Prefeituras de Caxambu, São Lourenço e Baependi, confirmam novos casos da Covid-19

 Confira o balanço desta semana 



Segundo os últimos Boletins Epidemiológicos Municipais, divulgados pelas prefeituras das três cidades, nos dias 25, 27 e 28 de novembro, Caxambu, São Lourenço e Baependi registraram novos infectados pela Covid-19.

Caxambu

De acordo com nossa última publicação, em 21 de novembro, há uma semana atrás, Caxambu tinha 234 pessoas contaminadas com a Covid-19, agora, segundo o boletim divulgado nesta sexta-feira, dia 27, chegou a 238 casos confirmados, sendo que 233 se recuperaram, 11 estão em recuperação e 68 em investigação. O município registrou até está data 06 óbitos e 01 está em investigação.


Baependi

Conforme a última atualização no boletim municipal, dia 25 de novembro, Baependi está com 169 casos confirmados, 151 recuperados, 12 em recuperação e 04 pessoas em isolamento domiciliar. A cidade confirmou até o momento 06 óbitos decorrentes do novo coronavírus e 01 está em investigação.

São Lourenço

São Lourenço há uma semana atrás registrava 776 casos confirmados passando agora para 860, sendo 715 recuperados, 59 pacientes em recuperação e 129 em acompanhamento. A cidade registrou mais um óbito totalizando até a presente data 14 óbitos pelo novo coronavírus. 

Dados coletados nos Boletins Epidemiológicos divulgados pelas prefeituras dos municípios.

Ji9 Minas

São Tomé das Letras flexibiliza pontos turísticos, campings e hostels

Novo decreto publicado aumentou a capacidade desses estabelecimentos para 30%; documento ainda proíbe excursões na cidade.




A Prefeitura de São Tomé das Letras, no Sul de Minas, flexibilizou pontos turísticos, campings e hostels. O novo decreto publicado também aumentou a capacidade desses estabelecimentos para 30%. Mas, o documento ainda proíbe excursões na cidade. A entrada de turistas vai ser monitorada através de um sistema eletrônico.

O novo decreto publicado nessa sexta-feira (27/11) liberou os pontos turísticos, campings e hostels da cidade, que estiverem devidamente regularizados. Além disso, hotéis e pousadas podem preencher a capacidade de 30% da ocupação de leitos. “As ocupações somente se darão em quartos para casal ou família em no máximo cinco pessoas por espaço familiar, obedecidos os protocolos sanitários determinados no Decreto n°. 85/2020”, trecho do documento.

A entrada de turistas na cidade vai ser monitorada por meio de um sistema eletrônico. “Os visitantes que anseiem se hospedar no município deverão fazer sua reserva no estabelecimento, que informará em tempo real ao sistema; sendo impedidos de permanecer no município aqueles que não efetuarem suas reservas e não informarem através do sistema à Central de Gerenciamento”, completa.

O documento ainda proíbe ônibus e vans de excursões, shows, festivais, congressos e afins. Além disso, manteve as regras de prevenção a COVID-19, como distanciamento social, uso de máscara e higiene das mãos.

De acordo com a prefeitura, os demais estabelecimentos comerciais, restaurantes, lanchonetes, bares e similares, devem estar regularizados com alvará sanitário e atendendo a critérios adotados de prevenção ao novo coronavírus. “Fica determinado o percentual de 50% da capacidade de ocupação das mesas que estiverem dispostas, respeitando-se o distanciamento de 1,5 m (um metro e meio) umas das outras, conforme vistoria da fiscalização”, afirma.


COVID-19 na cidade

São Tomé das Letras segue com dois casos confirmados de COVID-19. O primeiro registro foi confirmado no começo do mês, 20 dias depois que o município foi obrigado pela Justiça a receber turistas. A cidade chegou a ficar cerca de oito meses fechada e foi a única do Sul de Minas sem registros da doença.

O município ganhou destaque e fama de ser seguro contra o novo coronavírus. No dia 6 de outubro, empresários da cidade conseguiram uma liminar determinando a reabertura. A prefeitura contestou e conseguiu suspender a decisão. Mas dias depois, o documento voltou a valer.

Após o impasse na Justiça, a prefeitura publicou um decreto proibindo excursões na cidade e os pontos turísticos ainda permanecem fechados. Hotéis e pousadas podem receber apenas 20% da capacidade de lotação permitida e os visitantes precisam comprovar hospedagem com as regras estipuladas pela Central COVID-19.

Fonte: Estado de Minas

Diversas cabeças de gado são furtadas de propriedade em cidade sul-mineira

A Polícia Militar de Careaçu, no Sul de Minas, registrou o furto de diversas cabeças de gado de uma propriedade rural localizada às margens da Rodovia Fernão Dias.



As informações são de que a cerca da propriedade foi arrebentada e a porteira de entrada do terreno quebrada. Próximo a um curral, foi feito uma espécie de embarcador, aproveitando uma estrutura já existente no local para a travessia dos animais, utilizando a madeira e arame da cerca que ficava ao lado.

Da propriedade foram furtadas 10 vacas de leite, 4 bois de 13 a 14 arrobas, 36 novilhas, todos da raça nelore, e 6 cavalos. Os animais tinham marca 'cl' e usavam brincos.

A última vez que os animais foram vistos teria sido às 19 horas do dia 26/11 e já na manhã da sexta-feira os animais não estavam mais no local.

A Polícia Militar da região solicita informações que possam levar à autoria deste furto para tentar, o mais rápido possível, evitar que os animais sejam abatidos ou vendidos clandestinamente para outras áreas.

Fonte: Tonogiro

Casos de Covid-19 sobem pela 3ª semana seguida no Sul de Minas; mortes voltam a cair após alta

 Foram 1.653 novos casos registrados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta semana na região.


O Sul de Minas registrou alta de casos de Covid-19 pela 3ª semana seguida. Já o número de mortes registrou queda após alta na semana passada. Nesta semana, foram 1.653 novos casos da doença na região, com 21 mortes.


Em relação à semana anterior, a alta de casos foi de 10,9%. Já a queda de mortes ficou em -48,7%. Os dados analisados pelo G1 são os divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Esta semana: +1.653 casos, com 21 mortes
Há 1 semana: +1.490 casos, com 41 mortes
Há 2 semanas: +1.256 casos, com 19 mortes

Desde o início da pandemia, o Sul de Minas contabiliza 40.817 casos confirmados do novo coronavírus, com 1.057 mortes

Estes dados são referentes ao balanço publicado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais e podem apresentar divergências com os já divulgados por prefeituras, devido a períodos diferentes de fechamento. O G1 Sul de Minas informa diariamente por volta de 11h os dados do Estado e ao final do dia, novos casos divulgados em boletins municipais.

Conforme os dados da SES-MG, as cidades que mais registraram casos nesta semana foram:

Extrema: +159 (2 mortes)
Poços de Caldas: +128 (3 mortes)
São Lourenço: +119
Pouso Alegre: +85
São Sebastião do Paraíso: +63
Itajubá: +61 (2 mortes)
Varginha: +58
Alfenas: +55 (1 morte)
Três Corações: +49
Três Pontas: +42 (1 morte)

Onde sobe:

Extrema: Alta pela segunda semana seguida. Foram 159 novos casos esta semana contra 120 da semana passada. Foi a cidade que mais teve casos no Sul de Minas na semana.
Itajubá: Alta de casos pela 3ª semana seguida. Foram 61 novos casos nesta semana contra 28 da semana passada.
São Lourenço: Alta pela 4ª semana seguida. Foram 119 novos casos nesta semana contra 112 da semana passada. É o maior número já registrado no município desde início da pandemia.

Onde cai:

Camanducaia: Após três semanas de alta e de ter registrado 63 novos casos na semana passada, não teve nenhum registro de Covid-19 nesta semana. Foi a cidade onde mais caiu na semana.
Lavras: Registrou queda após alta na semana passada. Foram 16 casos nesta semana contra 44 da semana passada.
Varginha: Registrou queda após duas semanas de alta. Foram 58 casos nesta semana contra 74 da semana passada.

