Encerra hoje, sábado, dia 26, o prazo para os partidos políticos e as coligações registrarem seus candidatos para o pleito eleitoral do dia 15 de novembro, o prazo se estende até às 19h. No entanto, o envio do requerimento via internet só será possível até às 8h.
Devido a dificuldades para transmissão dos arquivos via internet e para diminuir o risco de acúmulo de registro no prazo final, desde a última segunda-feira o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite a entrega dos registros presencialmente.
Cabe aos partidos e coligações apresentarem os pedidos de registro de candidatura aos respectivos juízes eleitorais. O pedido pode ser elaborado no Módulo Externo do Sistema de Candidaturas (CANDex), disponível nas páginas eletrônicas dos tribunais eleitorais.
A partir de hoje, os pré-candidatos passam a ser tratados como candidatos e também os partidos políticos passam a divulgar a relação de seus candidatos a vereador.
Para ser candidato, a Constituição Federal exige do cidadão a nacionalidade brasileira, o pleno exercício dos direitos políticos, o alistamento eleitoral, o domicílio eleitoral na respectiva circunscrição, a filiação partidária – portanto, as candidaturas avulsas estão proibidas – e a idade mínima fixada para o cargo eletivo almejado.