Os moradores de uma casa atingida por uma enxurrada de lama na manhã deste sábado (18) em Varginha (MG) contabilizaram os prejuízos durante o dia. O imóvel no bairro Vila Floresta foi atingido pela lama após uma caixa de escoamento de água pluvial estourar em uma casa que fica no terreno de cima.
“Me acordaram. Quando vi a dimensão do estrago, da tragédia, fiquei muito desesperado. E saímos. O que deu tempo foi de sair de casa e o bombeiro veio aqui agora e disse que não vamos poder ficar aqui dentro”, contou o dono da casa, Francisco Vitor Pires.
Com a força da enxurrada, por volta das 5h, a porta da varanda da casa de Francisco foi arrebentada. A lama e a água invadiram todo o imóvel. Os quartos e banheiros ficaram cheios de água e a família perdeu quase todos os móveis.
O maior estrago foi na área de lazer. A lama arrastou uma piscina de fibra, móveis, botijão de gás, mesas, cadeiras e mais pertences da família.
“[A caixa] se rompeu e veio trazendo esse estrago todo, essa água toda. A água acabou derrubando o muro e trazendo toda a lama pra dentro da casa”, explicou o tenente dos bombeiros Douglas Rotondo.
Por volta das 10h, voltou a chover em Varginha e uma nova enxurrada atingiu a casa. Um membro da Defesa Civil, que fazia uma vistoria, caiu do barranco e precisou ser socorrido pelos bombeiros. Ele já teve alta
Os militares avaliaram a estrutura dos imóveis atingidos. Dois, na rua de cima, foram interditados e os moradores foram para casas de parentes. A família da casa atingida pela lama está recebendo apoio da prefeitura, que deve fazer obras no local para evitar que o problema continue.
“Passando as chuvas, nós vamos fazer uma avaliação, reconstruir essa caixa que foi destruída. Nós vamos então apurar responsabilidades. Se for da prefeitura, obviamente ela tem que fazer as indenizações necessárias”, explicou o vice-prefeito Verdi Lúcio Melo.
Fonte: G1 Sul de Minas