Novos casos

Mais três mortes e outros 299 casos foram confirmados no boletim da Secretaria de Estado de Saúde divulgado nesta sexta-feira (27). As mortes confirmadas pela SES-MG ocorreram em:

10ª e 11ª de Itanhandu
5ª de Albertina

Já os novos casos confirmados foram registrados em 63 cidades:

+47 São Lourenço
+21 São Sebastião do Paraíso
+19 Itajubá
+14 Cambuí
+13 Andradas
+12 Pouso Alto
+10 Monte Sião
+9 Poços de Caldas e Varginha
+7 Guaxupé, Itamogi, Pouso Alegre e Três Corações
+6 Lavras e Muzambinho
+5 Bom Repouso e Cruzília
+4 Alagoa, Arceburgo, Campanha, Conceição Aparecida, Machado e São Tomás Aquino
+3 Alfenas, Cabo Verde, Cachoeira de Minas, Claraval, Conceição dos Ouros, Itamonte, Nova Resende, Ouro Fino, Paraisópolis e Passa Quatro
+2 Bandeira do Sul, Boa Esperança, Borda da Mata, Campestre, Cristina, Guaranésia, Jesuânia, Lambari, Passos, Pratápolis e Três Pontas
+1 Baependi, Botelhos, Campo do Meio, Capetinga, Carmo do Rio Claro, Carvalhópolis, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Fortaleza de Minas, Gonçalves, Guapé, Inconfidentes, Jacutinga, Monte Santo de Minas, Paraguaçu, São João Batista do Glória, São João da Mata, São José da Barra e Senador Amaral
Conforme dados do Estado, Pouso Alegre segue liderando a lista de casos na região com 3.506 registros, sendo 76 mortes. Extrema tem 3.052 registros, com 30 mortes. Alfenas tem 2.218 casos, com 59 mortes e Poços de Caldas tem 1.886 registros, com 51 mortes.
Até o momento, em Minas Gerais, são 409.731 casos confirmados de Covid-19, com 9.948 mortes. Conforme a SES-MG, 375.890 pessoas estão recuperadas.

Fonte: G1 Sul de Minas

57º BPM lança Operação Natalina 2020




Nessa quinta-feira, 26 de novembro de 2020, o 57º BPM deu início a Operação Natalina, que visa o aumento das ações de prevenção e da sensação de segurança, em especial a prevenção aos crimes contra o patrimônio, modalidade criminosa estimulada pela aquecimento do comércio em virtude das festas de fim de ano.

Além do efetivo operacional diuturnamente empregado, o policiamento será reforçado com militares que atuam na área administrativa, possibilitando, assim, o aumento da visibilidade e eficiência das ações.

A Operação Natalina ocorre em todo o Estado de Minas Gerais e se estenderá até o início de janeiro de 2021.






Fonte: 57º BPM

Hackers da Coreia do Norte tentaram invadir sistemas da AstraZeneca

Hackers da Coreia do Norte tentaram invadir os sistemas da farmacêutica britânica AstraZeneca nas últimas semanas, enquanto a empresa corre para desenvolver sua vacina contra o novo coronavírus, disseram duas pessoas com conhecimento do assunto.




Segundo as fontes, os hackers se passaram por recrutadores no LinkedIn e no WhatsApp para abordar a equipe da AstraZeneca com falsas ofertas de emprego. Em seguida, enviaram documentos com descrições dos cargos, mas tinham códigos maliciosos projetados para obter acesso ao computador das vítimas.

As tentativas dos hackers tinham como alvo um "amplo conjunto de pessoas", incluindo funcionários da AstraZeneca que trabalham diretamente na pesquisa da vacina contra Covid-19. A tentativa, segundo uma das fontes, parece não ter sido bem-sucedida.

A missão norte-coreana nas Nações Unidas em Genebra não respondeu a um pedido de comentário. Pyongyang já negou ter realizado ataques cibernéticos e não possui linha direta de contato com a mídia estrangeira.

A AstraZeneca, que emergiu como um dos três principais desenvolvedores de vacinas contra Covid-19, não quis comentar o caso.

As fontes, que falaram sob condição de anonimato, disseram que as ferramentas e técnicas usadas nos ataques mostraram que faziam parte de uma campanha hacker em andamento que as autoridades americanas e pesquisadores de segurança cibernética atribuíram à Coreia do Norte.

A campanha anteriormente se concentrou em empresas de defesa e organizações de mídia, mas passou a focar em alvos relacionados à vacina contra Covid-19 nas últimas semanas, de acordo com três pessoas que investigaram os ataques.

Ataques cibernéticos contra órgãos de saúde, cientistas que desenvolvem vacinas e fabricantes de medicamentos dispararam durante a pandemia já que grupos de hackers lutam para obter as últimas pesquisas e informações sobre a doença.

Autoridades ocidentais dizem que qualquer informação roubada pode ser vendida com lucro, usada para extorquir as vítimas ou dar a governos estrangeiros uma valiosa vantagem estratégica na luta para conter essa doença que já matou mais de 1,4 milhão de pessoas em todo o mundo.

A Microsoft disse neste mês que grupos de hackers norte-coreanos visaram desenvolvedores de vacinas em vários países, inclusive "enviando mensagens com descrições de trabalho falsas". Na ocasião, a empresa não citou nenhuma das organizações alvo da ação.

Legisladores sul-coreanos afirmaram nesta sexta-feira (27) que a agência de inteligência do país frustrou algumas dessas tentativas.

A Reuters relatou anteriormente que hackers de Irã, China e Rússia tentaram invadir as principais farmacêuticas e até mesmo a Organização Mundial da Saúde (OMS) este ano. Teerã, Pequim e Moscou negaram as acusações.

Algumas das contas usadas nos ataques à AstraZeneca foram registradas em endereços de e-mail russos, disse uma das fontes, em uma possível tentativa de enganar os investigadores.

A Coreia do Norte foi responsabilizada por promotores dos EUA por alguns dos ataques cibernéticos mais audaciosos e prejudiciais do mundo, incluindo a invasão e vazamento de e-mails da Sony Pictures em 2014, o roubo de US $ 81 milhões do Banco Central de Bangladesh em 2016 e o ??lançamento do ransomware Wannacry vírus em 2017.

Pyongyang descreveu as acusações como parte das tentativas de Washington de manchar sua imagem.

Fonte: CNN

Catador de reciclagem encontra e devolve celular a dono que nem obrigado diz

Moradores da cidade sul-mineira se sensibilizaram com o gesto e se uniram para dar uma festa de aniversário à filha do catador.




Um catador de recicláveis de Campo Belo, no Sul de Minas, conseguiu devolver ao dono um celular (Iphone) que havia encontrado no lixo.

Entretanto, o homem, proprietário do aparelho, não teria dito nem um ‘obrigado’. Sensibilizados com a situação, o moradores da cidade se uniram para dar uma festa de aniversário para a filha do catador.

Fernando Henrique Soares, de 50 anos, conta que antes do dono do aparelho aparecer, outras pessoas chegaram a procurá-lo, mas ele exigiu que a senha fosse colocada no celular. “Só queria entregar ao verdadeiro dono. Teve um que tentou três vezes, mas eu não deixei levar”, disse Fernando.

Até que o verdadeiro dono apareceu e, quando resgatou o aparelho, não teria dito nem um ‘obrigado’. “Ele pegou o celular, colocou a senha correta e foi embora”, conta Fernando.

Em seguida, o catador encontrou o pastor Sérgio Luiz Silva, que sempre o ajuda com doações, e contou que havia entregado o aparelho.

Sensibilizado por não ter tido nenhum tipo de recompensa ou agradecimento e ao saber que uma das filhas do homem tinha acabado de fazer aniversário e ainda gostaria de ganhar uma boneca, Sérgio resolveu agir.

“Ele falou que tinha devolvido e o cara não tinha nem agradecido. Ele lamentou que a filha tinha acabado de fazer aniversário e tinha até esperanças de ganhar algo para a filha. Eu liguei novamente para uma jornalista da cidade e com ajuda de outros moradores e comerciantes, conseguimos organizar uma festa para a menina”, diz o pastor.

