Novas atualizações sobre a questão da febre amarela em São Tomé das Letras





O Departamento de Saúde de São Tomé das Letras-MG vem a público informar que os exames complementares da FUNED, confirmaram a morte do turista por febre amarela . Ele residia em São Paulo, tinha 47 anos, e visitava a cidade . Porém, o departamento ainda não pode precisar se o paciente foi infectado aqui ou em sua cidade de origem.
Outro caso suspeito está aguardando o resultado dos exames e continua internado no Hospital São Sebastião em Três Corações.


A melhor prevenção contra a doença é a vacinação (dose única), que está disponível para moradores e visitantes na Unidade Básica de Saúde, situada à rua Plínio Pedro Martins nº 480. Do dia 25/01 a 27/01 o horário de vacinação foi ampliado das 7 hs as 19 hs. É importante levar um documento oficial com foto ou carteira de vacinação.

As pessoas que pretendem viajar para o Estado de Minas Gerais devem se vacinar com 10 dias de antecedência a viagem, período para estar imunizada após receber a dose.

O departamento de saúde municipal informa as seguintes medidas de prevenção:

1 ) Ampliação do horário de vacinação na Unidade Básica de Saúde.

2 ) Campanha de vacinação na praça matriz dia 26/01, das 8hs as 16 hs.

3 ) Visitas domiciliares na área urbana pelos agentes de saúde e endemia, visando a conscientização e fiscalização para limpeza de quintais e terrenos, caixas d’água e orientação para os moradores. (O departamento pede a colaboração de todos para receber os agentes).

4) Na área rural a equipe de saúde administrará vacinas nas residências no período das 16 hs às 19 hs (o horário diferenciado visa encontrar os moradores nas residências).
Para esclarecimentos ou dúvidas sobre quem pode ou não tomar a vacina, podem ser feitos através dos telefones: (35) 3237- 1267 (PSF Rural) ou 3237-1580 (Unidade de Saúde).

Fonte: ASCOM STL ( Assessoria de Comunicação Prefeitura de São Tomé das Letras).
Foto: Arte divulgada em redes sociais.