Com feriados seguidos, venda do comércio cai até 5% em cidades do Sul de Minas

Pouso Alegre e Varginha registraram movimento menor em lojas durante feriados prolongados.



Nas últimas três semanas, os feriados caíram emendados com os fins de semana. Para quem pôde viajar, isso foi bom, mas comerciantes da região sentiram o movimento cair. Uma loja em Pouso Alegre (MG) chegou a registrar queda de 5% nas vendas.

Com o feriado as pessoas viajam e o comércio fica vazio. As lojas fazem de tudo, até promoções, para segurar a freguesia. Em uma franquia de bolos, o gerente explica que a maior parte das encomendas é no fim de semana, mas muitos clientes viajaram.

"Logo após a Páscoa, normalmente cai um pouco o movimento por causa da questão dos doces, mas não cai tanto, geralmente em torno de 5% e 10%", conta Wellington Aleksey.

E até o pastelzinho de milho, patrimônio cultural de Pouso Alegre, perde com os feriados prolongados. "Nos feriados, o comércio geral cai muito, cai bastante", lamenta o pasteleiro, Daniel de Paula.

Com três semanas seguidas de feriados, o movimento menor também era perceptível nas ruas de Varginha (MG). A Associação Comercial de Varginha (ACIV) afirma que registrou queda nas vendas em alguns setores. "Pra alguns setores ajuda, como pra quem vende chocolate, todo esse material de Páscoa, as lojas venderam muito. Pra lojas como essa que vendem malas, bolsas, os feriados também ajudam. Mas em geral, atrapalham, porque tiram as pessoas da cidade", explica o presidente, Anderson de Souza Martins.

O economista Carlos Conde explica sobre a evasão das cidades da região. "Há uma evasão dessas cidades, de Varginha, Pouso Alegre, cidades que são emissoras de turistas para as cidades que são receptoras de turistas, e aí essa evasão faz com que a queda do consumo aconteça. Aliado a isso, a gente ainda tem a situação da conjuntura econômica do país."

Além disso, segundo ele, no início do ano há muitas despesas a serem pagas pelos moradores. "O consumidor começou a pagar IPVA em janeiro, quem pagou parcelado terminou de pagar em março. Algumas cidades o IPTU é pago em março, então todas essas despesas de início de ano, elas se distribuem de janeiro até março."

Fonte: G1 Sul de Minas