Sul de Minas ultrapassa marca das 4 mil mortes por Covid-19 na pandemia

 Estado confirmou mais 81 mortes e outros 1.825 casos da doença nesta quarta-feira (28).





O Sul de Minas ultrapassou nesta quarta-feira (28) a marca das 4 mil mortes confirmadas por Covid-19. Conforme novo boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), foram confirmadas na região mais 81 mortes e outros 1.825 casos da doença.

O número de mortes pela Covid-19 dobrou de 2 mil para 4 mil em apenas 2 meses e 10 dias na região:

  • 1ª morte: 31/03/20
  • 1 mil mortes: 17/11/20 (+229 dias)
  • 2 mil mortes: 18/02/21 (+92 dias)
  • 3 mil mortes: 05/04 (+46 dias)
  • 4 mil mortes: 28/04 (+23 dias)

Com os novos dados, a região chega a 165.860 casos confirmados do novo coronavírus, com 4.044 mortes.

Estes dados são referentes ao balanço publicado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais e podem apresentar divergências com os já divulgados por prefeituras, devido a períodos diferentes de fechamento.

As mortes confirmadas pela SES-MG ocorreram em:

  • +6 Alfenas e Passos
  • +5 Pouso Alegre
  • +4 Carmo do Rio Claro, Poços de Caldas, São Pedro da União e Três Corações
  • +3 Campo Belo e Guaxupé
  • +2 Andradas, Borda da Mata, Botelhos, Conceição dos Ouros, Extrema, Itajubá, Nova Resende, Santa Rita de Caldas e Santa Rita do Sapucaí
  • +1 Arceburgo, Bandeira do Sul, Boa Esperança, Bom Sucesso, Camanducaia, Cambuí, Campos Gerais, Cana Verde, Estiva, Ilicínea, Itamonte, Jacuí, Lavras, Machado, Maria da Fé, Monte Belo, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Passa Quatro, Poço Fundo, São João Batista do Glória, São Sebastião do Paraíso, Serrania e Três Pontas
  • Já os 1.825 novos casos foram confirmados em 97 cidades. Confira abaixo as cidades com mais confirmações:

    • +379 Machado
    • +168 Pouso Alegre
    • +108 Poços de Caldas
    • +81 Passos
    • +68 Alfenas
    • +67 São Lourenço
    • +65 Varginha
    • +59 Três Corações
    • +56 Jacutinga
    • +38 Boa Esperança e Três Pontas
    • Até o momento, em Minas Gerais, são 1.342.892 casos confirmados de Covid-19, com 32.985 mortes. Conforme a SES-MG, 1.234.261 pessoas estão recuperadas.
    • Fonte: G1 Sul de Minas

Estado oferece cursos gratuitos de TI para alunos do ensino médio

 Capacitação gratuita busca qualificar mão de obra mineira no mercado de trabalho





A Uaitec, iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), que tem objetivo de promover a inclusão digital e social por meio de cursos gratuitos de qualificação profissional, disponibilizou capacitação on-line de cursos na temática de tecnologia da informação, comunicação, negócios e gestão. Das 39 mil vagas oferecidas em parceria com empresas privadas, 23 mil já foram preenchidas. As inscrições continuam em www.uaitec.mg.gov.br.

O oferecimento das vagas de cursos on-line pela Uaitec é uma estratégia do Governo de Minas para suprir a demanda por mão de obra qualificada. Com o mercado de trabalho cada vez mais inovador, a Sede está firmando parcerias com grandes empresas e institutos na área da Educação para disponibilizar oportunidades de aprendizagem em diversas áreas.

Mão de obra qualificada

“Minas Gerais é considerado um estado de potencial atrativo para instalação de empresas. Um dos compromissos da Sede é alavancar o número de empreendimentos instalados no território mineiro. Mas, para isso, temos que nos preocupar com o oferecimento de mão de obra qualificada para o setor”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

Ele destaca que os cursos devem ser considerados uma oportunidade para quem está buscando primeiro emprego, recolocação ou até mesmo para aqueles que querem se arriscar em uma nova profissão.

Parceria

A Uaitec está oferecendo bolsas integrais para estudantes interessados em aprender mais sobre tecnologia e inovação por meio de cursos e mentorias com especialistas, disponibilizados em parceria com a empresa Digital Innovation One. O objetivo é garantir uma capacitação em tecnologia para preparar novos talentos de forma gratuita e prática, conectando jovens desenvolvedores com grandes empresas de tecnologia do estado e do Brasil.

De acordo com o diretor de Gestão das Unidades Tecnológicas da Sede, Henrique Vieira, a parceria com a iniciativa privada tem ampliado as oportunidades de cursos úteis ao mercado de trabalho. São conteúdos atualizados que contribuem com o setor produtivo.

Como se inscrever

Os alunos podem acessar as formações no site da Uaitec, nas guias "Cursos" ou “Trilhas”, fazendo o cadastro na plataforma, selecionando o curso e realizando a inscrição. As aulas estarão disponíveis de imediato durante 30 dias.



