O gêiser do Parque das Águas de Caxambu (MG) foi interditado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). A medida foi tomada no dia 26 de julho após um buraco se abrir no chão.
A atração é uma das principais do parque e lança jatos de água e vapor no ar. Com a interdição, a saída de água programada que acontecia uma vez por dia foi interrompida.
Em nota, a Codemig disse que o buraco pode ter sido causado por uma infiltração ou um vazamento na estrutura do solo. O órgão assumiu a gestão do parque em outubro do ano passado.
Para o secretário de Turismo de Caxambu, a gestão apresenta problemas.
“Esses problemas recorrentes são atrelados à falta de manutenção e a movimentos do solo característicos dessa região de solo de turfa que realmente demandam uma manutenção especial, demandam um cuidado especial com a gestão dessa patrimônio da humanidade, né? Um bem tombado, que não é qualquer tipo de profissional que é capacitado para fazer esse tipo de manutenção, demanda uma especialização, estudos técnicos específicos”, afirmou Filipe Condé.
A Codemge (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais) informou que uma empresa terceirizada deve começar obras de reparo no piso onde está o gêiser na próxima segunda-feira (13). A expectativa é que o serviço seja concluído em até 60 dias.
Fonte: G1 Sul de Minas