Um projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores de Guaxupé (MG) quer incentivar o cultivo de citronela e crotalária no município. As duas plantas são repelentes naturais do Aedes aegypti, o mosquito que transmite a dengue, a chikungunya e o vírus da zika.
Pela lei, a prefeitura deve distribuir sementes e orientar os moradores, além de fazer o plantio em áreas públicas.
"É uma lei simples de ser aprovada, não tem praticamente custo para o município, para fazer a distribuição, os próprios agentes comunitários de saúde que já vão nas casas podem fazer a distribuição das sementes, vai embelezar os jardins das donas de casa, o projeto prevê que o município deva plantar nas áreas públicas essas plantas, então a gente só tem a somar", disse o vereador Jorge Bento.
Só neste ano, a cidade já registrou 31 casos da doença. A diretora da Vigilância em Saúde destaca que essa é mais uma arma no combate ao mosquito. Mas ela também afirma que as outras ações, como evitar a água parada, não podem deixar de ser tomadas.
"Não é por conta da gente ter essas duas plantas agora como um fator favorável para gente no controle do Aedes que a gente vai deixar de assumir aquele nosso controle diário, que é o papel de sementinha que a gente tem que estar fazendo", disse a diretora de Vigilância em Saúde, Jurema Cristina dos Santos.
O projeto ainda está sendo analisado pelo departamento jurídico da prefeitura. Na semana que vem, deve ser definido se ele vai ser sancionado ou não.
Fonte: G1 Sul de Minas