Sugestão de cursos - Habilidades técnicas:

1. Como estudar para uma carreira de desenvolvedor de software:

https://www.uaitec.mg.gov.br/inicio/trilhas

2. Lógica de programação essencial:

https://www.uaitec.mg.gov.br/inicio/cursos/curso/3190/logica-de-programacao-essencial

3. Primeiros passos para começar a programar:

https://www.uaitec.mg.gov.br/inicio/cursos/curso/3191/primeiros-passos-para-comecar-a-programar

4. Introdução ao Excel:

https://www.uaitec.mg.gov.br/inicio/cursos/curso/3091/introducao-ao-excel-3-0



Sugestão de cursos - Habilidades comportamentais:

5. Técnicas de vendas e excelência no atendimento:

https://www.uaitec.mg.gov.br/inicio/cursos/curso/3103/tecnicas-de-vendas-e-excelencia-no-atendimento

6. Como ter sucesso em um processo seletivo:

https://www.uaitec.mg.gov.br/inicio/cursos/curso/3104/como-ter-sucesso-em-um-processo-seletivo

7. Gestão financeira pessoal:

https://www.uaitec.mg.gov.br/inicio/cursos/curso/3097/gestao-financeira-pessoal

Fonte: Agência Minas

SAMU abre processo seletivo para técnico de enfermagem no Sul de Minas

 Contratação temporária e cadastro de reserva em 24 cidades com base do CISSUL SAMU.




O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul De Minas (CISSUL), que administra a prestação do serviço de urgência e emergência do SAMU, abriu processo seletivo simplificado para a contração temporária de técnicos de enfermagem.

As inscrições são online e já podem ser feitas até a próxima sexta-feira, dia 30, neste endereço do CISSUL. As vagas são para cadastro de reserva para 24 bases do SAMU.

Segundo o CISSUL, as vagas estão previstas nas Bases Descentralizadas do SAMU em: Andradas, Boa Esperança, Cambuí, Campos Gerais, Caxambu, Delfinópolis, Extrema, Guapé, Guaxupé, Itajubá, Luminárias, Machado, Nepomuceno, Ouro Fino, Paraisópolis, Passos, Piumhi, Pouso Alegre, Santa Rita de Caldas, São Gonçalo do Sapucaí, Santa Rita do Sapucaí, São Roque de Minas, São Sebastião do Paraíso e Varginha.

Inscrições das 8:00h do dia 26/04/21 até às 17:00h do dia 30/04/2021.

Segurança Pública divulga lista dos criminosos mais procurados em Minas

 4ª edição do programa "Procura-se" busca prisão de foragidos da Justiça com prática reiterada de crimes graves




Vinte e um alvos considerados prioritários para o sistema de Segurança Pública de Minas foram incluídos na nova lista do programa "Procura-se", lançada nesta quinta-feira (22/4), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. A iniciativa busca a prisão de indivíduos foragidos da Justiça, com mandados de prisão em aberto.

O "Procura-se" é coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e tem a parceria da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Ministério Público do Estado.

Os alvos desta edição do programa foram escolhidos por todas as instituições considerando a prática reiterada de crimes graves como homicídio, roubo e tráfico de drogas. Parte dos indivíduos listados também possui relação com explosões de caixas eletrônicos no estado, além de assaltos armados a bancos - prática denominada novo cangaço.

Colaboração da sociedade

O secretário de Justiça e Segurança Pública em Minas, Rogério Greco, destacou o papel fundamental das denúncias anônimas para captura desses indivíduos. “A partir do momento em que a campanha é lançada, todas as forças estão unidas para buscá-los. A colaboração da sociedade é muito importante. Precisamos que todos se unam e denunciem o paradeiro desses alvos no 181. Uma vez que as fotos são divulgadas, eles vão perder a tranquilidade. Não vão mais se sentir seguros aqui em Minas”, afirma.

A Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal destacaram que vão trabalhar para que as fotos de todos os foragidos sejam reconhecidas em todo o território nacional. A ideia é que abordagens nas estradas, por exemplo, possam diminuir a chance de fugas. Já o Ministério Público trabalhará na inclusão dos alvos prioritários no banco de mandados do Conselho Nacional de Justiça e acompanhará os que forem capturados, via sistema de Justiça, para garantir a efetividade das prisões.

A divulgação dos 21 procurados também inibe a circulação dos criminosos listados. Nas três edições anteriores do "Procura-se" (2011, 2012 e 2017), 29 criminosos dos 41 procurados foram presos com a ajuda da população por meio de denúncias ao 181. “Temos 70% de retirada de circulação de indivíduos perigosos listados no "Procura-se", em edições anteriores. Colocamos uma lupa em pessoas que podem ficar impunes”, destacou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Rodrigo Sousa. O chefe da Polícia Civil, delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva, complementa: “O Estado está somando forças para dar efetividade a um importante programa. Vamos trabalhar todos, juntos, e esperamos contar com a ajuda da população.”

Participaram do evento de lançamento, respeitando os protocolos de distanciamento social, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues; o chefe da Polícia Civil, delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Edgard Estevo; a promotora de Justiça e coordenadora do Gabinete de Segurança e Inteligência do MPMG, Vanessa Fusco Nogueira Simões; o superintendente regional de Polícia Federal no Estado em exercício, delegado Marcelo Sálvio Rezende Vieira; e o superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Marco Antônio Territo de Barros.

