Luz e telefone ficarão mais baratos, a informação é do Governo Federal

Conta de luz e ligações telefônicas de fixo para celulares do mesmo DDD ficarão mais baratas



Duas boas notícias para os consumidores de todo o país, a primeira é que a conta de luz deixará de ter a cobrança extra a partir de abril, a afirmação foi divulgada na quinta-feira, dia 25 pelo próprio ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. Segundo ele, a conta passará a ter bandeira verde. A medida deve gerar uma redução de 6 a 6,5 pontos percentuais na tarifas de energia, de acordo com o governo.

O valor da conta pode cair já no mês que vem. De acordo com o ministro, em março passará a vigorar a bandeira amarela, que representa um acréscimo de R$ 1,50 a cada 100 kW/h consumidos.

Segundo o ministro, o Conselho de Monitoramento do Setor Elétrico decidiu, em reunião extraordinária na quinta-feira, que serão desligadas mais 15 usinas térmicas devido à melhora dos reservatórios das hidrelétricas. Isso deve reduzir os custos para as geradoras de energia.

A outra boa notícia foi que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou que as chamadas locais de telefone fixo para celular estão mais baratas em todo o Brasil. A redução no preço varia de 14,95% a 22,35%, dependendo da operadora de origem da chamada. O ato com as novas tarifas foi publicado na sexta-feira, dia 26, no Diário Oficial da União.

Outra mudança que começou a valer é a unificação das tarifas. Dessa forma, quem ligar de um telefone fixo para um celular do mesmo DDD vai pagar valor igual, independente da operadora de destino. De acordo com a Anatel, o barateamento ocorreu porque foram reduzidos os valores de referência para tarifas de remuneração pelo uso da rede de infraestrutura das operadoras de telefonia celular.


Fonte: Jornal de Lavras