Sul de MG tem 67% de ocupação total de UTI’s; 14,47% se referem à Covid-19

Hospitais da região chegaram a divulgar 100% de ocupação em leitos exclusivos para o novo coronavírus.


O Sul de MG tem 67% de ocupação total de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo que 14,47% deste montante são exclusivos para coronavírus e estão em uso para tratamento de pacientes. Os dados são referentes à mais recente atualização do Painel de Monitoramento da Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde Minas Gerais (SES-MG).

De acordo com a SES, a região possui 477 leitos de UTI, sendo que 69 estão sendo utilizados por pacientes em tratamento do novo coronavírus e 245 estão ocupados para outros tipos de internações. O Sul de Minas tem outros 163 leitos desocupados, mas o órgão não especifica quantos deles são para Covid-19.

100% de ocupação em Lavras e Guaxupé

Nos últimos dias, duas cidades da região chegaram a divulgar que estavam com ocupação máxima em leitos de UTI para tratamento da Covid-19.

Na quinta-feira (2), foi a Santa Casa de Guaxupé que chegou a ter 100% dos leitos disponíveis para pacientes com coronavírus em uso. A diretora-técnica do hospital, Salma Regina Gallape, alertou, na oportunidade, para o risco de colapso do sistema.

Já nesta segunda-feira (6), foi a vez de Lavras revelar que havia atingido 100% de ocupação dos leitos de UTI do Hospital Vaz Monteiro. Na Santa Casa, ainda havia três disponíveis.


Coronavírus no Sul de Minas

De acordo com o boletim oficial divulgado na segunda-feira (6) pela SES-MG, o Sul de Minas contabiliza 4.178 casos confirmados de Covid-19, sendo 111 mortes em decorrência da doença.

Estes dados são referentes ao balanço publicado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais e podem apresentar divergências com os já divulgados por prefeituras, devido a períodos diferentes de fechamento. O G1 Sul de Minas informa diariamente por volta de 11h os dados do Estado e ao final do dia, novos casos divulgados em boletins municipais.

Fonte: G1 Sul de Minas