Disque Denúncia

A ligação para o 181 Disque Denúncia é sigilosa e anônima. O cidadão que denunciar pode passar qualquer informação sobre a rotina do suspeito e ou criminoso. Todo detalhe pode contribuir com o trabalho das Forças de Segurança.

Vale ressaltar que, em 13 anos de atuação, o Disque Denúncia, com a ajuda da população, já contribuiu com a prisão e a apreensão de mais de 243 mil pessoas, com a apreensão de 47,4 toneladas de drogas e com a retirada de circulação de quase 27 mil armas de fogo.

Divulgação

A divulgação dos procurados será feita a partir desta quinta-feira ( 22/4), em todos os 853 municípios do estado. Cartazes serão espalhados com as fotos dos procurados em locais de grande circulação de pessoas ou reconhecidos como estratégicos pelas polícias. Todo o material possui QR Code para acesso à lista de todos os procurados e outros detalhes. O Centro Integrado de Comando e Controle Nacional também divulgará as informações dos foragidos para todos os estados para ampliar o alcance da procura sobre os alvos prioritários.

O cidadão também pode acessar um hotsite disponibilizado para a campanha, no endereço procurase.seguranca.mg.gov.br (sem o www). Lá estão as fotos de todos os 21 procurados, com detalhamentos sobre atuação do criminoso, região onde pratica a maioria dos crimes, idade, apelido, mandados de prisão em aberto e outras informações. As redes sociais também serão amplamente utilizadas.
Fotos: http://procurase.seguranca.mg.gov.br/
Fonte: Agência Minas

Calendário de pagamento do PIS 2021 é adiado para 2022

Na espera da antecipação do calendário do Pis/Pasep 2021, trabalhadores vão ter que aguardar até o próximo ano para receber o abono salarial. Pagamentos devem iniciar só em janeiro de 2022.





Os trabalhadores que aguardavam pela antecipação do abono Pis/Pasep vão ter que esperar até o próximo ano para receber o benefício. Em decisão unânime do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), os representantes dos trabalhadores, empregadores e do governo optaram por adiar o calendário do próximo Pis/Pasep para 2022.

O benefício seria pago a partir de julho deste ano para os brasileiros que trabalharam com carteira assinada em 2020. Milhões de pessoas esperavam até mesmo receber os valores antes do previsto, uma vez que o Ministério da Economia tinha a antecipação do Pis como uma das medidas de recuperação econômica durante a pandemia.

Habitualmente, os pagamentos iniciam no segundo semestre e seguem até o primeiro semestre do ano seguinte. Os depósitos do calendário Pis/Pasep 2020/2021, referente a quem trabalhou em 2019, iniciaram em junho do ano passado para quem era correntista da Caixa e do Banco do Brasil e seguiu a partir de julho com crédito de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Os pagamentos seguiriam até março para os nascidos em maio e junho, mas por decisão do governo o calendário foi antecipado para fevereiro.

Para os nascidos entre janeiro e junho o benefício caiu na conta já com o valor atualizado do salário mínimo de 2021 (R$ 1.100,00). Também tiveram direito ao Pis com reajuste os trabalhadores nascidos entre julho e dezembro ou com número final da inscrição entre 0 e 4, que ainda não haviam sacado o benefício das contas. A previsão do Ministério da Economia é que os pagamentos do ano vigente 2020 iniciem a partir de janeiro de 2022 e já devem cair para todos os grupos com o novo valor do mínimo nacional do próximo ano.

De acordo com o Ministério da Economia, a mudança na forma de pagamento - que a partir deste calendário será anual - segue a recomendação da Controladoria-Geral da União e busca atender regras contábeis e financeiras.

Com essa alteração, o adiamento do pagamento do Pis 2021 deve representar uma economia de R$ 7,6 bilhões aos cofres do governo. Isso porque o orçamento para este ano, que foi aprovado após votação no dia 25 de março, prevê gastos de R$ 18,1 bilhões com o abono salarial. O governo já utilizou cerca de R$ 10,5 bilhões para o pagamento do calendário anterior do abono para os nascidos entre janeiro e junho.
Como consultar se tenho direito ao Pis/Pasep?

O valor do abono salarial 2020-2021 varia entre R$ 92,00, para aqueles que trabalharam por 30 dias com carteira assinada, até R$ 1.100,00 para o cidadão que trabalhou os 12 meses. O cálculo do valor do benefício corresponde ao número de meses trabalhados no ano-base (2020) multiplicado por 1/12 do valor do salário mínimo vigente (R$ 1.100) na data do pagamento.