Fernando tem dois filhos, Maria Fernanda, de 10 anos, e um menino de 11. Ele é separado da mulher, tem a guarda compartilhada das crianças e vive em uma casa humilde. O trabalhador ainda luta contra um câncer e tem problemas auditivos.

O caso ganhou repercussão na cidade. Além da boneca, Maria Fernanda ganhou um dia de princesa, roupas novas e uma festa de aniversário. “Muito obrigada a todos por essa festa”, agradeceu a menina.

Mais um afogamento no S/M: bombeiros procuram por corpo ainda não identificado

Testemunhas relataram que companheiros do afogado fugiram ao saberem que o Corpo de Bombeiros foi acionado.



O Corpo de Bombeiros de Lavras procura nas águas do rio Grande, em Ribeirão Vermelho, um corpo de um homem ainda sem identificação. Três homens estavam nadando no rio Grande, abaixo da ponte rodoferroviário no início da noite de quarta-feira, dia 25, eles estavam próximos de uma draga quando, em dado momento, um deles não aguentou e afundou.

Pessoas que estavam do outro lado da margem e não conheciam aqueles três homens, mas presenciaram aquela situação, gritaram para os outros dois informando que já haviam acionado o Corpo de Bombeiros. Neste momento, inexplicavelmente, os dois homens saíram correndo e desapareceram misteriosamente.

Os bombeiros chegaram e foram informados pelas testemunhas do afogamento. Eles deram início a busca pelo corpo, porém, devido ao adiantado da hora, ela foi suspensa e reiniciada ontem, quinta-feira, dia 26, porém, sem êxito.

As buscas se reiniciarão hoje, sexta-feira, dia 27. Até o momento ninguém sabe quem é o homem que morreu afogado e nem quem são seus companheiros que fugiram.

Fonte: Jornal de Lavras

Homem compra tijolo comum achando que era maconha no Sul de Minas

"Não existe mais traficante honesto". O homem estava muito bravo com outro traficante, que vendeu o tijolo falso.




Um traficante foi preso depois de comprar tijolos comuns achando que seriam de maconha. A polícia acompanhou o trâmite para a troca do material.

O caso aconteceu durante operação integrada das Policias Militar e Civil em quatro cidades do Sul de Minas, nesta quinta-feira (26/11).

Além desse traficante, outros três homens e uma mulher foram presos.

De acordo com a polícia, a operação aconteceu em Nova Resende, Guaxupé, Bom Jesus da Penha e Campo Belo.

O trabalho começou por causa de denúncias anônimas. “A operação se iniciou após uma investigação, que teve acompanhamento durante a pandemia. E predemos quatro homens e uma mulher. Alvos espalhados em quatro cidades da região.

Além do tráfico de drogas, a operação também teve prisão por violência doméstica e roubo”, explica o delegado; Manoel Nora.

O trabalho contou com 20 policiais, entre militares e civis, e prendeu quatro homens e uma mulher. Além disso, apreendeu 35 papelotes de cocaína e duas pedras da mesma droga, que não estavam fracionadas, dois tabletes de maconha, cigarros, balança de precisão, materiais para embalar a droga, dois celulares, um veículo e mais de R$3,5 mil.

Segundo a polícia, um dos presos teria comprado um tijolo comum prensado que era de maconha e teria pago cerca de R$ 1,5 mil. O homem de 35 anos foi preso em Bom Jesus da Penha, junto com esposa dele, de 24.

“Durante a investigação, captamos a transação e o homem estava muito bravo com outro traficante, que vendeu o tijolo falso.

Ele estava cobrando uma postura ética desse traficante. ‘Não existe mais traficante honesto hoje em dia’. Ele tinha dado o prazo para outro traficante fazer a troca desse tijolo”, ressalta delegado.

Ainda de acordo com a polícia, ele seria um dos articuladores do tráfico da região. Ele é de Nova Resende e estaria morando em Bom Jesus da Penhas. “Ele achou que estando em uma cidade menor, não seria descoberto”, afirma.

O delegado ressalta a importância da denúncia anônima. “A população tem que ficar atenta a qualquer movimentação estranha ao redor e denunciar. Tudo isso começou com uma simples denúncia anônima”, finaliza.

Fonte: Estado de Minas

Infratores furtam peças em pátio do Detran, em Capivari



Em Pouso Alto, na manhã dessa terça-feira (24), a Polícia Militar compareceu ao pátio credenciado do Detran, situado na Rua Corcas Ribeiro Rodrigues, Distrito de Santana do Capivari, onde registrou uma ocorrência de furto.

O proprietário do estabelecimento, um guincheiro de 47 anos, relatou que esteve no local no domingo e tudo estava em ordem, contudo, seu funcionário passou pelo depósito na manhã de terça-feira e notou que o cadeado do portão estava estourado.

O proprietário disse que após tomar conhecimento foi ao depósito e constatou a falta de várias peças de motocicletas (painel, motor e carburador), caixa de câmbio de um ônibus, caixa de câmbio de um caminhão Mercedes e caixa de câmbio e diferencial de um caminhão da Empresa TCA.

Segundo a vítima o pátio possui mais de setessentos veículos e não tem idéia de quem possa ter praticado o furto.

Como o local não possui câmeras de monitoramento, foi verificado que existem câmeras de vigilância em um asilo próximo ao local, porém, a pessoa responsável só estaria no asilo nessa quinta-feira, ocasião em que seria possível verificar as imagens.

A perícia técnica foi acionada e informou que compareceria posteriormente para realizar seus trabalhos.

A vítima foi orientada quanto as demais providências.

Se você tiver alguma informação que possa ajudar a autoria do crime, ligue 190.

Fonte: 57º BPM

Acidentes na rodovia Fernão Dias deixam três pontos com retenção nesta 4ª feira

Técnicos da concessionária Arteris Autopista Fernão Dias atenderam a três acidentes no território mineiro.



A rodovia Fernão Dias, a BR-381, esteve com três pontos de retenção devido a três acidentes, sendo dois deles no Sul de Minas.

No km 848,8, em Pouso Alegre, sentido Belo Horizonte, pista interditada para destombamento de veículo acidentado. Houve 1 km de retenção.

No km 776,8, em Campanha, sentido São Paulo, faixas totalmente interditadas para atendimento de envolvidos. Houve 1 km de retenção.

No km 485, em Betim, sentido São Paulo, acidente interditou faixas central, direita e acostamento. Tráfego fluiu por faixa esquerda com lentidão de 5 km.

Fonte: jornal de Lavras

ALMG aprova projeto para doação de terreno a tribo indígena no Sul de Minas



Foi aprovado em primeiro turno, nesta quarta-feira (25), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais o Projeto de Lei Ibiramã Kiriri, que autoriza a doação de um terreno do estado a uma tribo indígena que já vive no local, próximo a Poços de Caldas, no Sul de Minas. A proposta foi da deputada estadual Andréia de Jesus (PSOL), que tenta regularizar a situação da tribo dos Kiriri na região.

Em março de 2017, cerca de 30 índios de Muquém de São Francisco, na Bahia, ocuparam o terreno de 60 hectares que fica no Bairro Rio Verde, zona rural do município de Caldas, a 30 quilômetros de Poços. Eles construíram casas e passaram a plantar alimentos para subsistência, mas foram despejados.

A propriedade pertence à Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) que entrou com um pedido de reintegração de posse. A tribo foi acolhida em uma região quilombola onde também existia uma ocupação de trabalhadores rurais sem-terra, em Patos de Minas, no Alto Paranaíba.

Alguns meses depois, os índios voltaram à zona rural de Caldas e alegaram que o assentamento para onde haviam sido levados não oferecia condições de sobrevivência.

A Fundação Nacional do Índio (Funai) foi comunicada e tentava negociar com o estado, mas a volta da tribo ainda era definida como uma invasão. A deputada Andréia de Jesus participou de um evento da fundação e iniciou a formulação da proposta.

“O objetivo desse projeto é a regularização e demarcação do território. Foi um compromisso que assumimos no ano passado e que estamos entregando”, informou a deputada.

