Detento é encontrado morto no Presídio de Varginha; este foi o terceiro caso do ano

Este foi o terceiro caso de morte naquele presídio este ano, o primeiro foi em maio e o segundo em junho




Um preso sob a custódia do Estado foi encontrado morto dentro de uma cela no Presídio de Varginha na madrugada desta quinta-feira, dia 27. Ele foi identificado como sendo Juliano do Santos, de 41 anos, ele foi encontrado por agentes penitenciários pendurado com um lençol no pescoço. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap).

Os agentes penitenciários foram chamados pelos outros detentos para socorrer Juliano, imediatamente eles acionaram o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas o detento já estava morto. A Polícia Militar e a Polícia Civil também foram acionadas, depois do procedimento da perícia o corpo foi levado para o IML de Varginha.

Por meio de nota, a Seap informou que um procedimento de investigação será instaurado. "A direção da unidade vai instaurar um procedimento de investigação para apurar administrativamente as circunstâncias da morte e possíveis responsabilidades", disse.

Este foi o terceiro caso de morte no presídio daquela cidade este ano. O primeiro foi no dia 3 de maio, quando um traficante conhecido como "Nadinho" foi agredido e morto a socos e chutes dentro de uma cela do presídio.

"Nadinho" era da cidade de Alfenas e cumpria pena na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem. Ele foi levado para Varginha para depor no dia seguinte, em um processo na cidade de Paraguaçu. Como naquela cidade a cadeia não tinha segurança, ficou decidido que "Nadinho" dormiria no presídio de Varginha. Ele retornaria para Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no dia seguinte, após prestar depoimento no fórum de Paraguaçu, porém, foi morto à noite, horas depois de ter chegado a Varginha.

Passados quase dois meses, outra ocorrência foi registrada naquele presídio. Um detento foi morto dentro de uma cela, o caso ocorreu na madrugada do dia 25 de junho. O detento Maycon Andrade Silvério, de 20 anos, foi encontrado morto e com sinais de enforcamento.


Fonte: Jornal de Lavras