Para saber qual valor do Pis/Pasep você tem direito a receber confira a tabela de cálculo abaixo:
Proporção (meses trabalhados)Valor Abono 2021 (Salário R$ 1.100,00)
1 R$ 92,00
2 R$ 184,00
3 R$ 276,00
4 R$ 367,00
5 R$ 459,00
6 R$ 550,00
7 R$ 642,00
8 R$ 734,00
9 R$ 826,00
10 R$ 918,00
11 R$ 1.009,00
12 R$ 1.100,00


Além de trabalhar por pelo menos 30 dias com carteira assinada, o trabalhador deve ainda se encaixar nas seguintes condições para receber o abono salarial:
Estar cadastrado no NIS/PASEP há pelo menos 5 (cinco) anos;
Ter recebido de empregador contribuinte do PIS/PASEP (inscrito sob CNPJ) remuneração mensal média de até dois salários mínimos ( R$ 2.200,00) durante o ano-base que for considerado para a atribuição do benefício, neste caso, 2019;
Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
Ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base considerado.

Não tem direito a receber o abono as seguintes categorias de trabalhadores:
Trabalhadores urbanos vinculados a empregador Pessoa Física;
Trabalhadores rurais vinculados a empregador Pessoa Física;
Diretores sem vínculo empregatício, mesmo que a empresa tenha optado pelo recolhimento do FGTS;
Empregados domésticos;
Menores aprendizes.

Com a antecipação do Pis/Pasep 2020 os pagamentos encerraram no dia 11 de fevereiro para todos os grupos de trabalhadores nascidos entre janeiro e dezembro. O grupo que recebe o Pis pela Caixa Econômica Federal tem até 30 de junho para sacar os valores. Após esta data o valor será automaticamente transferido para a conta do FGTS do beneficiário, conforme as novas normas da MP 946.

Fonte: Acheconcursos

Prefeito de Itanhandu morre vítima da Covid-19 após quase um mês de internação

 Carlos Gonçalves da Fonseca, de 57 anos, foi internado no dia 20 de março. Morte foi confirmada pela Secretaria de Saúde e pela Santa Casa.




O Prefeito de Itanhandu, Carlos Gonçalves da Fonseca (Podemos), de 57 anos, morreu na noite deste sábado (24) vítima da Covid-19. Ele estava internado desde o dia 20 de março na Santa Casa da cidade.

A informação sobre a morte do prefeito foi confirmado pela Secretária de Saúde. A Santa Casa também divulgou nota nas redes sociais lamentando o óbito de Carlos Gonçalves da Fonseca.

Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre o sepultamento do chefe da administração municipal.

Em nota de pesar, a Santa Casa destacou a luta do prefeito contra a Covid-19.

"Nosso prefeito lutou bravamente", escreveu o hospital em um dos trechos.


Veja a nota completa:

"A Casa de Caridade Dr. Rubens Nilo comunica o falecimento do prefeito Carlos Gonçalves da Fonseca devido a complicações da Covid-19. Nosso prefeito lutou bravamente. Pessoa do bem, amigo, alegre, sempre preocupado com os mais necessitados. Fará muita falta. Nossos sentimentos a todos os familiares, amigos e cidadãos. Itanhandu sente demais a sua perda".


Homenagens

Prefeituras de cidades da região publicaram notas de presar pelo falecimento de Carlos Gonçalves da Fonseca. Foram os casos de São Sebastião do Rio Verde e Itamonte.

As duas prefeituras utilizaram as redes sociais para manifestar solidariedade aos familiares e lamentar a morte do prefeito.

A Prefeitura de Itanhandu não havia se manifestado até a última atualização desta reportagem.


Eleito com 60% dos votos

Carlinhos, como era chamado, foi eleito no ano passado prefeito de Itanhandu com 60,40% dos votos. Foram 5.504 votos no total. O candidato derrotou Eduardo Scarpa, que ficou em segundo lugar com 22,28% (2.030 votos).

A eleição em Itanhandu teve 21,29% de abstenção, 2,01% votos brancos e 3,59% votos nulos. O vice é Paulinho (PSB), que tem 27 anos. Os dois foram eleitos pela coligação Governar Para Todos, formada pelos partidos PODE, PSC e PSB.

Fonte: G1 Sul de Minas

Encontrado o corpo de Cristina Santos Maciel, em Baependi

 Cristina estava desaparecida desde o dia 09 de outubro de 2020, quando foi deixada em casa por amigos.




Foi divulgado nas redes sociais que ontem, 23/04, o corpo de Cristina Santos Maciel foi encontrado. A informação foi confirmada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), que repassará maiores informações.

Sua filha, Nathália Santos postou hoje em sua rede social sobre o encontro do corpo de sua mãe: “Ontem foi encontrado o corpo da minha mãe, agradeço a todos que estão nessa luta comigo, hoje poderemos dar o enterro digno a ela!”, expressou. 

Muitos comentários estão sendo postados na rede social de Nathália, com expressões de apoio e consolo neste momento de dor.




Ontem foi encontrado o corpo da minha mãe, uma pessoa acho que enviado por Deus viu um local meio suspeito e avisou policia civil de Baependi que foi ate o local e encontraram o corpo que estava na estrada sentindo a São Thomé, agradeço a todos que estão nessa luta comigo, hoje poderemos dar o enterro digno a ela! Jerson Maciel Léia Santos Carlos Eduardo Maciel Odair Dos Santos Maciel.

