Macacos são vítimas da falta de informação sobre febre amarela

A preservação dos macacos é essencial para a prevenção da febre amarela. E a morte ou tentativa de morte desses animais é crime ambiental.




As notícias sobre um surto de febre amarela no país, especialmente em algumas regiões, trouxe, além da preocupação com essa doença, a desinformação, gerando mais um dado triste: algumas pessoas, especialmente residentes em áreas rurais e com risco de contaminação, passaram a cometer um crime, matar macacos por medo de contágio, achando que isso ajudaria a combater a febre amarela.

Mas não existe razão alguma para se acreditar que macacos possam oferecer riscos à população. Na verdade, quem transmite a febre amarela é o mosquito Haemagogus, nunca o macacos. O que acontece é que o mosquito atinge primeiro os macacos, que adoecem e morrem. Então, exatamente ao contrário do que possa parecer a morte do macaco com a doença é um importante sinalizador de que o mosquito está naquela região, antes que possa ter picado alguma pessoa. O macaco não prolifera a febre amarela.
Devemos pensar em todas as espécies de macacos como guardiões, ou seja, encontrar esses animais mortos ao redor de áreas de mata pode indicar a presença do vírus na região, o que vai gerar a necessidade de campanha de vacinação das pessoas, antes que ocorram casos humanos da doença.

Portanto, a preservação dos macacos é essencial para a prevenção da febre amarela. É preciso informar a Secretaria de Saúde do seu município sempre que encontrar esses animais mortos, para que a causa dos óbitos seja investigada.

Então, macacos não devem ser mortos por conta da febre amarela! Pelo contrário, afinal, existe vacina gratuita que imuniza todos que a tomam! Não há qualquer razão para matar os macacos! Denunciem caso souberem ou presenciarem a morte ou tentativa de morte de macacos, pois se trata de crime ambiental.


Matar ou agredir macacos - ou qualquer animal silvestre - é crime ambiental, com pena de até um ano de prisão e multa.


COMO DENUNCIAR:


O Ibama recebe denúncias de maus-tratos a animais silvestres pelo telefone 0800-618080 (de segunda a sexta, das 8h às 18h), pelo site E-Ouv e presencialmente em todas as suas unidades. Fotos e vídeos facilitam a investigação do crime e a identificação dos responsáveis.