Convocamos os responsáveis para acompanharem suas filhas até a unidade, e trazerem o cartão de vacinas. A vacina utilizada é a quadrivalente, que confere proteção contra o vírus HPV dos 4 tipos (6 e 11, que causam verrugas genitais e 16 e 18 que são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo do útero).
Em decorrência dos recentes casos ocorridos de possíveis eventos adversos atribuídos a vacina HPV (reação psicogênica) o Ministério da Saúde esclarece:
Reação psicogênica em massa é um evento que pode ocorrer em crianças e adolescentes sob estresse físico e emocional.
É definido como um distúrbio psicológico em que um grupo de pessoas passa a ter, ao mesmo tempo, um comportamento inesperado ou apresentar sinais e sintomas de aparente adoecimento sem que se consiga estabelecer uma causa aparente. São mais frequentes em grupos fechados, como alunos de uma mesma escola ou trabalhadores de uma mesma empresa, embora também possa acometer a população em geral.
A vacina contra o HPV é segura e recomendada pela Organização Mundial de Saúde para prevenção do câncer do colo do útero - terceiro tipo mais frequente na população feminina e terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
Com informações da Secretaria Municipal de Saúde de Caxambu