#justiçaporcristina

 

Relembre o caso:

Cristina Santos Maciel, de Baependi, estava desaparecida desde à noite de sexta-feira, 09 de outubro de 2020, quando foi vista pela última vez em frente de sua casa, pelos amigos, no bairro Castelo Branco. Sua família e um grupo de amigos estavam à procura de notícias de seu paradeiro. Sua busca foi constante e utilizam as redes sociais, com objetivo de ajudar nas investigações da Polícia Civil.

As investigações sobre o desaparecimento da auxiliar de serviços gerais, Cristina dos Santos Maciel, estão em andamento e são conduzidas pela Delegacia de Polícia Civil de Baependi.

Criança de 2 anos fica com ferimento no crânio após acidente entre carro, moto e bicicleta em Lavras, MG

 Segundo o Corpo de Bombeiros, outras duas pessoas de e 47 anos ficaram feridas.






Uma criança de dois anos ficou ferida durante acidente entre três veículos no final da tarde de sexta-feira (23) em Lavras (MG). Segundo o Corpo de Bombeiros, um carro atingiu uma moto que seguia no sentido contrário. A moto bateu em uma bicicleta que passava no local depois de ser atingida pelo carro. Na bicicleta estava a criança e sua babá.

Ainda segundo o corpo de bombeiros, a criança foi socorrida até a Santa Casa com ferimentos no crânio. A mulher de 27 anos teve ferimentos leves, e o condutor da moto de 47 anos teve fraturas no fêmur, tíbia e fíbula esquerdas, ambos foram socorridos até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.

Os bombeiros informaram também que o condutor do carro não teve ferimentos.

Fonte: G1 Sul de Minas


Estado recebe mais 390.550 doses de vacinas contra a covid-19

 Nova remessa da maior operação de imunização da história de Minas Gerais amplia aplicação de 2ª dose





Minas Gerais recebeu, nesta sexta-feira (23/4), 390.550 doses de vacinas contra a covid-19, na Central da Rede de Frio do Estado. Esta é a 14ª remessa enviada pelo Ministério da Saúde, com 316.750 doses da AstraZeneca e 73.800 da CoronaVac, para dar prosseguimento à maior operação de imunização da história de Minas Gerais.

Está prevista a dose 1 para vacinação da população de 60 a64 anos; a dose 2 da população de 65 a 69 anos e das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas, incrementando os percentuais imunizados dos públicos prioritários.

“A Secretaria de Estado de Saúde orienta municípios e gestores conforme determinações do Ministério da Saúde, sobre públicos a serem imunizados em cada etapa, bem como sobre todos aspectos técnicos que envolvem a campanha de vacinação contra a covid-19”, afirma o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti.

Doses

O 14º lote de 390.550 doses de imunizantes foi transportado por via terrestre, de São Paulo, diretamente para a Central Estadual da Rede de Frio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). As doses serão encaminhadas às 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) do Estado. Posteriormente, os municípios, responsáveis pela execução da campanha de imunização, devem buscar seu quantitativo de vacinas. A logística de envio das doses às 853 cidades mineiras está sendo concluída e logo será divulgada.

Acompanhe o quantitativo de cada remessa

1ª remessa

577.480 doses da CoronaVac em 18/1/2021

2ª remessa

190.500 doses de AstraZeneca em 24/1/2021

3ª remessa

87.600 doses da CoronaVac em 25/1/2021

4ª remessa

315.600 doses da CoronaVac em 7/2/2021

5ª remessa

220.000 doses da AstraZeneca e 137.400 doses da CoronaVac em 23/2/2021

6ª remessa

285.200 doses da CoronaVac em 3/3/2021

7ª remessa

303.600 doses da CoronaVac em 9/3/2021

8ª remessa

509.800 doses de CoronaVac em 17/3/2021

9ª remessa

86.750 doses da AstraZeneca e 455.800 doses da CoronaVac em 20/3/2021

10ª remessa

116.600 doses de AstraZeneca e 359.000 doses de CoronaVac em 26/3/2021

11ª remessa

73.250 doses de AstraZeneca e 943.400 doses de CoronaVac em 1/4/2021

12ª remessa

257.750 da AstraZeneca e 220.400 da Coronavac, em 8/4/2021

13ª remessa

426.000 da AstraZeneca e 275.200 da CoronaVac, em 16/4/2021

14ª remessa

316.750 doses da AstraZeneca e 73.800 da CoronaVac, em 23/4/2021

Total: 6.231.880 doses

Fonte: Agência Minas

Minas Gerais prorroga para 1º de julho exigência do CRLV 2020

 Anúncio foi feito nesta sexta-feira (23/4) pelo governador Romeu Zema; documento exigido atualmente é o de 2019





Minas Gerais prorrogou para 1º de julho a exigência do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2020. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (23/4) pelo governador Romeu Zema e é mais uma ação do governo mineiro em auxílio à população durante a pandemia.

“Está decidido. Só passará a ser cobrado dos motoristas a apresentação do CRLV 2020 a partir de 1º de julho. É o nosso governo presente com mais uma importante medida para auxiliar as pessoas nesse momento de pandemia”, divulgou Zema em seu Twitter.

