PM já registrou 450 casos de furtos a residências neste ano em Poços de Caldas

Bairro com maior número de ocorrências é o Estância São José, com 25 casos.



A Polícia Militar de Poços de Caldas (MG) já registrou, só neste ano, mais de 450 casos de furtos a residências em Poços de Caldas (MG). O bairro com maior número de ocorrências é o Estância São José, com 25 casos. A cada 10 dias, uma casa é furtada no bairro.

Em um dos casos, os criminosos se passaram até por membros de uma igreja.

"Entraram para dentro de casa, fizeram a tal oração e pediram um copo de água no final da oração. Minha mãe virou as costas e eles pegaram e furtaram o celular dela. Infelizmente está acontecendo bastante aqui no bairro", disse o recepcionista Fabiano Júnior de Souza.

A polícia já tem um perfil dos criminosos que cometem esses crimes. São pessoas que geralmente levam objetos menores, fáceis de carregar, como celulares e notebooks. Os furtos são feitos principalmente de 12h às 18h, quando geralmente os moradores estão fora de casa. Quase sempre os suspeitos estão envolvidos com drogas.
"Normalmente quando a gente faz a prisão ou apreensão dessas pessoas, a gente constata que são pessoas envolvidas com drogas, que quando faz a subtração das coisas no interior das residências, vendem por um preço muito menor que o valor de mercado, justamente para consumir com a utilização das drogas", disse o capitão da Polícia Militar, Marcus Leandro Silva.

A polícia faz outro alerta. Casas vulveráveis são os alvos preferidos dos criminosos. Moradores têm recebido orientações e se ninguém é encontrado, um aviso é deixado indicando as fragilidades encontradas na casa. A campanha "Proteja sua residência" surtiu efeito, segundo a PM. O número de furtos caiu 5% na cidade em comparação com o ano passado. Mesmo assim não é motivo para relaxar.

"As casas escolhidas normalmente são aquelas que possuem menos proteção, como muro baixo, às vezes uma janela que está aberta durante a noite, uma porta aberta, com falta de iluminação, normalmente são residências que possuem menor tipo de proteção que são as escolhidas", completou o capitão da PM.

Fonte: G1 Sul de Minas