Aos 103 anos, Natalina Pereira Ribeiro, que foi personagem de reportagem produzida pelo Jornal i9 MInas e símbolo de nossa homenagem dos Dia das Mães em 2016, faleceu em Caxambu neste domingo (08)
Natalina com sua primeira neta |
Dona Natalina, nasceu e morou durante todos os anos de sua vida na cidade de Caxambu e mesmo com idade avançada, ainda tinha na memória os momentos mais marcantes de sua trajetória. A idosa relatou à reportagem do Jornal i9 Minas em 2013 as lembranças de mais de 100 anos de vida. Uma história de muito amor a família, a cidade, aos amigos, a todos os que tiveram a oportunidade de conhecer a senhora ativa, alegre, bem humorada, que sempre demonstrou satisfação pela vida. Filha do português Manoel de Figueredo Pereira (conhecido como Manoel Brochado) e da caxambuense Agueda Brochado Pereira, ela nasceu em 25 de dezembro de 1912, cresceu ao lado de seus pais e de seus quatro irmãos. Foi casada com Aquilas Ribeiro. Teve cinco filhos ( Manoel, José Mauro, Roberto, Maria Célia e Mauro), treze netos e vinte e um bisnetos.
Dona Natalina, foi exemplo da mulher mineira, que luta, que brilha, que encanta com seu jeito manso, amigavel e amoroso. Com uma capacidade incrível, foi resiliente, enfrentou e superou as dificuldades com otimismo. Naquela ocasião, quando perguntamos qual o segredo para ir tão longe, saudável e feliz? Com seu jeito cativante Dona Natalina nos respondeu: “Aceitar aquilo que Deus nos dá, com o coração manso, sem raiva, sem rancor”.
Natalina Pereira Ribeiro
25/12/1912
08/05/2016
Nossos sentimentos a todos os familiares.
Fotos: arquivo pessoal de família e jornal i9 Minas