Para fins de fiscalização, o CRLV referente ao ano de 2019 deve ser considerado o documento válido para comprovar a regularidade do veículo em circulação. O documento poderá ser apresentado em papel comum ou no formato digital disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O porte do CRLV poderá ser dispensado, caso o agente possa consultar o sistema do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) para verificar se veículo está licenciado.

A medida está de acordo com a legislação federal e estadual, que autoriza a extensão dos prazos de exigência do documento. A medida está na Portaria 398, de 23 de abril de 2021, expedida pelo Detran-MG.

Os proprietários de veículos que ainda não possuem o CRLV de 2019 ou 2020 podem acessar o site www.detran.mg.gov.br para verificar se há débitos do IPVA, seguro obrigatório, Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo e eventuais multas.

IPVA 2021

Os prazos para pagamento do IPVA e Taxa de Licenciamento referentes ao ano de 2021, dos veículos registrados em Minas Gerais, já terminaram. De acordo com a Secretaria de Fazenda do Estado (SEF/MG), a terceira parcela do IPVA venceu em 24 de março, conforme o número final das placas dos veículos, e a taxa de licenciamento venceu no dia 31 de março.

Portanto, apesar da prorrogação do prazo para a exigência do CRLV 2020, os proprietários de veículos devem ficar atentos às pendências que resultam em multas por atraso e juros, além de inscrição em dívida ativa e protesto cartorial.

Fonte: Agência Minas

Censo não vai ocorrer em 2021, diz secretário do governo federal

 Secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues disse que não há previsão orçamentária




O Censo Demográfico, previsto para este ano, não deve ocorrer 2021. A informação é do G1, que cita o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues. Segundo ele, não há recursos previstos no Orçamento de 2021 para a pequisa. "Não há previsão orçamentária para o Censo, portanto ele não se realizará em 2021", disse.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já havia informado, em março, que o corte de verbas iria inviabilizar a pesquisa e suspendeu provas previstas para o concurso de recenseador.

A pesquisa seria feita em 2020, mas foi adiada por causa da pandemia.

 

Consequências

Perda de qualidade das políticas sociais, redução na distribuição de recursos para os municípios e descompasso nas pesquisas regulares de emprego e renda são algumas das consequências de um novo adiamento do Censo pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), devido ao corte de orçamento, afirmam especialistas.

Entre os problemas causados pelo atraso está a distribuição de recursos públicos, já que o volume transferido nas cotas dos fundos de participação estaduais e municipais tem por base o número de habitantes de cada local.

Em meio à disputa por mais verbas e após o anúncio de que o orçamento para pesquisa seria cortado, a então presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra, pediu exoneração do cargo em março. Na semana passada, o governo anunciou o demógrafo Eduardo Rios Neto como novo presidente da instituição.

Pelos dados da pesquisa, também se desenha um perfil dos brasileiros, o que permite dimensionar a necessidade de políticas sociais e de transferência de renda, como o Bolsa Família. A partir da atualização desses dados, o programa pode ser reformulado, acompanhando as mudanças no perfil da população.

Em março, um grupo de ex-presidentes do IBGE assinou uma carta aberta em que defendiam a realização da pesquisa, que deveria ser feita "por uma combinação de coletas de dados nos domicílios e de forma virtual e por telefone", diz o documento, assinado por Edmar Bacha e Simon Schwartzman, entre outros.

"Como a última pesquisa é de 2010, quanto mais a gente se afasta do ano em que foi feito o Censo, mais incerta é essa conta", diz Schwartzman.

Fonte: O TEMPO

Hospital de Clínicas reabre pronto-socorro após queda de internações por Covid-19 em Itajubá, MG

 Pronto-socorro do hospital estava fechado desde o dia 12 de março devido à superlotação de pacientes com Covid-19.





O Hospital de clínicas de Itajubá (MG) voltou a reabrir seu pronto-socorro devido à redução do número de casos de Covid-19 e também à queda do número de internações na unidade por conta da doença. Os atendimentos voltaram a ser feitos nesta quinta-feira (22).

O pronto-socorro do hospital estava fechado desde o dia 12 de março devido à superlotação de pacientes com Covid-19. A unidade chegou a estar acima da capacidade para atendimentos da doença em leitos clínicos e de UTI.

Por causa do fechamento do pronto-socorro do hospital, a prefeitura ampliou dias e horários de atendimento nas policlínicas dos bairros São Vicente e Varginha.

Conforme os últimos dados divulgados pela prefeitura, a ocupação de leitos de UTI para tratamento da Covid-19 caiu para 83% na cidade, enquanto a ocupação de leitos clínicos está em 33%.

Fonte: G1 Sul de Minas

Carro invade garagem e atinge quatro veículos em cidade sul-mineira

 Jovem de 18 anos, inabilitado, dirigia o veículo em alta velocidade.




Três jovens ficaram feridos, depois que o veículo que eles estavam invadiu uma casa, na noite desta quarta-feira (22), no bairro Santa Mônica em Três Pontas.

