Banana é tema central de festival gastronômico de Silvianópolis, no Sul de Minas

Chef Tanea Romão é uma das participantes; Governo de Minas Gerais é um dos patrocinadores do evento, que começa na próxima sexta-feira (1/9)



O slogan "Sim! Nós temos banana!" centraliza o tema do 4º Festival Sabores e Saberes de Santana, evento multicultural que acontece, de 1º a 3 de setembro, na cidade de Silvianópolis, carinhosamente chamada de 'Santana', localizada no Território Sul do estado.

Durante a programação, delícias da culinária mineira serão elaboradas por chefs convidados e também por gente da terra. Moqueca de banana, parmegiana de casca de banana e matula tropeira de feijão com banana são algumas das saborosas receitas preparadas pelos cozinheiros. Arte, cultura e troca de conhecimentos, aliados à receptividade calorosa da região, tornam o evento ainda mais imperdível. O Governo de Minas Gerais é um dos patrocinadores.

O cenário bucólico do espaço do evento com casinhas de pau a pique, forno e fogão à lenha, será decorado com bananeiras e cachos de banana remetendo o visitante aos bananais que circundam a cidade. O slogan contagiou a comunidade que ganhou até música, com o título "Ouro... ipê e banana tudo aqui em Santana!", de autoria da secretária de Educação e Cultura do município, professora Maria José Fernandes. A canção, inclusive, será apresentada na abertura do evento, com regência da professora Lucimara Goulart de Paula Correa.

A banana é a inspiração para chefs e profissionais de gastronomia convidados para desenvolverem receitas especiais, algumas elaboradas especialmente para o evento. A chef Tanea Romão, de São Paulo, irá preparar as tachadas Moqueca de Banana e Parmegiana de casca de banana, além de ministrar palestra com o tema Aproveitamento Integral da Fruta.

Também de São Paulo, o chef Adan Garcia, do Leitão de Gravata, irá preparar a Matula Tropeira de Feijão com Banana. No menu, mais atividades gastronômicas, entre elas, a oficina de preparo da biomassa de banana verde. Nas tendas dos expositores com foco na culinária mineira, algumas inovações culinárias à base de banana. Quitutes de banana, entre eles o virado de banana, estão à venda na vendinha da roça.

A jornalista Ana Beraldo, uma das produtoras do evento, avalia a importância da banana para a região, e o potencial do ingrediente que o festival gastronômico quer explorar.

“Não queremos só apresentar receitas criativas elaboradas com a banana, mas despertar o desejo na comunidade de produzir, ainda que de forma artesanal, produtos à base de banana, além de incentivar novos plantios da fruta no município”, afirma.

Para ampliar o conhecimento sobre o assunto, integra a programação a Roda de Conversa "A Produção de Banana no Sul de Minas", sob a coordenação do extensionista agropecuário da Emater/Silvianópolis, Daniel de Oliveira, com relato de experiência do produtor de banana Carlos Henrique Fernandes (Pitoco), um dos maiores produtores de banana na cidade.

A programação cultural é eclética e inclui atividades para todas as idades. Na abertura do festival o palco é preenchido pela banda Z-Britos (Beatles Cover), de Pouso Alegre. No sábado, o convidado especial é o baterista Fernando Deluqui, da banda RPM, que fará show com a Patronagens Band, de Santa Rita do Sapucaí. No domingo é a vez da Camerata JKO, do Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre, que encerra a programação.

No menu cultural, mais atividades, entre elas o teatro de rua Ópera Dindinha com o grupo Misturança, de Pouso Alegre, e oficina de terra crua ministrada pela artista plástica Fátima Dutra e pela arquiteta Ângela Marques, também de Pouso Alegre.

Entusiasta do projeto, o prefeito de Silvianópolis, Vitor Neri de Morais, fala da importância do evento para o município. “O festival movimenta a cidade, traz turistas, abre novas oportunidades para comerciantes e pessoas que trabalham na informalidade melhorarem seus ganhos, além de divulgar nossa terra”.

Sobre a temática deste ano Sim, nós temos banana, a secretária de Educação e Cultura, Maria José Fernandes, é enfática. “Será o retrato fiel de um povo que faz da lavoura a cultura do verde que, em amarelo se transforma, e das folhas largas da bananeira surge o seu grande cenário de vida”, diz.

A realização do evento é da Prefeitura de Silvianópolis, com parte do patrocínio do Governo do Estado, por meio da Cemig. A produção é da jornalista e produtora cultural Ana Beraldo, da Anauá, e da profissional de gastronomia Rogéria Aires, da Rogéria Aires Gourmet.