O projeto não recebeu votos contrários no primeiro turno. O próximo passo é uma nova avaliação da Comissão de Administração Pública. Em seguida, será votado em segundo turno. A previsão é que em alguns dias o projeto seja encaminhado para a sanção do governador Romeu Zema.

O Ministério da Economia, por meio da Superintendência do Patrimônio da União em Minas Gerais, informou que aguarda o envio da Lei Estadual.

Fonte: Estado de Minas

Casos de Covid-19 ultrapassam a marca dos 40 mil registros no Sul de Minas

 Mais seis mortes e outros 388 novos casos foram confirmados pela SES-MG nesta quarta-feira (25).


Mais seis mortes e outros 388 novos casos de Covid-19 foram confirmados no Sul de Minas em novo boletim divulgado nesta quarta-feira (25) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Com os novos dados, a região ultrapassa a marca dos 40 mil casos do novo coronavírus. Agora o Sul de Minas tem 40.236 casos confirmados da doença, com 1.050 mortes.


Estes dados são referentes ao balanço publicado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais e podem apresentar divergências com os já divulgados por prefeituras, devido a períodos diferentes de fechamento. O G1 Sul de Minas informa diariamente por volta de 11h os dados do Estado e ao final do dia, novos casos divulgados em boletins municipais.


As novas mortes confirmadas pela SES-MG ocorreram em:

49ª e 50ª de Poços de Caldas
63ª de Itajubá
59ª de Alfenas
29ª de Extrema
4ª de Ilicínea

Já os novos casos confirmados foram registrados em 64 cidades:

+37 Poços de Caldas
+25 Monte Sião
+22 Alfenas e Extrema
+19 Itajubá e São Lourenço
+18 Três Corações
+15 Varginha
+13 Três Pontas
+12 Passos e Poço Fundo
+11 Itaú de Minas e São Sebastião do Paraíso
+9 Pouso Alegre
+8 Itamonte
+7 Arceburgo e Boa Esperança
+6 Bom Repouso e Guaxupé
+5 Itamogi, Itapeva e Machado
+4 Botelhos, Caldas, Itanhandu, Lambari e São Vicente de Minas
+3 Cachoeira de Minas, Cambuquira, Munhoz, Muzambinho, Paraisópolis, São Gonçalo do Sapucaí, São João Batista do Glória e Senador Amaral
+2 Ilicínea, Baependi, Bom Sucesso, Campanha, Carmo de Minas, Nova Resende, Ouro Fino, Passa Quatro, Pedralva, São José da Barra, Toledo e Wenceslau Braz
+1 Alterosa, Bocaina de Minas, Carvalhos, Cássia, Congonhal, Cruzília, Elói Mendes, Fortaleza de Minsa, Ibitiúra de Minas, Inconfidentes, Juruaia, Monte Belo, Olímpio Noronha, Paraguaçu, Santana da Vargem e São Pedro da União

Conforme os dados do Estado, Pouso Alegre segue liderando a lista de casos na região com 3.481 registros, sendo 76 mortes. Extrema tem 3.033 casos, com 29 mortes. Alfenas tem 2.203 registros, com 59 mortes e Poços de Caldas tem 1.844 casos, com 50 mortes.

Até o momento, em Minas Gerais, são 403.542 casos confirmados de Covid-19, com 9.858 mortes. Conforme a SES-MG, 370.710 pessoas estão recuperadas.

Fonte: G1 Sul de Minas

Microbiologista diz que brasileiros não vão poder escolher qual vacina tomar

De acordo com Natália Pasternak, misturar diferentes doses e tomar mais de um imunizante também não é recomendado.



A microbiologista e pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, Natália Pasternak, afirma que não há necessidade de “escolher” qual vacina tomar contra a Covid-19, até porque isso não será possível.

“A gente não vai poder escolher vacina. Vamos receber o que estiver disponível e isso pode variar de acordo com a localidade. As vacinas mais fáceis de transportar devem ser as mais abrangentes e isso também depende dos acordos bilaterais”, explicou.

Natalia deu como exemplo São Paulo, que tem um acordo para a fabricação da CoronaVac. Se comprovada a eficácia, ela deve ter a distribuição priorizada no Estado. Porém, todos os imunizantes aprovados pela Anvisa vão ser úteis, eficazes e seguros.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan, Natália afirmou que o Brasil tem uma “boa experiência” de fazer programas e campanhas de vacina — e esse não deve ser um desafio. O importante é fazer e se planejar o mais rápido possível.

“Seria um absurdo ter uma vacina aprovada e não ter um plano de imunização”, disse. “Precisa organizar quais vacinas teremos acesso, quais cidades podem transportar e armazenar. Nossa cadeia é excelente, mas ela é baseada em geladeiras. Conseguimos adaptar para -20ºC, mas não para -70ºC — que é o caso do imunizante da Pfizer. Isso tem que estar pronto com urgência.”

Ela destaca que a maioria das vacinas na fase final de testes trabalha com duas doses e isso precisa ser levado em conta nas campanhas. A única vacina que trabalha com apenas uma dose é a da Janssen, mas ela não deve ser a primeira a ser disponibilizada. “Não há necessidade de preferir uma ou outra. E não devemos tomar mais do que uma vacina e misturar”, completa.

Ela defende que os imunizantes são a melhor estratégia para contenção efetiva da doença e que é preciso continuar com a quarentena, distanciamento e higiene das mãos. “As pessoas tem uma fadiga psicológica e querem a vida de volta. Isso é compreensível, mas não dá para ter isso sem combinar com o vírus. E ele não está cansado. Precisamos ter paciência para não morrer na praia. Se não, todo esforço vai ser perdido porque ‘decidimos não aguentar mais'”, finaliza.

Fonte: Jovem Pan

Grande operação de combate à pedofilia prendeu um homem no Sul de Minas

A operação foi desencadeada pelas polícias Federal e Civis em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, envolveu 1.170 agentes federais e das polícias civis dos 4 estados.



Agentes da Polícia Federal e das polícias civis de quatro estados brasileiros - Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul - realizaram na manhã de hoje, quarta-feira, dia 25, uma mega operação policial, através da qual foram cumpridos 225 mandados de busca, apreensão e prisão de pessoas envolvidas com o crime de pedofilia. Em Minas Gerais foram cumpridos mandados em Lavras, Belo Horizonte e Santos Dumont.

Um homem de 34 anos foi preso em Lavras, ele é técnico em Construção Civil, é solteiro, mora com os pais e a PC encontrou com ele imagens pornográficas envolvendo crianças e adolescentes, inclusive uma imagem comprovadamente produzida por ele, de uma menina de aproximadamente 7 anos, que nadava nua e jogava bola apenas de calcinha. Ele alegou que as imagens eram de uma criança de sua família e negou que ela teria sido repassada a outros criminosos.

Com ele, a Polícia Civil apreendeu computador, pen drives, equipamentos de reprodução de imagens e foi encontrado em seu computador, um aplicativo que permite a navegação em uma rede de internet que veicula imagens de pornografia infantil e infanto-juvenil.

Segundo os delegados Pedro Paulo Uchoa Fonseca Marques, delegado-chefe do 6º Departamento de Polícia Civil, e o delegado regional da 1ª Delegacia de Polícia Civil, com sede em Lavras, Josias Moreira Giffonni, o suspeito não tem ficha criminal.

A operação, uma das maiores já realizada no Brasil, envolveu 1.170 policiais civis e federais, 302 viaturas em 85 municípios dos quatro estados: São Paulo, onde teve início às investigações em 2018, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Em 2018, a Polícia Civil de São Paulo, através de uma ronda virtual, chegou até um homem que pretendia levar sua sobrinha para a Disney e vende-la para abusadores russos, depois alegaria que a menina havia desaparecido em um dos parques de Orlando.

Diante desta descoberta, deu-se início a uma grande investigação, que descobriu que se tratava de uma organização criminosa com tentáculos na Rússia, que tinha indícios de uma estrutura piramidal, com distribuição de tarefas, moments chats. A Polícia Federal com a Polícia Civil de São Paulo infiltraram agentes em 20 comunidades na Deepweb, onde foram encontrados mais de 10 mil e-mails, também foram localizadas 5 nuvens onde eram veiculadas exclusivamente imagens de abuso infantis, abrigadas em países do Leste Europeu.

