A Secretária de Desenvolvimento Social possui uma rede de atendimento sócioassistencial voltado à população adulta em situação de rua e atua com abordagens sistemáticas nas ruas e pontos de concentração.
Para atender toda esta demanda foi reaberto nesta semana o Albergue Municipal, que oferece café da manhã, almoço e café da tarde, e ainda possui local para tomar banho, lavar roupa e descansar durante o período diurno.
O acolhimento é feito a partir das 17h até as 18h30 para as pessoas que irão dormir no abrigo. Após este horário somente poderão ingressar no Albergue pessoas encaminhadas pela Polícia Militar.
Para poder utilizar do Albergue, a pessoa não pode estar alcoolizada e nem ter feito uso de nenhum tipo de drogas. Na chegada é feita uma vistoria em todos os pertences da pessoa, como sacolas, malas e mochilas.
O migrante pode permanecer no local pelo período de três dias, onde passará por uma equipe técnica do CREAS (Assistente Social, Psicólogo, Advogado) para que possa ter o direito de receber a passagem de retorno ao seu local de destino.
O CREAS desenvolve um trabalho de promoção e autonomia e tenta restabelecer o vínculo dos moradores em situação de rua do município com seus familiares.
O atendimento à população em situação de rua pode ser feita também através do telefone 3332-4951 de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e o atendimento de plantão nos seguintes telefones: 9 9182-0724, 9 9129-5196 e 9 9124-2694.
ASCOM/PMSL
ASCOM/PMSL