De acordo com a Polícia Militar, o condutor de um Troller seguia em alta velocidade pela Rua Luis Antônio Ribeiro, no bairro Aristides Vieira e entrou em cheio na garagem de uma residência que fica no fim da via, já na Rua José Cougo. Na garagem havia quatro veículos, três carros e uma moto e todos eles foram atingidos. Os moradores estavam no andar de cima e ninguém se feriu.

Os jovens que tem entre 18 e 21 anos tiveram vários ferimentos no rosto e na cabeça e um deles sofreu uma lesão na coluna. Eles foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para o Pronto Atendimento Municipal (PAM). O condutor do veículo de 18 anos não é habilitado.

Vizinhos contaram que o impacto do carro na parece provocou um barulho muito forte. Imagens de câmeras de segurança mostram o Troller em alta velocidade. Antes de chegar na casa, o motorista subiu em uma calçada, atingiu uma árvore que teve um galho arrancado, mas só parou dentro da garagem.

O Corpo de Bombeiros de Varginha esteve no local e isolou o imóvel, que deverá passar por vistoria de um engenheiro da Prefeitura, na manhã desta quinta-feira (23), já que uma das pilastras foi atingida e não foi possível retirar o veículo.







Homem morre após ser atingido por tiros em ponto de ônibus no Sul de Minas

 Informações iniciais obtidas pela polícia apontam para possível crime passional.




Um homem morreu após ser atingido por tiros na Vila Euclides, em Andradas, nessa quarta-feira, 21. Vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.

A Polícia Militar foi acionada depois que moradores contaram que um homem havia descido de um carro e efetuado disparos contra a vítima. Após o disparo, conforme a PM, as testemunhas disseram que o autor fugiu com o veículo em alta velocidade

A vítima chegou a ser socorrida no local, mas não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo.

De acordo com a PM, a vítima é natural de Suzano (SP).

Nesta quinta-feira, 22, a Polícia Militar de Andradas localizou a arma usada no homicídio, escondida em um matagal.

O carro do autor também foi encontrado pelos militares abandonado na Rua Bauxita.

A polícia afirma que as informações obtidas até o momento apontam para um possível crime passional. O possível autor já foi identificado, mas até o momento não foi localizado.




O cantor e locutor Bandeirante é mais um sul-mineiro ilustre vítima da Covid-19

 Ao lado de Zé Batista, o locutor e cantor sertanejo fez sucesso nos anos de 1980 com músicas como ‘Fuscão Preto’.




Faleceu nesta quinta-feira, 22, em Pouso Alegre, o locutor e cantor sertanejo Gilberto Felício da Silveira, mais conhecido como Bandeirante, que formou com Zé Batista uma dupla de sucesso na música caipira.

Aos 63 anos, Bandeirante teve diagnóstico positivo para Covid-19 e estava em isolamento domiciliar. Na madrugada desta quinta-feira (22), ele se sentiu mal e deu entrada no hospital, mas não resistiu às complicações da infecção.

Bandeirante ficou conhecido na música caipira ao lado de Zé Batista. A dupla se juntou no final dos anos de 1970 e nos anos de 1980 fizeram sucesso cantando a música ‘Fuscão Preto’.

Além da carreira na música, Bandeirante, que nasceu em Frutal, distrito de Aparecida de Minas, trabalhou como locutor em diversas rádios do Sul de Minas.

Miss Poços de Caldas 2000 morre, aos 38 anos, por complicações da Covid-19

 Óbitos de pessoas mais jovens por COVID-19 em Minas Gerais registram crescimento de quase 70% no último ano.




Cartórios de Minas Gerais registram redução de óbitos de idosos e aumento na faixa etária de 20 a 59 anos. Os dados são do Portal da Transparência do Registro Civil que apontaram uma redução de até 63% em faixa etária mais alta já vacinada. Óbitos de pessoas mais jovens decorrentes da Covid-19 registram crescimento de quase 70% no último ano.

Os idosos da faixa etária entre 90 e 99 anos representavam, em média, 7,2% do total de mortos pela Covid-19 desde o início da pandemia. Em março, já com os primeiros reflexos da vacinação para esta idade, passaram a representar 4,9% dos óbitos e, nos primeiros dias de abril, 2,6% do total de falecimentos. A faixa entre 80 e 89 anos, passou de uma média de 23,7% do total de mortos para 18,2% em março, e para 16,6% em abril.

Se no começo da pandemia a faixa etária de pessoas com idades entre 60 e 89 anos era aquela que proporcionalmente mais vinha a óbito causado pelo novo coronavírus em Minas, este cenário começa a se alterar, com o aumento proporcional de mortes entre pessoas de faixa etária mais jovem, que vão dos 20 aos 59 anos. A mudança teve início em fevereiro, com aumento em março, que se mantém nos primeiros dias de abril.

Um exemplo desta mudança de faixas etárias foi a morte de uma empresária de 38 anos na madrugada do dia 22, em Poços de Caldas. Graziela de Freitas Carvalho, Miss Poços de Caldas no ano 2000, ficou intubada por 25 dias em um hospital particular da cidade, onde se recuperava da Covid, mas não resistiu às complicações e veio a óbito.