Foram encontradas pessoas que compravam e vendiam imagens de abuso infantil, sequestro e tráfico de crianças para serem abusadas por pedófilos. Em 2019 foi localizado pela investigação, o "nick name" de um provável chefe da organização criminosa, que mora no Brasil e diziam que apenas um presídio na Rússia, na divisa com o Cazaquistão, onde abriga somente criminosos de altíssima periculosidade e que cumprem prisão perpétua, o presídio é denominado Black Dolphin Golfinho Negro, poderia segurá-lo.

As investigações conseguiram pegar conversas em que ele dizia "que estavam protegidos pelo anonimato e que as leis brasileiras são ridículas". Na conversa foram detectadas também críticas aos sistema brasileiro, onde ele afirmava que no Brasil não tinha prisão para segurá-los.

Este ano, em 2020, este suposto chefe da organização criminosa foi identificado com residência no Brasil. Ele foi perfilado como machista, autoritário e possessivo. Em agosto foi instaurado Inquérito Policial pela Delegacia Seccional de Polícia de São José do Rio Preto, interior de São Paulo e distribuído para a Vara da Infância e Juventude daquela cidade, quando foi autorizada judicialmente a quebra de sigilo telemático dos envolvidos e expedidos os mandados de busca e apreensão.

A Operação Black Dolphin cumpriu mandados e chegou até Lavras, onde um homem foi preso.

Todo o esquema do desmantelamento desta organização criminosa foi explicada hoje na sede do 6º Departamento de Polícia Civil, que comanda diversas delegacias regionais do Sul de Minas, ela tem sede em Lavras e se instalou no campus histórico da Universidade Federal de Lavras (Ufla).

Uma coletiva de imprensa foi realizada na manhã de hoje e os delegados Pedro Paulo Uchoa Fonseca Marques, delegado-chefe do 6º Departamento de Polícia Civil, e o delegado regional da 1ª Delegacia de Polícia Civil, com sede em Lavras, Josias Moreira Giffonni, falaram sobre o início das investigações e o desfecho que culminou na Operação Black Dolphin que prendeu em Lavras uma pessoa envolvida. O nome do suspeito ainda não foi divulgado pela polícia.

Fonte: Jornal de Lavras

Soldado da EsSA morreu afogado no Sul de Minas e bombeiros resgataram corpo

O soldado era de Nepomuceno, mas morava em Três Corações, onde servia o Exército.



Na tarde desta terça-feira, dia 24, três rapazes de Nepomuceno estavam passeando em Ribeirão Vermelho e, em dado momento, resolveram nadar numa praia abaixo da ponte rodoferroviário. Um deles, de 19 anos, identificado como Kaique Rogério de Souza, soldado da EsSA (Escola de Sargento das Armas), de Três Corações, se afastou dos amigos e foi para uma parte mais funda do rio Grande.

Kaique morava em Três Corações, estava de férias do Exército Brasileiro e aproveitou para passar algumas horas com amigos, entre eles, outro soldado do Exército, quando aconteceu a fatalidade.

Aparentemente o rapaz foi puxado pela correnteza do rio e se afogou. O Corpo de Bombeiros de Lavras foi acionado e deu início às busca pelo corpo, não demorou muito os bombeiros mergulhadores encontraram o encontraram, ele foi retirado e trazido para o Instituto Médico Legal (IML) "Virgílio Carvalho", onde será necropsiado e entregue a família para o sepultamento.

Mortes por Covid-19 vão a 1.044 no Sul de MG; casos passam dos 39,8 mil, aponta Estado

 Mais uma morte e outros 168 novos casos foram confirmados na região em boletim divulgado nesta terça-feira (24).


Mais uma morte e outros 168 novos casos de Covid-19 foram confirmados no Sul de Minas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) em novo boletim divulgado nesta terça-feira (24). Com os novos dados, a região passa ater 39.842 casos confirmados, com 1.044 mortes.

Estes dados são referentes ao balanço publicado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais e podem apresentar divergências com os já divulgados por prefeituras, devido a períodos diferentes de fechamento. O G1 Sul de Minas informa diariamente por volta de 11h os dados do Estado e ao final do dia, novos casos divulgados em boletins municipais.

A nova morte confirmada pela SES-MG ocorreu em:

17ª de Três Pontas

Já os novos casos confirmados foram registrados em 42 cidades:

+37 Extrema
+11 Pouso Alegre
+9 Três Pontas, Itapeva e Santa Rita do Sapucaí
+8 Varginha
+7 Itaú de Minas
+6 Alfenas e Borda da Mata
+5 Itamogi
+4 Cabo Verde, Guaxupé, Itamonte e Itanhandu
+3 Cambuquira, Campestre, Carmo de Minas, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Piranguinho e São João Batista do Glória
+2 Arceburgo, Lavras e Munhoz
+1 Baependi, Bocaina de Minas, Bueno Brandão, Caldas, Campos Gerais, Congonhal, Coqueiral, Cristina, Delfinópolis, Estiva, Guapé, Ilicínea, Jacutinga, Lambari, Paraguaçu, Perdões, Sapucaí-Mirim e Wenceslau Braz

Conforme os dados do Estado, Pouso Alegre segue liderando a lista de casos na região com 3.472 registros, sendo 76 mortes. Extrema tem 3.010 casos, com 28 mortes. Alfenas tem 2.180 registros, com 58 mortes e Poços de Caldas tem 1.805, com 48 mortes.

Até o momento, em Minas Gerais, são 399.536 casos confirmados de Covid-19, com 9.804 mortes. Conforme a SES-MG, 368.315 pessoas estão recuperadas.

Fonte: G1 Sul de Minas

Jovem é preso em São lourenço, por tráfico de drogas após denúncia




Em São Lourenço, na noite dessa segunda-feira (23), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de tráfico de drogas na Rua Natal Luiz Pereira, Bairro Carioca.

Os militares realizavam uma operação policial quando receberam a informação de que um jovem de 26 anos estaria traficando drogas no bairro.

A equipe abordou um veículo VW/Voyage que transitava pelo local e durante busca pessoal nos ocupantes, nada de ilícito foi encontrado. Contudo, ao realizaram um vistoria no carro, foram encontrados 04 papelotes de cocaína.

Durante a abordagem os ocupantes foram identificados, sendo que um deles se tratava do jovem alvo da denúncia.

Os demais disseram que não eram da cidade e que o autor iria levá-los até um bar, não sabendo que havia droga no veículo.

Já o jovem confessou que a droga era sua e que iria vendê-la o bairro.

Diante do fato o autor foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia, juntamente com a droga apreendida para demais providências.

Fonte: 57º BPM

Estados e municípios são responsáveis por testes prestes a vencer, diz Bolsonaro

Presidente foi questionado sobre informação de que 6,86 milhões de equipamentos para diagnóstico do coronavírus perderão a validade entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021.



O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que os estados e municípios deverão explicar o porquê dos testes para a Covid-19 não terem sido utilizados. A afirmação foi dada em resposta a um seguidor que perguntou ao presidente se era verdadeira a informação de que 6,86 milhões de testes para o diagnóstico do coronavírus comprados pelo Ministério da Saúde perderão a validade entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021.

O caso foi revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo na manhã de sábado, 22. A Saúde afirma que nenhum teste perdeu a validade e que eles estão prontos para serem utilizados conforme demanda dos estados e municípios.

Em resposta ao seguidor, Bolsonaro isentou o governo federal da responsabilidade afirmando que o material havia sido repassado aos estados e municípios e, por isso, são eles que devem explicação sobre a não utilização dos testes.

Segundo a reportagem do Estadão, exames RT-PCR estão estocados em um armazém do governo federal localizado em Guarulhos (região metropolitana de São Paulo) e não foram distribuídos para a rede pública. Em resposta à Jovem Pan, o Ministério da Saúde ressaltou que os testes RT-qPCR “são distribuídos de acordo com as demandas dos estados”.

“Ministério se mantém à disposição dos entes para dar suporte às ações de monitoramento, diagnóstico, tratamento e acompanhamentos dos casos, além de incentivar as ações de prevenção e assistência precoce nos serviços de saúde do SUS.

