Veja onde encontrar Azeites Mineiros que estão atraindo a atenção do mundo pela qualidade

A Serra da Mantiqueira reserva além de belas paisagens a produção de azeite.




Minas Gerais entrou na rota de produção e processamento de azeite há dez anos – a primeira extração experimental, feita pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em Maria da Fé, no sul do estado, aconteceu em 2008. 10 anos depois, Minas atesta grande potencial para a cultura, com mais de 180 olivicultores e cerca de 50 municípios da serra da Mantiqueira investindo na produção do fruto típico dos países do mar Mediterrâneo.

"Para este ano, queríamos extrair 40 mil litros, mas superamos o número. Isto se deve, principalmente, à nossa condição climática favorável, à maturidade das nossas oliveiras e ao aumento das áreas plantadas", explica Nilton Caetano, presidente da Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive). Hoje, a Assoolive conta com 50 associados.
Região produtora

O principal polo produtor de azeitonas no Brasil está localizado na serra da Mantiqueira, incluindo os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além de Minas Gerais – que engloba a maior parte da produção. A serra, que fica a 1,3 mil m de altitude, é o ambiente ideal para o desenvolvimento das árvores, que precisam do frio para a floração. "Temos, hoje, 1,8 mil hectares plantados, com cerca de 700 mil árvores em produção", pontua o presidente da Assoolive.

Com a expansão da atividade no estado, aumentam também os desafios. Segundo Nilton Caetano, como a cultura é nova no país, a produtividade ainda é pequena em relação a outros países, como a Espanha, maior produtor de azeite do mundo. Enquanto, lá, uma árvore madura (com cerca de 10 anos) produz 35 kg de azeitona, aqui, colhem-se 10 kg do fruto por planta.


Onde encontrar algumas marcas de Azeites da Serra da Mantiqueira


Azeite PraDo & Vazquez - ALAGOA


O clima da Serra da Mantiqueira favorece o cultivo de oliveiras. A produção de azeite de qualidade nessa região do Sul de Minas, está sendo reconhecido, inclusive internacionalmente. O azeite extra virgem de Alagoa MG vem se despontando como produto de ótima qualidade, abrindo novas vagas de trabalho na cidade. A marca do Azeite é Prado & Vasques, produzido pela Cauré Agronegócios, na Fazenda Arrozal. Informações:http://pradoevazquez.com.br/


AZEITE BORRIELLO - ANDRADAS




A marca pertence ao Casal Carla Retuci e Mário Borriello, de Andradas MG. Extraem azeite de arbequina e grappolo na fazenda, aberta a visitação. Informações: https:www.azeiteborriello.com.br/


VERDE OLIVA - DELFIM MOREIRA


Azeite orgânico produzido em Delfim Moreira MG, pelo casal Newton Litwinski e Fátima Garcia. Visitas a fazenda podem ser agendadas e também aceitam encomendas pelo correio.
Informações: tel.: 35 3624-1334


PAIOL VELHO - CRISTINA


Numa fazenda em Cristina MG, pertencente a família de Luiz Menezes, são plantados 4 variedades de azeitonas. A produção desse azeite vem crescendo a cada ano. Informações: tel.: 12 99719-2083

EPAMIG - MARIA DA FÉ

A Estatal Mineira sediada em Maria da Fé MG, produz azeites em seus olivais experimentais e processa azeitonas de produtores da Região da Mantiqueira. Informações: tel.: 35 3662-1227

OLIBI - AIURUOCA




Na região de Aiuruoca, existe um projeto do produtor Nelio Weiss, que além da produção do azeite da marca Olibi criou também um projeto denominado Adote uma Oliveira, que consiste em uma ação para reflorestamento da região através do cultivo das oliveiras. Outros produtores em Aiuruoca apostam na atividade econômica da produção de azeite. Ângela Duvivier e Isabel Carneiro se dedicam ao cultivo da iguaria e a cada ano a colheita melhora e são produzidos milhares de litros de azeite para comercialização.