A Prefeitura Municipal solicita aos munícipes que possuem cães, que vacinem os animais contra cinomose, parvovirose, leptospirose, entre outras.
Tal medida faz-se necessária devido ao alto índice de animais acometidos com Cinomose nas zonas urbana e rural do município.
Sendo assim, informamos que os animais ainda filhotes devem receber 03 (três) doses da vacina à partir de 45 dias de vida, com intervalo de 21 a 30 dias entre as aplicações, e os animais adultos devem receber 01 (uma) dose da vacina anualmente.
"A cinomose canina é uma doença infectocontagiosa que afeta cães, causada por um vírus da família Paramyxovirus, do gênero Morbilivírus. Ela é altamente contagiosa e costuma acometer cães que ainda não terminaram o esquema vacinal (filhotes) ou que não costumam receber o reforço anual da vacina múltipla (V8, V10 ou V11).
O vírus se replica nas células sanguíneas e sistema nervoso central do animal. Nos estágios iniciais da doença, um sintoma bastante comum é a diarreia, uma vez que o sistema digestório é, geralmente, o primeiro a ser atingido. Em um estágio um pouco mais avançado da doença, o sistema respiratório é acometido, sendo observadas secreções normalmente amareladas e densas saindo pelo nariz e região dos olhos.
Na fase mais tardia da doença, acontece o acometimento do sistema nervoso central, que é quando o animal passa a ter o andar desorientado e tremores musculares que podem evoluir para crises convulsivas."
Possíveis sintomas da cinomose:
-Apatia
-Perda de apetite
-Diarreia
-Vômito
-Febre
-Secreções oculares (remela em grande quantidade)
-Secreções nasais (pus)
-Convulsões
-Paralisias
-Tiques nervosos
-Falta de coordenação
"Felizes os cães, que pelo faro descobrem os amigos." Machado de Assis
Fonte: Prefeitura Municipal de Pouso Alto