A pasta vem garantindo a disponibilidade de testes RT-qPCR para todo o país, permitindo que o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) possa procurar o serviço de saúde e ter garantido o seu teste, quando prescrito pelo profissional de saúde”, diz nota. Segundo a pasta, 5.043.469 testes RT-qPCR dos 9.317.356 milhões distribuídos para os laboratórios públicos dos estados foram realizados.


Validade dos testes

O Ministério da Saúde informou que “a exemplo do que ocorreu com outros lotes de testes utilizados em outros países, devem chegar ao Brasil, ainda esta semana, estudos de estabilidade estendida para os testes que a pasta tem em estoque”. Segundo a pasta, a empresa Seegene, fornecedora dos testes ao ministério, já está em contato com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o envio dos estudos, assim que informados pelo fabricante.

Os documentos são avaliados pela Anvisa, que definirá o registro de utilização do produto. “Uma vez concedido esse parecer técnico, o Ministério da Saúde elaborará uma nota informativa quanto à extensão da validade e segurança da utilização dos testes”, disse à Jovem Pan.

Fonte: Jovem Pan

Guedes diz que auxílio emergencial não será prorrogado e acaba em dezembro

Segundo o ministro, a economia brasileira está crescendo e país não enfrenta uma segunda onda da Covid-19; última parcela do benefício será paga até o final do próximo mês.



O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta segunda feira, 23, que não há previsão para nova extensão do auxílio emergencial para além do dia 31 de dezembro deste ano, e que o governo federal estudava a criação de um projeto de renda para substituir o Bolsa Família desde antes da pandemia do novo coronavírus.

A ideia, que inicialmente ficou conhecida como Renda Brasil, mas depois foi alterada para Renda Cidadã, acabou engavetada diante da falta de entendimento para o seu financiamento. “Fizemos reuniões antes da Covid-19, antes do auxílio emergencial já tínhamos essa ideia. Quando veio a pandemia, usamos um recurso de natureza diferente, que é o auxílio emergencial. Não da mesma família, foi lançado para os invisíveis, justamente para quem tinha emprego informal”, afirmou o ministro.

De acordo com Guedes, o orçamento do Ministério da Economia para o próximo ano não conta com a continuidade do projeto. “Do ponto de vista do governo, não exite prorrogação do auxílio”, afirmou durante um evento promovido pela Empiricus e Vitreo.

Segundo Guedes, caso o benefício fosse de R$ 200, como inicialmente previsto pela equipe econômica, o valor poderia ser distribuído por até um ano. Porém, com as mudanças impostas pelo Congresso, que elevou o valor para R$ 500, e depois de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) subir para R$ 600, houve maior peso sobre os cofres do governo.

Os beneficiários do Bolsa Família não estavam incluídos na primeira versão do projeto. “O auxílio emergencial é da família das medidas desenhadas para amparar o pessoal da economia informal, e acabamos juntando as duas bases. A proposta inicial era de R$ 200 para os 40 milhões de invisíveis, já que o pessoal do Bolsa Família já tinha proteção”.

O ministro da Economia voltou a afirmar que o Brasil não enfrenta uma segunda onda de infecções pelo novo coronavírus e classificou a pandemia como “tragédia de dimensões imensas”, mas que todos os indicativos apontam para o enfraquecimento da doença no país. Segundo o chefe da equipe econômica, caso haja necessidade, o governo federal saberá como confrontar o repique da Covid-19.

“Nós estamos prontos para reagir a qualquer evidência empírica. Se o Brasil tiver de novo mil mortes [por dia], se tiver uma segunda onda, nós já sabemos como reagir, sabemos os programas que funcionam melhor, quais que não funcionam. […] Não adianta criar fatos que não existem. Hoje o que temos é uma economia voltando“, afirmou.

Fonte: Jovem Pan

Moradores fazem cerco para impedir fuga de suspeitos de assalto no Sul de Minas




Moradores da cidade de Lavras fizeram um cerco em um carro para tentar impedir a fuga de três homens suspeitos de assaltar uma joalheria no centro da cidade, na tarde desta segunda-feira (23).

Imagens de câmeras de segurança de uma rua, ainda não disponibilizadas, mostram a ação dos populares. Nas imagens é possível ver o momento em que o carro que os suspeitos estão fica preso no trânsito.

Na sequência, os homens descem do veículo e tentam fugir a pé, mas são segurados por pessoas que transitavam pelo local. Os suspeitos conseguiram escapar dos moradores, mas foram capturados pouco tempo depois pela Polícia Militar.

De acordo com a corporação, os homens são da cidade de Campinas, no interior de São Paulo, e foram até o Sul de Minas para assaltar a joalheria. Ainda segundo os militares, o veículo que os suspeitos estavam foi roubado pouco tempo antes do crime.

Os agentes contaram que o motorista ainda estava dentro do carro sendo feito como refém. Os homens foram presos e levados para uma delegacia da cidade junto com as joias roubadas.

Fonte: Portal Onda Sul

Homem ateia fogo em morador de rua no centro de cidade sul-mineira

O suspeito teria usado solvente de tintas para atear fogo; Bruno Cosme dos Santos, de 32, sofreu queimaduras no peito e no braço esquerdo.




Um homem em situação de rua foi atacado por outro homem, que também vive nas ruas, durante uma briga no Centro de Passos na noite dessa segunda-feira (23).

De acordo com a Polícia Militar, a confusão aconteceu no Centro da cidade motivada por bebida e disputa do ponto para pedir dinheiro. O suspeito, de 40 anos, teria usado solvente de tintas para atear fogo em Bruno Cosme dos Santos, de 32, que sofreu queimaduras no peito e no braço esquerdo.

No Boletim de Ocorrência consta como o suspeito teria agido: “Fomos informados que o autor utilizou a substância química tíner, sendo arremessada no corpo da vítima e, em sequência, ele teria ateado fogo, o que contribuiu para a gravidade da lesão”.

Testemunhas contaram aos militares que o homem atacado é conhecido na região e nunca teria causado problemas. “Comerciantes informaram que a vítima sempre fica sentada na calçada em frente à construção ao lado de uma loja e não trás problemas", completa.

Já o suspeito não seria conhecido e segue foragido. O Samu foi acionada e socorreu a vítima ao Pronto Atendimento da cidade. Bruno Cosme dos Santos segue internado, estável e fora de risco de morrer, segundo a unidade de saúde.

Fonte: Estado de Minas

Liberado Lucro do FGTS 2020; Veja como sacar o rendimento

Segundo a Caixa Econômica Federal, valor médio depositado é de R$ 45, mas pode variar de caso para caso.




Trabalhadores com contas vinculadas ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) podem conferir o depósito referente aos lucros do Fundo. Isso porque a Caixa Econômica Federal já creditou os rendimentos para cerca de 167 milhões de contas vinculadas.

A quantia liberada foi de R$ 7,5 bilhões, representando 66,23% do valor gerado no ano passado. Segundo a estatal, o valor médio depositado é de R$ 45, mas varia de caso para caso.

Ele depende da quantia que o beneficiário tinha na conta até o dia 31 de dezembro de 2019. Beneficiários com saldo significativo no Fundo tiveram lucros maiores.


Tabela de rendimento do FGTS


Como fazer a consulta aos rendimentos do FGTS

Quem têm direito ao benefício já pode saber quanto recebeu de crédito referente à distribuição dos resultados do FGTS em 2019. Para isso, basta realizar a consulta pelo aplicativo FGTS ou acessar o site da Caixa.

Por lei, o FGTS rende 3% ao ano. Porém, com a distribuição dos lucros, a rentabilidade anual do fundo chegou a 4,9%, maior que a inflação, o dólar e também a poupança. Na prática, o trabalhador recebeu o valor de R$ 1,90 para cada R$ 100 que ele tinha no FGTS no dia 31 de dezembro.


Depósitos do lucro do FGTS

Todo trabalhador brasileiro que tinha saldo nas contas do FGTS no dia 31 de dezembro de 2019 receberam parte do lucro. De acordo com informações da Caixa, os valores foram depositados em 167 milhões de contas, ativas e inativas.

