Mortes por Covid-19 vão a 95 no Sul de Minas; casos confirmados são 3.252, aponta Estado

Mais três mortes e outros 34 novos casos da doença foram confirmados em boletim nesta segunda-feira (29).




A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) confirmou mais três mortes e outros 34 novos casos de Covid-19 no Sul de Minas em boletim divulgado nesta segunda-feira (29). Com os novos registros, a região passa a ter 3.252 casos confirmados da doença, com 95 mortes.

Estes dados são referentes ao balanço publicado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais e podem apresentar divergências com os já divulgados por prefeituras, devido a períodos diferentes de fechamento. O G1 Sul de Minas informa diariamente por volta de 11h os dados do Estado e ao final do dia, novos casos divulgados em boletins municipais.

Foram confirmadas a 2ª e a 3ª mortes de Ingaí e a 1ª de Machado. Em Ingaí, vítimas são um homem de 90 anos, que tinha comobridades e morreu no dia 17 de maio e uma mulher de 86 anos e morreu no dia 4 de junho. Não foi informado se ela tinha comorbidades.

Já a 1ª vítima da doença em Machado é mulher de 68 anos, que tinha comorbidades e morreu dia 26 de abril.

Além disso, a SES-MG confirmou novos casos em:

+4 Guaranésia, Nepomuceno, Passos e Pouso Alegre
+3 Jacutinga
+2 Campestre, Extrema, Guaxupé e Três Corações
+1 Campo Belo, Campos Gerais, Candeias, Cássia, Congonhal, Lavras e Varginha

Com os novos registros, Extrema segue liderando a lista de casos na região com 313, sendo cinco mortes. Pouso Alegre agora aparece com 310 casos e quatro mortes. Poços de Caldas tem 172 registros, com cinco mortes e Varginha tem 155, com seis mortes.

Ainda há casos já confirmados por prefeituras que não entraram no balanço do Estado.

Ao todo, Minas Gerais tem 43.864 casos confirmados de coronavírus, sendo 918 mortes por Covid-19. Conforme a secretaria, 25.154 já estão recuperadas da doença.

Divergência de números

Os número de casos suspeitos e confirmados divulgados pela SES-MG têm sido diferentes dos que estão sendo anunciados diariamente em boletins de prefeituras.

Sobre isso, a secretaria informou que assim que o caso suspeito é identificado pelo serviço de saúde, é realizada uma triagem com este paciente de acordo com dados clínicos e epidemiológicos, auxiliando na tomada de conduta de interação ou isolamento domiciliar. O profissional de saúde entra em contato com o CIEVS-Minas ou Unidade Regional de Saúde para discussão do caso.

Definido como caso suspeito, o município preenche um formulário com os dados do paciente denominado RedCap, específico do Ministério da Saúde. Através deste formulário é gerado todo o banco de dados do Coronavírus no Estado.

O COES Coronavírus analisa esse banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações ao município e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais. Após todo esse trabalho, que é realizado até as 13h do dia corrente, é que os dados estarão tratados para fazerem parte do Boletim Diário.

Dessa forma, é necessário percorrer todo este fluxo de notificação para que os casos sejam incluídos no boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG e, por esta razão, divergências pontuais entre os municípios e os casos já computados pela SES-MG, podem ocorrer, tanto em relação a casos suspeitos quanto a casos confirmados.

Fonte: G1 Sul de Minas