Ela era solteira e não tinha filhos. Era formada em jornalismo e criou sua própria empresa, onde atuava nas áreas de marketing digital e assessoria musical. Graziela ministrava palestras e workshops relacionados ao universo feminino, tanto social quanto profissional. Além da experiência com o mundo empresarial, atuava também como modelo publicitária em trabalhos nacionais e internacionais.

Festival Vento Sul abre inscrições para músicos de Varginha e região

 As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de abril. Serão selecionadas 14 propostas e cada artista receberá cachê de R$ 2 mil.





Estão abertas as inscrições para artistas de Varginha (MG) e região que desejem participar da primeira edição do 'Festival Vento Sul'. O evento contará com 14 shows virtuais, que serão exibidos em plataformas digitais entre os dias 27 de maio e 13 de junho. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 30 de abril.

Serão selecionadas 14 propostas de artistas solo, bandas ou coletivos de qualquer gênero ou vertente musical, como jazz, choro, samba, rock, mpb, universal, rap, hip-hop e erudito, dentre outros. Cada selecionado receberá um cachê de R$ 2 mil. Os candidatos podem optar por show virtual no formato de 'live' ou espetáculo gravado, com duração mínima de 30 minutos e máxima de 90 minutos.

Segundo a organização do evento, 50% das vagas serão destinadas para artistas ou grupos protagonizados por mulheres, negros e pessoas com deficiência. O objetivo é movimentar e gerar renda para a cadeia produtiva da música, além de divulgar a produção artística de Varginha e região para um grande público por meio da internet.

O projeto aceita inscrições de artistas de Elói Mendes, Monsenhor Paulo, Três Pontas, Três Corações, Carmo da Cachoeira, São Tomé das Letras, Machado, Paraguaçu, Lavras, Alfenas e Cambuquira, além de Varginha.
Mais informações sobre o edital e inscrições podem ser obtidas pelo e-mail: eventosvarginha@gmail.com.br

Fonte: G1 Sul de Minas

Sejusp realiza leilão eletrônico de veículos

 Lotes apreendidos em operações contra o tráfico de drogas incluem carros, motos e caminhonetes




Dezessete veículos, entre carros, motos e caminhonetes, estarão disponíveis para arremate na próxima terça-feira (27/4), durante o 3º leilão eletrônico de 2021 de veículos apreendidos em operações contra o tráfico de drogas, promovido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Um Jeep Compass, uma caminhonete L200 Sport 4x4 e um Chevrolet Cruze, ano 2011, são os destaques desta edição. Os lances já estão abertos e podem ser feitos pelo link: https://cutt.ly/4vUwKVv . No site também é possível conhecer os veículos e ver os lances que já foram dados.

Os itens podem voltar à circulação e têm direito à documentação. Quem arremata é isento de multas, encargos e tributos anteriores à aquisição. Já os bens alienados como sucatas irrecuperáveis só podem ser adquiridos por empresas de desmonte ou reciclagem, devidamente credenciadas em órgãos de trânsito.

Projeto

A iniciativa faz parte do projeto Esforço Concentrado para a Redução dos Bens Aguardando Destinação, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, via Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Sejusp.

“Esses leilões são de bens apreendidos devido ao tráfico de drogas, que se transformam, posteriormente, em recursos que retornam para as políticas de enfrentamento e prevenção à criminalidade e ao tráfico”, explica a subsecretária de Prevenção à Criminalidade de Minas Gerais, Andreza Gomes.

Os valores são utilizados especialmente para ações de redução da oferta e da demanda, campanhas, estudos e capacitações relacionadas às drogas. São também aplicados na própria gestão do Fundo Nacional Antidrogas (Funad) e nas despesas decorrentes do cumprimento das atribuições da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, órgão gestor do fundo.

No último leilão, realizado no mês de março deste ano, R$ 174,6 mil foram arrecadados com a venda de 24 veículos.

Cadastro

Para participar do leilão, é necessário realizar cadastro no site do Leiloeiro Público Oficial. Em prevenção à pandemia de covid-19, os lances serão realizados apenas de forma virtual, da mesma forma que os leilões anteriores. Outras informações no edital, disponível em: https://cutt.ly/dvPicQ3

Fonte: Agência Minas

PM apreende 30 pedras de crack e prende jovem por tráfico em Caxambu




Em Caxambu, na manhã dessa segunda-feira (19), a Polícia Militar compareceu na Rua Z, Bairro Santa Tereza, onde registrou uma ocorrência de tráfico de drogas.

Os militares depararam com dois cidadãos sentados, momento em que um deles lançou algo próximo a um portão, ao perceber a presença policial.

Os suspeitos saíram correndo, sendo um deles alcançado e abordado, se tratando de um jovem de 24 anos, o qual arremessou o objeto quando da chegada da PM.

Durante busca pessoal foi encontrado com o jovem a quantia de R$ 897,00 e próximo ao portão o objeto jogado foi recolhido, se tratando de um invólucro contendo 30 pedras de crack.

Diante do fato o autor foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia, juntamente com o material apreendido, para as demais providências.

Fonte: 57º BPM