Saiba como hackers roubam os seus dados e ganham dinheiro com eles

Não sabe se já teve os dados roubados? É possível consultar se você já foi vítima de hackers em banco de dados de vazamentos





O roubo de dados pessoais é um prática comum na internet, especialmente em sites com segurança mais vulnerável. É possível que os seus dados estejam circulando por aí sem que você saiba. As informações roubadas são usadas pelos hackers para obter dinheiro, milhas aéreas e mercadorias caras.

Cibercriminosos usam códigos que executam ataques em massa em sites de interesse. O que facilita a tarefa deles é o fato de a maioria das pessoas repetir o mesmo usuário e senha em múltiplos sites.
De acordo com um relatório publicado pela companhia de segurança virtual Shape Security, cerca de 91% do tráfego global em e-commerces em 2017 foi ocupado por criminosos. Em segundo lugar, aparecem as companhias aérea, com 61% do tráfego consumido pelas tentativas de login dos hackers. Na sequência, vêm bancos (58%) e hotéis (44%).

Como cita o site Olhar Digital, a estimativa é que os ataques funcionem em 3% das vezes. Pode parecer pouco, mas já é o suficiente para gerar grandes prejuízos a consumidores e empresas. Só o setor de e-commerce perde aproximadamente US$ 6 bilhões por ano com esses crimes.

Vazamentos de dados em serviços de grande porte, como LinkedIn, Yahoo ou Netshoes, são divulgados esporadicamente. Contudo, os maiores volumes vêm de fóruns virtuais.

Para se proteger, a recomendação é evitar usar senhas iguais em diversos sites. Se o problema for memorizar as senhas, programas gerenciadores de senhas podem ser alternativas interessantes. Outra dica é desativar cadastros em sites que você não usa mais.

Se estiver na dúvida se já foi ou não vítima de hackers, é possível consultar um banco de dados de vazamentos, como o Have I Been Pawned.

Fonte: Notícia ao Minuto