MP investiga caso de agressão contra professor em escola de Camanducaia

Briga aconteceu dentro da Escola Estadual Doutor Moreira Brandão; envolvidos foram ouvidos nesta segunda-feira (17).





O Ministério Público está investigando um caso de agressão dentro da Escola Estadual Doutor Moreira Brandão, de Camanducaia (MG). Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um professor de matemática sendo agredido por um aluno dentro de sala de aula. Os envolvidos foram ouvidos pela Justiça nesta segunda-feira (17).

Na gravação é possível ver aluno e professor numa luta corporal no chão, dentro de uma sala de aula, na frente de uma turma do 7º ano. A briga aconteceu no dia 25 de agosto. Quem aparece nas imagens é o professor de matemática Tiago Assis Silva, de 25 anos, que se formou há menos de dois meses e foi lecionar na escola, onde também já havia estudado.

"Eu caí, bati as costas na cadeira. Estou com dor nas costas até hoje. Me chutaram, pisaram no meu rosto. Pisou no meu rosto. Até mesmo falta de educação mesmo", diz Tiago.

Ele diz que essa é primeira turma dele e que foi agredido por dois alunos ao tentar impedir que eles atrapalhassem a aula.


"Jogaram a bola várias vezes na lousa, jogaram aonde eu tinha passado matéria já, e acabou apagando a matéria. Aí eu fui pedir para o aluno parar, por favor, de jogar a bola. Eles começaram a jogar a bola de um para o outro, eu fiquei feito gandula na sala de aula”, conta.

O professor explica que ainda voltou a passar matéria, mas os alunos seguiram jogando a bola pela sala.

“A hora que eu voltei a passar matéria, a bola caiu atrás de mim. A bola caiu atrás de mim e eu consegui pegar, consegui pegar a bola. Aí um aluno veio meio intimidando, falando, intimidando. Aí eu empurei o aluno. Aí ele veio para cima, eu empurrei umas três vezes o aluno. E até então o outro aluno veio também para cima de mim e [eles] me derrubaram", explica.

Os alunos têm 15 e 16 anos. O caso foi parar no Conselho Tutelar. "Eles foram ouvidos junto com os responsáveis. Encaminhamos para o Ministério Público a notícia fato", disse a conselheira Ana Cláudia Belaz Messias.

A direção da escola não quis falar sobre o caso. Em nota, a Superintendência Regional de Ensino disse que estuda, junto à família de um dos alunos, a transferência dele. O professor registrou boletim de ocorrência na polícia e continua dando aula.

"Desanima um pouco a situação que os alunos estão tratando o professor, sem respeito nenhum. Não sou só eu, são todos os professores. É difícil, é triste ver isso. Daqui a alguns anos, não sei o que vai ser desses alunos", afirma Tiago.

O promotor de justiça da Comarca de Camanducaia, Emanoel Levenhagen, ouviu os adolescentes envolvidos no caso, os pais deles e a diretora da escola. Ele diz que outras testemunhas serão ouvidas e que vai cobrar providências da Secretaria de Estado de Educação e da Superintendência Regional de Educação.

Fonte: G1 Sul de Minas