O lucro foi depositado automaticamente na conta do beneficiário, sem precisar de qualquer tipo de solicitação aos trabalhadores. Contudo, vale ressaltar que a distribuição dos resultados do FGTS não mudam as regras de saques previstas por lei.

Dessa forma, o saque só é permitido nas seguintes situações: demissão sem justa causa; término do contrato por prazo determinado; compra de moradia própria; e aposentadoria. As exceções são o saque-aniversário e saque emergencial.


Redução de quase 40% em 2020

Dada a pandemia de coronavírus, que fez aumentar consideravelmente os índices do desemprego no país, integrantes do conselho curador do FGTS afirmaram que o lucro de 2020 deve sofrer uma redução de quase 40% no valor.

A estimativa é de que o valor chegue a R$ 6,9 bilhões até o fim do ano. Em comparação a 2019, o lucro líquido do FGTS foi de R$ 11,3 bilhões, dos quais foram repassados a quantia total de R$ 7,5 bilhões aos trabalhadores cotistas.

Fonte: Edital Concursos

Cemig faz alerta para cuidados em períodos chuvosos na região Sudeste

População deve ficar atenta durante os temporais para evitar acidentes com a rede elétrica




O verão do Sudeste brasileiro é caracterizado pelas tempestades que acontecem, principalmente, nos fins de tarde. Por isso, a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) alerta que a população deve ficar atenta aos perigos desse fenômeno meteorológico, que geralmente é acompanhado da ocorrência de raios, rajadas de ventos e inundações. Nessas condições, é necessário que as pessoas redobrem os cuidados com a rede elétrica para evitar acidentes, choques ou perdas de equipamentos.

Alguns procedimentos devem ser adotados pela população durante as tempestades, como desligar das tomadas os equipamentos elétricos, evitando o risco de queimá-los e também de colocar em risco a vida das pessoas, havendo descarga atmosférica, esta pode cair nas proximidades da edificação ou até mesmo na rede elétrica. Essa descarga pode chegar às residências por meio de indução do raio na instalação elétrica da casa ou pela fiação da rede elétrica, podendo atingir os moradores ou seus equipamentos.

Em função da grande incidência de raios em Minas Gerais, o sistema elétrico da Cemig é equipado com para-raios de média tensão que protegem os equipamentos instalados ao longo dos circuitos, mas que também é possível o cliente adquirir a proteção para baixa tensão, que deve ser instalada no ponto de entrega (padrão), com o intuito de reduzir os riscos dentro da edificação. Há para-raios vendidos no mercado para instalação dentro das residências. Se essa for a decisão, procure um eletricista capacitado para realizar os serviços.

Caso as pessoas se deparem com um fio partido, elas não podem se aproximar ou tocar no cabeamento e, se possível, não devem permitir que outras pessoas se aproximem também. A recomendação é telefonar imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116, que funciona 24 horas por dia.

O mesmo cuidado deve ser tomado em caso de queda de árvores sobre as vias públicas, pois elas podem cair sobre as redes elétricas e trazer consigo fios elétricos possivelmente energizados que ficam escondidos sob as folhas e podem causar acidentes graves.

Muito importante também não realizar quaisquer serviços em lajes ou telhados das residências. Além do risco de queda, há o risco de ser atingido por uma descarga atmosférica.

A Cemig é uma empresa do Setor Elétrico pioneira no monitoramento do tempo, consequentemente com a preocupação sobre as condições adversas do tempo. Como o Brasil está localizado em uma zona tropical, o clima quente favorece a formação de tempestades. No país, é registrada uma das maiores incidências de relâmpagos do planeta. Anualmente, mais de 1 milhão de raios são contabilizados apenas em Minas Gerais, e essas descargas atmosféricas podem causar acidentes com a população e danos ao sistema elétrico. Dessa forma, a empresa é integrante do grupo que mantém um Sistema de Detecção de Descargas Atmosféricas.

Trata-se de uma rede de sensores que detectam a ocorrência de descargas atmosféricas. Após os sinais das descargas serem registrados pelos sensores, eles são enviados às centrais de processamento que identificam a localização e as características das descargas. Esses dados são disponibilizados para visualização em tempo real e armazenados para análises históricas.

Um dos produtos deste sistema é a aplicação no monitoramento do tempo. Esta atividade na Cemig tem quase três décadas, o que comprova a preocupação da empresa com os transtornos/prejuízos causados pelas tempestades. Além disso, a Cemig tem um setor de Meteorologia com equipe permanente.

Idoso de 102 anos é detido por agredir esposa com canivete no Sul de Minas

 Idosa de 77 anos tentou se proteger contra um golpe no peito e foi atingida no braço. Ela foi atendida no hospital e liberada.



Um idoso de 102 anos foi detido após agredir a esposa de 77 anos com um canivete neste domingo (22) em Campestre (MG). A idosa tentou se proteger contra um golpe no peito e foi atingida no braço. Ela foi socorrida e passa bem.


O idoso foi levado à delegacia, onde prestou depoimento. A Polícia Civil, até a última atualização desta reportagem, não informou se o homem foi liberado ou segue preso.

A agressão aconteceu na casa dos idosos, no bairro Souza Muniz. Populares chamaram a polícia após uma briga. A neta da vítima contou que foi avisada pelos vizinhos da briga dos avós e, ao chegar a casa, percebeu que estava trancada.

Pela janela, viu a avó caída e com ferimentos. Algumas pessoas entraram no imóvel e pararam a briga.

A idosa contou que estava deitada com o marido, quando teria perguntado sobre um cartão bancário. A mulher não soube dizer onde estava e saiu do quarto para evitar uma briga, já que idoso teria ficado agressivo.

Na sala, o idoso a agrediu com o canivete. Ela foi levada por familiares ao pronto socorro municipal de Campestre, onde ficou em observação, e depois foi liberada.

Fonte: G1 Sul de Minas

Três Corações receberá recursos para investimentos em mobilidade urbana

Além de Três Corações, receberá recursos também a cidade de Mormaço, no Rio Grande do Sul.




Dois municípios brasileiros foram selecionados pelo programa Avançar Cidades, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Urbano (MDU) e vão receber R$ 5,61 milhões para investimentos em obras de mobilidade urbana. Os municípios são dos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O município mineiro que foi agraciado é Três Corações, no Sul de Minas, e o gaúcho é Mormaço.

Três Corações, com população estimada de 80 mil habitantes, vai contar com R$ 4,08 milhões. Já o município gaúcho, que tem cerca de 3,1 habitantes, vai receber 1,53 milhão. Os recursos serão utilizados em intervenções na pavimentação, calçadas, microdrenagem e sinalização de vias.

Com recursos provenientes do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o Avançar Cidades - Mobilidade Urbana está dividido em dois grupos, que variam conforme o porte do município: o primeiro grupo, composto por cidades com até 250 mil moradores; e o segundo, formado por centros urbanos com população superior a 250 mil.

Qualquer município brasileiro que estiver interessado em melhorar a circulação das pessoas nos ambientes urbanos pode solicitar o financiamento junto ao Governo Federal, que viabiliza o empréstimo para ações de mobilidade, voltadas à qualificação viária e ao transporte público coletivo, por exemplo. O cadastro é contínuo e está disponível no site do MDR.

Fonte: jornal de Lavras

Mulher é morta a facadas pelo companheiro em cidade sul-mineira

O suspeito foi preso em flagrante e levado para a Delegacia.. Ele confessou o crime e contou que estavam juntos há cinco anos. 




Cláudio Roberto, de 44 anos, foi preso em flagrante após matar a facadas a companheira nesse sábado (21), em Boa Esperança no Sul de Minas.

Os militares encontraram o suspeito andando de bicicleta próximo ao local do crime.

Luciene Fernandes Figueiredo, de 35, foi morta dentro de casa após uma discussão entre o casal.

De acordo com a Polícia Militar, os militares tomaram conhecimento do fato após denúncias. “O pessoal da família dele acionou a PM após ele ter contado que tinha matado a mulher dentro de casa”, diz trecho do Boletim de Ocorrência registrado.

