo de Minas, Yuri Vaz de Oliveira, ao qual disse estar dando total atenção ao caso, porém precisa aguardar o laudo da Vigilância Sanitária do Município.

Segundo ele, instruções do setor de vigilância sanitária de Varginha, recomendam que se a carne estiver congelada, mesmo após o vencimento ela pode ser consumida.

O Prefeito Também disse que se o laudo da vigilância sanitária comprovar irregularidades nos alimentos recolhidos do CASI, todas a providências legais serão tomadas, caso estejam em condições de consumo, podem retornar a dispensa e serem utilizados na alimentação das crianças.

"Isso que aconteceu hoje foi ação da oposição. O vereador não poderia ter entrado no CASI e acionado a PM. a denúncia teria que ser feita ao setor de Vigilância Sanitária de Carmo de Minas." Ainda segundo o prefeito, a denuncia teria partido de uma ex-funcionária do CASI.

O Vereador Roni Peterson que apurou a denuncia, disse que vai pedir na Câmara Municipal de Carmo de Minas a instauração de uma CPI para apurar profundamente o caso.

Fonte: O Popular Net