Programação:

Quinta-feira - 31 de agosto

19h – Sarau Saberes de Santana e da Vizinhança
Local: Casarão do Homerinho Brasil e da Lúcia Brasil - Silvianópolis

Sexta-feira - 1º de setembro

18h – Abertura das tendas
18h30 – Apresentação jiu jitsu- alunos do Cras - coordenação: prof. Luis Paulo de Souza
19h – Companhia de Reis Centenária - Silvianópolis
19h30 – Grupo de Seresta de Santana - Silvianópolis
20h – Abertura oficial do evento

Apresentação do Coral do Ciemsa
Música: "Ouro... ipê e banana tudo aqui em Santana!"
Letra: Maria José Franco Fernandes (secretária municipal de Educação e Cultura)
Regência: professora Lucimara Goulart de Paula Correa

21h – Tachada "Moqueca de Banana" - chef Tanea Romão - São Paulo
22h – Lê Guimaraes Canta Elas - Cachoeira de Minas
23h30 – Apresentação musical - Sabrina Castro - Silvianópolis
24h – Z-Britos - Beatles Cover - Pouso Alegre

Sábado - 2 de setembro

9h – Intervenção artística na casinha de pau a pique - Oficina gratuita de terra crua - Fátima Dutra [artista plástica] e Ângela Marques [arquiteta]
10h – Abertura das tendas
Durante o dia – Apresentação musical - Talentos de Santana e da Vizinhança
10h às 20h – Exposição de artesanato - Arteiras de Santana - Silvianópolis
13 – Palestra "Aproveitamento Integral da Banana" - chef Tanea Romão - São Paulo
15h – Oficina "As qualidades nutricionais da banana" - chef Avner Pires [professor] - Curso de Gastronomia e de Nutrição da Univás - Pouso Alegre
15h – Apresentação do teatro de rua "Ópera Dindinha" - Grupo Misturança de Teatro - Pouso Alegre
16h – Concurso Gastronômico "Sim, Nós Temos Banana"
18h – Roda de Conversa "A Produção de Banana no Sul de Minas"

Relato de experiência: Carlos Henrique Fernandes (Pitoco)
Coordenação: Daniel de Oliveira, extensionista agropecuária da Emater - Prédio do Silviano Brandão (Grupo Velho) - Silvianópolis

18h – Apresentação Ballet do Cras - coordenação: professora Jéssica Bernardo da Silva - Silvianópolis
18h30 – Apresentação do Coral do Cras - regente: professora Maria José Pereira - Silvianópolis
19h – "O fantástico mundo das bebidas artesanais - a criação da cerveja e do hidromel Pós-Doc" - Prof. Dr. Francisco Eduardo da Costa e Luciana Guimarães
20h – Tachada "Parmegiana de casca de banana" - chef Tanea Romão - São Paulo
20h30 – Apresentação musical: Pedro Henrique e Maria Luiza - Silvianópolis
21h – Capitão Macedo - "Com sua voz e violão" - Atibaia
22h30 – Show "Os Cumpadi" - Santa Rita do Sapucaí
24h – Show "Memórias do Rock anos 80" - Patronagens Band e Fernando Deluqui (RPM) – São Paulo e Santa Rita do Sapucaí

Domingo - 3 de setembro

Abertura das tendas
10h às 20h – Exposição de artesanato Arteiras de Santana - Silvianópolis
10h30 – "O Frevo em meio os bananais do Sul das Geraes" - Alunos do Ciemsa
Coordenação: professora Marcilene Faria Alves - Silvianópolis
11h – Companhia de Reis Estrela de Belém - Silvianópolis
Durante o dia – Apresentação musical - Talentos de Santana e da Vizinhança
12h – Oficina "Biomassa de Banana Verde" - Fernanda Duayer Picardi e Mônica Cristina Campos - Pouso Alegre
13h às 17h – Recreação com crianças - Paloma do Vale e Marcelo Zambianch - Pouso Alegre
13h – Tachada: "Matula Tropeira de Feijão com Banana" - chef Adan Garcia - sous chef Valdemir Almeida - São Paulo
14h30 – Tachada "Coração Mineiro com Arroz de Açafrão da Terra" - chef Gerson Michelle - Pouso Alegre - sous chef Vanessa Almeida - Silvianópolis
16h – Cortejo Festa do Rosário 2017 - Congadas Nossa Senhora do Rosário e São Benedito - Silvianópolis
17h – Wolf Borges e Jucilene Buosi - Um pouco de Tudo - Poços de Caldas
19h – Camerata JKO - Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre
20h – Apresentação do Coral do Ciemsa - Silvianópolis
Música: "Ouro... ipê e banana tudo aqui em Santana!"
Letra: Maria José Franco Fernandes
Regência: professora Lucimara Goulart de Paula Correa

Outras informações:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Cultura (SEC)
(31) 3915-2655

Fonte Agência Minas