Os militares foram até a casa do casal, no Bairro Nova Era, e encontraram Luciene caída no chão da sala. “A vítima tinha uma perfuração no peito e a faca jogada ao lado da vítima”, segundo o BO.

O Samu foi chamado e os paramédicos constaram a morte da mulher.

O corpo de Luciene foi levado ao Instituto Médico-Legal (IML) e em seguida, enterrado no Cemitério Municipal da cidade.

Durante rastreamento, a PM encontrou Cláudio Roberto próximo ao local do crime. “O suspeito estava andando, tranquilamente, de bicicleta pelo bairro”, relatam os policiais no boletim.

O suspeito foi preso em flagrante e levado para a Delegacia de Polícia Civil, em Varginha. “Ele confessou o crime e contou que estavam juntos há cinco anos.

A discussão começou depois que a mulher disse que queria sair de casa”, segundo os Policiais.

Cláudio Roberto prestou depoimento e foi levado ao Presídio de Bom Sucesso.

Fonte: Estado de Minas

Brasil registra 354 novas mortes por Covid-19 e mais de 34 mil casos em 24 horas

 De acordo com os dados coletados até as 20h, a média de mortes nos últimos sete dias é de 478



O Brasil registrou 354 novas mortes por Covid-19 e mais de 34 mil novos casos nas últimas 24 horas. Ao todo, o país já tem mais de 6 milhões de pessoas infectadas pela Covid-19 e 169.016 mortes desde o início da pandemia.

Além dos dados diários do consórcio, a Folha de S.Paulo também mostra a chamada média móvel. O recurso estatístico busca dar uma visão melhor da evolução da doença, pois atenua números isolados que fujam do padrão. A média móvel é calculada somando o resultado dos últimos sete dias, dividindo por sete.

De acordo com os dados coletados até as 20h, a média de mortes nos últimos sete dias é de 478 –na sexta (20), eram 544. Nas últimas semanas, o país variou entre situações de queda da média e estabilidade.

A média, porém, foi afetada por um recente apagão de dados de alguns estados. De toda forma, dados do país têm mostrado tendências de aumento de casos de Covid-19.

Os dados são fruto de colaboração inédita entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são coletadas diretamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

Fonte: O Tempo

Vendedor de pipocas procurado por homicídio, mantinha armas e droga em casa

Rapaz morreu depois de levar um tiro na cabeça. Crime pode ter sido passional e policias procuram pelo suspeito




Um crime de homicídio registrado na manhã desta quinta-feira (19), mudou a rotina da cidade e foi o principal assunto nos programas policiais das emissoras da região.

A discussão entre dois homens terminou com a morte de um rapaz de 43 anos, alvejado com um tiro na cabeça, em uma via comercial bastante movimentada do Centro. O vendedor de pipocas de 69 anos, identificado como o suspeito está sendo procurado.

De acordo com a PM, ambos estavam discutindo na Praça Cônego Victor e seguiram em direção a Rua Professor Ítalo Tomagnini. Neste local, a discussão piorou. O pipoqueiro estava armado, sacou um revólver e disparou duas vezes. O segundo tiro, atingiu a cabeça de Elenilson de Oliveira Hipólito (foto). O suspeito fugiu saindo andando em direção a Avenida Oswaldo Cruz e não foi mais visto. Elenilson foi socorrido em estado gravíssimo para o Pronto Atendimento Municipal (PAM), por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ele não restitui e morreu logo.

As guarnições policiais da PM e da Polícia Civil, verificaram as câmeras de segurança das lojas próximas ao local do crime. A PM iniciou levantamentos e os investigadores da Delegacia, no local, ouviram testemunhas, que viram a discussão e quando o pipoqueiro disparou. A Polícia Civil fechou a rua e isolou o local, até a realização da Perícia. Em pouco tempo, o acusado foi identificado.

Guarnições da PM foi até a casa dele no bairro Bela Vista. O imóvel estava aberto e através de um vidro transparente, foi possível ver sobre a cama, algumas armas de fogo, coldres, munições e alguns pinos de cocaína, porém o autor não se encontrava no local.

Ao entrar na casa, os policiais encontraram um rifle calibre 22 com a numeração picotada, uma espingarda calibre 28 sem numeração, 39 munições calibre 22, três coldres de arma de fogo e 9 pinos de cocaína. Tudo foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.

De acordo com o inspetor da Polícia Civil, Gustavo Domingos, o pipoqueiro foi bastante audacioso, por cometer o crime em um horário com lojas abertas, em local de movimento, correndo o risco de atingir inclusive outras pessoas.

De acordo com o sub comandante da 151° Companhia de PM Tenente Monteiro Júnior, os dois já se haviam se desentendido anteriormente por causa de uma mulher, que foi esposa do pipoqueiro e agora estava namorando o rapaz que foi morto. Por isto, as investigações da Polícia Civil devem apontar um crime passional. As informações colhidas ao longo do dia, é que o acusado possui mais duas armas que estariam com ele.

Este não é um crime comum de ser registrado em Três Pontas, já que a cidade possui índices baixíssimos de crimes violentos, se comparado com outras localidades da região, onde a incidência é muito maior.

As policias pedem que as pessoas denunciem, se souberem o paradeiro do vendedor de pipocas, que é considerado um foragido da justiça. Não é preciso se identificar e as informações são tratadas em sigilo.

O corpo de Elenilson de Oliveira foi levado para o Instituto Médico Legal de Varginha (IML), depois foi velado e sepultado as 21:00 horas desta quinta-feira.





Fonte: Equipe Positiva

Identificado o corpo encontrado em praça de cidade sul-mineira

Sobre o corpo havia um banco de concreto armado, com cerca de 120 quilos.




Na tarde deste sábado, uma mulher procurou o Instituto Médico Legal (IML), porque segundo ela, seu irmão não havia voltado para casa e ela tomou conhecimento da existência de um corpo que aguardava ser identificado.

Tratava-se do corpo do homem que foi encontrado na praça Dr. José Esteves, em Lavras. Sobre ele havia um banco de concreto armado, com cerca de 120 quilos.

Supostamente o banco caiu sobre o homem, quebrando seu pescoço, mas somente a perícia da Polícia Civil associada ao trabalho de necropsia poderão afirmar se foi mesmo um acidente.

A mulher identificou o corpo, era de seu irmão que saiu ontem, sexta-feira, dia 20, e não havia retornado para casa na manhã deste sábado.

O corpo foi identificado como sendo de Matheus de Castro Nunes, de 47 anos.

Fonte: Jornal de Lavras

Prefeituras de Caxambu, São Lourenço e Baependi, confirmam novos casos da Covid-19

 Confira o balanço desta semana em comparação ao da semana passada.


Segundo os últimos Boletins Epidemiológicos Municipais, divulgados pelas prefeituras das três cidades, na última quinta e sexta-feira, dias 19 e 20 de novembro, Caxambu, São Lourenço e Baependi registraram novos infectados pela Covid-19.

Caxambu

De acordo com nossa última publicação, em 14 de novembro, há uma semana atrás, Caxambu tinha 221 pessoas contaminadas com a Covid-19, agora, segundo o boletim divulgado nesta sexta-feira, dia 20, chegou a 234 casos confirmados, sendo que 225 se recuperaram, 15 estão em recuperação e 37 em investigação. O município registrou mais um óbito totalizando até está data 06 óbitos e 01 está em investigação.


Baependi

Conforme a última atualização no boletim municipal, quinta-feira, dia 19, Baependi está com 153 casos confirmados, 148 recuperados, 11 em recuperação e 08 pessoas em isolamento domiciliar. A cidade confirmou até o momento 06 óbitos decorrentes do novo coronavírus e 01 está em investigação.

São Lourenço

São Lourenço há uma semana atrás registrava 656 casos confirmados passando agora para 776, sendo 616 recuperados, 173 pacientes em recuperação e 144 em acompanhamento. A cidade registrou mais um óbito totalizando até a presente data 13 óbitos pelo novo coronavírus. 

Dados coletados nos Boletins Epidemiológicos divulgados pelas prefeituras dos municípios.
Ji9 Minas