Projeto idealizado pela administração municipal está em desenvolvimento e prevê substituição do atual modelo em outubro de 2022.
A Prefeitura de Poços de Caldas estipulou prazo para mudança do atual serviço de charretes com tração animal por carruagens elétricas na cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) em entrevista coletiva nesta segunda-feira (6). O projeto para a alteração está em desenvolvimento e a mudança está marcada para ocorrer no dia 4 de outubro para 2022.
“É uma demanda antiga do nosso município, do Brasil, de acabar com a tração animal. O poder público não pode ser rápido com isso, pensamos bastante, chegamos a uma solução bem adequada. Criamos a data do dia 4 de outubro do ano que vem como a data limite, porque é o dia de São Francisco de Assis, protetor dos animais. É uma data significativa que decidimos adotar”, disse o prefeito, em entrevista à EPTV, afiliada Rede Globo.
Sérgio Azevedo destacou, ainda, que o projeto para a alteração está em desenvolvimento. Segundo ele, engloba o “Poços + Inteligente” e tem parceria da prefeitura com o Departamento Municipal de Eletricidade (DME), PUC Minas Poços de Caldas e IF Sul de Minas.
“Vamos desenvolver um protótipo nosso, interligando com a nossa história. É um projeto pioneiro, promovido pelo nosso departamento de energia e com as faculdades. Vamos também resgatar também a nossa história, referenciando a vinda de Dom Pedro II a Poços no final do Século XIX, em um período onde carruagens eram utilizadas”, falou.
Em relação aos atuais trabalhadores que realizam o serviço com charretes de tração animal, o prefeito destacou que planeja que os mesmos servidores sejam os condutores das carruagens elétricas.
“Vamos capacitá-los para que eles possam ser os condutores dessas novas carruagens. Nós queremos que eles possam continuar o trabalho, em nenhum momento queremos prejudicar ninguém. Por isso demoramos para encontrar uma solução, que fosse adequada e que todos ganhassem, sobretudo que a cidade ganhasse. Acho que a cidade vai ganhar muito resgatando sua história”, disse.
Comenda Dom Pedro II
Ainda em relação ao resgate histórico, Sérgio Azevedo anunciou o lançamento da “Comenda Dom Pedro II”. Será uma honraria oferecida a partir dos 150 anos de Poços de Caldas, e com objetivo de ser fixada em todos os aniversários do município, em 6 de novembro. A comenda será entregue a importantes personalidades da cidade e que fazem parte da história local, desde o desenvolvimento do município até os dias atuais.
“Será uma forma de homenagear pessoas que são fundamentais para Poços de Caldas ter se tornado o que é hoje, em seus 150 anos de história. Uma honraria a ilustres personalidades do município todo o dia 6 de novembro, e em 2022 de forma ainda mais especial com um marco histórico ao município,” finalizou.
Fonte: G1 Sul de Minas