Cemitério ecológico poderá entrar em funcionamento dentro de um mês no Sul de Minas
Dentro de mais ou menos um mês estará em pleno funcionamento em São Sebastião do Paraíso o chamado cemitério ecológico. Trata-se de um sistema que ocupa pouco espaço e funciona em processo que desidrata e evapora o necrochorume assim que ele é gerado.
A Prefeitura já instalou o filtro que será responsável para reduzir pela metade o tempo de decomposição e eliminar o mau odor pela decomposição dos corpos. Também irá construir ossários para depositar os restos mortais que vencerem o prazo de três anos para corpos sepultados nas gavetas do cemitério ecológico.
Então, depois de apenas três anos serão retirados restos mortais de corpos sepultados para o espaço ser ocupado por outro cadáver. No cemitério ecológico não haverá gavetas perpétuas, somente permanecerão perpétuos os antigos túmulos, carneiros e outros já existentes e que estão sendo usados no sistema antigo e tradicional do Cemitério Municipal da Saudade, garante o encarregado Jeferson Braghini.
Foram construídas 120 gavetas e já instalado o filtro, podendo em tempo haver sepultamentos no cemitério ecológico que está sendo implantado dentro da área do antigo e tradicional Cemitério Municipal da Saudade de São Sebastião do Paraíso.
Fonte: Jornal do Sudoeste