Sul de MG se recupera e já gera o dobro de empregos perdidos no início da pandemia, aponta Caged

 


Conforme dados do Ministério da Economia, Sul de Minas chegou a perder 22 mil vagas de emprego nos primeiros três meses da pandemia, mas já gerou outros 45 mil desde então.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério da Economia nesta quarta-feira (26) apontam que as 164 cidades da área de cobertura da EPTV Sul de Minas, Afiliada Rede Globo, já geraram o dobro de empregos perdidos nos primeiros três meses de pandemia. Conforme levantamento exclusivo do G1, a região chegou a fechar 22 mil postos de trabalho logo nos três primeiros meses da pandemia, mas depois disso, já gerou outros 45 mil.

O saldo total da região em 14 meses de pandemia é de geração de 23 mil novos postos de trabalho. Os empregos perdidos de março a maio de 2020 foram recuperados nos seis meses seguintes, de junho a novembro. Depois disso, o cenário aponta para uma expansão no mercado de carteira assinada na região, com outros 45,6 mil empregos gerados.

Extrema lidera a geração de empregos na região desde o início da pandemia, com acumulado de 4.099 postos de trabalho criados. Santa Rita do Sapucaí aparece em seguida com +2.408 novos postos de trabalho e Pouso Alegre tem +1.847. Campo Belo (+1.028), Varginha (+843) e São Sebastião do Paraíso (+746) aparecem na sequência com bons resultados.

Na contramão, Poços de Caldas aparece como a cidade mais prejudicada em geração de empregos pela pandemia na região. Desde o início da crise sanitária, a cidade perdeu 1.850 postos de trabalho. Apesar disso, a cidade vem se recuperando e só neste ano tem um acumulado positivo de +510 vagas.

Bandeira do Sul (-202), São Lourenço (-196), Itaú de Minas (-135) e Caxambu (-102) aparecem na sequência como cidades mais prejudicadas por causa da pandemia na geração de empregos.

Queda em abril

Apesar dos bons números do Sul de Minas, que apontam para um cenário de recuperação econômica mesmo com a continuidade da pandemia, a geração de empregos da região em abril foi bem pior do que o mês de março.

Conforme os dados do Caged, os 164 municípios do Sul de Minas geraram 2.766 novos postos de trabalho em abril. O número é 55% menor do que os 6.159 novos empregos com carteira assinada que tinham sido gerados no mês de março. Esse número também representa que abril foi o mês mais fraco de geração de empregos no ano e o menor em quatro meses.

Monte Belo liderou a geração de empregos da região em abril com +473 novos postos de trabalho. Santa Rita do Sapucaí (+264), Boa Esperança (+211), Pouso Alegre (+143) e Passos (+133) aparecem na sequência com bons desempenhos.

Já Poços de Caldas, conforme o Caged, foi a cidade que mais fechou vagas de emprego durante o mês de abril: -60. Guapé (-54), Nova Resende (-52), Delfim Moreira (-28) e Bueno Brandão (-23) aparecem na sequência na lista dos piores desempenhos de abril na região.

Fonte: G1 Sul de Minas