Festival que deve receber 15 mil pessoas gera TAC entre prefeitura e organizadores no Sul de Minas

Administração de São Tomé das Letras se posicionou contra o megaevento.


São Tomé das Letras (MG) recebe neste fim de semana o STL Festival, que vai receber diversas atrações musicais em 12 horas de evento. No palco, estarão nomes da música nacional como Criolo, Pitty, Skank e Mano Brown. Mas para que o evento pudesse ser realizado, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) precisou ser assinado entre a prefeitura e organizadores.

A administração da cidade, que é conhecida pelo turismo, se posicionou contra o megaevento, pois se vê incapaz de suportar tanta gente. São Tomé das Letras tem uma população de 7 mil habitantes e um evento que disponibiliza 15 mil ingressos gera preocupação com os impactos econômicos e ambientais.

"Fizemos um abaixo-assinado online, do pessoal do 'Todos pela Água' e mais um paralelo para que não acontecesse esse evento. A Câmara Municipal inclusive fez uma moção de repúdio a esse evento", disse a professora Bárbara Lima.

No TAC assinado entre prefeitura e organizadores, ficou estabelecido um limite de ingressos, as despesas com equipe médica e limpeza no município nos três dias do evento, além de R$ 100 mil de compensação pelos danos ambientais.

A organização, por sua vez, questiona que só agora a prefeitura quis limitar o evento. Os organizadores garantem que toda a infraestrutura do evento é independente da cidade. Tanto a energia abastecida por geradores, a água e um sistema de tratamento de esgoto próprios.

"A gente trouxe esse fluxo maior de pessoas para este espaço justamente para ter um controle maior desse impacto ambiental e aí ao redor desse espaço a gente vai fazer um mutirão de limpeza, vamos fazer algumas ações para que realmente não tenha impacto ambiental e que se tiver, que ele seja temporário", disse o organizador Erick Bagne.

Até comerciantes que devem faturar com o evento estão preocupados com a quantidade de pessoas em um evento desse porte.

"Que a gente possa fazer um turismo sustentável. Eu sou empresária, mas antes de ser empresária, sou uma moradora. Criei meus filhos aqui e hoje estou criando meus netos", disse a empresária Benvinda Martorell.

A Prefeitura de São Tomé das Letras não quis comentar o assunto.

Fonte: G1 Sul de Minas